SAUDADE
Morre o compositor Orlando Pereira
Faleceu, nessa quinta-feira (05.11), por volta das 19 horas no Hospital de Base, na cidade de Porto Velho-RO, o músico, compositor e intérprete Orlando Pereira. O corpo do artista foi velado na Casa de Cultura Ivan Marrocos. Ele apresentava uma série de problemas físicos e nos últimos dias descobriu que era portador de um câncer e não resistiu vindo a falecer.
Orlando Pereira, carioca do Estácio, chegou a Porto Velho, no início da década de 1980 com o grupo musical “Reza Forte” comandado pelo empresário Lima. O grupo se desfez e cada um dos componentes voltou para sua cidade de origem. Orlando nunca mais deixou a cidade. Casou e foi morar no morro do Triângulo.
Neguinho Orlando, como era chamado pelos amigos, foi um dos fundadores e responsável pelo nome do “Movimento de Criação Cabeça de Negro”, que na segunda metade da década de 80 e início dos anos 90 agitou a cidade com vários shows, discussões, reivindicações e polêmicas defendo a cultura afro-brasileira e ribeirinha focada nos costumes da antiga cidade de Porto Velho quando era originalmente Amazônia.
Exímio músico, compositor sensível, Orlando Pereira, deixa uma grande contribuição para a cultura do Estado de Rondônia, inclusive, uma das suas composições, “Defeitos e Virtudes”, foi gravada pelo grupo “Anjos da Madrugada” o seu último CD – Bazar Amazônico.
Fonte: Adaides Batista dos Santos
Perdemos o amigo, irmão, parceiro e acima de tudo humano.
********
Orlando Pereira.
********
No papel, 57 anos.
********
Na moral 61.
********
Neguinho Orlando como era carinhosamente chamado pelos mais íntimos.
********
Aportou em Porto Velho em 1980 contratado pelo empresário Lima para atuar como músico na casa de samba “Reza Forte”.
*******
Quando a Casa de Samba fechou, os músicos cariocas retornaram para o Rio de Janeiro, mas, Orlando preferiu ficar em Porto Velho.
*******
Acontece que pelo seu jeito de ser, Orlando fez boas amizades na capital de Rondônia.
*******
O prefeito Chiquilito Erse o empregou na prefeitura como Fiscal.
********
Em suas primeiras férias como funcionário municipal, foi visitar os parentes no Rio de Janeiro e segundo ele. “Com a ‘baba’ que levei fiz a maior festa em Madureira”. (local onde até hoje residem a maior parte de seus familiares).*******
Filho de um dos fundadores da primeira escola de samba do Brasil Orlando Fuzarca que criou em parceria com Ismael Silva a escola de samba do Estácio de Sá.
*******
Neguinho Orlando era reverenciado por tudo quanto era sambista que vinha do Rio de Janeiro se apresentar em Porto Velho.********
Foi violonista da banda do Jorge Ben (Jorge Benjor). Daí o swingue na levada do seu toque de violão.
********
Compositor parceiro de Odibar e outros famosos.
********
Produtor musical da gravadora Continental.
*******
Em Porto Velho, além de pertencer a banda do Reza Forte, foi um dos criadores do Movimento de Criação Cabeça de Negro.
*******
Compositor na escola de samba Pobres do Caiari.
*******
E nos últimos três carnavais, foi o autor dos sambas enredos da escola de samba Unidos do Rádio Farol.
*******
Líder comunitário – Foi presidente da associação de Moradores do bairro do Triângulo e diretor do Departamento de Esportes da mesma associação.
********
Deixa saudades por tudo que nos proporcionou.********
Orlando Pereira – Orlando do Estácio ou apenas Neguinho Orlando!
*******
Quantas saudades! Descansa em paz!
SHOW
Zezinho e Antônio Pereira
Hoje do Sesc
O
cantor amazonense Antônio Pereira é convidado de Zezinho Maranhão
Zezinho Maranhão encantou a todos com sua expressiva e bela voz na apresentação de abertura da temporada de três shows no Sesc/Esplanada que aconteceu no último dia 31/11/09.
Neste dia 07 de novembro/09, Zezinho Maranhão proporcionará na segunda apresentação, ainda no Teatro Um do Sesc/Esplanada, a partir das 20h30, momentos inesquecíveis aos portovelhenses, quando terá como convidado especial, com quem dividirá o palco, o compositor e cantador, como gosta de ser chamado, Antonio Pereira de Manaus.
De voz inconfundível, Antonio Pereira é compositor e cantor com três CDs gravados, "O Lago das 7 Ilhas", "Estrada de Barro" e "Lendas", o artista irreverente em sua forma de vestir-se e apresentar-se, pelos cabelos compridos e sandálias de couro destaca-se mesmo é pela determinação em conservar a genuinidade dos ritmos da Amazônia.
Pereira iniciou sua carreira em 1981 interpretando Zé Ramallho, Elomar e Milton Nascimento, com um público fiel que lotava as casas noturnas para apreciar seu distinto trabalho.
A junção destes dois talentos, Zezinho Maranhão e Antonio Pereira, têm elementos para revolucionar a cultura de Porto Velho, quiçá de Rondônia.
Na próxima semana, no dia 14/11/09, a temporada culminará com o show de importância não inferior, Zezinho Maranhão e o artista Zé Miguel de Macapá.
Neste sábado, dia 07 de novembro, o show será Zezinho Maranhão e Pereira, no Teatro Um do Sesc á partir das 20h30, você não pode perder!
Ingresso: R$ 10,00 Meia para estudantes, idosos e comerciários.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)