Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 05/11/08



O Seminário do Plano Nacional de Cultura, começou ontem em Porto Velho.


*********

Começou com mais de duas horas de atraso.


*******

Tava todo mundo no Sest/Senat e o "bicho" não começava.


*******

Uns diziam que o atraso, era em função da coordenação que na última hora mudou.


*******

Acho que foi por causa disso mesmo.


*******

Acontece que a turma passou mais de mês trabalhando na programação do evento.


******

Toda terça feira tinha reunião, onde eram discutidas os principais pontos da programação do PNC.


*******

Elaboraram inclusive uma programação cultural para o encerramento do Seminário.


*******

Essa programação aconteceria na praça das Caixas D'água.


*******

O que se ventilava nas reuniões, era que a Câmara dos Deputados em parceria com o Ministério da Cultura disponibilizaria para o evento mais de 50 mil.


******

Para encurtar a conversa, na véspera da abertura do Seminário chegou uma equipe do MinC e se apresentou como produtora do evento.


*******

Isso quer dizer que as reuniões realizadas na Secel e coordenadas pela Lurdes Maria , Luiz Gouveia, Paulinho Rodrigues. Edjales, Bebel, Silvio Santos, Marconi, representantes da Unir e da Fundação Iaripuna.


*******

Não valeram nada.


*******

Nada do que foi discutido nas reuniões, foi colocado em pratica.


*******

Tudo isso, fez com que a programação que estava marcada para iniciar às 8h só começou por volta das dez e meia da manhã.


*******


Sem contar com as gafes cometidas pelo cerimonial.


*******


E mais, dos grupos culturais que milítam em Porto Velho não compareceu quase ninguém.


*******

Das escolas de samba foram apenas duas pessoas, a Ana Célia e o Presidente da Fesec.


*******

Da Federon, pelo menos pela parte da manhã não apareceu ninguém.


*******

a maioria da plenária foi formada pelos representantes dos grupos e entidades do interior.


********

Por falar em representantes do interior, a primeira coordenação havia reservado as dependências do Sintero para abrigar os representantes do interior.


*******

Quando o Ejales chegou com ônibus na sede do sindicato dos professores, não tinha nada, nem mesmo a permissão para o segurança deixar a turma entrar.


*******

Foi aí que o Luizão entrou em cena e providenciou a estadia do pessoal no Hotel Iara.


*******

De qualquer maneira, o Seminário está acontecendo.


*******

E as discussões estão em ótimo nível!


*******

Não fique aí pensando apenas nos problemas.


*******

Porque eles só existiram na abertura do Seminário.


*******

Nas oficinas o negócio fluiu e está fluindo muito bem!


*******

Só não vai Ter o show da praça das Caixas D'água.


******

Mas, tem o show de encerramento no teatro do Sest/Senat no encerramento do Seminário hoje às 18 horas.

******

A Petrobras lançou a edição 2008/2009 do Programa Petrobras Cultural. Estão abertas as inscrições para a área de Produção e Difusão do Programa Petrobras Cultural, que engloba os editais de seleção pública para projetos de Audiovisual, Artes Cênicas, Música, Literatura e Cultura Digital. Outras informações: www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/.

*******

Estão abertas, até 30 de novembro, as inscrições para projetos no Edital Oi de Patrocínios Culturais. O programa em 2009 destina recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura nos Estados da sua área de atuação. Artistas e produtores culturais podem concorrer com mais de um projeto. Edital, formulário de inscrições e outras informações: www.oifuturo.org.br/.

********
Seguem até 8 de novembro as inscrições para o Edital Prêmio de Ludicidade. O edital concederá até 200 prêmios no valor de R$ 18 mil a cada entidade sem fins lucrativos que atue nas áreas sócio-cultural-artístico-educacionais, no segmento da Criança e Adolescente, ou que estejam envolvidos em parceria com escolas, universidades públicas ou demais instituições. Objetivo é promover uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância e da Adolescência, por meio de projetos e ações que assegurem seus direitos segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. Mais informações: www.cultura.gov.br/.




Seminário termina
com show da Wak’umã

Produtores e gestores culturais de todo o estado estão reunidos no Sest/Senat

Contando com a presença do representante da Secretaria de Políticas Cultuais do MinC Fábio Cobol; Gerente da Secretaria de Articulação Cultural do MinC Fred Olaia; Secretário da Secel Jucélis Freitas; Presidente da Fundaçãp Iaripuna Júlio Yriarte; Representante da deputada Marinha Raupp Lourdes Maria; representante das comunidades culturais Paulinho Rodrigues e representante das delegações dos municípios do interior Maria Lindomar, foi aberto na manhã de ontem (04), no auditório do Sest/Senat em Porto Velho o Seminário do Plano Nacional de Cultura – Rondônia.

Após os discursos de praxe os presentes foram convidados a participar das oficinas que aconteceram durante toda a tarde de ontem e prosseguem durante todo o dia de hoje.

As oficinas de capacitação realizada ontem a tarde foram: Mário de  Andrade – Gestor de Cultura; Programa Mais Cultura; Políticas de Diversidade Cultural e Sistema Nacional de Cultura.

Hoje das 9 às 18h serão realizados os debates sobre as diretrizes para o Plano Nacional de Cultura, entre cinco grupos  de trabalho – cada um deles delicado a uma das estratégias gerais  do caderno de diretrizes para o PNC:

Fortalecer a ação do Estado no planejamento e execução das políticas culturais; Incentivar, proteger e valorizar a diversidade artística e cultural; Universidade o acesso à fruição e produção cultural;  Ampliar a participação da cultura no desenvolvimento sustentável e Consolidar a participação social na gestão das políticas culturais.

O encerramento das atividades acontece com o show do grupo Wak’umã de Dança liderado pelo produtor multimídia Paulinho Rodrigues no auditório do Sest/Senat com entrada franca.

 



Confraternização
Matutinhos da Princesa


A direção do grupo folclórico Quadrilha Mirim “Os Matutinhos da Princesa”, que tem como presidente Rosenildo Lima Batista aproveitou o mês de outubro consagrado às crianças e realizou a festa de confraternização com a presença da gurizada integrante da Quadrilha Mirim bi-campeã da eliminatória do Arraial Flor de cacto e vice campeã no arrial da Afa.

A festa aconteceu no pátio da sede da Quadrilha à rua Princesa Isabel com a Joaquim Nabuco no bairro do Areal/Tucumanzal no dia das crianças. Ainda no mês de setembro a direção do grupo levou integrantes e seus familiares para uma atividade recreativa na Chácara do Cabeça no bairro Pantanal.

A coordenação dos Matutinhos da Princesa contaram com o apoio cultural das seguintes pessoas e empresas: Faculdade São Lucas; Super Mercado Oliveira; DJ Enduvas; Mariano Materiais de Construção; Capri Jóias; Rommanel; 1º Tempo; Júnior Sun; Casa de Carne Norte Sul;  Tex Norte; Fogos Amazônia; Sargento Moraes – Corpo de Bombeiros; Palácio do Pão; Socibra Distribuidora e Sindafisco.  “Graças a essas pessoas e empresas, conseguimos brindar nossos brincantes no dia da criança com uma super festa, onde distribuímos brinquedos e lanches” disse Nildo Batista.

 



Livros desmistificam dificuldade em ler Platão

Edições Loyola lança Para ler Platão I - A ontoepistemologia dos diálogos socráticos e Para ler Platão II - O problema do saber nos diálogos sobre a teoria das formas, partes de um conjunto de três livros de José Trindade Santos sobre o legado de Platão, que oferecem bases para todos os que desejam se aprofundar na obra de um dos maiores filósofos da Antigüidade.

O primeiro tomo concentra-se no estudo do grupo de diálogos “socráticos”. O mestre de Platão é apresentado aqui como uma personagem literária, na boca de quem são postos teses, argumentos, opiniões, comentários e narrativas, oferecidos para animar o debate com seus interlocutores. Os dois eixos centrais da interpretação são o problema da metodologia seguida por Sócrates em suas refutações, juntamente com a concepção do saber nela implícita, e o problema da natureza da virtude (sua unidade e diversidade, o modo da sua aquisição e a possibilidade de ensiná-la).

O segundo organiza-se em torno dos dois eixos que estruturam os grandes diálogos platônicos da maturidade sobre o problema do saber: a “teoria” da Reminiscência e a “teoria” das Formas. Trindade Santos propõe uma interpretação unitária da teoria platônica da cognição, consciente das dificuldades para conferir à síntese das duas teorias o estatuto de uma concepção do conhecimento, ao mesmo tempo que rigorosamente empenhado em mostrar sua fidelidade aos textos, proporcionando aos leitores os meios que permitam a avaliação crítica de sua proposta.

Concebidos mais como um roteiro do que uma interpretação dos diálogos, os dois primeiros tomos de Para ler Platão possibilitam um acesso rápido aos ensinamentos de Platão, além de não deixar passar despercebida a evolução do pensamento do filósofo, que se projeta cronologicamente a cada diálogo. E faz isso utilizando uma linguagem fácil e desprendida, mostrando que estudar Platão é uma tarefa prazerosa, renovável e livre para reflexão. Em breve, será lançado Para ler Platão III, último tomo do livro.

Sobre o autor – José Trindade Santos possui graduação em Filosofia (1974), mestrado (1984) e doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa (1989), da qual é livre docente desde 2000. Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Filosofia, desenvolvendo pesquisas sobre a filosofia de Platão, em torno de temas como a epistemologia, a metafísica e a linguagem. É autor de Parmênides, Da natureza, tradução, introdução e comentário (Loyola, 2003).

Títulos: Para Ler Platão I - A ontoepistemologia dos diálogos socráticos e Para ler Platão II - O problema do saber nos diálogos sobre a teoria das formas
Autor: José Trindade Santos
Número de páginas: 120 (Tomo I) e 128 (Tomo II)
Formatos: 16 x 23 cm
Preços: R$ 20 (Tomo I) e R$ 21 (Tomo II)
ISBN: 9788515035342 / 9788515035915

Fonte: Sílvio Santos

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)