Terça-feira, 9 de outubro de 2007 - 12h24
Samba enredo das escolas Diplomatas e Asfaltão
As duas escolas apresentam temas que têm a ver com a cultura de Porto Velho
Na próxima quinta feira dia 11, véspera de feriado, as escolas de samba “Diplomatas do Samba” e “Asfasltão” promovem festas de apresentação de seus sambas enredos para o carnaval de 2008. A diferença entre uma festa e outra, é que, a escola Diplomatas do Samba promove de fato e de direito o lançamento do seu samba enredo para o próximo carnaval. A escola mais querida de Porto Velho vai mostrar na avenida, a historia do folclorista Antônio de Castro Alves através de um samba composto pelo compositor Ernesto Melo. A festa de lançamento do samba da Diplomatas do Samba está marcada para acontecer na praça do bairro Nova Floresta que fica a rua Campos Sales nas proximidades do Hospital João Paulo II a partir das 19 horas.
Já a escola de samba Asfaltão promove o concurso que vai escolher o samba enredo para o carnaval de 2008. A festa da escola Asfaltão vai acontecer no Clube Kabana´s a partir das 20 horas. A preto e amarelo vai cantar na avenida, a história do Bairro Santa Bárbara que envolve misticismo e fé, já que ali, foi onde existiu o Batuque de “Santa Bárbara’ comandado pela famosa Mãe Esperança Rita além de abrigar a Igreja de Nossa Senhora das Graças e ser reduto da maioria dos boêmios sambistas de Porto Velho nos dias de hoje.
De acordo com o presidente Reginaldo Makumba vários compositores já confirmaram participação, como é o caso do Bainha, Oscar e Zé Baixinho; As Pastoras do Asfaltão. Mávilo Melo e Fernando Chapéu além do Toninho Tavernad. “Estamos aguardando a inscrição do Waldison Pinheiro e de outros compositores que solicitaram a sinopse”, disse Makumba.
O show "Cordas & Barros" apresentado sábado passado no teatro do Sest/Senat, deve ser visto por todos que apreciam o que há de ótimo em se falando de produção musical em Porto Velho.
*******
Ceiça Farias e os músicos Alexandre Santana (violino), Adriano Pereira (contrabaixo), Edgar Melo (violão), e Bira Lourenço (percussão).
******
Mostraram que Porto Velho está preparada para enfrentar qualquer a platéia mais exigente desse país e do mundo em se falando em produção musical.
******
O Cordas & Barros não só pelo repertório mas, principalmente pelos arranjos e em especial pela performances de todos os integrantes envolvidos no espetáculo é dignos dos melhores elogios.
******
Potes, bilhas e alguidás se harmonizam com a voz de Ceiça que chega aos nossos ouvidos harmoinizada pelas cordas dos violinos, violões, cavaquinhos e baixolões
******
O detalhes de todos de pés no chão pode até não ter sido percebido por muitos, mas, que também contribui para a harmonização do ambiente não temos dúvidas.
******
A cantora surge e empolga de cara ao recitar o poema "Coração Inteligente". Inteligente foi o diretor de iluminação que colocou apenas a sombra da Ceiça num jogo de luz jamais produzido em Porto Velho.
******
Bira Lourenço, não sei se posso compara-lo ao grande Nana Vasconcelos.
******
Mas, tenho certeza que o Nana gostaria de ter sido o idealizador da pesquisa com os instrumentos de barros usados pelo nosso percussionista durante o show.
******
Não existe nenhum outro instrumento usado pelo Bira durante o show, que não seja feito de barro a exceção vai para uma participação especial com o Berimbau (sem cabaça) que transforma a melodia em lamento e o lamento nos chega com a sonoridade alegre da voz de Ceiça.
******
Edgar aproveita a oportunidade de se libertar do "pai-tro-cínio" e surge como ótimo músico (que sempre foi), na realidade grande violonista Edgar Melo, agora sem aquele (filho do Bado).
******
São os novos talentos que a Ceiça tirou da cartola e nos apresentou.
******
Na realidade, já vem apresentando desde o ano passado mas, sábado passado, confirmou suas alforrias.
******
Discretamente nos sorrir ao ensaiar uns passos no samba/choro "No Capricho"
******
e foi no capricho que o Bira se sentou a frente de um alguidazinho (bacia de barros pequena) pegou uma cuia e começou a tirar som ao derramar água da cuia no alguidar com a mão esquerda e coma direita batia na água dentro do alguidar e dali surgiu um som muito cristalino e bonito. A platéia aplaudiu de pé a ousadia do nosso percussionista.
******
Falaríamos então da execução do Adriano no baixo ou do Alexandre ao violino? Seria chover no molhado todos são ótimos.
******
Os dois aí de cima ainda se dão ao luxo de deixarem seus instrumentos de origem de lado para tocar cavaquinho.
******
O show que começa com o poema "Coração Inteligente" termina com a canção "Flor do Destino",
******
Talvez para dizer que o nosso destino pode estar nos versos de "Iara" ou a bordo da "Nau Cometa", desde que sejam apresentadas com novos arranjos por insistência dos presentes.
******
Cordas & Barros o show é o show que não pode ser deixado de lado, tem que ser assistido e insistido. Valeu Ceiça
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando