Terça-feira, 4 de novembro de 2008 - 00h00
Samba enredo
Pastoras ganham
Concurso no Asfaltão
Pela primeira vez em Porto Velho mulheres ganham concurso de samba enredo
As pastoras Cristina, Leia, Sílvia, Wilma e Vanilce, desde sexta feira (31), fazem parte de um seleto grupo de mulheres compositoras que conseguiram ganhar um concurso de samba enredo realizado por escola de samba, no caso, as compositoras e cantoras de Porto Velho, se igualam, a compositoras como Dona Ivone Lara da escola Império Serrano do Rio de Janeiro que em parceria com grandes compositores conseguiu colocar alguns sambas na avenida. São raras as exceções num mundo considerado machista que o dos compositores de samba enredo, seja em Porto Velho ou em qualquer outro estado brasileiro.
As Pastoras do Asfaltão como são conhecidas as jovens senhoras que compõem o grupo que ganhou o concurso de samba enredo da escola de samba que tem como mascote o "Tigre", enfrentou compositores acostumados a colocar samba na avenida, como é o caso do trio Bainha, Oscar e Zé; Outro diferencial na apresentação das Pastoras foi quanto os interpretes que defenderam o samba durante o concurso. Elas foram buscar uma das melhores cantores que militam na noite de Porto Velho a Priscila crooner dos Anjos da Madrugada além do cantor do grupo Fala Sério, além delas mesmas, cobras criadas em fazer coral nas rodas de samba que acontecem pelos quatro cantos da cidade.
O samba das Pastoras, além de ter uma letra que resume muito bem o tema que a escola vai apresentar na avenida: "Energia, os Ciclos da Vida em Nossas Mãos. Canta Asfaltão, da Origem à Preservação", tem um refrão que empolga: "Oh! Meu astro rei/Irradiante, quente e sedutor/Eu já te cantei e encantei/Vê onde você chegou".
A melodia é de uma Harmonia singular. Enfim, o samba das Pastoras, é daqueles que a escola toda canta e desfila descontraída.
Salve a nova cara do samba enredo de Porto Velho, salve as Pastoras do Asfaltão.
O samba de Porto Velho está de parabéns.
*******
Afinal de contas, não é todo dia que os machistas elegem um samba enredo composto por mulheres como o melhor.
*******
As meninas que são mais conhecidas como As Pastoras do Asfaltão, subiram no palco do Kabanas e mostraram que tem cabedal para enfrentar qualquer sambista, seja em Porto Velho ou no Brasil como um todo.
*******
Basta lembrar, que as jovens senhoras, enfrentaram nada-mais, nada-menos
******
Que compositores do naipe do Bainha, Oscar e Zé Baixinho; Jorge Makumba e Audízio mais o Tavenard.
*******
Os jurados foram unânimes em suas decisões.
*******
Em conversa com alguns jurados, ficamos sabendo que, o que fez a diferença no samba das Pastoras.
*******
Foi a harmonia da melodia.
*******
Parece até que os jurados seguiram a votação do Beto Cezar.
*******
Pois o resultado final, foi igualzinho a votação do Carimbó.
*******
Com exceção do jurado Ariel Argobe que votou em todos os quesitos pelo samba do Tavernard.
*******
Por falar em Tavernard, ele saiu dizendo que jamais participará de novo de um concurso de samba enredo no Asfaltão.
*******
Quer apostar como no próximo ano ele vai estar novamente no palco, juntamente com o Banana Split e o Walcir do Cavaco concorrendo no concurso do Asfaltão?
*******
Se fosse assim o Bainha também não participaria, nos idos de setenta/oitenta de disputas em concurso de samba enredo principalmente na escola Pobres do Caiari onde ele foi freguês do Silvio Santos por vários anos.
*******
O feito das Pastoras é digno de registros nos grandes centros culturais do Brasil
*******
Afinal de contas, poucas são as mulheres que conseguiram colocar samba enredo na avenida, desde quando existem as escolas de samba no Brasil.
*******
Que me lembre, apenas a Dona Ivone Lara da Império Serrano do Rio de Janeiro, até hoje conseguiu colocar um samba enredo em sua escola de samba.
*******
E agora as Pastoras do Asfaltão da escola de samba Asfaltão de Porto Velho Rondônia.
*******
Esse é mais um momento para ser comemorado em nossa cidade.
*******
Inauguração do Porto Velho Shopping.
*******
Inauguração do Superatacado Makro.
*******
E o samba enredo das Pastoras do Asfaltão
*******
Uma semana recheada de grandes feitos, em nossa cidade centenária + 1.
******
Os jurados, Ariel Argobe; Beto Cezar; Paulinho Rodrigues; Altair Santos Tatá e Ismael Barreto
*******
Entram para a historia como sendo os primeiros a elegerem um samba enredo composto por mulheres em Porto Velho capital do estado de Rondônia.
*******
Atenção estudantes:
*******
Guardem esse jornal que isso pode ser matéria de vestibular.
*******
A pergunta pode ser a seguinte:
*******
Em que dia, mês e ano compositoras mulheres ganharam pela primeira vez um concurso de samba enredo em uma escola de samba de Porto Velho?
********
A resposta pode ser:
******
No dia 31 de outubro de 2008 na festa da escola do samba enredo da escola de samba Asfaltão que aconteceu no clube Kabanas.
*******
O fato estranho acontecido na festa do samba do Asfaltão.
*******
Foi o desaparecimento dos troféus de 1º, 2º e 3º lugares.
*******
O Waldison Pinheiro cansou de implorar para que a pessoa que Por brincadeira tenha escondido os troféus, que os devolvesse.
*******
Não adiantou,
*******
As Pastoras ganharam o concurso mas, não receberam o troféu.
******
Dizem as más línguas, que alguém que estava concorrendo.
*******
Foi informado antecipadamente que o seu samba havia perdido e então pegou as Placas e deu sumiço.
*******
Ninguém pode provar se realmente isso aconteceu, mas, que o cidadão desapareceu do Kabanas antes do anuncio do resultado é verdade!
*******
Para que as pastoras saibam que o troféu realmente existia.
*******
Eis a foto do bicho!
Começa o seminário de cultura
Com a presença do governador do estado de Rondônia, representante do prefeito de Porto Velho, secretário de Cultura, presidente da Fundação Cultural Iaripuna e representantes da câmara dos deputados e do Ministério da Cultura, será aberto às 9 horas de hoje, no auditório do Sest/Senat em Porto Velho, o Seminário do Plano Nacional de Cultura Rondônia.
O evento é uma realização do Ministério da Cultura e da Câmara dos Deputados em parceria com o governo de Rondônia através da Secel e acontece hoje e amanhã. O encontro vai reunir gestores culturais da área governamental e da iniciativa privada, além de representantes da sociedade civil, para avaliação e aperfeiçoamento do texto que irá subsidiar a votação do Projeto de Lei do Plano no Congresso Nacional.
Rondônia é o décimo primeiro estado do País e o primeiro da região Norte a sediar um dos seminários do Plano. O ciclo de debates foi iniciado em junho, em Minas Gerais, e já passou pelo Ceará, Maranhão, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
Ao longo deste semestre uma média de 50 participantes estiveram reunidos nos encontros regionais realizados nos territórios de identidades, para analisar e elaborar propostas de aprimoramento das diretrizes para o Plano numa perspectiva ,regional. As contribuições recolhidas subsidiarão a discussão estadual. Após são publicadas no endereço eletrônico www.cultura.gov.br/pnc, página que também serve como fórum virtual para envio de comentários e propostas.
O Seminário de Rondônia acontece a partir de hoje no Sest/Senat, rua da Beira, 999 Jardim Eldorado em Porto Velho.
A solenidade de abertura está marcada para as 9h desta terça feira, com as participações dos representantes, do MinC Pedro Domingues e Nara Torrecilia; deputada federal Marinha Raupp, representando a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, governador Ivo Cassol do estado de Rondônia; Jucélis Freitas secretário da Secel.
Mais de 100 representantes dos municípios de Rondônia, confirmaram presença no evento.
Fonte: Sílvio Santos/Gentedeopinião
zekatrasantos@gmail.com
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando