Terça-feira, 6 de janeiro de 2009 - 06h45
Instalação
Samba na festa do
estado de Rondônia
O espetáculo das escolas de samba foi o grande destaque da festa
A Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec, apresentou na festa dos 27 anos de instalação do estado de Rondônia, promovida pelo governo estadual e coordenada pela Secel, show com trupes das escolas de samba, Acadêmicos do Armário Grande; Asfaltão e Diplomatas do Samba. “A idéia era colocar as seis escolas filiadas à Federação na programação, porém devido o avançado da hora apenas três se apresentaram”, disse o presidente da Fesec.
A programação cultural teve inicio com a apresentação da Banda de Reggae “Leão do Norte” seguida da banda de rock “V-8”; Show das Escolas de Samba; Academia Cristina Pontes – Dança do Ventre; Cia. Los Dinos e Banda Nitro. “Creio que o governo do estado está cumprindo o seu papel ao colocar para o público esses grupos culturais na festa de aniversário da instalação do nosso estado”, disse o gerente de cultura a Secel Luiz Gouveia.
As escolas de samba filiadas à Fesec começaram a se apresentar por volta das 19 horas, com a bateria da “Armário Grande” comanda pelo mestre Hudson Guedes como base para todas as demais agremiações. O primeiro interprete a se apresentar foi o Banana Split acompanhado pelo Walci do Cavaco e Genésio da Guitarra. Além do samba enredo da escola para o carnaval deste ano, Banana a pedido da direção da Fesec cantou um samba da escola São João Batista que foi dedicado ao mestre de bateria Cibalena que se encontra hospitalizado no João Paulo II desde o último sábado. A porta bandeira Simi e a rainha da bateria Ingrid fizeram parte do show da escola da Zona Sul.
A segunda troupe foi a da escola Asfaltão que contou também com a participação da porta estandarte e a madrinha da bateria da escola além dos interpretes Valdison Pinheiro, Oscar e Makumbinha que também tocou o cavaquinho.
A última escola a se apresentar foi a campeão do carnaval de 2008, Diplomatas do Samba que além do samba enredo para o carnaval de 2009, interpretado pelo Júnior e acompanhado pelo cavaquinista Audizio, apresentou a porta bandeira Terezinha e a rainha da bateria e a rainha da bateria Emile ambas vencedores do Estandarte de Ouro no carnaval de 2008.
Escolas na Feira do Porto
A partir do próximo domingo dia 11 a Fesec em parceria com a prefeitura de Porto Velho através da Fundação Cultural Iaripuna, coloca na praça Aluízio Ferreira todo domingo, show com trupes das escola de samba.
A escola escalada para abrir a rodada desses show é a Império do Samba do Areal que começa sua apresentação às 19h.
No dia 18 é a vez da escola de samba Acadêmicos do São João Batista; Dia 25 Unidos da Radio Farol e dia 25 de janeiro a escola de samba Acadêmicos do Armário Grande.
No mês de fevereiro vão se apresentar no dia 14 a escola Asfaltão e no dia 15 a Diplomatas do Samba.
As escolas assumiram o compromisso de se apresentar com a bateria, puxador de samba, mulatas, mestre sala e porta bandeira e outros destaques.
No dia 7 de fevereiro acontece no Clube Kabana's a escolha do melhor samba enredo das escolas de samba para o carnaval de 2009. “Essa festa é uma parceria com o empresário Beto Cezar, que estará apresentando show com o interprete da samba enredo Nego da escola de samba do Rio Janeiro Império Serrano”, disse o presidente da Fesec.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando