Boi Malhadinho de Guajará comemora maior idade
O azul e branco da Pérola do Mamoré se prepara para o duelo da fronteira
O grupo folclórico Boi-Bumbá Malhadinho de Guajará Mirim completou no dia 31 de julho 21 anos de fundação. O Bumbá Malhadinho hoje dirigido pelo Cleiton que também se apresenta como pajé no Festival Folclórico de Guajará Mirim que já foi denominado como FEFOPEM nasceu no ano de 1986. O Malhadinho foi o primeiro grupo a vencer o festival em 1997.
Leonilso Muniz de Souza o Léo em 1986, reuniu alguns amigos entre eles o seu Adécio que em 1994 quando era presidente da UMAM criou o Festival Folclórico Pérola do Mamoré – FEFOPEM, hoje denominado Festival Folclórico de Guajará Mirim.
Léo brincava boi em Porto Velho e ao se mudar para Guajará Mirim resolveu criar um grupo para não perder suas raízes e então surgiu o boi Preto e Branco que ele denominou de Malhadinho em homenagem ao homônimo da capital que era do Amo Lourenço. O Festival de Guajará Mirim durante quatro anos, foi apenas mostra, não havia disputa entre os dois bumbás, o que só passou a acontecer em 1997 tendo o Malhadinho como seu primeiro campeão. No ano seguinte, 1998, mais uma vez o preto e branco do bairro Santo Antônio ganhou o título sagrando-se o primeiro bi-campeão do evento.
As cores azul e branca foram adotadas recentemente por sugestão da organização do Festival cujo o objetivo, é transformar Guajará Mirim numa Parintins ou seja, dividida pelas cores azul e branca do Malhadinho e a vermelha e branca do Flor do Campo.
A primeira carcaça do Malhadinho foi confeccionada com materiais como prego, veludo, compensado, madeira, cipó e tecido. As fantasias eram compostas de papel, lantejoulas, papelão e outros materiais dos tipos usados até agora. Como o “contrário”, o Malhadinho esteve presente em todas atividades embrionárias que permitiram a criação e a afirmação do Festival.
Hoje com as cores azul e branca o Malhadinho é orgulho da população dos bairros que ficam na zona onde está sua sede . De acordo com o presidente Cleiton o orçamento para as apresentações deste ano na quadra da Policia Militar nos dias 10, 11 e 12 de agosto está estimado em aproximadamente 150 mil reais dos quais 45 mil são oriundos do subsídio que será repassado pelo governo estadual através da Secel. A festa de aniversário reuniu brincantes e simpatizantes na arena de ensaios e contou inclusive com show pirotécnico. Parabéns família “Malhadinho”
A festa de aniversário do Malhadinho em Guajará Mirim, mobilizou a comunidade do bairro Santo Antônio e adjacências.
*******
O presidente e pajé Cleiton estava que estava, não parava de elogiar a comunidade pelo apoio recebido pelo grupo.
******
Segundo Cleiton o Bumbá que atualmente está empatado em número de títulos com o contrário.
******
Este ano vai arrebentar.
******
Diz pajé que fez uma "pajelança" e conseguiu patrocínio do Basa, da Caixa e de outras empresas e juntando esses patrocínios com o repasse que está prometido pelo governo estadual.
*******
O Malhadinho vai investir na apresentação do Boi este ano durante o Festival aproximadamente 150 mil Reais.
*******
Diz o presidente do azul e branco que não vai ter pra ninguém.
******
O contrário que se dane com seus problemas.
******
Por falar em contrário, até a presente data não ouvi nada a respeito do Flor do Campo.
******
Na realidade ouvi sim.
******
Me disseram que estava acontecendo uma pendenga pela direção do grupo que envolvia a atual presidente e uma diretora
******
Depois o Miguel Arcanjo disse numa reunião que não seria o Mestre da Batucada do vermelho e branco.
*******
A ultima noticia foi que ele (Canja) havia voltado atrás e estar ensaiando os batuqueiros do boi da dona Georgina.
******
A mais recente mesmo é que a direção do Bumbá contratou a equipe de um ateliê de costura de Porto Velho para confeccionar as fantasias de destaque, tipo Cunhã Poranga; Rainha do Folclore, Sinhazinha da Fazenda; Pajé etc.
******
O certo é que o Levantador de toadas Beto do Cavaco está tratando da garganta com uma rezadeira que mora no bairro Santa Bárbara em Porto Velho, tudo para tomar o título do Tani.
*******
Quem está perdendo com isso é a Escola de Samba Armário Grande já que sua rainha da bateria não vai poder se apresentar no dia da disputa do samba enredo porque é Cunhã Poranga de um boi de Guajará Mirim.
******
Aí o Cabeleira que já não é muito "católico" com esse negócio de Boi-Bumbá fica "fulo" da vida.
******
O Certo é que o bicho tá pegando lá em Guajará Mirim entre os grupos Malhadinho e Flor do Campo.
******
Se a disputa for pelos artesãos o Malhadinho sai na frente, já que o Madona auxiliar do artesão Ernani foi campeão em Porto Velho pelo Corre Campo e pela quadrilha JUBP.
******
Enquanto o artesão do Flor do Campo Ednardo ficou com o sexto lugar no Flor do Maracujá.
******
Enquanto os grupos guajaramirenses estão na dúvida se recebem ou não o subsídio
******
O Corre Campo de Porto Velho se apresenta sábado em Buritis.
******
Por falar nisso, me disseram que o Aluizio Guedes do Boi Diamante Negro vai para Nova Olinda do Norte atrás de contratar artesãos junto ao grupo homônimo da cidade amazonense.
******
A turma do Corre Campo também tá querendo ir pra Nova Olinda do Norte com o mesmo objetivo.
******
O festival de Nova Olinda acontece no final deste mês. Vamos nessa!
******
Enquanto isso no bairro Esperança da Comunidade o Arraial do Fernando da Quadrilha "A Roça é Nossa" tá o bicho.
******
E o Arraial da Paróquia de São Tiago agora em novo formato, também está bombando.
*******
O concurso Musa Verão 2007 do balneário Papo D´skina oferece a seguinte premiação.
******
5 mil para a primeira colocada.
******
2 mil para a segunda colocada e
******
1 mil Reais para a terceira colocada.
******
Domingo acontece a primeira eliminatória com entrada franca.
******
Quem está comando o evento é o colunista social Nathanael Santos.
******
Por falar em colunista. O Roberto Kupê. Aliás o milionário jornalista Roberto Kupê está de parabéns pelo prêmio da Mega Sena.
******
A se ele lembrasse dos colegas carentes! valeu Kupê!
******
Ela chegou meio acanhada, foi criando coragem e começou a transformar minha vida. E eu sem saber o que estava acontecendo, fui me entregando as suas manias desejos e dengos. Quando vi, minha vida tinha se transformado totalmente, graças as artimanhas de uma criança que se fez menina, mulher, mãe e me deu duas netinhas lindas. Estou falando da minha querida filha Aline Menezes dos Santos esposa do Helton que fez aniversário no dia 31.Parabéns Aline!
Fonte: zekatraca@diariodaamazonia.com.br