Quarta-feira, 5 de dezembro de 2007 - 06h24
Bado representou Rondônia no encontro Nacional das Músicas Regionais
O cantor e compositor rondoniense Bado participou, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, do Projeto Acorde Brasileiro – Encontro Nacional das Músicas Regionais, que aconteceu em Porto Alegre (RS). O evento é uma parceria do Sesc e prefeitura de Porto Alegre e reuniu músicos de praticamente todos os estados brasileiros. . A seleção dos artistas foi feita através de uma curadoria integrada por 12 pessoas entre elas, Luiz Carlos Contuci (coordenador geral do projeto); Paixão Côrtes; Roberto Corrêia; João Carlos Botezeli; Juarez Fonseca e o Nilson Chaves. O evento foi desenvolvido no estilo Seminário onde especialistas em vários assuntos ligados a música proferiram palestras e ministraram oficinas aos interessados. Participaram 21 estados brasileiros representados por 81 artistas, entre eles os nortistas Bado (RO). Eliaquim Rufino (RR); Celio Cruz (AM); Sérgio Souto (AC); Zé Miguel (AP); Nilson Chaves e Lucinha Bastos (PA) e Juraildes da Cruz (TO). A homenageada foi a grande Inezita Barroso representante de São Paulo e o músico Riograndense do Sul Paixão Côrtes.
O que é a música regional? Palestra proferida pelo Carlos Felipe M. Horta de Minas Gerais foi um dos temas mais discutidos durante o encontro. Na visão do palestrante, o termo música regional não é ideal para se classificar a música de um estado brasileiro. “Em pesquisa que realizei em Minas Gerais registrei mais de 16 estilos musicais. Aí pergunto, qual a música regional de Minas Gerais?”. Bado o representante de Rondônia, também não aceita o termo “regionalismo” para a sua música. “Na realidade quando me perguntam qual o estilo da música feita em Rondônia, respondo que é Música Popular Brasileira feita na Amazônia – MPBA”.
Bado regressou do Rio Grande do Sul no último domingo dia 2 e já está de malas prontas para embarcar rumo a Macapá capital do Amapá onde participa da festa de aniversário do compositor e cantor Joãozinho Gomes no dia 13, “Joãozinho vai receber 50 artistas em sua festa. São artistas de todo o Brasil que vão prestigiar o grande compositor macapaense”.
Além de cantor e compositor, Bado também é o produtor dos CDs “Naia” da Elisa Cristina e “Cordas e Barros” da Ceiça Farias.
Antônio Souza Neto, pesquisador e produtor musical e sambista por amor.
******
Foi convidado e aceitou participar do júri que vai escolher o Melhor Puxador de Samba Enredo de Porto Velho.
******
Agora temos, Alkbal Sodré; Walfredo da Esquina, Hiran Brito Mendes e Antônio Souza Neto
******
De acordo com a direção da Fesec, os quesitos em julgamento são:
******
Performance; Harmonia e Interpretação.
******
Cada puxador vai contar com oito minutos para se apresentar.
******
Dentro desses oito minutos, pode cantar quantos sambas enredos achar necessário.
******
Isso que dizer, que não será obrigatório cantar o samba enredo de sua escola de samba em Porto Velho.
******
Não sei se deu pra entender.
******
Quanto ao samba enredo das escolas para o carnaval de 2008, serão apresentados independente da participação do Concurso de Melhor Puxador de Samba.
******
Na realidade, a programação diz que os Sambas das escolas de Porto Velho para o carnaval de 2008 serão apresentados por volta das 14 horas.
******
Enquanto o Concurso Melhor Puxador de Samba enredo está previsto para começar às Três e Meia da Tarde.
******
A festa propriamente dita começa ás 11 horas
******
Com a animação do Grupo "Samba de Roda" comandado pelo maestro cavaquinista Walci.
******
A Guitar Music fez parceria com a Fesec na produção da festa das escolas de samba.
******
O governo estadual através da Secel, também entrou na parceria.
******
A direção da Fesec está buscando parceria com a prefeitura através da Fundação Iaripuna mas, está encontrando dificuldades para fechar a parceria.
******
Até porque o que a Fesec está querendo que a prefeitura faça.
******
É a liberação dos subsídios para as escolas de samba.
******
Isto porque o carnaval de 2008 acontece no inicio de fevereiro e se levarmos em consideração que dezembro é uma mês de muita festa, mas que não têm nada a ver com carnaval.
******
Os carnavalescos vão Ter praticamente apenas um mês para montar os desfiles de suas escolas de samba.
******
Seria bom que a prefeitura desse uma força liberando agora, os subsídios para as escolas de samba de Porto Velho.
******
Os dirigentes das entidades carnavalescas acham que a falta de ação por parte dos dirigentes da Fundação Cultural do município é que está retardando o repasse para as escolas de samba.
******
Talvez porque os dirigentes da Fundação estivessem envolvidos na eleição do PT.
******
Agora que o processo eleitoral do PT já passou esperam os carnavalescos que as atenções se voltem para a liberação do repasse para as escolas de samba.
******
Por falar em escola de samba.
******
A Fesec está solicitando aos que forem à Festa de Lançamento do CD com os sambas enredos das escolas para o carnaval de 2008
******
Que levem para o Ypiranga pelo menos Um Brinquedo para ser doado a campanha dirigida pela primeira dama Lucilene Peixoto "Natal de Todos".
******
A entrada é franca e o brinquedo é opcional.
*****
Ontem escrevi alguma coisa sobre Us Dy Phora.
******
alguém entendeu mal.
******
O que queríamos dizer era que o ensaio do Bloco "Us Dy Phora", concentrou muitos foliões.
******
E olha que Us Dy Phora montaram palco bem ao lado do palco do Bloco Coruja.
Grupo Samba de Roda na festa da Fesec
O Grupo “Samba de Roda”, vai ser o responsável pela animação da festa de lançamento do CD com os sambas enredos das escolas de samba de Porto Velho, que acontece no próximo dia 8 (Sábado), na sede do Ypiranga. O evento faz parte da programação do Projeto “Carnaval-2008 é só Alegria” da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec. Durante a festa acontece o concurso “Melhor Puxador de Samba Enredo de Porto Velho”, que vai colocar em cheque a performance dos interpretes de samba enredos de todas as agremiações carnavalescas filiadas a Federação. As escolas de samba que já solicitaram inscrição para seu puxadores estão: Império do Samba; Gaviões do Guaporé; Unidos da Rádio Farol; Diplomatas do Samba; São João Batista e Asfaltão. Apenas a escola Acadêmicos do Armário Grande ainda não providenciou a inscrição do seu puxador de samba.
O vencedor do Concurso Melhor Puxador de Samba, ganha o direito de se apresentar juntamente com o Puxador Nego da escola de samba Varadouro do Rio Janeiro que vai se apresentar no reveillon do Zé Beer.
A festa de lançamento do CD e Concurso de Melhor Puxador de Samba tem o apoio do governo estadual através da Secel e da Guitar Music que fica a rua Presidente Dutra no centro de Porto Velho. A entrada é franca.
Fonte: zekatraca@diariodaamazonia.com.br
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando