Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 03/12


Grupo Minhas Raízes 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 03/12 - Gente de Opinião

Quinta feira passada (29), a prefeitura de Porto Velho através da Secretaria de Educação – SEMED promoveu no teatro Um do Sesc Esplanada o lançamento do CD do Grupo de Nazaré “Minhas Raízes”. O Grupo é formado por crianças e adolescente nascidos no Distrito de Nazaré no Baixo Madeira sob direção dos músicos Tim Mais, Túlio e Silvia Helena. Com o auditório do Teatro Um do Sesc literalmente lotado os meninos e meninas de Nazaré como também é conhecido o grupo, mostrou o repertório que faz parte do CD. Vale salientar que as músicas do CD é um trabalho de resgate da regente de coral Silvia Helena que juntamente com o Túlio e o Tim Maia resgataram canções que estavam praticamente esquecida pela população ribeirinha. São canções que falam das coisas vividas pelo ribeirinhos além de letras baseadas no folclore da Amazônia como é o caso de “Curupira” e “Boto Tucuxi”.
O CD do Grupo Raízes é um trabalho que não pode faltar na discoteca de todos que gostam da boa música regional.

A grande pedida do final da semana que passou foi o lançamento do CD do Grupo Minhas Raízes e a volta do Projeto Cinco e Meia.
******
O negócio começou na quinta feira com o lançamento do CD do grupo Minhas Raízes.
******
O grupo é formado por meninas e meninos do Distrito de Nazaré que fica a cinco horas de barco de Porto Velho.
******
O trabalho desenvolvido pelos irmão Tim Maia e Túlio juntamente com a cantora, compositora e agora regente de coral Silvia Helena.
*****
Desenvolvido junto aos jovens de Nazaré.
*****
Tudo começou com o Tim Maia construindo instrumentos utilizando madeira descartadas pela floresta.
******
O que quer dizer que os instrumentos, para usar o termo atual, são politicamente corretos.
******
Aliás, começou com a confecção feita pelo Tim Maia de um tambor que em Nazaré tem o nome de "Gambá".
*****
Gambá é uma dança que é dançada pelos ribeirinhos e principalmente pelos seringueiros do baixo Madeira.
******
O Tim Maia não criou o Gambá (instrumento), ele apenas resgatou esse estilo de instrumento que é feito do tronco de uma árvore que tem que ser frondosa.
******
Bom! Os demais instrumentos são de ouriço de castanha e resto de madeira encontrada na mata que o Tim Maia transforma em instrumento musical.
******
O Ganzá de Elástico que é feito de uma cumbuca ou cabaça que tem um furo no meio por onde passam duas tiras de elástico, o efeito é parecido com o da chamada "queixada de burro".
******
O reco-reco é o principal instrumento em ritmos latino-americanos como a salsa, mambo e merengue, que são freqüentes no trabalho dos meninos de Nazaré
*****
A flauta de Taboca a chamada Zampônia muito bem executada por um dos jovens músicos de Nazaré.
******
Na realidade todos os rapazes que fazem parte do setor de percussão do Grupo Raízes são bons.
******
Aí vem o coral, o responsável pela transmissão das melodias e letras das músicas que fazem parte do repertório do Grupo Minhas Raízes.
******
A maioria dos integrantes do coral são meninas que ensaiadas pela regente de coral Silvia Helena juntamente com quatro garotos dão o toque especial ao espetáculo.
******
Agora, é necessário jogar confete na secretária de Educação da prefeitura de Porto Velho professora Epifânia e sua equipe.
******
Foram eles da Semed que patrocinaram a gravação do CD e mais, são também os responsáveis pela distribuição.
******
Tanto que o Teatro Um do Sesc estava literalmente lotado em sua maioria pela equipe de secretários da prefeitura.
******
Inclusive o prefeito Roberto Sobrinho e a primeira dama Lucilene Peixoto não paravam de aplaudir o grupo de Nazaré.
******
A senadora Fátima Cleide uma "beradeira" convicta, mais as outras beradeiras Mara Regina e Lena além da beradeira de coração Benedita secretária de Ação Social.
******
Na platéia muita gente de Nazaré, de São Carlos e Calama.
******
Todos vieram de suas localidades prestigiar os meninos de Nazaré.
******
Aliás, a senadora Fátima Cleide vai levar o Grupo Minhas Raízes para a Conferencia da Educação que vai acontecer, se não me engano, no mês de abril em Brasília.
******
Esse meninos creio que em breve e um empurrãozinho, vão parar no Programa do Jô.
******
Se fosse para fazer uma avaliação, qual o melhor CD, o melhor Grupo, os melhores instrumentistas e as melhores músicas de 2007.
******
Não teria dúvida.
******
Grupo Minhas Raízes do Distrito de Nazaré 

Inauguração da Galeria Afonso Ligório de Souza 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 03/12 - Gente de Opinião


Na última sexta feira, dentro da programação “Painel Cultural”, promovido pela Secel através da direção da Casa de Cultura Ivan Marrocos, o governador Ivo Cassol e a Primeira Dama Ivone Cassol descerraram a placa de inauguração da Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório de Souza. Da solenidade participaram o secretário da Secel Jucélis Freitas, presidente da Fundação Iaripuna Júlio Yriarte. A irmã de Afonso Ligório senhora Alice Duarte e o compositor e amo de boi-bumbá Carlos Mariano sobrinho de Ligório e muitos outros familiares, além de artistas plásticos e público de um modo geral. Após da inauguração da Galeria, o administrador da Ivan Marrocos Robson autorizou o inicio do Projeto Cinco e Meia com a participação do cantor Orlando do Estácio, do violonista Ronildo Carvalho, finalizando a programação com o show “Tambores de Tracoá” com a Banda e Grupo de Dança Wak´umã dirigido por Paulinho Rodrigues. Vamos apreciar as fotos clicadas pelo fotografo Roni Carvalho. 

Fonte: zekatraca@diariodaamazonia.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)