Quarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 05/06/08


Zekatraca - Lenha na Fogueira 05/06/08 - Gente de Opinião
Cavalgada da Expovel
acontece neste sábado

A coordenação do evento espera público recorde na cavalgada da Expovel 2008

A Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Porto Velho – Expovel será aberta neste Sábado, dia 7, com a realização da tradicional Cavalgada e Carretada que vai percorrer as principais ruas e avenidas de Porto Velho. De acordo com a coordenação da festa do peão da capital de Rondônia, “Este ano, a procura por inscrições de veículos foi muito grande, por isso temos certeza que esta será a maior entre todas cavalgadas/carretadas já acontecidas na abertura da Expovel”, disse o responsável pelo evento Felipe Chianca Santiago. 

O presidente João do Vale Neto acredita que a cavalgada tomou uma dimensão bem maior do que se imaginava. “Só lembramos que a fiscalização será rigorosa, quanto a maus-tratos aos animais. Os órgãos ambientais estarão vigilantes durante a cavalgada”, disse. 

Esse ano existirá uma comissão julgadora que escolherá a melhor comitiva e melhor carreta. Os prêmios serão oferecidos pela Crystal e Aspro. Três juízes, sendo um representante da Crystal, outro da Aspro e um da imprensa escolherão os colocados. 

A concentração da cavalgada será a partir das 9h na Praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, seguindo pela pelas seguintes avenidas: 7 de Setembro, Jorge Teixeira, Carlos Gomes, Gonçalves Dias e Lauro Sodré. 

Dentro da programação de evento, a Aspro tráz este ano algumas novidades como o primeiro Concurso Leiteiro de Cabras e o Circuito Nacional Crystal de Rodeio. “A exemplo das edições anteriores, também contaremos com grandes shows musicais, a tradicional Terça do Rock, realização de palestras técnicas e leilões”, ressaltou o presidente da Aspro. 



Dança contemporânea no Sated

A Associação Cultural Chagas Peres inicia amanhã, 6, no Sated Porto Velho o Curso de Dança Contemporânea. O curso será ministrado pelo bailarino e coreografo Zigomar Neto que veio de São Paulo especialmente para ministrar a oficina. 

A grade do curso é composta de expressão corporal, técnica de criatividade, técnica de montagem e criação e coreografia, técnica de encenação e improvisação. 

As inscrições podem ser feitas no Sated pela parte da tarde com Chagas Peres e equipe. O curso começa nesta sexta-feira, dia 6, a partir das 19h também na sede do Sated que fica na avenida Sete de Setembro em frente ao Clube Ferroviário. 

Melhores informações pelo fone 9994-3774 – Faça dança de Salão com Chagas Peres. 



O fuzuê maior está formado em torno da festa de abertura do Flor do Maracujá na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

******
Acontece, que a direção da Galeria Afonso Ligório programou para o mesmo dia e horário, a abertura da exposição da artista plástica Maria Regina.

********
Quero escrever dia 13 ou dia de Santo Antônio.

******
Geraldo Cruz, que também é o diretor da Casa da Cultura, bateu o pé e não concordou com os argumentos dos folcloristas, que queriam que ele transferisse a abertura da exposição para outro horário.

*******
Não teve jeito.

******
Nem mesmo as ponderações do secretário de Cultura fez com que o "autoritário" e "egoísta", dirigente da Ivan Marrocos cedesse.

******
O mesmo acontecendo com a Coordenação do Flor do Maracujá.

******
Como ninguém arredou o pé o negócio ficou assim...

******
A exposição da Maria Regina será aberta às 20h30 na Galeria Afonso Ligório

******
E o Flor do Maracujá será aberto às 20h30.

******
Quer dizer, trocaram seis por meia dúzia.

******
Foi o dito pelo não dito.

******
Ou então, já que está, deixa "gozar".

******
O certo é que, por falta de compreensão do diretor da Casa da Cultura, a artista plástica pode ser prejudica.

******
Não custava nada promover um evento só.

******
No momento da abertura do Flor do Maracujá se faria também a abertura da exposição.

******
Tudo no hall da Casa da Cultura.

******
Como o Geraldo não aceitou a sugestão, o negócio "engriguilhou".


******
Enquanto ele e os artistas plásticos e seus (meia dúzia) de convidados participam da abertura da exposição de artes plásticas na Galaria Afonso Ligório...

******
Os amantes do folclore estarão aplaudindo as apresentações das cunhãs porangas, rainha do folclore e batucada dos Bois-bumbás

******
E das rainhas e principais personagens das quadrilhas juninas.

*******
Enquanto os convidados da Comissão Coordenadora do Flor do Maracujá vão degustar iguarias típicas das festas juninas como bolo de macaxeira, mungunzá, aluá, quentão, sucos de cupuaçu, cajá, e até galinha picante...

*******
Enquanto os convidados da Exposição de Artes Plásticas estarão "engolindo", aqueles salgadinhos com recheio de vento.

*******
Minha amiga artista plástica Maria Regina não merecia estar no meio desse fogo cruzado.


********
Gostaria de lembrar que a Casa da Cultura Ivan Marrocos não é galeria de artes plásticas.

*******
Ali é uma casa, como o próprio nome diz, para abrigar todos os segmentos culturais.

*******
Até porque os artistas em artes visuais, já conseguiram, graças à luta da Rita Queiroz transformar uma das salas em Galeria de Artes Visuais.

*******
O que não podemos admitir é que o diretor da Casa, por ser artista plástico, queira impedir a realização de eventos que envolvem outros segmentos culturais.


******
Até porque cada coisa tem seu tempo.

*******
E agora, é tempo de festa junina, de festa folclórica.


*******
E olha que somos amigos do Geraldo Cruz, mesmo assim, não podemos concordar com o sua atitude de não abrir mão do horário ou não aceitar unir os dois eventos.

*******
De qualquer maneira, no próximo dia 13, dia consagrado a Santo Antônio, vamos estar no Espaço Vila Erse da Casa da Cultura.

*******
Cantando toada de bumbá e dançando quadrilha.

******
O Flor do Maracujá já começou.

******
Pelo menos nos bastidores, nas quadras de ensaios das quadrilhas e nos currais dos bois-bumbá. 


Brasil, cadê a ética?

João Evangelista Leal (*)

A palavra Ética tem sua raiz no termo grego Êthos, que significa costume, comportamento caráter. A palavra, moral, por sua vez, tem origem em mores, termo do latim, que também significa costume. A distinção entre os dois não é simples, mas pode resultar numa melhor compreensão do seu significado. Tanto ética e moral dizem respeito ao conjunto dos costumes tradicionais de uma sociedade. São considerados valores referenciais de conduta para que ética seja ampliada e aprimorada nos seios da sociedade. São considerados valores referenciais de conduta para que a ética seja ampliada e aprimorada nos seis da sociedade, órgãos públicos federal, estadual, privado etc. 

Um dos aspectos mais importantes da cultura de um povo de um país civilizado é a ética, a democracia, o desenvolvimento de uma organização e de seus padrões éticos de conduta. Os valores que constituem essa cultura que está sendo violada e mostrada pelos velhos caciques do Congresso Nacional e da política brasileira, triste realidade. Ainda compõe e tentam se organizar através do exercício da falcatrua, da corrupção. Realmente só é a única coisa que reina nesse país chamado Brasil. A doação de comportamento desses velhos caciques mais conhecidos como raposões, as sempre a mesma meta de enganar e ludibriar o povo, pautado no velho truque de manipular e roubar dinheiro da nação. 

Muitas vezes, os principais éticos são feridos por falta de maior reflexão, percepção ou mesmo desconhecimento de causa, que também se torna efeito danoso, decorrente da prática de determinar ato antiético e falta de competência, inabilidade para exercer cargos.
Públicos. A ética deve ser promovida nos meios das empresas e órgãos públicos. Entre diferentes cargos ou cursos, há sempre uma escolha a ser feita, por que esta e não aquela? Eu pergunto: será que estamos preparados para escolher os nossos governantes? Muitos fazem esta pergunta: em quem vou votar? 

Para presidente ou governador do seu Estado, e 2010, a falta de ética, desconhecimento de cauda, a incompetência que reina neste Brasil, tem muito a desejar, termos que nos organizar. A moralidade, tanto individual, familiar ou a imoralidade política. A criminalidade torna conta do nosso país.

Ética

São vários os principais definidos entre ética e a democracia. Uma relação democrática que é liberdade, igualdade, participação, diversidade e solidariedade. É democracia sem liberdade, participação sem igualdade social, não chegamos a lugar nenhum. Até porque burguesia sempre foi e sempre será a grande causadora das discriminações entre o pobre e o negro,nos países de terceiro mundo, esses grandes diferenciais não são muito difíceis de se avaliar o grau só basta chegar a um bairro mais pobre da periferia de qualquer capital brasileira e perceber que estes ou eles estão presentes e junto há uma miséria, mortalidade infantil, e os políticos de braços cruzados dentro de seus gabinetes com ar condicionado, estes cidadãos só aparecem em época das campanhas eleitorais. Tentando enganar a população com falsas promessas. 

O maior teste para a ética deve ser mais forte que o poder, os princípios éticos precisam estar acima das manifestações de poder. A sociedade ideal somente se guia pelos valores da ética e da igualdade, e não pela política mal consolidada, a, a ética é primeiro e o começo de uma nova era, o reino do bem estar de todos os seres humanos. Vamos levantar a bandeira da ética da liberdade, colocando Rondônia no quadro nacional de desenvolvimento e da competência dentro da ética. Não sou da direita, nem da esquerda, sou a favor de um Brasil descente sem corrupção.

(*) João Evangelistas Leal,
professor, formado em Geografia Ambiental, trabalhou na Mendes Jr. No Iraque, e é sobrinho de ex–governador e ex–senador de Minas Gerais, Francelino Pereira. Atualmente trabalha no AIH.HB.AP


Fonte: Sílvio Santos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)