Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - lenha na Fogueira 04/05/10


Zekatraca - lenha na Fogueira 04/05/10 - Gente de Opinião



O Gigante Sagrado
Corre Campo na direção do futuro

Por Ariel Argobe (*)

Na última sexta-feira, dia 30 de abril de 2010, fizemos uma visita ao ensaio do grupo folclórico Nação Corre Campo, bumbá criado na Baixa da União, em 1954, também conhecido como ‘o Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental’, entidade cultural que orgulhosamente ostenta o título de ser o mais antigo bumbá de Rondônia.

Comandado pela Professora Maria José Brandão, popularmente conhecida como Dona Branca, auxiliada pelos filhos Jr. Castro Alves e Karoline, além de contar com o indispensável apoio do renomadíssimo colunista cultural Sílvio Santos (amo oficial do boi-bumbá que mais reúne títulos da mostra folclórica do Arraial Flor do Maracujá), e com o primoroso trabalho do talentosíssimo artista Saulo Toscano, o Corre Campo este ano vai desenvolver - mergulhando fundo - o tema As lendas e a força do banzeiro do Rio Madeira.

A história que será contada e cantada, segundo a Diretoria, pelos batuqueiros e brincantes, irá fortalecer a identidade cultural de Porto Velho, neste momento em que milhares de brasileiros aqui aportam, querendo conhecer nossa história e nossa arte. Este tema é um banho de educação estética e de patrimônio cultural para população da cidade, a partir de muitas ‘cuiadas’, transbordando de água do Madeirão, de lendas e mitos desta terra, despejadas nos corações de todos: caboclos, turistas e visitantes.

Mas o segredo da Nação Corre Campo, a ser revelado na XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás, não está só no tema. O grêmio investe pesadamente no futuro. A batucada este ano vai revelar a arma secreta do Gigante Sagrado. Dona Branca prepara, para um futuro próximo e promissor, novos profissionais. A Professora Maria José forma uma legião de artesãos, artistas, batuqueiros e brincantes, investindo em crianças e adolescentes, a partir do envolvimento com o folguedo de boi, tirando estes meninos e meninas do risco social, incutindo desde cedo nessa juventude, o respeito por nossa identidade cultural. “Estes jovens serão nossos mestres da cultura popular no futuro”, garante Dona Branca, a Presidente do grêmio Gigante Sagrado.

(*) o autor é artista plástico e responsável pelo núcleo de artes da Unir.


 




A Mostra Sesc de Música - Ano VII começa hoje (4), a partir das 14h na Escola de Música Jorge Andrade.

*******

A Mostra começa justamente com a oficina de Composição ministrada pelo professor Dr. Eli-Eri Moura da UFPB.

*******

Entre as 19h e 22h Oficina Técnica, Análise e Pesquisa Violonística com Salomão Habib (PA).

*******

Enquanto isso, na área de conveniência do Sesc Esplanada, às 20h30 acontece o lançamento do CD da VI Mostra Sesc Rondônia de Música.

*******

Amanhã dia 5 -Na Escola de Música Jorge Andrade entre as 14h e 18 – Oficina de Composição Musical e às 19h continuação da Oficina de Técnica, Análise e Pesquisa Violonística.

*******

Ainda no dia 5, só que no Teatro 1 do Sesc Esplanada às 20h30 show musical com os artistas:

*******

Eliakin Rufino (RR), Klayton de Jesus (Ji-Paraná), Llitsia Moreno (PVH), Waldemir Fernandes (PVH), Minhas Raízes (Nazaré) e Célio Cruz (AM).

*******

Dia 6 –no Cine Sesc Esplanada - Seminário: Processo Composicionais nas canções da Amazônia: Pesquisa, Mercado, Identidade e Contemporaneidade.

*******

8h Mesa musical: Nilson Chaves (PA), Bado (PVH), Eliakim Rufino (RR), Silvio Santos (PVH).

*******

11h Debate com o público

******

14h Mesa Musical: Célio Cruz (AM), Zé Miguel (AP), Graça Gomes (AC), Binho (PVH) e Salomão Habib (PA).

******

17h Debate com o público.

*******

No teatro 1 do Sesc Esplanada teremos a partir das 20h30, apresentação musical com:

******

Graças Gomes (AC), Elisa Cristina (PVH), Guilherme Barros (PVH), Rudney Prado (PVH), Silvio José (PVH) e Zé Miguel (AP).

*******

Dia 7 – Área de Conveniência do Sesc Esplanada – 20h30 apresentação musical com:

******

Bado (RO), Grego (Ji-Paraná), Marcos Biesek (Ariquemes), Soda Acústica (PVH).

*******

Dia 8 no Mercado Cultural às 21h, apresentação musical especial *******

Encontro amazônico de Compositores – Lançamento do DVD “Gente da Mesma Floresta”

********

Graça Gomes (AC), Eliakin Rufino (RR), Bado (RO), Célio Cruz (AM), Zé Miguel (AP) e Nilson Chaves (PA).

*******

Nas apresentações musicais que vão acontecer no Sesc Esplanada e no Mercado Cultural o espectador tem que levar 2 litros de leite (caxinha).

*******

Taí! A VII Mostra de Música do Sesc está com uma ótima programação.

*******

Se você está interessado em participar das oficinas não custa nada ir até a Escola de Música Jorge Andrade na tarde de hoje (14h) e se inscrever.

*******

Agora, para quem quer apenas curtir os shows musicais o negócio é levar dois litros de leite (caxinha), ao Sesc Esplanada e solicitar o ingresso.

******

Vamos nessa que a programação é ótima.

 

*******

Enquanto isso em Ariquemes:

*******
 

O Centro Cultural Lídio Sohn será palco de grandes apresentações culturais nos próximos dias 07, 08 e 09 de maio, envolvendo teatro, música, dança e pitadas de humor.

 

*******

O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Ariquemes, através da Funcel, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Cultural – Codec.

 

********

Segundo informações da equipe de coordenação do espetáculo, todos os profissionais envolvidos estão trabalhando em harmonia e com absoluto empenho para que as atrações agradem ao público, sendo um verdadeiro show cultural.

 

********

 

Para os admiradores da arte, este será um momento especial para prestigiar e conhecer o talento artístico da nossa região, que será apresentado durante os três dias com a seguinte programação:

 

********

“Não Sou Japonês Terrorista”, teatro com a Companhia de Desenvolvimento Cultural; “Som da Viola”, música ao vivo com Tigrão; “Só no Improviso”, improvisando com muita criatividade várias peças teatrais; e um show de dança, com participação especial de Vânia Gomes e Leda Garden.

 

*******

Para descontrair a platéia, nos intervalos de cada apresentação, serão contadas histórias engraçadas, um humor inteligente para dar boas gargalhadas.



 

SHOW

Zekatraca - lenha na Fogueira 04/05/10 - Gente de OpiniãoAdemir Fogaça
Canta no Zé Beer

O vocalista do grupo Sensação vem a Porto Velho graças a amizade com Beto Cezar

O cantor e compositor Ademir Fogaça se apresenta hoje à noite (4), na cada de show Zé Beer.  Compositor de vários pagodes de sucesso como Nani, Derê, No Morro o Cavaco Chora, Beijando, Entre a Cruz e a Espada e Pagodeiro entre tantos sucessos. O cantor vem a Porto Velho graças à amizade que tem com o também compositor e cantor portovelhense Beto Cezar que conseguiu uma brecha na agenda do sambista. “A agenda do Ademir está totalmente lotada por isso sua apresentação em Porto Velho será nesta terça feira dia 4 de maio”. Na realidade Ademir Fogaça tem que estar em São Paulo amanhã onde participa da gravação do DVD do grupo “Sensação” do qual é o vocalista e cavaquinista.

Entre os artistas que já gravaram músicas de Ademir Fogaça destacamos Belo, Arte Popular e o Grupo Fundo de Quintal.

Antes do show do sambista paulista, os freqüentadores do Zé Beer vão curtir as apresentações dos grupos de Porto Velho “Celebridade”, “Afinidade” e “Diferença”.

Outra participação especial será com o cantor Waldeney Resky um dos melhores interpretes de MPB da capital rondoniense.

Beto Cezar aproveita para mostrar o repertório do CD que está sendo gravado sob a direção de Alceu Maia e produzido pelo Carlos Cola.

Ingressos para o show do Ademir Fogaça pode ser adquirido na Discolândia e na Pizzaria Bom Sabor. Melhores informações 9223-4450.
 

Fonte: Sílvio Santos
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)