Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 02/09/09


 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 02/09/09  - Gente de Opinião



E a coluna de ontem causou o maior rebuliço nos meios de comunicação de nossa cidade.

*******

Inclusive o Lenilson Guedes me ligou, para dizer que a Record/Candelária não tirou apenas o Augusto José da Allamanda/SBT

*******

Com ele foi também o merchan Emerson Lopes.

*******

Enquanto isso, o próprio Lenilson afirmou que vai continuar colaborando na emissora do Everton Leone.

*******

Já na abrtura da semana da pátria que aconteceu ontem de manhã em frente ao palácio Presidente Vargas.

*******

O governador Ivo Cassol não deixou de criticar o que ele classifica como propaganda enganosa da prefeitura municipal.

*******

Sobre o Serviço de tratamento de esgoto e ampliação do serviço de abastecimento de água em Porto Velho.

*******

Disse o governador na frente do Padre Zenildo e do Pastor Joel que vai solicitar ao MP que averigúe a aplicação do dinheiro público nas ações da prefeitura.

*******

Tudo por conta das eleições que se aproximam.

*******

Por falar em semana da pátria.


*******

Já não assistimos uma programação digna da festa da nossa independência.

*******

Não sei por que, acharam de pensar que a festa da independência do Brasil tem que ter apenas músicas de louvação a Jesus.

*******

A Independência é para ser festejada no maior astral possível.

*******

Aí todos os anos colocam um coral nas escadarias do palácio, com aquele povo suando mais que tampa de chaleira, a cantar salmos.

*******

Por que não voltam a apresentar desfiles cívicos com as fanfarras dos colégios.

*******

Sabemos que o governo investe uma grana nessas fanfarras para se apresentarem ninguém sabe aonde.


******

Aliás, estamos preparando uma matéria sobre o desaparecimento de fanfarras como a do colégio Padre Chiquinho, Castelo Branco, Joaquim Vicente Rondon.

*******

Todas pertencentes a escolas municipais.

*******

Das escolas estaduais ainda se salvam as da escola

*******

Carmosina e do Tancredo Neves.

*******

Tinha uma Federação de Fanfarras.

*******

Aliás o termo correto é. Cadê a Federação de Fanfarras?

*******

Hoje as fanfarras ainda existem (algumas), graças ao esforço do professor Luiz Gouveia o Luizão que com o apoio do governo do estado realiza festivais.

*******

Agora é preciso que se diga, Porto Velho já não domina mais o seguimento como acontecia antigamente.

*******

O pior de tudo, é que os instrumentos de fanfarras como a do Padre Chiquinho estão jogados num quartinho lá no colégio, assim como as indumentárias que custam os “olhos da cara”, estão se deteriorando abandonados pelo chão.

*******

Vamos procurar o departamento competente na Semed, para saber o que aconteceu, para que as fanfarras dos colégios municipais deixarem de existir.

*******

Voltando a semana da pátria.

*******

Antigamente todos os dias a partir de 1º de setembro, dentro da semana da pátria.

*******

Acontecia a solenidade de hasteamento do pavilhão nacional em frente ao palácio por uma autoridade convidada.

*******

Agora nem isso existe mais.


*******

È saudosismo? Não senhor.

*******

É civismo. É respeito para com a nossa pátria querida.

*******

Vamos ver se pelo menos no dia 7 de Setembro, nossos colégio se apresentem condignamente nos desfile da Avenida dos Migrantes.

******

Olha aí responsáveis pelo cerimonial do palácio.

******

Segundo o colunista social Ciro Pinheiro, o nome é avenida dos MIGRANTES e não dos Imigrantes como está na programação oficial distribuída pela assessoria do palácio do governo.

********

Bom, amanhã o artista plástico Julio Carvalho apresenta seu mais novo trabalho literário:


*******

“Um Olhar Sobre o Urbanismo e a Arquitetura de Porto Velho”.

*******

O lançamento do livro vai acontecer no Mercado Cultural às 20h desta quinta feira dia 3.

*******

A Santo Antônio Energia promove passeio pela história de Porto Velho

*******

Moradores e turistas vão conhecer detalhes históricos da cidade em visitas por seus patrimônios históricos e culturais.

******

No feriado de 7 de setembro, um passeio muito especial pelas ruas de Porto Velho vai atrair pessoas de todas as idades para conhecer detalhes da história da cidade que surgiu do meio da Floresta Amazônia há quase um século.

*******

A Santo Antônio Energia, em parceria com a empresa de arqueologia Scientia Consultoria Científica, promove a primeira edição do Passeio pelo Centro Histórico de Porto Velho.


*******

Vem aí A Festa de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.

******

Nos dias 04, 05 e 06 de setembro. Serão três dias de arraial recheado de comidas típicas, doces variados, bingão eletrônico de uma moto CG 125, 1 micro-computador e uma TV de 29’ e muitos outros divertimentos.

*******

Estamos na semana do pré sal(ve-se) quem puder! 


Sesi Música
 
Selecionados para semifinal
 
A Coordenação do festival Sesi Música 2009, divulga os candidatos selecionados a participar da fase semifinal do evento que vai acontecer nos dias 11 e 12 de setembro em Porto Velho. O Sesi Música está acontecendo pela segunda vez no Brasil e Rondônia em sua primeira edição, foi um dos estados que mais se destacou, ao ver seus dois representantes premiados na final do festival que aconteceu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília-DF. “Ano passado os concorrentes foram selecionados através da apresentação da música gravada em CD”, disse Lidiane concluindo, “Já nesta segunda edição, a direção nacional achou por bem realizar eliminatórias em todas as unidades do Sesi existentes no Brasil orientando, que de cada unidade, fossem selecionados dois candidatos, sendo um na categoria música inédita e o outro na categoria interpretação, assim sendo, e após analisarmos as canções inscritas, tanto no naipe inédita como interpretação, foram selecionados os seguintes candidatos, que estarão disputando nos dias 11 e 12 de setembro o direito de representar Rondônia na fase final que vai acontecer mais uma vez em Brasília”.
ARIQUEMES - categoria composição inédita: Odair Veira dos Correios com a música: “É preciso pensar no futuro”
CACOAL – Categoria Interpretação: Ronaldo Rodrigues da Cerâmica Cena com a música “Um Sonhador” e Luiz Fernando Schimdt da empresa Ocidental Refrigerantes com a música: “Faz um milagre em mim”

JI-PARANÁ - Categoria composição inédita: Maqueslen França da empresa Correios com a música    “Cada segundo” e Edimar Cardoso da empresa Vale Grande Frialto com a música “Amante profissional”.
PORTO VELHO - Categoria composição inédita: Aristóteles Santos Mota da empresa Camargo Correa com a música: “Moleque”.
Categoria interpretação: Glauco Cardoso de Lima empresa Camargo Correa com a música: "Pra sempre vou te amar”
VILHENA - Interpretação: Eloisa Krause da empresa Correios com a música: “Jeito de Mato” e Ezequias Correa e Ângelo Pereira da empresa Gazin Indústria e Comércio_com a música: “Cigana”.
 




Pontos de Cultura

Assinatura dos convênios

O governo estadual através da Secel reuniu na última segunda feira, os representantes das entidades selecionadas como Ponto de Cultura em Rondônia. De acordo com o Coordenador José Monteiro o objetivo da reunião foi esclarecer aos representantes das entidades selecionadas, os trâmites que antecedem a assinatura dos convênios entre cada entidade selecionada e o governo estadual. “Graças ao apoio do secretário Jucélis podemos dizer aos senhores aqui presentes, muito em breve o governador Ivo Cassol estará assinando os convênios que vai liberar os recursos para os Pontos de Cultura”. Na realidade a equipe comandada pelo Monteiro não mediu esforços para solucionar alguns problemas detectados quando a documentação de algumas entidades selecionadas para que o processo tivesse andamento junto aos órgãos competentes do governo estadual. “O que pegou mais foi a dificuldades encontradas por algumas entidades para abrir conta específica junto ao Banco do Brasil uma exigência do Ministério da Cultura”, disse Monteiro. 

Os representantes quiseram saber em quanto tempo os convênios estariam prontos e o técnico especializado no assunto Joaquim Quim explicou o que deve acontecer a partir de agora. Outra grande dúvida tirada pelo Quim, foi quanto a apresentação da prestação de conta. “As prestações de contas serão apresentadas individualmente, ou seja, cada entidade apresenta a sua separadamente e independente. Isso quer dizer que a segunda parcela de cada entidade dependente da aprovação da prestação de conta anterior”, esclareceu Joaquim. 

Finalmente a equip esclareceu aos presentes que a assinatura dos convênios depende apenas da agenda do governador e da confirmação da vinda de um representante do Ministério da Cultura.

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com   
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)