Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 03/06/09


 
Exposição

Sabrina Carvalho no
Amazônia das Artes

A jovem artista porto-velhense vai mostrar seus trabalhos em vários estados da Amazônia

O projeto Amazônia das artes apresenta em sua segunda edição, dando continuidade ao propósito de estimular e difundir a produção artístico-cultural dos estados da Amazônia Legal com circuito de espetáculos teatrais, musicais, de dança e exposições de artes plásticas, além de atender as necessidades de lazer cultural de sua clientela alvo e da população em geral, promovendo mudança na qualidade do agir e do pensar através do entretenimento, tão salutar e necessário para o desenvolvimento humano. Apresenta a jovem Sabrina Carvalho e a exposição “Menina”. 

Sabrina Carvalho foi selecionada para circular com sua exposição “A Menina” pelos estados do Maranhão no período de 04 a 06 de Junho; Mato Grosso no período de 02 a 04 de Julho; Pará no período de 08 a 10 de Agosto e Amazonas no período de 28 a 30 de Agosto. 

Sengundo Silvia Feliciano, Sabrina ainda está aprendendo, mas já demonstra uma maturidade visual que vai além da sua idade. Construindo o seu próprio caminho, é em seus exercícios de perceber o próprio mundo, exercendo escolhas, que apresenta no colorido de retalhos o Universo nunca perdido das mulheres. É “MENINA” - o título que a pequena artista escolheu para a sua primeira exposição que vale a pena ser vista. O trabalho de Sabrina Carvalho tem início na busca de aprender a desenhar. Nesse processo, o foco foi o seu próprio universo. No desenho, encontrou uma oportunidade para o autoconhecimento. Escolheu os lugares a serem registrados e elegeu, por livre iniciativa, suas fotos de infância para reproduzir. A cidade de Porto Velho, as ruas por onde ela passa a escola, sua casa, e tudo que a envolve, incluindo os tubos de linha de D. Ieza, sua mãe costureira, transformaram-se em “modelos”. A palavra “modelo” causa forte impressão em Sabrina que aprecia os modelos de resina que vestem roupas nas vitrines, o que nos levou a sairmos para registrar os que pudéssemos encontrar pelo centro comercial. Sem os apelos da moda os modelos se projetando no trabalho de Sabrina Carvalho que lhes dá nomes e cria características para as pequenas personagens. Todo trabalho está envolvido em pesquisas. 

Sabrina Carvalho identificou no seu mundo, os lugares em que vive, estudou obras de outros artistas que falam sobre as mesmas questões que discute em seu trabalho, planejou montagens para a exposição, exercitando o olhar e o coração, e enfatizando o seu lado de menina. As “boneconas”, como ela mesma as nomeia, são exatamente o corpo da pequena artista. Preenchidas de cor e envolvidas pelo seu universo próprio, elas prometem: vem aí uma grande mulher e excelente artista. 

Breve currículo:
2007 a 2009 – Curso livre de artes no atelier da artista plástica Sílvia Feliciano.
2007 – Selecionada no Salão de Artes do Estudante Sesc, em Porto Velho/RO.
2008 – Exposição Individual no Sesc Centro, em Porto Velho/RO.
2008 – Participou do Projeto Encena do Sesc Rondônia, expondo nas cidades de Ariquemes, Candeias, Porto Velho, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena, Nova Mamoré e Presidente Médici.
2009 – Menção Honroso e Selecionada no XII Salão de Arte do Estado de Rondônia. 






O Arraial Flor de Cacto apresenta como principal atração na noite de hoje,

********

O boi-bumbá Diamante Negro campeão do Flor do Maracujá de 2008.

********

Aluízio Guedes promete levar o que tem de melhor em seu grupo, para o Campo 1º de Maio na noite de hoje.

********

Antes do Diamante Negro, os apreciadores da brincadeira de boi-bumbá.

********

Vão assistir a apresentação do boi mirim Estrelinha.

*******

Às apresentações dos grupos folclóricos no Arraial Flor de Cacto começam a partir das 20h30m.


*******

O Flor de Cacto está montado no campo 1º de Maio no bairro Caladinho na zona sul de Porto Velho.

*******

Amanhã dia 4 começa o concurso “Eliminatória”, que vai classificar quatro grupos para o Flor do Maracujá, sendo dois adultos e dois mirins.

********

Enquanto a festa rola solta no Flor de Cacto.

*******

A carreata da Expovel foi definitivamente defenestrada do mapa pelo Ministério Público.

*******

Os que estavam contando em faturar alto com as chamadas “comitivas” que mais eram carretas cheias de consumidores de bebidas, agora passam a contabilizar sérias baixas em suas contas bancárias.

*******

Antes de prosseguirmos comentando sobre o que a suspensão da carreata da Expovel pode causar de prejuízo para alguns.

*******

Vamos divulgar nota oficial distribuída pela Aspro

*******

Em cumprimento a determinação do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, a Aspro (Associação dos Produtores Rurais de Porto Velho) comunica a todos interessados que:

*******

1- Após algumas conversas, acatando sugestão do Juiz Francisco Prestelle de Vanconcellos, as partes aceitaram, para o evento do ano corrente (10ª EXPOVEL), a manutenção do mesmo trajeto da Cavalgada realizada no ano passado;

********

2- A Aspro e demais autoridades e participantes do evento apresentarão ao Juízo competente as alternativas para o trajeto de 2010;

********

3- Mesmo diante de insistências por parte da Aspro, o juiz Prestello deixou claro que a proibição de veículos carretas e caminhões provém do art. 230, II, do Código de Trânsito Brasileiro, ressaltando que tais veículos continuam proibidos de participar do evento.

*******

Poderão participar trios elétricos exclusivamente com seus músicos, jipes, camionetes e outros veículos previamente inspecionados;


*******

4- A Aspro efetuará comunicado a todos os interessados na participação sobre esta proibição de participação das carretas no evento;

*********

5- Todos os veículos que acompanharem o evento deverão obter prévia autorização do Corpo de Bombeiros para a participação da Cavalgada.

********

A direção,

********

Associação dos Produtores Rurais de Porto Velho - ASPRO


*******

Como estava dizendo, a turma das “comitivas”, já venderam camisetas, convites e até contrataram decoradores para decorar as carretas.

*******

E agora vão ficar a ver navios.

*******

Essa vontade do MP é velha.

*******

Do mesmo jeito que vinham tentando tirar as carretas da cavalgada da Expovel.

*******

Eles também vêem tentando tirar os desfiles carnavalescos dos blocos de trio elétricos do centro da cidade de Porto Velho.

*******

Temos acompanhado reuniões e reuniões, cujo tema, é tirar o desfile da Banda do Vai Quem, Galo da Meia Noite, Rio Kaiary e todos os blocos de trio do centro da cidade de Porto Velho.

*******

Que os dirigentes da Unibloco fiquem de orelha em pé.

*******

Se conseguiram impedir a utilização de carretas dentro da cavalgada da Expovel.

*******

Onde vários empresários de peso colocam suas “comitivas”.

*******

Imaginem tirar os desfiles dos blocos carnavalesco do centro da cidade!


*******

Ta certo que ta autorizado à participação de trio elétrico durante a cavalgada.

*******

O que deixa os carnavalescos mais tranqüilos.

*******

Menos mal para o Zezinho do Maria Fumaça

********

Que não utiliza as vias municipais para colocar seu bloco na rua.


*******

Já que o carnaval fora de época acontece na BR-364 uma rodovia federal.

*******

Só que o Maria Fumaça está com um bocado de out door espalhados pela cidade, dizendo que quem comprar o abada do bloco, ganha uma camiseta para a “comitiva” que agora não vai mais.

*******

A não ser que eles voltem a utilizar o Trio MIMOSA.

*******

Por falar em carnaval fora de época.

*******

A Unibloco na reunião de segunda feira passada, bateu o martelo quanto à participação de alguns blocos no carnaval fora de época que vai acontecer no mês de julho.

********

Os blocos interessados receberão cada um, 250 kits fantasia.

*******

Vai ser o bloco da Unibloco.

*******

O que estava pegando era quanto o patrocínio do Trio Elétrico que vai puxar o blocão da Unibloco.


*******

Sai da reunião e os diretores ainda estavam aguardando a presença do deputado Valverde na esperança de ganharem o patrocínio do Trio Elétrico do deputado do PT.

*******

De qualquer maneira, a turma está decidida a peitar o Bloco Maria Fumaça.

*******

Agora só nos resta pegar minha mochila e ir bater palmas para o boi do Aluízio Guedes no Arraial Flor de Cacto. 



Ceiça Farias volta às noites de Porto Velho

Após um período de descanso e envolvimento com outros trabalhos, a cantora Ceiça Farias está de volta às noites de Porto Velho. Por um período de um mês, ela vai cantar e encantar os clientes do Barcaça Bar, na Pinheiro Machado, todas as sextas-feiras. 

Ceiça se apresenta ao lado dos músicos Edgar Melo (violão) e Bira Lourenço (percussão). “Estávamos com saudades do público de Porto Velho, pois nossas últimas apresentações foram fora do Estado e é bom sentir o carinho das pessoas daqui. Vamos fazer uma pequena temporada, já que todos estamos envolvidos com outros projetos, mas a música é o centro de tudo. Em breve anunciaremos novidades”, comentou a cantora. 

Ceiça Farias se apresentou recentemente na Festa da Música Cidade Canção (Femucic), em Maringá-PR. “Foi uma participação especial com o convite feito de última hora e que nos pegou de surpresa, mas foi uma experiência maravilhosa. É sempre bom levar o bom nome de Rondônia ao público de todo o país”, explicou a cantora. 

Na próxima sexta-feira, dia 5, ela volta a se apresentar para o público do Barcaça a partir das 22 horas. “Vamos mostrar nosso som que já cativou muita gente na cidade e também em outros Estados”, completou Ceiça Farias.


Teatro

O Homem de Nazaré

A peça teatral ao ar livre, organizada pelo Grupo Êxodo, que conta a trajetória de Jesus Cristo, do batismo à ressurreição, já tem data marcada para acontecer. Nos dias 11,12 e 13 de junho a cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia será palco da tradicional apresentação “O Homem de Nazaré”, que emociona públicos de todas as idades há mais de 30 anos. A direção espera que pelo menos cinco mil pessoas assistam ao espetáculo a cada noite. 

A novidade para este ano é que o espetáculo também terá caráter beneficente, pois para assistir a encenação cada pessoa deve levar apenas um kilo de alimento não perecível, que será doado a entidades carentes. A doação dos alimentos será coordenada pela União de Voluntários do Estado de Rondônia (Uveron), que tem a frente à primeira dama do Estado, Ivone Cassol. Para quem esquecer de adquirir o alimento, haverá um box de um supermercado que venderá os alimentos a preços bastante acessíveis. 

“Em função do convênio firmado com o governo do Estado que está investindo R$ 137 mil para que a peça seja realizada, não achamos justo com a população cobrar entrada para o público. É o mínimo que o Grupo Êxodo pode fazer para mostrar a consideração que tem com o recurso público”, enfatizou o presidente do grupo, José Monteiro. A prefeitura também deve firmar um convênio no valor de R$ 50 mil, espera o presidente do Grupo. 

O valor total conveniado está sendo gasto para a contratação do som, iluminação, confecção de 50% do figurino, recuperação dos cenários, limpeza da área, cenografia, transporte para atores nos ensaios e no dia da peça, alimentação, etc. “Ao todo chegamos a contratar cerca de 100 pessoas, entre pedreiros, carpinteiros, decoradores, maquiadores, costureiras, vigilantes, seguranças, cozinheiras, etc.”, explicou Monteiro.
 
O presidente do Êxodo destaca que o valor dos convênios ainda não cobre todas as despesas da peça, mas em função da dedicação dos atores, da comunidade e da própria diretoria do grupo, “com muita criatividade e apertando bastante, dá para apresentar um espetáculo com qualidade”.
 
Com uma área de quatro hectares, a cidade cenográfica rondoniense conta com 16 cenários, sendo oito naturais e oito construídos, e é classificada pela Embratur como o segundo maior teatro ao céu aberto do Brasil e do mundo no gênero Sacro. No total, “O Homem de Nazaré” conta com 350 pessoas que atuam na peça e cerca de 150 pessoas que atuam nos bastidores. Há 12 anos a peça é encenada na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, distante aproximadamente 15 km da área urbana de Porto Velho. Nos anos anteriores, a peça era encenada em áreas públicas, principalmente em quadras ou praças da capital. 

Neste ano a peça “O Homem de Nazaré” conta com o patrocínio do Governo do Estado de Rondônia, apoio cultural da Centrais Elétricas de Rondônia S/A (Ceron), Prefeitura de Porto Velho, Amazonsat, site Rondoniaovivo.com e Sesc. 

Fonte: Sílvio Santos / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br 
zekatracasantos@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)