Mercado Cultural
Fina Flor do Samba
acontece hoje
O projeto comandado pelo Ernesto Melo acontece nesta quinta feira
Após servir de palco para a festa de aniversários em comemoração aos 95 anos da criação do município de Porto Velho na última quinta feira 1º, o Mercado Cultural recebe excepcionalmente na noite de hoje a “Fina Flor do Samba” um projeto coordenado pelo compositor Ernesto Melo que normalmente vem acontecendo às sextas feiras. Como o Mercado Cultural vai receber o show da Cia. de Dança Arte Sagrada na noite de amanhã 9, com o espetáculo “Dança Oriental”, adiamos a nossa Fina Flor do Samba para a noite dessa quinta feira. ”A única coisa que muda é o dia da apresentação, a essência será a mesma, ou seja, os sambistas e os boêmios começam a se reunir a partir das 19h e participam da roda de samba e seresta até a meia noite”.
Entre os músicos e sambistas que confirmaram participação encontramos o João Carteiro, Assis Melo, Orismilde Kabeça, Silvio Santos, Bazinho, Beto Ramos, Zola Xavier, Oscar Knight, Valdison Pinheiro, Heitor Almeida, Walci, Enio Melo e Carlinhos Maracanã. Entre as sambistas boêmias, Kinha Miranda, Cristiane, Ana Célia, Erenir e Polyana Woida. “Esse pessoal é o que marca presença todas as semanas. Porém, o convite está aberto a todos os boêmios e sambistas de Porto Velho” lembra Ernesto Melo. A novidade desta quinta feira, segundo o poeta da cidade, é que a Cristina esposa do Assis Melo vai servir aos participantes da Fina Flor do Samba um caldo revigorador. “Hoje também vamos contar com a participação do mais novo boêmio da cidade, compositor e cantor Silvio José”, informa Ernesto.
A Fina Flor do Samba acontece na calçada do bar do Zizi no Mercado Cultural. O amante do bom samba e da boa música de seresta não pode perder esse encontro dos nossos melhores sambistas e boêmios.
O dilema da prestação de contas.
********
Aliás, o termo mais correto seria: “O Drama das Prestações de Contas, Vivido pelas Entidades Culturais”.
********
Não existe coisa mais complicada do que fazer prestação de contas de convênios firmados com o governo, seja estadual, municipal ou federal.
*******
O pior é que muitas vezes as entidades culturais ou sem fins lucrativos, são usadas pelos políticos.
*******
E na hora da prestação de contas os políticos tiram o deles da reta.*******
Negócio seguinte: O governo quer promover um evento, seja ele cultural ou de lazer, mas, a lei diz que para que esse evento seja realizado, é necessário que uma entidade sem fins lucrativos seja convocada para produzi-lo;
********
O que está acontecendo aí, é que a entidade está servindo apenas de “laranja”, pois os subsídios serão repassados para uma outra entidade, a que realmente vai realizar o evento.********
Isso é crime.
********
Agora, por que acontece isso?
*******
Porque nenhum órgão do governo se preocupa em orientar os dirigentes dessas entidades sobre como proceder com a prestação de contas.
********
Aí, depois que o bicho pega, vem um técnico do TC e tasca num relatório, que os dirigentes da entidade não utilizaram corretamente o dinheiro repassado.********
Na realidade eles taxam mesmo os dirigentes das entidades sem fins lucrativos de “ladrões”.
********
Nunca, vimos entidades como a CGE ou TC promover seminários ou palestra com os dirigentes de associações de bairros, associações de grupos folclóricos, escolas de samba, grupo de teatro enfim...
*******
Para orientar sobre como proceder com a prestação de contas.
********
O prazer dos técnicos desses órgãos é “denegrir” a imagem dos dirigentes dessas entidades e até dos secretários de cultura.
********
Parece que eles sentem o maior prazer em “sujar” a ficha funcional dos dirigentes de associações ou secretários.
*******
Batem no peito com orgulho. “Estou pegando os corruptos” ou então: “Fd. a vida daquele safado”.
*******
Muitas vezes o que o parecer dado nos relatórios contestando determinada prestação de contas mostra, é a inveja que aquele técnico sente das pessoas que fazem alguma coisa pela cidade, pelo estado ou pelo bairro
********
Esse negócio da burocracia na prestação de contas, é tão complexo.********
Que uma entidade como a Irmandade do Divino Espírito Santos do Vale do Guaporé.
*********
Uma entidade integrada por pessoas que dispensam qualquer suspeita em se tratando de honestidade.
********
Está toda enrolada por que seus diretores não foram orientados como proceder com o subsídio passado pelo governo para a Festa do Divino.
********
Se você lê o que os técnicos coloraram a respeito dessas pessoas idôneas, vai vê que a falta de idoneidade está em quem elabora o relatório.
********
Ninguém orientou aqueles senhores em sua maioria acima dos 60 anos de idade de como deveriam proceder na aplicação do subsídio.
********
Os caras não estão nem aí.********
Aquele parecer é a vida deles.
********
Eles não estão ali para elogiar, estão para denegrir a imagem seja lá de quem for.*******
Seria bom que o presidente do TC ou chefe da CGE sempre promovessem palestras sobre como fazer prestação de contas de subsídios oriundos de convênios.
********
O Ministério da Cultura se preocupa com isso.*******
Recentemente, durante a assinatura dos convênios com os Pontos de Cultura.
********
Um técnico do MinC veio a Porto Velho somente para orientar os dirigentes dos Pontos de Cultura de como elaborarem suas prestações de contas.********
O MInC também disponibilizou um espécie de cartilha orientando como fazer a prestação de contas.
********
Veio aqui, passou a técnica para os coordenadores dos Pontos de Cultura da Secel
********
Ano passado a Fesec foi agraciada com um patrocínio da Pertrobras e recebeu toda a assistência de um técnico da empresa em como fazer a prestação de contas.
********
No caso de Rondônia.********
Ninguém se preocupa em orientar as entidades em como procederem com a prestação de contas.
********
Mas, se preocupam muito em deixar “vazar” para a imprensa que determinada entidade e seus dirigentes não souberam aplicar ou não aplicaram corretamente a verba do convênio tal.********
Senhor presidente do Tribunal de Contas, senhores Conselheiros.
********
Não fiquem apenas seguindo os relatórios de seus funcionários.*******
Mandem que esses, orientem os dirigentes de entidades sem fins lucrativos de como procederem com suas prestações de contas.
*******
Ninguém nasceu economista e nem tem a obrigação de saber contabilidade para dirigir uma entidade dessas.
********
Agora os funcionários do TC e da CGE ganham para também orientar os dirigentes dessas entidades em como procederem com a prestação de contas.
Aniversário
Escola de Música Som na Leste
A escola de música Som na Leste realiza amanhã sexta feira 9, uma série de atividade durante o encerramento das festas de seu primeiro ano de atividades. A festa está marcada para começar às 16h com a realização de uma tarde de lazer, onde a comunidade vai ser agraciada com corte de cabelo, higiene bucal, teatro de bonecos entre outros serviços e atrações artísticas. As apresentações musicais vão contar com shows dos alunos dos cursos de flauta, trompete e violão além do Coral Som na Leste.
O diretor da escola, musicista maestro Remis Michel aproveita a oportunidade para convidar toda a comunidade da Zona Leste de Porto Velho assim como os pais e parentes dos alunos da escola de música para marcarem presença. “Além da programação já divulgada vamos contar com a apresentação do palhaço Berinjela e a Banda X Bagunça” disse Remis.
A programação de encerramento do aniversário da escola de música Som na Leste atendendo orientação do prefeito Roberto Sobrinho aproveita para festejar o Dia das Crianças. “Assim vamos oferecer muitas brincadeiras e guloseimas as crianças da Zona Leste”, completou Remis.
A direção da escola lembra que a programação começa a partir das 16 horas. A escola de música Som na Leste fica a rua Mamoré sub esquina com a Amazonas no bairro Tancredo Neves.
Festa
Dia das crianças no Galo
A Sociedade Cultural “Galo da Meia-Noite” está convidando os pais ou responsáveis para juntos festejarem o Dia das Crianças no próximo domingo 11, um dia repleto de atividades, intitulado “Brincadeira & Folia" – Dia das Crianças 2009, o evento acontecerá no tradicional terreiro do Galo, avenida Rogério Weber, 2597, entre Pinheiro Machado e Duque de Caxias, no bairro Caiari, no dia 11 de outubro (domingo), das 15 às 19 horas.
Com uma proposta inovadora de cunho social, cultural e educativo, visando o bem-estar das crianças e a sociabilidade com seus pares, o Galo desenvolveu um programa que inclui atividades recreativas, culturais e de lazer, dentre elas: brincadeiras diversas, jogos de salão, teatros de bonecos, biblioteca infantil, música, xadrez, dama, dominó, baralho educativo, tênis de mesa, futebol de botão, pimbolim, pega-varetas, pula-pula, cabo de guerra, pula corda, apresentação de academias de ginástica, trio elétrico, distribuição de brindes, cachorro quente, pipoca, picolé, algodão doce, água, sucos e refrigerantes.
Segundo a diretoria do bloco, estima-se um público de aproximadamente 3000 (três mil) crianças.
A cultura é um componente essencial de desenvolvimento de uma nação, pois é através dela que os grupos que formam a sociedade participam e contribuem para o bem coletivo, junto com os fatores econômico e social. Quanto mais cedo a cultura fizer parte da vida do ser humano mais solidificada tornar-se-á para o seu povo.
A Sociedade Cultural “Galo da Meia-Noite”, espera solidificar esta parceria com os portovelhense, em mais esta inovadora proposta de cunho puramente social e educativo, venha com seu filho e participe desta grande festa, doando 01 quilo de alimento não perecível (arroz, feijão, farinha, macarrão, leite óleo, açúcar, entre outros), os quais serão destinados a uma instituição filantrópica.
Informações: 9971 3953 - 9981 9672 - 8406 0520 - 9971 5084
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/