Quinta-feira, 3 de julho de 2008 - 07h49
Arraial
Melhores personagens
do Flor do Maracujá
A disputa é mais acirrada internamente entre os personagens de cada grupo
Durante a apresentação dos grupos folclóricos, na Mostra de Quadrilhas e Bois-bumbás no Arraial Flor do Maracujá, os jurados não elegem apenas os grupos campeões, a votação mais esperada entre os integrantes dos grupos, é a que classifica individualmente, cada personagem. Hoje vamos divulgar os que mais se destacaram entre as Quadrilhas adultas. De acordo com o Regulamento da mostra elaborada pela Coordenação da festa, ganha o troféu de melhor, os personagem que ganharem a maior nota dos jurados. Acontece, que, em caso de empate, o personagem que recebe o troféu é o que se apresentou pelo grupo campeão. Sendo assim, a Quadrilha adulta “Os Caipiras da Rádio Farol, levou todos os troféus, já que todos os seus personagens receberam a nota máxima dos jurados: Padre e Sacristão; Juiz e Escrivão; Guarda; Lampião e Maria Bonita; Marcador; Caçador; Seringueiro; Casal de Velhos e Casal de Noivos.
Na categoria Mirim, a classificação ficou da seguinte maneira: Padre e Sacristão – Rádio Farol; Juiz e Escrivão – Rádio Farol; Guarda – Rádio Farol; Lampião e Maria Bonita – Rodopio do Nacional; Marcador – Rosa Divina; Caçador – Rádio Farol; Seringueiro – Rádio Farol; Casal de Velhos – Nova Estação e Casal de Noivos – Rádio Farol. Vale salientar que na categoria Mirim nenhum personagem premiado alcançou a nota máxima, que é 30 pontos.
Boi-bumbá adulto – Entre os grupos de Bois-bumbás, os melhores foram os seguintes personagens: Boi-bumbá – Corre Campo (30); Amo do Boi – Corre Campo (30); diretor de Barreira de Índios – Diamante Negro (30); diretor de Batucada – Az de Ouro (30); 1º Rapaz e Barreiras – Diamante Negro (29,9); 1º Vaqueiro e Barreiras – Diamante Negro (30); Mascarados – Az de Ouro (29,9); Bicho Folharal – Corre Campo (29,8); Padre – Diamante Negro (29,9); Doutores – Diamante Negro (29,9); Pajé – Diamante Negro (30); Cunhã Poranga – Diamante Negro (30); Sinhazinha da Fazenda – Diamante Negro (30); Porta-Estandarte – Diamante Negro (29,9); Rainha do Folclore – Diamante Negro (29,9); Rainha da Batucada – Az de Ouro (30); Toada – Diamante Negro (30).
Vale salientar, que dos 17 personagens que receberam o troféu de melhor, apenas 10 ganharam a nota máxima (30) dos jurados.
Na categoria Boi Mirim, o Mimosinho levou todos os troféus.
Ontem, por falta de atenção, deixamos passar alguns erros gritantes de grafia.
*******
Por exemplo, o nome da nossa colega e amiga Yalle Dantas saiu “Ally”. Vamos corrigir antes que ela nos processe e quem sabe, leve mais 15 mil para casa. O correto é Yalle Dantas.
*******
Outra mancada foi na grafia do nome do Dr. Amado.
*******
Então vamos corrigir. A grafia correta é Dr. Amado Rahhal.
*******
Feita as correções, vamos aos “finalmentes”.
******
Ainda restam algumas arrestas a serem aparadas quanto à XXVII Mostra de Quadrilhas e Bois-bumbás.
******
Principalmente, no que tange aos quesitos em julgamento.
******
Mas, especificamente sobre os julgadores de alguns quesitos.
*******
Julgador que fica em cima do muro, dando nota igual para todos os grupos não é serve para ser jurado.
*******
O que a pessoa que aceitou ser jurada, seja de Quadrilha ou Boi-bumbá, queria, era apenas receber os R$ 500,00 de cachê.
*******
Pelo menos dois jurados agiram dessa forma, segundo observações de pessoas ligadas na divulgação das notas.
*******
Pedimos licença para não divulgarmos os nomes dessas duas figuras, que foram meros figurantes nas cabines.
*******
Aliás, assistiram às apresentações de um local privilegiado que era as cabines dos jurados.
*******
Vale salientar que as notas desses jurados não influenciaram em nada a classificação dos grupos.
******
Suas notas, na realidade, não contribuíram para nada.
******
Se o amigo leitor quer saber quem são essas figuras, basta solicitar à Coordenação do Flor do Maracujá as planilhas com as notas de todos os jurados.
******
Aí vai perceber que teve um jurado que julgou as apresentações dos grupos de Quadrilhas e uma jurada que julgou as apresentações dos grupos de Bois-Bumbás, que praticamente deram notas iguais para todos os grupos.
******
Essas duas pessoas não podem mais ser convidadas para atuar como jurados.
******
Voltamos a repetir, as notas dadas por esses dois julgadores não influenciou em nada a classificação final, já que eles deram a mesma nota para todos os grupos.
******
Também percebemos que alguns julgadores resolveram padronizar suas notas.
*******
Por exemplo, quem observar com atenção a planilha que publicamos na edição de ontem, com as notas dos jurados de Boi-bumbá, vai perceber que as notas dadas para os quesitos Mascarados, Padre, Bicho Folharal e Doutores foram as mesmas.
*******
Vamos citar como exemplo, as notas dadas ao Boi campeão: para os quesitos, Mascarados, Bicho Folharal, Padre e Doutores.
*******
Nota 9,9.
*******
Parece que o jurado estava distraído e de repente se lembrou que tinha que dar a nota e escreveu 9,9 para todo mundo.
******
Nos mesmos quesitos, só que para o Boi Az de Ouro, Corre Campo, Vencedor e Marronzinho o critério aplicado pelo jurado foi o mesmo. Não quer dizer que ele empatou todos os grupos, nada disso.
******
O que aconteceu foi que a nota dada aos Mascarados eram iguais para os demais personagens do “Auto do Boi”. Se era 9,8 para uma, era para todos do mesmo grupos. Deu pra entender.
*******
Essas pessoas não servem para atuar como julgadores, porque está claro que não sabem julgar.
******
O critério da premiação dos melhores do Flor, acho que tem que ser revisto.
******
Por falar nisso, quero aqui elogiar o trabalho da estilista Nete, que foi a responsável pelas indumentárias da Quadrilha Caipiras da Rádio Farol.
******
Nete! aceite nossos elogios, pelo espetacular trabalho como criadora dos modelos que foram apresentados pelos pares da super campeã Rádio Farol.
Fonte: Sílvio Santos - Gentedeopinião
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando