Quinta-feira, 8 de janeiro de 2009 - 06h08
Continuando a história do “Gato”, que assombrou os categas do bairro Caiari.
*******
Naquele ano abriu uma padaria na rua Presidente Dutra sub esquina com a Pinheiro Machado.
*******
E toda noite a turma que estava ajudando a bordar as fantasias se cotizava para comprar pão quentinho.
*******
Isso logo após a luz se apagar.
*******
Naquele dia, assim que a luz foi embora o silencio do bairro foi quebrado, pelos gritos de uma madame.
*******
A mulher saiu de dentro de casa gritando, “pega ladrão! Pega ladrão!
*******
Quando o pessoal que estava na residências das modistas correram para ver o que estava acontecendo, a rua Santos Dumont já estava cheia de gente.
*******
Alguns com lanternas outros com lampiões e todos querendo saber onde estava o dito “ladrão”
*******
De repente alguém ouvir um barulho vindo do telhado de uma das casas e gritou:
*******
Ele está ali no telhado daquela casa!
*******
E parte do pessoal correu pra lá.
******
Tinha gente com pedaço de pau, teçado e até uma espingarda apareceu.
******
Enquanto isso, aquela madame que deu o alarme continuava gritando.
*******
O safado estava na área da casa do meu pai e quase pega a minha irmã.
*******
Se eu não chegasse, a coitadinha tinha sido vítima do “safado”.
******
O hoje Dr. Vitor Sadek que já morava na casa que fica no canto da Rua Duque de Caxias com a Santos Dumont bem em frente à praça Aluízio Ferreira.
******
Quando a turma chegou, já estava lá!
*******
Quando o tumulto se formou e ele viu que, caso o pessoal pegasse o “ladrão” esse seria linchado e quem sabe até morto.
*******
Chamou o pessoal da escola de samba, e avisou o negócio ali era outro.
*******
Vitinho (como era chamado o Vitor Sadek) informou que o tal de “ladrão” que a mulher estava querendo pegar.
*******
Era o fulano de tal, brincante da Império do Samba Pobres do Caiari.
*******
Que estava “transando”, justamente com a irmãzinha da dita cuja escandalosa.
******
Na área da casa do pai da mesma.
*******
Esclarecido o que estava ocorrendo.
*******
O pessoal da escola passou a confundir os caçadores do “ladrão”.
*******
Quando o pessoal do bairro estava para descobrir o escondirigio do “Gato” a turma fazia zoada para o outro lado e todo mundo corria naquele rumo.
*******
E assim foi até, que o Vladimir Carvalho juntamente com o Manelão que vinham da Maria Eunice.
*******
Disseram que haviam visto um cidadão numa disparada carreira no rumo da ladeira do palácio.
*******
O dia já estava clareando quando a maioria dos moradores do bairro Caiari se recolheu as suas residências.
*******
Enquanto isso na casa da dona Florípedes e da dona Ilda Maia a turma saboreava um gostoso café da manhã com pão da padaria do seu Nobre.
*******
Até hoje, aquela madame que fez o escândalo não sabe quem era o ladrão.
*******
Que por muito tempo freqüentou a residência da família durante o dia como amigo e a noite, se transforma no “gato” que fazia mistura pelos telhados das casas do bairro dos categas.
********
Esse moço era passista da Pobres do Caiari e a jovem que era atacada, sempre desfilou como destaque.
*******
Só não posso divulgar o nome de ambos porque, pelo menos a mulher hoje é muito bem casada e não iria pegar.
*******
O cabra, até hoje é metido a conquistador!
*******
E assim vamos dando continuidade às histórias que constam no nosso livro, que só ainda não foi publicado por falta de patrocínio.
*******
Agora, mudando de conversa, onde foi que ficou, aquela velha amizade...
*******
Amanhã O Galo da Meia Noite apresenta o tema do carnaval 2009 em coquetel que será oferecido à imprensa lá no restaurante do Braz.
*******
O pessoal do “carijó” está correndo mais que “viado” galheiro, para oferecer o melhor aos jornalistas.
*******
Por falar em Galo!
*******
O negócio, apesar da festa de hoje,
*******
Não está muito bom para o lado de um diretor.
*******
Acontece que na reta final dos preparativos, os principais diretores do bloco, deixaram o cidadão de “fora”.
*******
O cara ta um fera porque pode ficar fora de uma festa no estilo 0800.
*******
O governador Ivo Cassol autorizou o secretário da Secel Jucélis Freitas a firmar convenio com Fesec para o repasse de subsídios para os desfiles das escolas de samba.
PARCERIA IARIPUNA/FESEC
Escolas de samba na praça
A Fundação Iaripuna (Instituição Cultural do Município de Porto Velho) e a Fesec – Federação das Escolas de Samba, selaram a mais nova parceria cultural da cidade. Com isso o Projeto Cultura na Praça levará a partir do próximo dia 11 (durante os domingos de janeiro e fevereiro – às 19h) para a Praça Aluízio Ferreira, shows artísticos com as escolas de samba da cidade. Já no próximo domingo, a Escola Império do Samba, do Bairro Areal, estará no palco da Praça, mostrando ao público os seus ritmistas, o seu samba de enredo para este ano, os seus intérpretes e convidados, casal de mestre-sala e porta-bandeira, madrinha da bateria, passistas e outros destaques, num vistoso espetáculo em forma de síntese do que será o seu desfile na avenida. Segundo o Presidente da Fundação Iaripuna Altair Santos (Tatá), a parceria com a Fesec no Projeto Cultura na Praça, filia-se à tônica cultural do momento – o carnaval – e abre importante espaço para a difusão da cultura popular, mostrando as cores, o brilho e o potencial criativo das nossas agremiações carnavalescas, as quais estão assentadas em diferentes bairros da cidade, além é claro, de agregar valor às atividades do Projeto Feira do Porto. A Praça Aluízio Ferreira é um espaço reformado pela Prefeitura de Porto Velho para, aos finais de semana, receber as famílias com bons programas de lazer cultural e entretenimento, desta feita, com os shows das Escolas de Samba. Ao tempo em que transcorrer as atividades com as agremiações de carnaval, o projeto estará sendo reavaliado pela Fundação Iaripuna, no sentido de promover sensíveis melhorias ao produto cultural exibido ao público.
Bloco Murupi tem festa
de lançamento amanhã
O Bloco Murupi será apresentado oficialmente aos foliões de Porto Velho em uma grande festa aberta que será realizada sexta-feira, dia 09 de janeiro, a partir das 20 horas, no Clube do Sintero, na Capital. O Bloco Murupi é uma realização da Associação Cultural e Recreativa Murupi e substituirá o antigo Bloco do Sintero no carnaval 2009.
Na oportunidade será apresentada a proposta do bloco para um desfile com segurança e muita animação no carnaval 2009. Na festa de lançamento os foliões também conhecerão as marchinhas compostas especialmente para o primeiro desfile do bloco, os patrocinadores que estão proporcionando a realização do carnaval, bem como todo o trabalho que vem sendo realizado pelos organizadores para colocar o bloco na rua.
O Bloco Murupi tem o patrocínio de Skol, Brahma, Sintero Saúde, jornal O Observador, e o apoio do Sintero, dos senadores Fátima Cleide e Valdir Raupp, dos deputados federais Eduardo Valverde e Marinha Raupp, Gráfica Primmor, Prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna, Sinjur, Sindicato dos Bancários e de Hélio Vieira.
Os ensaios do Bloco Murupi ocorrerão aos domingos, a partir do dia 18 de janeiro, às 18 horas, na Avenida Pinheiro Machado esquina com Rogério Weber. O desfile oficial será no dia 22 de fevereiro, as 19 hora, no circuito do carnaval, no centro de Porto Velho.
A festa de lançamento do Bloco Murupi terá entrada franca e será animada pela Banda Frevo Folia, a mesma que animará o desfile oficial do bloco. O presidente da Associação Cultural e Recreativa Murupi, jornalista Adércio Dias, disse que uma grande equipe está trabalhando com afinco para que o carnaval deste ano seja um dos mais animados de todos os tempos.
Canto da Coruja - Programação
O tradicional bloco Canto da Coruja, que vai desfilar no dia 20 de fevereiro pelas ruas do bairro do Areal, abre a programação relativa ao carnaval de 2009 no dia 24 de janeiro. “Em virtude do alto custo da produção, vamos realizar apenas quatro ensaios este ano”, explica o presidente Cezinha. Além do ensaio do dia 24, o bloco vai reunir seus foliões e simpatizantes nos dias 31 janeiro; 7 e 14 de fevereiro.
A banda que vai animar os foliões do bloco do Areal é a mesma que do ano passado, ou seja, a comanda pelo maestro Aragão que também puxa o bloco Rio Kaiary.
O ensaio do dia 14 de fevereiro será especial, já que a diretoria do bloco vai apresentar o Kit Fantasia além de realizar o concurso que vai eleger a Rainha do Bloco para o carnaval 2009. “A Sandrinha é quem está ensaiando as meninas que já se inscreveram para participar do concurso”, disse Cezinha.
O kit fantasia do Canto da Coruja é composto do abada e acessório para a cabeça como ocorreu no carnaval passado.
A grande novidade do bloco para o carnaval deste ano, é a mudança do itinerário. “Não iremos mais até a 7 de setembro, pois na Prudente de Moraes a fiação é muito baixa e causava problemas para o trio. Faremos o seguinte percurso: 13 de Setembro, Alexandre Guimarães, Rogério Weber, 13 de Maio (João Alfredo), Presidente Dutra, retornando pela Alexandre. Guimarães e encerrando em frente ao colégio Estudo e Trabalho”.
Quem comprar o kit fantasia do bloco concorre ao sorteio de 01 Note book + Mochila, no dia 20 de fevereiro minutos antes do inicio do desfile.
O kit fantasia pode ser adquirido na sede do bloco à rua 13 de setembro, 1578, no ninho da coruja durante os ensaios, supermercado Liberdade no areal (todos cartões de crédito), Labiomed na Pedro II e com os promotores de vendas. “Nosso atual presidente é Augusto França de Lima”, finaliza Cezinha.
Fonte: Sílvi Santos / www.gentedeopiniao.comzekatracasantos@gmail.com
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando