Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 09/02/09


Zekatraca - Lenha na Fogueira 09/02/09 - Gente de Opinião

BANDA DO VAI QUEM QUER 


Desfile do bloco terá seguranças e três trios elétricos 


O general da Banda do Vai Quem Quer, Manoel Mendonça, o Manelão fala sobre a programação do Carnaval e desabafa sobre o caso Mimosa. A Banda do Vai Quem Quer, bloco carnavalesco que abre oficialmente o Carnaval em Porto Velho, e que arrasta uma multidão pelas principais avenidas do centro da Capital está com tudo pronto para o desfile de sábado, dia 21. O empresário Manuel Mendonça, o popular Manelão, general da banda adiantou como vai funcionar a segurança do desfile e fez um desabafo contra a omissão das autoridades no caso do Trio Elétrico Mimosa, que tombou na avenida, matando três pessoas. 

SEGURANÇA
Para este ano, o General Manelão mudou o foco da segurança contratada pela direção da Banda. “Serão 150 homens para dar exclusivamente segurança e tranqüilidade aos participantes do bloco” afirma Manelão, se referindo aos brincantes que vão dentro da corda do bloco. A Banda do Vai Quem Quer confeccionou 4000 camisas para o desfile de 2009. 

Outros 900 homens vão trabalhar na segurança em todo o desfile do maior bloco do Estado, dando prioridade a desobstrução das calçadas por ambulantes. O percurso continua o mesmo, saindo da praça das Caixas D’água, seguindo pela avenida Carlos Gomes, até a Joaquim Nabuco, descendo a avenida 7 de Setembro e subindo a avenida Rogério Weber até voltar a praça. 

SONORIZAÇÃO 

Para 2009, três trios elétricos com 120 mil watts de potencia foram contratados para animar a festa, que manterá a tradição de tocar apenas marchinhas e temas da banda de outros carnavais. Um sistema de transmissão via FM – Frequencia Modulada está sendo solicitado da Anatel em caráter provisório, para se fazer a interligação sonora de todo o trajeto do desfile. 

“A Banda do bloco é formada por músicos experientes, que se reúnem uma vez por ano para o desfile. Cada um toca num grupo, mas no sábado, se juntam e tocam para o maior público do estado” diz Manoel. 

CAMISA E TEMA 

Manelão faz mistério sobre o modelo da camisa e o tema deste ano. “Sofri uma pressão muito grande por causa da possibilidade do tema ser uma analogia e paródia da morte de cerca de 10 toneladas de peixe na construção da Usina de Santo Antonio, no consórcio MESA” diz Manoel, garantindo estar acostumado com pseudos poderosos que insistem em tentar impedir a manifestação popular. 

“Só no dia do coquetel todos vão ver e conhecer nosso tema 2009” diz Manelão. 

PAPO SÉRIO 

Mudando o semblante sorridente de quando fala da Banda, Manelão fecha a cara e dispara. 

“Não agüento mais ficar ouvindo brincadeiras de pessoas que chegam e perguntam sobre o Mimosa, tem que ir perguntar lá na justiça” afirma Manelão, se referindo ao capotamento de um Trio Elétrico no desfile de 2007. 

Neste fatídico dia, um grupo de diretores do bloco Maria Fumaça, como faziam todos os anos, levaram para a avenida o grupo Mimosa, onde empresários se fantasiam de mulher e colocam os “bichos para fora do armário”. 

No laudo da perícia técnica da Criminalística, o caminhão (Ford Cargo 1114, placa GND 8866) não tinha condição nenhuma de circular. Pela estrutura montada sob o chassis, o acidente era inevitável. Vale ressaltar que a Banda é quem cadastra os veículos que têm acesso ao perímetro do trajeto, mas, de acordo com declarações de Manoel Mendonça, o Manelão, diretor da Banda, o veículo foi retirado do trajeto três vezes, e ainda assim permaneceu seguindo na avenida. 

Manelão também questiona o porquê dos acusados pelo Ministério Público não terem sidos denunciados a Justiça até hoje. “Se fosse um ladrão da galinha, já estava no Urso Branco, mas como são pessoas influentes, estão impunes. Só se ferrou quem morreu”. 

Ao final do desabafo, o General da banda cobra: “O Ministério Público tem que se pronunciar, este pessoal continua aprontando e parece que está tudo certo. Vivemos no país da impunidade”. Foram acusados do crime na época José Joaquim dos Santos, Charles Henrique Ribeiro Mateus e Valter Júnior da Costa (o motorista do caminhão).

 

 


 

A festa do samba enredo que aconteceu no Ipiranga na tarde de sábado foi sucesso.

 

*******

Apesar de não ter onde sentar, o público vibrou com os samba enredos das escolas de samba de Porto Velho.

 

*******

Aliás, questionado sobre a falta de mesas e cadeiras,

 

*******

O mestre da bateria da escola Os Diplomatas do Samba Silfarney saiu-se com essa.

 

*******

Isso é show e em show não tem cadeira!

 

*******

Pensando bem ele estava certo;

 

*******

Afinal de contas, o que aconteceu no Ipiranga na tarde de sábado, foi que show.

 

*******

Foi espetáculo!

 

*******

As escolas de samba mesmo sem estar nada programado, aproveitaram a festa do samba enredo para mostrarem o potencial de suas rainhas de baterias.

 

********

É cada pedaço de mulher que deixa qualquer um deslumbrado.

 

*******

A turma caprichou na escolha de suas rainhas este ano.

 

*******

E olha que ainda faltou a rainha da Armário Grande que é um mulherão.

 

******

O assunto sobre rainha será abordado na edição de amanhã, já que na noite de ontem (8), foi eleita a rainha do carnaval de Porto Velho.

 

*******

Uma promoção da Fundação Iaripuna em parceria com a Fesec que aconteceu na Praça Aluízio Ferreira no Projeto "Samba na Praça".

 

*******

Apesar da apresentação das rainhas das escolas Império do Samba, Asfaltão, S.J. Batista, Diplomatas e Rádio Farol.

 

*******

Isso no Ipiranga, a candidata inscrita pela escola de samba Unidos do Guaporé de Costa Marques, foi a grande atração mesmo sem dançar.

 

*******

É uma mulata pra ninguém botar defeito.

 

*******

Posso até arriscar um palpite, se os jurados prestarem bem atenção nas curvas da "guaporeana", ela nessas alturas, é a Rainha do Carnaval de Porto Velho.

 

*******

O Nego do Império Serrano, se disse surpreso com a qualidade dos samba enredos das escolas de samba de Porto Velho.

 

*******

Agora, quem se encantou com o Nego foi o Bainha.

 

*******

Da hora que o cantor carioca desembarcou em Porto Velho o mestre Bainha não largou mais do seu pé.

 

*******

O Bainha vestido na camisa da Portela e o Nego na camisa do Império.

 

*******

Aí o Nego abraçado com o Bainha, discursou lá no pagode da Casa Nova.

 

*******

"Somos de Madureira a capital do Samba"

 

*******

Um diretor da Império do Samba do Areal no intervalo entre a apuração e a divulgação do resultado do Melhor Samba Enredo.

 

******

"Ameaçou" quebrar o "pau" se o samba da sua escola perdesse para o samba da Rádio Farol.

 

******

O samba da escola dele perdeu e ele enfiou o "rabinho" entre as pernas e não fez nada, apesar de ser bem forte!

 

*******

Já a esposa de um puxador de samba, desabafou com o presidente da Fesec, perguntando quanto os jurados tinham levado $$ do PT para escolherem o samba do Asfaltão e saiu dando Banana para o presidente.

 

*******

Após passar mais de um mês fora de Porto Velho, a diretora da Fesec e também diretora da escola Armário Grande Cristina está de volta e estava torcendo pelo samba da sua escola no Ipiranga.

 

*******

O Hiran Brito Mendes presidente da Comissão de Julgadores da Fesec marcou presença e ainda levou quase todos os Julgadores selecionados para atuar no carnaval deste ano.

 

*******

"A participação na festa do samba enredo, é para eles (os jurados), se acostumarem com o clima de uma disputa entre escolas de samba", disse Hiran.

 

*******

Ao ver o sufoco que a Comissão da Fesec estava passando com a falta de cadeiras e mesas.

 

*******

Atayde Santos da Comissão de Eventos de Grande Porte da Prefeitura de Porto Velho.

 

*******

Contratou por sua conta, em uma empresa especializada, a colocação de 15 jogos de mesa.

 

*******

Só assim os jurados tiveram onde sentar.

 

*******

Em nome dos carnavalescos, obrigado Atayde.

 

*******

Por falar nisso!

 

*******

O Bloco MIP está ganhando a batalha com o Galo da Mia Noite.

 

*******

Os meninos são bem articulados.

 

*******

Quem vai terminar ficando fora é o Galo. Abre o olho Caúla!

 

*******

Sábado de manhã, aconteceu o maior quiprocó na DATA onde ensaia o Bloco do Alho.

 

*******

Foi preciso a intervenção de um Batalhão da Policia Militar para controlar os exaltados do Bloco.

 

*******

A briga era pela coordenação do Bloco que foi passada no carnaval passado, para determinado grupo e agora os fundadores que assinaram o contrato no ano passado, querem o Bloco de Volta.

 

*******

Tudo porque este ano o governo está liberando boa grana para os blocos de trio.

 

*******

O presidente da Unibloco advogado Ernane Segismundo foi quem conseguiu apagar o fogo.

 

*******

Mas a confusão continua. Agora deve ir para os tribunais.

 

*******

Depois dizem que dinheiro traz felicidade. Mas que ajuda, não temos dúvidas!


Enredo

Melhor samba 2009
é da escola Asfaltão
 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 09/02/09 - Gente de Opinião

A participação da torcida foi fundamental para a vitória do samba das Pastoras 


Cantando o samba “Energia, os Ciclos da Vida em Nossas Mãos, Canta Asfaltão - Da Origem à Preservação” de autoria das Pastoras, Silvia, Leia, Vanilce, Cristina e Wilma a escola de samba Asfaltão foi à campeã do concurso “Melhor Samba Enredo das Escolas de Samba de Porto Velho – 2009”, uma promoção da Fesec e da Fundação Iaripuna. 

A festa aconteceu no Clube Ipiranga na tarde de sábado, numa parceria da Fesec com o empresário Beto Cezar que trouxe a Porto Velho, o interprete de samba enredo, Nego da escola de samba Império do Serrano do Rio de Janeiro. 

Apesar da falta de estrutura, já que os promotores do evento, não providenciaram acomodações adequadas para os compradores de ingressos, como cadeira e mesa, o festival de samba enredo pode ser considerado sucesso, já que as escolas de samba, literalmente lotaram as dependências do clube com suas torcidas. “A Fesec não tem nada a ver com a estrutura do ambiente, apenas firmou parceria com o empresário do Nego para realizar o concurso de samba enredo”, explicou o diretor de comunicação Carlinhos Maracanã. 

Seguindo sorteio realizado, a primeira escola de samba a apresentar seu samba, foi a Império do Samba, seguida dos Acadêmicos do São João Batista; Unidos da Rádio Farol; Acadêmicos do Armário Grande; Asfaltão e Diplomatas do Samba. A mesa de julgadores foi composta pelos carnavalescos, Hellis Cabeleireiro; Ozires Leal Lobo; Chicão Santos e Altair Lopes – Tatá (presidente). 

Após as apresentações o presidente do Júri Altair Lopes, entregou o resultado ao presidente da Fesec que autorizou o Carlinhos Maracanã a proclamar a escola de samba vencedora: Com 115,2 pontos o Melhor Samba Enredo de 2009, é o da escola de samba Asfaltão; em 2º lugar Os Diplomatas do Samba com 114,8 pontos; em 3º lugar Acadêmicos do Armário Grande com 113,8 pontos; 4º lugar a escola Acadêmicos do São João Batista com 112,1 pontos; 5º lugar Unidos da Rádio Farol com 103,9 pontos e em 6º lugar a escola Império do Samba com 103,0 pontos. 

No intervalo da apuração Nego acompanhado pelo Grupo Fala Sério com o Beto Cezar no cavaco e a participação especial de uma trupe de batuqueiros, comandados pelo mestre Admilson Knightz levou os sambistas ao delírio ao cantar grandes sambas enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro. “A Fesec está de parabéns por promover uma festa tão bonita entre as escolas de samba”, disse Oscar Knightz. 

Fonte: Sílvio Santos / www.gentedeopiniao.com.br 
zekatracasantos@gmail.com 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)