Quinta-feira, 8 de abril de 2010 - 06h06
Ontem festejamos? O dia do jornalista.
*******
Muitas foram as felicitações recebidas, principalmente dos políticos.
*******
Na oportunidade agradecemos as felicitações de “Feliz? Dia do Jornalista”.
*******
Por falar nisso: Pelo menos em Porto Velho os cursos de jornalismos das nossas faculdades estão em regime de “falência”.
*******
Falência nesse caso quer dizer encerramento das atividades.
*******
Acontece, que depois da decisão do Ministro do STF Gilmar Mendes anunciar que para a pessoa ser jornalista não precisa ter diploma, nossas faculdades não conseguiram matricular alunos que desse para formar uma turma.
*******
Sendo assim a última turma de jornalismo que conseguiu se matricular foi a que iniciou em 2009 e hoje está cursando o 3º período.
******
É a turma onde estudam o Marcelo Reis a Eva, o Carioca e outros tantos colegas.
*******
Em conseqüência disso.
*******
O Sindicato dos Jornalistas de Rondônia – Sinjor através do seu presidente Carlos Alencar conseguiu junto a Federação Nacional de Jornalistas – Fenaj a reativação em Rondônia da figura do jornalista provisionado.
*******
Com a desativação dos cursos de jornalismo em Porto Velho, fato que será concretizado em no final de 2012 com a formatura da turma do Marcelo Reis.
*******
Muita gente vai deixar de reforçar o orçamento dando aula de jornalismo. Uma pena realmente. Ainda mais que todos os concursos que estão abertos para assessor de imprensa estão exigindo Diploma de jornalismo.
*******
Na realidade ser jornalismo é trabalhar por amor.
*******
Já que o piso ainda é muito aquém do merecido pela categoria, que coloca a cara para bater a todo momento.
******
É por isso que amamos essa profissão, que apesar de mal remunerada é gostosa de exercer.
*******
Salve os Jornalistas de Rondônia e do Brasil.
******
Por falar em festa.
*******
A nova diretoria da Federon toma pose hoje a noite em solenidade que vai acontecer a partir das 19 horas na sala 4 do Centro de Formação da Prefeitura de Porto Velho – ali no teatro Banzeiros.
*******
A diretoria que foi eleita em dezembro do ano passado e assume a Federon na noite de hoje é composta pelos seguintes membros.
*******
Presidente: Francisco Fernando Rodrigues Rocha; Vice: Silfarnei da Silva Guedes.
********
1º Secretario: Gilfran Silva; 2º Secretario: Roberto Matias; 1º Tesoureiro: João Francivaldo; 2º Tesoureiro: Luiz Gonzaga Benevides.
********
Conselho fiscal:
********
Neiva Mariano, Elder Roney, João Silva, Cesar Soares, Juca Magalhães, Alan Bergueson.
*******
Depois da festa da posse será servido coquetel aos convidados.
*******
A nova diretoria da Federon votos de boa gestão.
*******
Geraldo Cruz manda:
******
Acontece na Casa da Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho - Rondônia – Brasil.
*******
De 06/04 a 29/06 - Curso Livre de Xilogravura, ministrado pela artista plástica Angella Chileno (em andamento).
******
De 08 a 10/04 - Exposição de Orquídeas.
******
De 09/04 a 03/05 - Exposição Coletiva dos fotógrafos Claus Meyer, Marco Terranova, Rogério Reis e Ronaldo Nina (abertura na 6ª feira, às 20h30Min).
*******
Dia 10/04 - Lançamento do Livro Desmistificando a Palavra de Deus, da escritora Rosa de Fátima (às 19h30Min)
*******
De 12 a 18/04 - Exposição Preto e Branco, do artista plástico Assis Shathobriand.
********
Essa veio por e-mail.
*******
Olá Silvio!
******
Tenho conversado com o Ednart e a Dayna e tenho comentado sobre a coluna Lenha na Fogueira. Eles me pediram para enviar a você o e-mail deles para você relacionar na sua lista de endereços eletrônicos que recebem a coluna de cultura mais lida e temida de toda Região Norte. O casal quer acompanhar as notícias de cultura lá de Parintins (AM).
*******
Estão anexados!
*******
Enquanto isso no bairro Roberto Sobrinho.
*******
O tiro saiu pela culatra.
******
O feitiço pode virar contra o feiticeiro.
******
Vamos ver a onça beber água.
*******
E quem tem “roupa no quaradouro”
*******
E até poder confirmar que os fracos serão exaltados.
*******
E que “quem rir pó último, rir melhor”
*******
Sem esquecer que a justiça Divina sempre prevalece.
*******
E que Policia é para garanti a segurança da população e não agredir com bala, bomba de feito moral e spray de pimenta.
*******
Por falar nisso, ouvi no comandante da operação declarando que o comando da Policia Militar vai tomar providencias.
*******
Estão avaliando as truculências que começaram com o caso do spray de pimenta nos jogadores de um time de futebol durante jogo no aluizão.
*******
Estão avaliando as truculências contra os professores no Palácio Presidente Vargas.
******
E as truculências contra os moradores do chamado bairro “Roberto Sobrinho”.
******
Tá doido, doido?
PONTO DE CULTURA
Radio Farol para todos
O grupo folclórico recreativo e cultural “Os Caipiras do Rádio Farol”, inaugura amanhã 9, o Ponto de Cultura “Rádio Farol Para Todos”. De acordo com declarações do presidente Severino Castro, “o passo primordial para o desenvolvimento das culturas públicas, foi à aprovação do Ponto de Cultura”. As atividades começam em na próxima segunda feira 12 e se estenderão até o mês de dezembro. Os cursos a disposição da comunidade são: ballet, Capoeira, Jazz, Folclore, Dança de Salão, Sapateado, Dança Afro, Musicalidade e Teatro. Para cada atividade foram contratados profissionais os mais preparados existentes em Porto Velho. “Se for preciso vamos buscar profissionais em outros estados”, disse Severino.
Além dos cursos acima, o Ponto de Cultura Rádio Farol Para Todos, vai oferecer aulas de reforço aos alunos dos colégios que fazem parte da comunidade onde a entidade está localizada. “Para o ano de 2011, além de todas as atividades divulgadas, vamos incrementar o projeto de Inclusão Digital”,
A festa de inauguração do Ponto de Cultura Rádio Farol Para Todos, está marcada para as 20h desta sexta feira 9, na sede da Quadrilha que fica a rua Jamary, 2449 no bairro das Pedrinhas.
Severino lembra que a Quadrilha “Os Caipiras do Rádio Farol”, ensaia todos os dias na quadra do colégio Castelo Branco no bairro Novo Estado a partir das 23 horas.
CURTAMAZÔNIA
Guajará - 81º anos da Pérola do Mamoré
A história de Guajará-Mirim será destaque no festival Curtamazônia
O Festival de Cinema Curta Amazônia além de exibir filmes para a comunidade rondoniense, vem contribuir e prestar esclarecimentos de nossa própria história. Estamos divulgando cidades que participam desse processo, e Guajará Mirim não poderia ficar sem essa lembrança aos rondonienses, porque 10 de Abril faz parte de nossa História.
Conhecer Guajará Mirim é muito bom, afinal você que ainda não conhece, vai lá e confira o que a cidade pode lhe proporcionar, além de ser a cidade mais antiga do interior do Estado de Rondônia. Tem diversas atividades culturais que acontecem na cidade, temos o Desafio dos Bois Bumbás o Duelo na Fronteira entre os dois bois Flor do Campo e Malhadinho, e temos locais turísticos pouco visitados:
- A Gruta ou caverna dos Pacaás Novos.
- O Alto da Chapada dos Pacaás Novos - Torre da EMBRATEL.
- O passeio até os Rio Pacaás Novos - que apresenta o nosso encontro das águas com o rio Mamoré.
- As Cachoeiras e Corredeiras – Guajará-Mirim, Guajará-Açú, Bananeira, Pau Grande, Lage, Praia da Pedra da Morte e Praia das Três Bocas.
- O Parque Municipal Natural Serra dos Parecis.
- As tribos indígenas que lhe proporciona artesanatos indígenas que se pode comprar na aldeia.
- As reservas extrativistas existentes próxima da cidade.
- A Vila do Iata, com corredeiras e algumas peças que mostram um pouco da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
- Tem a visita à cidade boliviana Guayaramerin, cruzando o Rio Mamoré.
A cidade tem várias bandeiras bancárias para atender o público visitante, farmácias, lanchonetes, rodoviária, aeroporto, hotéis, pousadas e restaurantes que constituem numa excelente culinária regional, como a caldeirada de tambaqui feita no tucupi, a jatuarana na folha da bananeira, o dourado frito ou cozido, o pirarucu com banana frita, o tacacá com pipoca, os sucos naturais de variadas frutas da região, o tradicional café da manhã no mercado municipal.
Vale a pena conhecer Guajará Mirim a “Pérola do Mamoré”, 320 Km da capital Porto Velho/RO, pela BR 364 sentido Rio Branco, no entroncamento do Km 190, vire à esquerda na BR 425 e à 130 Km é a cidade.
Fonte: Sílvio Santos
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando