Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 01/10/08




Aniversário

Asfaltão preserva
Quinta da Santa


A Quinta da Santa será um tributo à Porto Velho que completa 94 anos de emancipação

A diretoria da escola de samba Asfaltão, com a responsabilidade de quem preza as tradições da cidade de Porto Velho, assume a coordenação do projeto "Quinta da Santa" que acontece há alguns anos, na esquina da rua Joaquim Nabuco com a rua Bolívia no bar do Antônio Chulé. Acontece que os arrendatárias do referido bar mudaram de endereço, sendo assim a "Quinta da Santa" ficou ameaçada de parar. Foi aí que a diretoria do Asfaltão entrou na história e resolveu dar continuidade ao projeto criado pelo compositor Mávilo Melo. Acompanhe a história de como nasceu a "Quinta da Santa".

Na década de sessenta, na Joaquim Nabuco com a Rua Bolívia em frente ao bar do Antônio Chulé existia o terreiro chamado Santa Bárbara que fez com que o bairro fosse batizado com esse nome. O terreiro deixou como legado a vários moradores a devoção de fiéis, o respeito ao patrimônio histórico (imaterial) e cultural e admiração a esta santa ou a este orixá (Yansã).

Diante desse processo histórico, vários componentes da escola de Samba Asfaltão, moradores do bairro incorporaram esta história de fé e misticismo, retratado em alguns sambas da agremiação.

Manifestando mais uma vez esta devoção, em 4 de dezembro de 2000, um grupo de sambistas, compositores e ritmistas composto por: Mávilo Melo, Beto do cavaco, Cebolinha, Denso, Ênio, Pimpolho, Alan, Misteira, Makumbinha, Ney e tantos outros, se reuniram no bar do Antônio Chulé para exaltar o dia de Santa Bárbara.

Depois desse acontecimento cultural, não mais só os membros da escola, e sim, a instituição Escola de Samba Asfaltão, assume este projeto iniciado por bravos e valorosos componentes da agremiação.

É com este resgate histórico, alusivo ao aniversário de Porto Velho que no dia 02 de outubro (quinta-feira próxima), no bar do Antônio Chulé, a família Asfaltão realizará encontro comemorativo denominado "Tributo a Porto Velho" -  Neste feriado a "Quinta da Santa" começa mais cedo, com a "Rua de Lazer" para a criançada, a partir das 9h e pagode a partir das 14h com a presença de vários músicos e compositores da cidade, como Mávilo Melo, Ernesto Melo, Sílvio Santos, Bainha, Makumbinha, Zezinho Maranhão, Baaribú, Bado, Misteira, e tantos outros que cantam e encantam fazendo um resgate da história em suas composições e declaram o seu amor à cidade. Sendo assim, a família Asfaltão receberá seus convidados com o respeito e a hospitalidade que um visitante merece.

 



A equipe coordenadora do Seminário Cultural de Rondônia está a todo vapor.

********** 

As reuniões acontecem todas as terças feiras no prédio do relógio onde fica a Secel
.

*******

Lurdes Maria, Bebel, Paulinho Rodrigues, Luizão, Geraldo Cruz, Silvio Santos, Antônio Ocampo e Marconi marcaram presença na reunião de ontem quando ficou definido os nomes que irão participar da capacitação de orientadores durante os encontros regionais.

******

Por falar em encontros regionais, o primeiro aconteceu no município de Seringueiras e dos 16 municípios relacionados,

*******

Apenas quatro enviaram representantes.

*******

Mesmo assim a equipe ministrou palestras e oficinas aos que compareceram.


*******

Aliás, dos representantes dos quatro municípios que compareceram, muitos tiveram que retornar às suas cidade, alegando que estavam trabalhando na campanha política de seus chefes (prefeitos), que disputam a reeleição.

******

No próximo dia 8 de outubro a caravana desce rumo a Vilhena, onde realiza o segundo encontro regional visando o Seminário de Cultura do Estado de Rondônia que acontece em Porto Velho no final de outubro.

******

Em Vilhena devem participar representantes dos municípios do chamado Cone Sul

*******

Como Chupinguaia; Cabixi, Cerejeiras; Pimenteiras e Colorado D'Oeste.

*******

De Vilhena a equipe segue retornando rumo a Cacoal onde acontece no terceiro encontro entre os representantes dos municípios de Cacoal; Pimenta Bueno. Espigão D'Oeste e todos da zona da mata que não puderam comparecer ao encontro de Seringueiras.

*******

Os encontros regionais, servem para se formatar o que será discutido no Seminário propriamente dito que vai acontecer em Porto Velho nos dias 24 e 25 de outubro.


*******

Antes disso, acontecem os encontros da região de Guajará Mirim; Ariquemes e Porto Velho.

*******

Amanhã é o dia da emancipação de Porto Velho.

*******

Dia 2 de outubro de 1914 o governador do Amazonas Jonathas Pedrosa assinou Decreto criando o município de Porto Velho.

******

O primeiro Intendente (Prefeito) de Porto Velho foi o Major Guapindaia de Souza Brejense.

*******

Pois é desde o governo de Guapindaia que a prefeitura de Porto Velho tenta concluir a edificação ou construção do Mercado Publico Municipal.

*******

Agora o dito cujo recebeu o nome "Mercado Cultural" e deve ser inaugurado logo após as eleições.

*******

Por falar nisso, as obras de revitalização do Mercado Municipal que agora é Cultural estão muito bonitas.

*******

Com certeza Porto Velho está ficando cada vez, mais bonita.


*******

Do jeito que está, o Mercado Cultural já está bonito,

*******

Pense! Quando a obra estiver concluída, com iluminação e pintura.

*******

Vai ficar uma belezura!

*******

Na realidade o centro de Porto Velho dentro em breve vai se transformar num dos centros mais bonitos das cidades capitais de estados da Amazônia.

*******

Olha só o que vamos ganhar em breve!

*******

Praça Rondon; Mercado Central; Praça Getúlio Vargas e o Mercado Cultural.

********

Se falar que o complexo da Madeira Mamoré tá com a revitalização de vento em popa.

*******

O professor Chiquinho que o diga.


*******

Tudo isso, dentro de pouco anos passará a ser chamado de Centro Velho de Porto Velho!

*******

Hoje estão chamando de Centro Histórico!


********

É a nossa Porto Velho chegando aos 94 anos de idade muito mais adulta do que certas cidades centenárias.

*******

Não quero fazer comparações.


********

Mas, Rio Branco Acre tem mais de 100 anos e não ganha de Porto Velho em nada.

******

apesar de dizerem por aí, que o Acre é bem melhor etc & tal!


*******

É tudo balela.

********

Em Rio Branco não tem nem carnaval.


*******

Bom!

*******

Diante do exposto, é melhor pensar bem na hora de digitar o seu voto na urrna eletrônica no próximo Domingo.

Fonte: Silvio Santos/Gentedeopinião
zekatracasantos@gmail.com

 



III Festival Mundial das Artes Negras


O presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, recebeu segunda-feira, dia 22/09, uma delegação do Senegal para falar sobre a terceira edição do Festival Mundial de Artes Negras (Fesman), que será realizado em dezembro de 2009, em Dacar, Senegal. O evento terá como tema "O renascimento africano", com enfoque na união das políticas nacionais e na integração com as culturas dos países da Diáspora - nações envolvidas com tráfico de escravos negros, como Estados Unidos da América, Brasil, países do Caribe e Europa, e nos quais a África teve grande influência em suas expressões culturais. A contribuição da cultura negra na formação desses países será destacada no festival, nas apresentações artísticas e nas performances.

Participaram Mame Birame Diouf, ministro da Cultura do Senegal; Alioune Badara Beye, coordenador do Comitê Internacional de Orientação do Fesman; Silcarneyni Gueye, conselheiro do coordenador do Fesman; Jean-Pierre Pierre Bloch, parceiro técnico do Fesman; e Fodé Seck, embaixador do Senegal no Brasil.

Idealizado pelo ex-presidente do Senegal, Léopold Sédar Senghor, na década de 1960, o Fesman é a maior reunião das artes e da cultura do mundo negro. Nessa próxima edição, o Festival vai homenagear o Brasil como "convidado de honra". A honraria coloca o Brasil numa posição de destaque, que consolida a sua representação no quadro político, econômico e social no mundo.

A homenagem se deve principalmente ao fato de o Brasil abrigar a segunda maior população negra mundial depois da África, o que lhe concede uma peculiaridade singular em vista de outros países. Além disso, foi considerada a herança do negro na formação da sociedade brasileira, a bagagem cultural que os africanos despejaram involuntariamente no Brasil há mais de 500 anos. Portanto, mais de meio século de influência, formação e definição da cultura brasileira.

Foi isso que ficou demonstrado pelo ministro da Cultura senegalês, Mame Birame Diouf. Segundo ele, o Brasil poderá contribuir consideravelmente com manifestações culturais variadas em todos os campos da arte: literatura, dança, teatro, cinema, música, artes plásticas e, principalmente, a capoeira - uma arte-brincadeira-jogo-dança-esporte de origem negra que conquistou o mundo. O festival será articulado em dois momentos - um de reflexão intelectual sobre as temáticas e o outro voltado para as manifestações artísticas.

O ministro Diouf ressaltou a importância do Fesman para direcionar um novo olhar sobre as questões do homem negro. Ele contou sobre a escolha do Brasil como convidado de honra: "Mais do que um privilégio, é um direito, pela sua enorme população negra, pela similaridade cultural com a África". Além do Brasil, estavam na lista para convidados de honra os Estados Unidos e a França.

O coordenador do Comitê Internacional de Orientação do Fesman, Alioune Badara Beye, fez uma apresentação da história do festival e de como tudo começou. O primeiro Fesman foi realizado em Dacar, no Senegal, em abril de 1966, promovido conjuntamente pela República do Senegal e a UNESCO, sob o tema "Significação da arte negra pelo povo e para o povo". O segundo, realizado na Nigéria, em 1977, teve o tema "Civilização negra e educação". Para a próxima edição, o coordenador informa algumas inovações, como as ações descentralizadas - o Festival será realizado nas diversas regiões do país. Além disso, o evento extrapolará as fronteiras do país - cidades de Mali e de Guiné também abrigarão o festival.

Inês Ulhôa - ACS/FCP/MinC





 

Tempo de Justiça

Beno Cesar.... Você pode até, de imediato, não ligar o nome à música. Mas, se pesquisar um pouquinho de nada vai constatar que Beno é um dos grandes compositores da música gospel da atualidade, com canções gravadas por Aline Barros, por exemplo. Porém, não é só. Ele ainda é produtor, músico e está lançando o seu primeiro CD pela MK Music, TEMPO DE JUSTIÇA. O novo álbum, o quinto de sua discografia, promove uma virada radical em sua carreira. Com total liberdade, Beno Cesar teve a oportunidade de colocar para fora tudo o que sempre quis em termos de música, estilo, arranjo e principalmente, interpretação.

Eclético, porém homogêneo. Assim é o repertório de  Tempo de Justiça, que reúne baladas, pop, pop rock, e até rock, que ele nunca havia ousado pensar em gravar. “Combinamos os estilos a ordem em que as músicas aparecem. Mas ele está focando na mensagem de Deus, independente do gênero musical. Nós temos que falar de fé, perseverança, libertação e salvação, mas não podemos nos esquecer de dizer que a volta de Jesus está muito próxima. Essa é, também, a mensagem que quero passar”, explica o cantor, que também assina a produção musical, área que pode falar com propriedade, afinal, já integrou como músico grupos como Rebanhão e Banda & Voz.

A trajetória de Beno como compositor também é longa. Há 14 anos, em parceria com a irmã Solange de Cesar, tornou-se um dos maiores compositores do gospel nacional, contando com quase mil músicas de autoria da dupla sendo tocadas Brasil afora. E, por incrível que pareça, quando chegava a vez do cantor gravar o próprio CD, a renomada dupla não encontrava tempo nem disponibilidade para compor um repertório caprichado. Em TEMPO DE JUSTIÇA foi diferente. Por orientação da presidente da gravadora, Yvelise de Oliveira, Beno se dedicou a compor exclusivamente para o novo trabalho.

O resultado são 11 músicas inéditas que contam também com a colaboração do amigo Sandro Dias e de outros dois irmãos do cantor, Davi e Raquel Cesar, e a faixa bônus “O Amor, Você e Eu”, que faz parte do CD Amo Você Vol. 14, lançado pela MK Music este ano. De todas as músicas, o cantor destaca em especial a canção “É Quase Meia Noite”, recebida como revelação de Deus através de um sonho. “Abrace o Teu Milagre” foi escolhida como a primeira de trabalho.

E tem mais novidade... Em “Eu Quero Ir”, Beno Cesar conseguiu a proeza de reunir um time e tanto para falar sobre a missão de levar a mensagem do evangelho às nações: Fernanda Brum, PG, Marina de Oliveira, Anderson Freire (Banda Giom) e Emerson Pinheiro. Sem contar a linda homenagem que fez à sua filha caçula: “Lettícia”. Por isso, também, TEMPO DE JUSTIÇA é reflexo de inspiração, ousadia e determinação na voz de alguém que nasceu para transformar importantes mensagens em lindas canções.

Fonte: Beno Cesar

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)