Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 04/02/10



O gerente de Cultura da Secel Luiz Gouveia, acredita piamente que a procuradoria do estado, vai acha uma brecha na Resolução 9504/7, do Tribunal Superior Eleitoral, que diz: “No ano em que se realizar eleição, fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública...”

********

E vai aconselhar o governador a assinar o convênio liberando o dinheiro para as entidades carnavalescas.





Na realidade, nesse impasse todo, quem está saindo mais prejudicado são os carnavalescos das escolas de samba.

******

Acontece que as escolas de samba não visam lucro nenhum em seus desfiles carnavalescos, uma vez que, não cobram nada de seus brincantes.

******

Quer dizer, nas escolas de samba o folião não paga nada para brincar carnaval.

*******

Com isso, essas agremiações necessitam realmente do apoio financeiro do governo estadual e municipal.

*******

Já os blocos de trio elétrico, não dependem tanto da ajuda financeira do governo, porque são mercantilistas, ou seja, comercializam os chamados abadas.

******

Tanto que nessas alturas do campeonato, todos os blocos já receberam seus abadas que foram confeccionados fora do estado de Rondônia. Uns na Bahia e outros em Pernambuco.

******

Enquanto isso, as escolas de samba dependem totalmente do repasse do governo.

******

Principalmente agora, que suas fantasias e alegorias já estão praticamente todas prontas.

******

O dinheiro do governo seria utilizado para pagar as despesas com mão de obra e algum material de decoração que ainda falta ser comprado.

*******

O negócio funciona da seguinte maneira:

*******

O subsídio repassado pela Prefeitura é utilizado na compra de material, para a confecção de fantasias e a base das alegorias.

*******

O dinheiro repassado (quando sai), pelo governo estadual, é para pagar os profissionais que trabalham na confecção das fantasias e alegorias e comprar o material de decoração das alegorias.

*******

Por isso que nessas alturas do carnaval, as escolas de samba estão endividadas até o pescoço.

*******

Daí a importância de se achar uma brecha dentro da Resolução 9504/7 que dê poderes ao governador para assinar sem problemas eleitorais o convênio do carnaval. 




Gostei do comentário posta pelo leitor Pedro pedro40@gmail.com no site Tudo Rondônia a respeito do assunto:

*******

“Bobagem! Pura bobagem. Cassol pode ajudar os Blocos de Carnaval se quiser. A lei o ampara a patrocinar atividades que façam parte do calendário cultural do Estado. O carnaval é uma delas. O que não dá para aceitar é a tentativa de misturar as coisas. O que o Cassol tenta fazer é usar dinheiro público para firmar dezenas de Convênios em todos os cantos do Estado apenas para ter lideranças locais nas mãos. Isso é crime eleitoral sim e a justiça deve agir. No mais, é firula... Se o governo não ajudar ou é incompetente ou usa de má fé (quem sabe os dois)”.


********

NOTA DE ESCLARECIMENTO

********

Vimos através desta, informar que por motivo de força maior a Diretoria da AMATEC decidiu adiar a realização do 1º BAILE BENEFICENTE DE MÁSCARAS, que ocorreria dia 05 de fevereiro, para o dia 03 de abril do corrente ano (sábado de aleluia).

*******

Quaisquer esclarecimento, contatar a Diretoria desta instituição.

********

Maria Lourdes Oliveira – Presidente AMATEC - Fone: (69) 8433-3484 





CANDEIAS DO JAMARI
Aniversário e carnaval


Um grande esquema de segurança está sendo montado pela Prefeitura de Candeias do Jamari, para comemorar os 18º anos de emancipação política do município e o carnaval 2010. Os dois eventos acontecerão simultaneamente no período de 06 a 16 de fevereiro. 

A realização é da Prefeitura Municipal de Candeias do Jamari, através da Secretaria Municipal de Cultura e consta a apresentação de diversas atrações musicais no Corredor da Folia, uma área aberta ao lado da prefeitura que sendo preparada especialmente para a realização de duas matinês (carnaval para as crianças) nos cinco dias de festa. 

"A nossa idéia este ano é realizar o melhor carnaval do estado, até porque neste mesmo período, estaremos comemorando os 18º aniversario do município e pela importância dessas datas os nossos munícipes merecem o que tem de melhor em nível de show regional”, disse o prefeito Dinho Sousa. 

A idéia é atrair brincantes e foliões não só do município de Candeias, mas também da capital, Porto Velho, e das demais cidades vizinhas que buscam diversão aliada à segurança. 

O prefeito Dinho Sousa, destacou ainda a parceria que a prefeitura do município vem fazendo com o sistema de segurança do estado. 

Esta semana em uma reunião que contou com a presença do major Frederico, do 5º Batalhão da PM; subtenente Uchak,do Batalhão da Polícia Ambiental; sargento Fonseca, do 4º Pelotão de Candeias; Sargento Macedo e do Corpo de Bombeiros, foi fechado o esquema de segurança que será implantado durante toda a programação. 

O secretário de Cultura do município Lucivaldo Melo confirmou que a Polícia Militar utilizará durante o evento 60 soldados do Batalhão da Policia Ambiental, Pelotão de Policiamento Ostensivo, além de três guarnições de radiopatrulha com o apoio de 06 motocicletas e ainda o Corpo de Bombeiro. Também serão usadas duas ambulâncias. Toda programação será acompanhada pelos plantonistas do Conselho Tutelar. 




CARNAVAL 

Até Que a Noite
Desfila sábado

Para o Até que a Noite Vire Dia o carnaval 2010 começa mais cedo.

O Bloco Até Que a Noite Vire Dia, também conhecido como Bloco da Praça São José do bairro do Mocambo, está com tudo pronto para desfilar pelas ruas do centro histórico de Porto Velho no próximo sábado dia 6. Ele será o primeiro grande Bloco carnavalesco a desfilar nas ruas da capital, ao som do Trio Criativada e da banda Carijó, a mesma do Galo da Meia-Noite. 

A agremiação conta com estrutura de cordão de isolamento, seguranças, banheiros ecológicos, bares, além da qualidade do trio elétrico Criativada. Pelo quarto ano consecutivo o Até Que a Noite Vire Dia espera concentrar em seu desfile um número significativo de foliões. “Nos últimos três anos contabilizamos em média, a participação de 4 mil foliões dentro da corda de isolamento e na pipoca”, disse o presidente Márcio. 

Esse ano o "Até Que a Noite Vire Dia” não ficará só no desfile. “Vamos fazer jus ao nome e brincar até o dia amanhecer, com apresentação da banda Lua tocando até que a noite vire dia", brinca com as palavras, Márcio Miranda, diretor do bloco. 

A direção garante aos foliões que o bloco serpenteia o bairro areal, pelas ruas Esron de Menezes, Alexandre Guimarães e Rogério Weber, passando pela região central de Porto Velho, nas avenidas Sete de Setembro e Prudente de Morais, até voltar a Praça São José do Mocambo, onde continuará a folia com apresentação de bandas ao vivo no palco montado especialmente para continuar a festa até o dia ficar claro. Os Kits estão sendo vendidos ao preço promocional de 25 reais

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com   
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/     

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)