Terça-feira, 10 de agosto de 2010 - 06h01
OPINIÃO
Arrasta Pé, sem pé de côco
Por Silvio M. Santos
Juro que durante o Arraial Flor do Maracujá, fui influenciado pelos comentários dos freqüentadores dos camarotes e coloquei na coluna Lenha na Fogueira, que a quadrilha “Arrasta Pé de Matutos” dirigida pólo Folclorista Benevides e família, foi uma das melhores a se apresentar e mais, coloquei que ela era séria candidata ao título de campeã. Confesso que não assisti a apresentação da quadrilha do Conjunto COHAB Floresta, mas, acreditei piamente nos comentários de pessoas como o Ariel Argobe.
Para minha surpresa, quando a coordenação da XXIX Mostra abriu os envelopes com as notas dos jurados a decepção foi total, a quadrilha “cotadíssima”, ficou em décimo primeiro lugar, quase desce para o grupo de acesso. Então fiquei me martirizando, por ter dado crédito ao que os outros haviam comentado. Esse martírio ficou martelando minha mente até a última sexta feira dia 6.
Nesse dia, fui até a Zona Leste cobrir a programação da 16ª Mostra de Folclore e Cultura Popular da Associação São Tiago Maior e então, vi que uma das atrações daquela noite, era nada-mais- nada-menos que a Quadrilha Arrasta Pé de Matutos, foi então que me dei conta, que poderia tirar dúvidas a respeito das notas dadas pelos jurados ao grupo pela a apresentação no Flor do Maracujá. Procurei um lugar no último degrau da arquibancada e de lá, fiquei observando. Logo de cara comentei com a Ana Célia minha esposa, que a entrada que o grupo estava apresentando, era totalmente diferente das entradas dos demais grupos de quadrilha que estamos acostumados a assistir em Porto Velho, ainda tentei justificar. “Deve ser porque aqui a quadra é menor que o espaço do Flor do Maracujá”, que nada, a coreografia da quadrilha Arrasta Pé de Matutos é realmente diferente da coreografia dos grupos de Porto Velho. O grupo do Benevides realmente é um caso a parte, é a essência da criatividade. Da vez que os brincantes entram na arena de dança, não param um só minuto, é muito mais que apenas se apresentar, pelo menos no Arraial de São Tiago eles não montaram cenários e nem utilizaram alegorias, a criatividade do grupo está na maneira de dançar, de vestir e de cantar. Dá gosto ver a Arrasta Pé, a coreografia é toda baseada nas músicas que são cantadas durante toda a apresentação, não tem o saturado “Pé de Côco” e mesmo assim, jamais vi uma quadrilha em Porto Velho, tão animada como a Arrasta Pé de Matutos. Que me desculpem os senhores jurados do Flor do Maracujá – Vocês pisaram na bola ou melhor, no pé de côco ao não pontuar condignamente a Arrasta Pé da Matutos.
Em suma, tirei o peso da consciência, pois os comentários ouvidos nos camarotes do Flor do Maracujá estavam corretos. A Arrasta Pé de Matutos atualmente, é a melhor quadrilha de Rondônia. O resto não é quadrilha, é “furacão”!
Com o espetáculo Dança: Mediatriz apresentado pelo Núcleo de Criação do Dirceu do Piaui, foi encerrada domingo, a I Mostra Sesc Amazônia das Artes.
*******
Foram nove dias de arte e cultura, mostrando trabalhos em praticamente todas as vertentes culturais.
******
Fomos da MPA – Música Popular Amazônica apresentada pelos cantores Elisa Cristina/RO, Euterpe/TO, Zezinho Maranhão/RO, Zezinho Corrêa/AM.
*******
Até a ousadia do grupo Cacos de Teatro (AM) ao querer apresentar alguma coisa relativa à Divina Comédia com a apresentação do espetáculo Off Inferno ou Lave os Céus Para Que Eu Morra.
*******
Passando pela brilhante performance do grupo Gente do Choro que veio de Belém Pará liderado pelo Adamor do Bandolim
*******
E o super espetáculo “Espelho da Lua” apresentando pelo grupo acreano De Olho na Coisa.
*******
Assim chegamos ao ótimo espetáculo do Núcleo de Criação do Dirceu que veio do estado do Piaui que nos presenteou com o belíssimo espetáculo Dança: Mediatriz
*******
Paralelo a tudo isso, o Sesc Amazônia das Artes colocou para nossa apreciação exposição dos trabalhos da artesã Mirtes Rufino, exibição de filmes e debates.
*******
Aliás, os debates aconteciam sempre após as apresentações teatrais no palco do Teatro Um do Sesc com o mediador Francis Madison.
*******
Não sei bem se era mediador ou interventor, pois o artista praticamente não deixava ninguém se expressar.
*******
De qualquer maneira deu pro gasto.
*******
Acho que faltou a loucura de Dom Quixote para dar um jeito no rapaz que quase não gosta de aparecer.
*******
Agora vamos descansar por uma semana apenas
*******
Pois o Sesc coloca em evidencia na próxima segunda feira dia 16
*******
A VI Jornada Literária Sesc Rondônia.
******
O Regulamento para a participação na Jornada Literária está no site www.ro.sec.com.br
*******
O Mérito desse projeto vai para a Ceiça Farias.
******
Por falar em Sesc, a entidade voltou à evidência novamente.
******
Por algum tempo andou meio fora da mídia, mas, agora o Diretor Cláudio Feitosa tá botando pra quebrar e as atividades das unidades de Porto Velho têm dado certo.
*******
Quinta feira tem o Botequim do Sesc com muita música de boa qualidade a partir das 19h00.
******
Deixando o Sesc de lado para registrar com muito pesar o falecimento da dona Helena Erse.
******
Ocorrido sábado passado.
*******
Dona Helena Erse mãe do Guilherme, Rodrigo e Kaká.
*******
No tempo de jovem foi destaque na escola de samba Pobres do Caiari.
*******
À família enlutada nossas condolências.
*******
E o arraial do Padre Enzo terminou domingo.
******
Na 16ª Mostra de Folclore e Cultura Popular não gostamos da organização.
*******
Aquele bingo entre as apresentações artísticas, fez com que muitos grupos de dança desistissem de suas apresentações pelo adiantado da hora.
*******
Vamos corrigir as falhas e os abusos na próxima Mostra Padre Enzo!
******
Recebemos o seguinte comunicado do Ariel Argobe.
*******
Informamos aos amigos, conhecidos, colaboradores, produtores culturais, carnavalescos, sambistas, amantes do samba e aos internautas desavisados e distraídos que caem nesta página eletrônica que, desde sábado último, 07 de agosto, estamos respondendo oficialmente pela Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia, uma vez que eu, este blogueiro, e o Presidente da GRES Rádio Farol, Cristovão Bentes, fomos eleitos Presidente e Vice da FESEC, em processo eleitoral convocado segundo Estatuto da Federação, para exercer mandato no triênio 2010, 2011 e 2012.
*******
Sucesso amigo!
DUELO DA FRONTEIRA
Secel trás jurados do Rio de Janeiro – UFRJ
O sorteio que vai definir quem se apresenta primeiro acontece nesta quinta feira
Por solicitação dos dirigentes do Bois Flor do Campo e Malhadinho, protagonistas do famoso “Duelo da Fronteira” que vai acontecer em Guajará Mirim nos dias 13, 14 e 15 deste mês, o governo do estado através da Secel - Secretaria dos Esportes da Cultura e do Lazer está viabilizando a vinda de três estudiosos do Folclore do Boi Bumbá da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. De acordo com a Gerente de Cultura da Secel Bebel Silva a secretaria entrou em contato com estudiosos do nosso folclore nos estados do Rio de Janeiro e Maranhão, ao colocar os nomes indicados pelas Universidades dos estados citados para apreciação dos dirigentes do dos bois, a preferência caiu por unanimidade sobre os técnicos da UFRJ. “Assim lá providenciamos as passagens e os jurados desembarcam direto em Guajará Mirim minutos antes da apresentação do primeiro grupo sexta feira dia 13”, disse Bebel.
Apesar dos grupos de bois de Guajará Mirim terem terceirizado o festival deste ano, tanto o governo estadual através da Secel e a prefeitura de Guajará Mirim através da Fundação Cultural estão prestando significativo apoio aos grupos de Bois ou ao festival como um todo, a prefeitura entra com a limpeza do bumbodromo e ruas adjacentes, assim como a fiscalização sobre a atuação dos vendedores ambulantes. O governo estado participa através da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Secel, Seosp e outros órgãos.
Na próxima quinta feira será realizado, provavelmente no escritório do Argentino (BIA) o sorteio que vai definir quem dança primeiro sexta feira e domingo.
O grupo de dança “Mistura de Ritmu’s”, foi o grande vencedor do Concurso de Dança de Forró, promovido pela Associação São Tiago Maior durante a 16ª Mostra de Folclore e Cultura Popular. Coreografado pela dançarina Jak o Mistura de Ritmu’s, entrou na quadra, prestando homenagem ao astro Maikel Jackson para em seguida, realizar uma belíssima coreografia dentro do ritmo do forró. “É o nosso 5º título consecutivo nesse festival”, disse emocionada Jaqueline. Em segundo lugar ficou o grupo “Anjos do Forró”.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando