Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 07/05/10




Hoje é dia de curtir a Fina Flor do Samba no Mercado Cultural.

*******

Ernesto Melo e sua turma de sambistas começa a se apresentar por volta das 20 horas.

*******

O Projeto A Fina Flor do Samba que começou tímido, reunindo poucas pessoas na praça Getúlio Vargas.

*******

Tão logo o Mercado Cultural foi inaugurado passou para a calçada do prédio onde está o Bar do Zizi.

*******

Por falar em Zizi. No próximo sábado dia 15 acontece o aniversário de 48 anos do Bar que ficou conhecido como ponto de referencia do Mercado Público Municipal – hoje Mercado Cultural.

*******

Na oportunidade, a Fundação Iaripuna vai festejar também o aniversário do 1º ano da inauguração do Mercado Cultural.

*******

Segundo o presidente da Fundação Iaripuna Altair Santos – Tatá.

******

Se correr como o desejado, o show Trinta de Reis com os artistas Ernesto Melo, Silvio Santos e Bainha será a principal atração da festa de aniversário do Mercado Cultural.

*******

Na realidade serão duas festas em uma.

*******

Pois a dona Vera filha do Zizi e gerente do bar, também está programando uma super festa em comemoração aos 48 anos do Bar do Zizi.

*******

E já convidou os artistas que se apresentam na Fina Flor do Samba para participarem.

*******

É como diz o Enio Melo. “Vão juntar a fome com a vontade de comer” querendo dizer que no final, as festas se transformaram em apenas uma.

*******

Uma vez que os músicos que acompanham a Trinca de Reis, são praticamente os mesmos que tocam no Final Flor do Samba.

*******

Quero lembrar que antes de tudo isso, temos o show de Hoje no Mercado Cultural.

*******

Ernesto Melo, Enio Melo, Caratê, Sergio Ramos, Bato Ramos, Oscar, Joãozinho Carteiro, Cabeça, Rose, Fátima Miranda, Silvio Santos, Alciréia, Heitor Almeida e muitos outros estarão se apresentando.

*******

A Fina Flor do Samba começa às 20h e termina depois da meia noite.

*******

Amanhã também no Mercado Cultural, vamos aplaudir o espetáculo musical com os artistas: Graças Gomes do Acre, Eliakin Rufino de Roraima, Bado de Porto Velho, Célio Cruz de Manaus e Nilson Chaves de Belém.

******

Durante esse espetáculo musical será lançado o DVD do Rumos Itaú que contou com a participação dos artistas citados acima.

*******

Estamos chegando ao final de uma semana recheada de espetáculos musicais.

********

 Tudo produzido pelo Sesc através da sua Mostra Sesc Rondônia de Música.

*******

Desde o dia 4 terça feira Porto Velho respirou música, seja através de shows ou de aplicação de oficinas de composição.

*******

Além do Seminário que discutiu ou debateu a musicalidade da Amazônia.

******

Para a próxima semana pelo menos até ontem à tarde, não vislumbrávamos nenhuma programação cultural especial.

*******

O que podemos dizer, é que está revisto para a segunda feira dia 10.

*******

A abertura das inscrições dos interessados em colocar barraca no Arraial Flor do Maracujá.

*******

Serão 40 barracas mais 48 espaços para ambulantes.

*******

Com certeza vai ter gente dormindo na porta do prédio do relógio de domingo para segunda feira.

*******

A equipe comandada pela Bebel que se cuide. Serviço é o que não vai faltar nos próximos dias.

*******

Hoje a programação cultural também indica a abertura da Exposição Coletiva de Maio às 20 horas na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

 *******

No Teatro Banzeiros temos o espetáculo teatral “VIDA” Arte Dramática a partir das 20h30 de hoje.

*******

Amanhã no Parque da Cidade ao lado do Porto Velho Shopping acontece:

******

Parque da Música com apresentações artísticas a partir das 18 horas.

*******

Se hoje tem lua, vou brincar de boi, acender fogueira no meu terreiro e brincar de boi. Corre Campo!

 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 07/05/10 - Gente de Opinião



SECEL: Coletiva de Maio na Casa da Cultura


Para comemorar o dia nacional do artista plástico o Governo do Estado através da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer promove uma exposição na Casa de Cultura Ivan Marrocos. A abertura da “Coletiva de Maio” acontece nesta sexta-feira (07), às 20h30, com um coquetel, na Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório.

“Essa é uma homenagem aos profissionais que dedicam talento e criatividade na tradução da cultura rondoniense em pinturas, esculturas e instalações. Todos os anos lembramos essa data com uma exposição democrática e eclética da produção de artes plástica do Estado”, comenta Jucélis Freitas, secretário da Secel.

A exposição, que ficará aberta a visitação pública até o dia 31 de maio, reúne obras de mais de 30 artistas de Rondônia. “Com sua arte o artista tem o poder de trazer para o plano comum as coisas que muitas vezes passam despercebidas ao olhar desatento. Ele não permite que a luta diária da vida seque em seus olhos o privilégio de perceber as constantes surpresas que as grandes e pequenas coisas lhe proporcionam. Por isso, aproveitamos essa data para parabenizar todos os artistas plásticos de Rondônia”, conclui Geraldo Cruz, diretor da Casa de Cultura.

Homenagem

O Dia Nacional do Artista Plástico foi criado em homenagem ao artista José Ferraz de Almeida Júnior, que nasceu no dia 08 de maio de 1850. Aclamado pela historiografia como o precursor da abordagem de temática regionalista, Almeida Júnior introduz assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira: o amplo destaque conferido a personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira, suprimindo a monumentalidade em voga no ensino artístico oficial em favor de um naturalismo simples e palpável.

 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 07/05/10 - Gente de Opinião


 

Os artistas expositores da Coletiva de Maio:

Maria Regina Veloso
Botôto
Nonato Cavalcante
Assis Shathobriand
Erundina
Fátima Montanari
Zoghibi
Mikéliton
Fátima Amaral
Edilsa Mota
Adelina Jacob
J. Messias
Naylamp
Carlos Batalha
Gilson Castro
Franky
Eglantina
Franciney
Margot Paiva
Ricardo Peres
Goreth Lira
Edson Andrade
Sílvia Feliciano
Izabela Fontenelle
Marilac
Angella Schilling
Vrena
Geraldo Cruz
Tito Tezzari
Edna Cerqueira



 




 

SHOW

Nilson Chaves canta no Sesc Esplanada

A programação musical de hoje começa as 20h30 no Sesc Esplanada

O cantor e compositor Nilson Chaves se apresenta hoje (7), a partir das 22h na área de conveniencia  do Sesc Esplanada. Nilson Chaves encontra-se em Porto Velho participando da Mostra Sesc Rondônia de Música e do lançamento do DVD Rumos Itaú Musica que acontece amanhã no Mercado Cultural com a participação de Elakin Rufino de Roraima, Graça Gomes do Acre, Bado de Porto Velho, Célio Cruz do Amazonas e Zé Miguel do Amapa.

Durante o dia de ontem, Nilson Chaves perticipou do Seminário “Processos Composicionais nas Canções da Amazônia” que aconteceu no auditório do Cine Sesc Esplanada que além dos citados acima, contou com a participação do compositor Silvio Santos de Porto Velho. O público que compareceu saiu satisfeito com as palestras proferidas pelos compositores. Todos focaram suas falas, na questão da universalidade da produção musical na Amazônia. “O importante é cantar nossa aldeia com a sonorizaçao universal”, disse Eliakim Rufino. Nilson Chaves disse que maior que a cidade, mair que o estado está a região, por isso, todos devemos nos apresentar como compositores da Amazônia e não de um determinado estado”. Lembrou ainda o paraense, que quando perguntamos a um cearense, paraibano, pernambucano etc. De onde ele é, a resposta vem de imediato “Sou Nordestino”. Por que também não dizermos “Sou da Amazônia ou Amazônico?”. Eliakim Rufino aproveitou para mostar o DVD do seu show no Rumos Itau que vem mesclado com declarações sobre o cotidiano do roraimense. Bado falou da importancia de projetos como o Rumos Itau e da sua produção musical “Que anda um pouco parada porque estou me dedicando ao estudo acadêmico da musica”. Silvio Santos encerrou falando sobre a contribuição da música popular propriamente dita, como o samba enredo e a toada de boi bumbá na universalidade da composição musical da Amazônia.

Quando a coordenação disponibilizou o microfone para a participação da platéia, a jovem Giovana fez uma explanação sobre a defesa do meio ambiente, lembrando a importancia das letras das músicas dos integrantes da mesa   sobre o assunto. Paulinho Rodrigues discorreu sobre a interferencia ou a influencia de culturas de outras regiões quanto a maneira de falar do caboclo da Amazônia,  enquanto o compositor e ambientalista Augusto Silveira chamou a tenção para o curso de Artes recentemente aberto na Unir. A cantora Elisa Cristina falou da sua trajetória musical e encerrando o debate, o compositor Rudney Prado disse da dificuldade em se conseguir abertura nas emissoras de rádio de Porto Velho, para se implantar um programa realmente cultural que toque as múscas de compositores da Amazônia.

Hoje a noite, antes do show do Nilson Chaves, a Mostra Sesc Rondônia de Música apresenta no Teatro Um show especial a partir das 20h30, com os cantores Bado (PVH), Grego (Ji Paraná), Marcos Biesek (Ariquemes) e Banda Spda Acústica (PVH).

Para assistir aos espetáculos musicais na noite de hoje no Sesc Esplanada, é preciso trocar na bilheteria do teatro Um 2 litros de leite (caixinha) pelo ingresso.

Fonte: Sílvio Santos

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)