Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 07/09/10



PALCO GIRATÓRIO

O Menino Maluquinho
no teatro 1 do Sesc

O espetáculo está marcado para começar as 16h00 no teatro 1 do Sesc Esplanada

O festival de teatro Palco Giratório promovido pelo Sesc/RO em Porto Velho prossegue com a apresentação as 16h00 desta terça feira dia 7, da peça infantil “O Menino Maluquinho” uma adaptação do grupo “Voar Teatro de Bonecos” do Distrito Federal.

O coordenador de cultura do Sesc Fabiano Tertuliano informa que o espetáculo vai começar impreterivelmente as 16h00 e que o teatro será aberto as 15h45. “Lembro que domingo passado 5, quando da exibição da peça ‘Meninos Verdes de Cora Coralina’, o teatro 1 ficou literalmente super lotado e os que chegaram após a hora marcada, não conseguiram entrar por falta de espaço”.

Menino Maluqinho - A adaptação feita por Marco Augusto mostra um contador de história que se vê envolvido com as brincadeiras do menino, que foge do livro deixando as páginas em branco. A partir daí, se estabelece uma relação de procura do personagem para devolvê-lo ao livro, criando o conflito imprescindível à encenação. Enquanto isso o menino interage com seus amigos e com o contador de histórias.

A grande motivação para esta montagem é a obra de Ziraldo, um dos autores Brasileiros mais lidos pelas crianças. Levar O Menino Maluquinho para o palco é reforçar a relação livro e dramaturgia, uma parceria que muito contribuiu com o teatro mundial. O estilo literário de Ziraldo aliado ao seu traço de cartunista é rico em detalhes imaginativos e estética minimalista, criando várias possibilidades de animação com bonecos permitindo compor um espetáculo de beleza e conteúdo literário, com cenas ricas em poesia visual, relacionadas com a experiência da infância onde impera o lúdico.

A história original é preservada em sua essência, rica em metáforas e simbolismo. As situações do livro são transportadas para o palco através dos bonecos e das possibilidades de encenação e exploração da caixa cênica, utilizando várias técnicas de manipulação que permitem criar cenas fantásticas e elementos mágicos.

A concepção do espetáculo busca retratar a infância no seu sentido mais amplo; o exercício de imaginação, da pureza e da simplicidade, assim como no livro, onde o autor usa ternura para narrar meninices, molecagens, brincadeiras, esperteza, curiosidade e sonhos. O Menino Maluquinho traz a identificação não somente nas crianças, mas também nos adultos.

A proposta da montagem é criar um espetáculo belo e rico em poesia com muito humor e ternura, totalmente identificado com o a proposta de Ziraldo que fala às crianças de maneira simples e direta.

 

Ficha Técnica

História original: Ziraldo
Direção e adaptação: Marco Augusto
Menino Maluquinho: Alessandra Barros
Bocão: Marco Augusto
Contador de Histórias: Lúcia Corrêa
Junin: Marco Augusto
Iluminação: Gilderlei Menezes
Trilha sonora: Wesley Barbosa
Confecção de bonecos e cenário: O grupo
Desenhos e computação gráfica: Paulo Pietro


 


Hoje tem parada militar/estudantil/política/comercial, alusiva a comemoração dos 188 anos da Independia do Brasil.

*******

Quando, segundo os historiadores oficiais, D. Pedro deu o famoso grito de “Independência ou Morte”.

*******

Como ninguém morreu por causa disso, estamos aqui lembrando nossos leitores sobre a programação que vai acontecer na avenida dos Imigrantes (antiga Costa e Silva) em Porto Velho, a partir das 8h30 de hoje 7 de Setembro.

*******

Mais de 30 entidades, entre militares, estudantis e serviços estarão desfilando na manhã desta terça feira na passarela onde acontece o carnaval tradicional.

*******

Para ficar mais fácil, a parada de 7 de Setembro acontece na avenida dos Imigrantes no trecho entre a Jorge Teixeira e a Rio Madeira.

*******

A estrutura montada para receber o público que com certeza vai super lotar a Avenida, não passa de um pequeno lance de arquibancada.

*******

Já no palanque das autoridades o negócio muda de figura.

*******

Como sou fã de carteirinha de fanfarra e banda de música, estarei prestigiando os desfiles de 7 de Setembro na manhã de hoje.

*******

O amigo Lúcio Albuquerque em sua coluna “Conta Gotas” levanta dúvida sobre quem realmente escreveu o Hino “Céus de Rondônia”. Leia o texto publicado pelo Lúcio:

********

DÚVIDAS - E se o Céus de Rondônia, hino oficial do Estado, teve outro autor e outro responsável pela música, ao invés dos citados historicamente? Uma questão para historiadores debaterem, mas há fortes citações de que quem assinou a letra e a música não teriam sido os que são apontados como tais.

*******

A respeito do assunto, certa vez entrevistei o maestro Carlos Sinfonte que foi Mestre da Banda da Guarda Territorial e depois da Banda da Polícia Militar de Rondônia.

*******

E ele respondendo uma pergunta sobre o assunto, disse, que José de Mello e Silva que assina como autor da melodia, era uma pessoa muito curiosa a respeito de música, não sabia ler música mais arranhava algumas notas musicais nos instrumentos que lhe caísse às mãos.

*******

Como Juiz de Direito foi trabalhar no fórum de Guajará Mirim e por gostar de Bandas Musicais reuniu um grupo de músicos que residiam na Perola do Mamoré à época, e montou uma Banda Musical que tocava nos eventos oficiais e principalmente no coreto da Praça que fica no centro antigo de Guajará Mirim.

*******

Conta Carlos Sinfonte que o Dr. José de Melo e Silva por ser muito amigo do então governador Joaquim de Araujo Lima ao tomar conhecimento do poema “CEUS DO GUAPORÉ”, nome original do hoje hino de Rondônia.

*******

Pediu autorização para musicá-lo.

*******

Esboçou uma “melodia” e foi mostrar para o Mestre da Banda da Guarda Territorial.

******

O Mestre da Banda que segundo Carlos Sinfonte era o Mestre Neves reuniu os melhores músicos da Banda e juntos, “ajeitaram” a melodia apresentada pelo Dr. José de Melo e Silva e então passaram a tocar nas retretas que aconteciam todos os domingos na Praça Rondon.

********

Aí não precisamos recorrer aos historiadores, para saber sobre os verdadeiros autores do Hino de Rondônia. Pois José de Melo e Silva pode até não ter sabido escrever a melodia dentro dos padrões harmônicos, mas, conseguiu passar aos músicos da Banda (furiosa) da Guarda Territorial o que ele queria que fosse feito com aquele esboço de melodia.

*******

Quanto à letra a professora Marise Castiel jurava que realmente era e é de Joaquim de Araújo Lima.

*******

N.R – O maestro Carlos Sinfonte está vivo e pode muito bem ser convocado para o evento que a Academia de Letra de Rondônia vai realizar no próximo dia 13.

*******

Agora vamos assistir os desfiles de 7 de Setembro!
 

 



 

SHOW

Valorização da melhor idade

A secretaria municipal de assistência social (Semas), em alusão à Semana do Idoso,vai realizar na próxima 5ª feira dia 9, o 1º Show de Talentos e Intérpretes da 3ª Idade, com o título “Descobrindo e Valorizando a Auto Estima e o Talento da Pessoa Idosa”. O evento é direcionado para cerca de 1.500 pessoas da 3ª idade que participam das ações da Rede da Pessoa Idosa, vinculada a Sema. Será premiado o 1º lugar com uma televisão tela plana e o 2º e 3º lugar com aparelhos de som (microsyster).

A secretária municipal Bendita Nascimento, vê no projeto uma “oportunidade de resgate dos talentos que estes idosos, deixaram de praticar ao longo do tempo, ou ainda estão ativos nas suas expressões artísticas e agora poderão socializar neste show. A premiação individual e a escolha dos vencedores não é o nosso ponto principal e sim valorizar os dons artísticos que cada um possui e precisa ser compartilhado com todos”, destacou.

O show será realizado no próximo dia 09, quinta feira, a partir das 16 horas, no Mercado Cultural. Também está na programação a apresentação de uma banda musical, concurso de miss e mister da terceira idade, com premiação para os três primeiros lugares.

A realização é da prefeitura de Porto Velho através da Semas, que conta também com o apoio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o Conselho Municipal do Idoso de Porto Velho (CMI) e com a Associação Beneficente Clube de Mães, Idosos, Crianças e Moradores do bairro Esperança da Comunidade.

Os artistas realizarão apresentações de canções, danças e declamação de poesias, a premiação será para as interpretações. A equipe da Semas responsável pelo show é formada pelos servidores Rejane Silva Neves, Maria Ozanira Simplício e Raimundo Feitosa.


Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



 Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com  
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)