Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 08/06/10


ELIMINATÓRIAS

 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 08/06/10  - Gente de Opinião



Mocidade Junina, Candeias e
Triangulo no Maracujá

A disputa entre os grupos de quadrilha foi bastante acirrada

As quadrilhas Mocidade Junina, Arrasta Pé de Candeias adultas e Matutinhos do Triângulo Lascando o Cano e Arrasta Pé de Candeias mirim, foram os grupos classificados, nas eliminatórias promovidas entre os dias 3 e 5 pela Federon – Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia no XIII Arraial Flor de Cacto que ganharam o direito de se apresentar na XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que vai acontecer entre os dias 25 de junho e 4 de julho no arraial Flor do Maracujá em Porto Velho.

Considerado o segundo maior arraial junino de Porto Velho, o Flor de Cacto na sua XIII edição, levou ao campo 1º de maio no bairro Caladinho, Zona Sul, durante dez dias, mais de 50 mil pessoas, que apreciaram apresentações de quadrilhas e bois bumbas, além de dançar forró todas as noites, ao som da banda “Anacondas do Forró”.

A Federação de Grupos Folclóricos comandou a programação de quinta feira 3, até sábado dia 5, realizando as eliminatórias que classificou 4 grupos para dançar junto com os considerados grandes, no Flor do Maracujá deste ano.

Domingo 6, os integrantes dos grupos que participaram das eliminatórias, desde cedo, concentraram-se nas arquibancadas e arena de dança do Arraial, para acompanhar a contagem dos votos dos jurados que atuaram durante as eliminatórias. No final, a quadrilha “Mocidade Junina” com 418.4 se classificou em 1º lugar seguida da quadrilha “Arrasta Pé de Candeias” com 412,4 pontos.

No naipe grupo de quadrilha mirim, o grande campeão foi: “Matutinhos do Triângulo Lascando o Cano” com 427,3 pontos seguida da “Arrasta Pé de Candeias mirim com 391,1 pontos.

Flor do Maracujá

De acordo com a Gerente de Cultura da Secel Tchândrica Madalena – Bebel, o projeto Flor do Maracujá foi aprovado pelo Conselho que analisa os projetos encaminhados a Lei Rouanet. “provavelmente esta semana o resultado será publicado no Diário Oficial da União e então, estaremos aptos a promover a captação dos recursos que serão repassados aos grupos folclóricos”, disse Bebel. Já a coordenadora do Flor do Maracujá professora Nazaré Silva informou a nossa reportagem, que após receber da Federon o resultado oficial das eliminatórias, vai divulgar a ordem de apresentação dos grupos na XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Flor do Maracujá. “Quanto aos demais itens, estão todos acontecendo de acordo com o cronograma”, disse Nazaré.

Zekatraca - Lenha na Fogueira 08/06/10  - Gente de Opinião

Definitivamente Porto Velho é a capital brasileira do carnaval.

*******

A máxima “Tudo termina em samba”!

*******

Em Porto Velho muda para: “Tudo se transforma em carnaval”.

*******

Até a Marcha para Jesus virou carnaval.

******

E não venham pra cá me contestar ou querer me condenar às profundezas do inferno, só porque estou escrevendo, que um evento religioso e ainda por cima, tem o nome de Jesus como principal foco, virou carnaval.

******

Vi e ouvi com “esses olhos e ouvidos que a terra há de comer” o desfile (marcha) para Jesus na última quinta feira.

******

A turma ia realmente na maior alegria, dançando pelas ruas do centro de Porto Velho ao som do “Axé Gospel”.

******

Não estamos aqui criticando, nada, muito pelo contrário, nossa intenção é elogiar a descontração das mais de 30 mil pessoas que participaram da Marcha para Jesus.

******

Afinal de contas, a alegria faz parte da felicidade que Jesus nos proporciona.

*******

Se comparamos com desfile carnavalesco estamos dizendo da alegria e animação que contagiou os participante do evento.

******

Aí veio a sexta feira de descanso.

******

E o carnaval continuou na manha/tarde de sábado com a realização da Cavalgada, aliás, agora é Carnavalgada.

******

As comitivas, Fumacinha e Zeca Estrela deram um show de organização e mostraram que é possível se conciliar a abertura da Expovel com mais um carnaval fora de época em Porto Velho.

******

Mermão vi a maior concentração de mulher bonita e boa por metro quadrado nas duas comitivas.

*******

Essa nossa terra é realmente abençoada.

*******

Aliás, a Carnavalgada foi abençoada pela Marcha para Jesus.

*******

Basta lembrar, que a Carnavalgada começou, justamente aonde a Marcha para Jesus terminou, ou seja, na Praça Aluizio Ferreira.

*******

Só ainda na solucionaram a questão do mijo nesses eventos.

*******

Tanto num como no outro, a moçada não se acanhou em utilizar os cantos das paredes para urinar em pleno centro da cidade.

*******

No resto, tirando a “cagada” dos cavalos, tudo correu dentro dos conformes.

******

Parabéns aos organizadores das Comitivas e da Marcha para Jesus.

*******

Aliás, a única coisa que ainda está faltando, é a participação do poder público quanto à limpeza dos locais por onde os desfiles acontecem.

*******

Então vamos lembrar mais uma vez:

*******

Porto Velho: Capital brasileira do carnaval.

*******

Vamos ver quantos carnavais temos:

******

01 - Carnaval tradicional; 02 Carnaval Fora de Época; 03 Marcha para Jesus; 04 Carnavalgada e 05 Marcha do Orgulho Gay.

*******

Nenhuma cidade brasileira tem tanto carnaval como a nossa.

*******

E o Flor de Cacto terminou.

*******

E no Arraial da Zona Sul a intolerância fez parte da programação.

*******

Num arraial freqüentado por mais de 5 mil pessoas em noites de meio da semana e mais de 20 por noite entre quinta e domingo.

*******

A empresa distribuidora de cerveja que ganhou a exclusividade da festa. Abasteceu os barraqueiros com garrafas o que não é aconselhável para eventos como o Flor de Cacto.

*******

Graças a Deus não aconteceu nenhuma confusão durante os dez dias da festa. Vamos ficar espertos no próximo ano para que isso não aconteça.

*******

Agora, que a prefeitura de Porto Velho deveria olhar com mais carinho a realização do Flor de Cacto não temos dúvida. As ruas que dão acesso ao Arraial estavam mal iluminadas.

*******

De qualquer maneira, parabéns ao Júnior Guillem, ao Barreto e a dona Nenem pelo trabalho.

*******

Parabéns aos grupos de quadrilha: Mocidade Junina, Arrasta Pé de Candeias (adulto e mirim) e ao Triângulo Lascando o Cano (mirim) pela classificação

*******

O grupo de teatro O Imaginário avisa o prefeito Roberto Sobrinho que a 3ª Edição do Amazônia Encena na Rua 2010, vai acontecer no Complexo da Estrada de Ferro Mamoré.

*******

Este ano vamos contemplar o circo, o teatro e a dança. Comunica Chicão Santos.

*******

De 16 a 25 de Julho - Porto Velho se tornará a Capital do teatro de rua do Brasil.

*******

Vamos para a Expovel cambada de peão de boiadeiro! Seguraaaaaaaaaaaaaa peão!

 

TEATRO

O Imaginário é sucesso no Palco Giratório

O Grupo rondoniense O Imaginário está fazendo o maior sucesso pelas capitais por onde está passando com o espetáculo Filhas da Mata e ganhando destaques nos principais jornais, como o Diário de Cuiabá e Pernambuco, Jornal do Comercio e Zero Hora de Porto Alegre, além de ocupar parte das programações das TV’s do Nordeste e Sul do País. Filhas da Mata está rompendo as fronteiras da diversidade regional e impactando o público.

Em Porto Alegre o espetáculo foi fotografado pelo Claudio Etges (http://www.claudioetges.com.br/new/index-3.html) um fotógrafo gaúcho, nascido na cidade de Porto Alegre e mundialmente reconhecido por seu estilo único de fotografar, sendo considerado um dos mais respeitados fotógrafos de arte da atualidade. Desde 1980, dedicou-se profissionalmente a fazer o registro de grupos de dança e teatro em Porto Alegre e no interior do Estado, trabalho este que resultou em um dos maiores acervos fotográficos do movimento cultural gaúcho, com a publicação de livros, exposições e no recebimento de prêmios e homenagens.

Outro importante olhar foi o do Crítico Sebastião Milaré (SP). Sebastião Milaré (Guapiaçu SP 1945). Crítico e teórico. Presença assídua no panorama crítico e teórico brasileiro desde os anos 70, estudioso da obra de Antunes Filho.

O Imaginário que gira chega a Santa Catarina

Na madrugada de segunda feira dia 7, o grupo embarcou para Santa Catarina, onde se apresenta em Florianópolis, Itajaí e Blumenau. Filhas da Mata será apresentada hoje 8, às 20 horas, no NEFA – Núcleo Experimental de Formas Animadas, em Itajaí. No dia seguinte segue para Blumenau e apresenta no dia 10 de junho, às 20 horas, no auditório da Fundação Cultural de Blumenau.

 

O Espetáculo

Mulheres esquecidas e abandonadas pelo tempo e pela memória vivem mergulhadas num mundo fronteiriço entre sonho e realidade, lutando pela redescoberta do sentido de suas existências e suas histórias de vida. Sem rumo e presas às amarras do passado, lembranças e ilusões se confundem, levando as personagens a um estado de aparente alienação. O espetáculo conta com a participação de várias senhoras que compartilham suas memórias com o público e representam o universo metafórico da purificação pelo fluxo das águas.

O GRUPO

O Imaginário foi fundado em 2005, com o objetivo de estudar, pesquisar e investigar as diversas linguagens teatrais. Criado e dirigido pelo Ator e Diretor Chicão Santos, que trouxe para o panorama amazônico um jeito inovador e transgressor de pensar o fazer teatral. Em seus trabalhos, O Imaginário sempre busca discutir a relação do público, do teatro e da cidade, e investe na vinda de especialistas em teatro para qualificar e melhorar o nível técnico dos espetáculos, promovendo a troca de experiências e de interações estéticas.

Ficha Técnica Elenco Zaine Diniz, Jória Lima e Gilca Lobo
Direção: Chicão Santos
Dramaturgia: Jória Lima
Direção de Arte Chicão Santos
Concepção Sonora Bira Lourenço
Assistente de montagem: Sidnei Dias Amorim
Iluminação e Produção Chicão Santos

 

Fonte: Sílvio Santos. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)