Sexta-feira, 10 de setembro de 2010 - 06h15
PALCO GIRATÓRIO
Dança, comédia e animação no Sesc
O Festival Palco Giratório um evento onde é possível celebrar diversos segmentos culturais
A programação do Festival Palco Giratório do Sesc para este final de semana, apresenta espetáculos de dança, comédia e animação. Os espetáculos estão programados para acontecer no teatro 1 do Sesc Esplanada sempre no horário das 20h30.
O primeiro espetáculo a ser mostrado ou encenado, é “Dolores” com a “Mimulus Cia. de Dança/MG” que acontece nesta sexta feira 10. Dolores é um espetáculo de dança que envolve drama, sensualidade, ironia e sarcasmo ao som das trilhas sonoras dos filmes de Almodóvar.
Tradicionalmente apresentando espetáculos construídos a partir de elementos da dança de salão, a Cia Mimulus (MG) ousou em Dolores, fazendo usos de gestos e expressões corporais não permitidas em danças sociais no embalo das significativas letras e melodias das músicas. O espetáculo é dirigido por Jomar Mesquita que também faz parte do elenco de atores juntamente com: Juliana Macedo, Bruno Ferreira, Mariana Fernandes, Rodrigo de Castro, Andréa Pinheiro, Murilo Borges e Nayane Diniz. A Iluminação é do Rodrigo Marçal e a montagem do cenário e sonorização Paula Pazos
Sábado 11, é a vez do espetáculo “Ele Precisa Começar” uma comédia dirigida por Alex Casal do Rio de Janeiro.
O espetáculo propõe uma dança das cadeiras entre os lugares ocupados pelo ator, autor, espectador e personagem: uma atriz, numa sala de teatro, conta a história de um homem de 35 anos, fechado em um quarto de hotel, que resolve escrever uma peça de teatro. Como não tem nada planejado, esse homem escolhe a sí mesmo, no seu quarto de hotel, como ponto de partida para sua história. A partilha com os espectadores do processo de criação da escrita desse texto se mistura às situações que o ator e a atriz enfrentam ao verem-se abduzidos pelos universos e personagens que criam. É um espetáculo sobre o teatro, as operações da imaginação e, no fim das contas, sobre o impulso de realizar aqueles desejos guardados e adiados.
Domingo dia 12, o teatro de manipulação toma conta do Palco Giratório do Sesc através do espetáculo, “Tropeço”, com o Grupo Tato Criação Cênica do Paraná, o espetáculo está marcado para começar as 20h30 no Teatro 1 do Sesc Esplanada.
Tropeço quer dar vida ao simples. Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas velhas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice mostra-se sua solidão e pequenas ações rotineiras, porém cria-se um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.
Confirmadíssimo!
*******
A partir desta sexta-feira 10, no Zé Beer a volta dos Anjos da Madrugada com o Projeto Estação Bolero - noites de seresta,
*******
Vai lá namorar no escurinho, dançar de rosto coladinho, ao som de músicas que só os Anjos sabem fazer.
*******
O Estação Bolero começa as 23h00.
*******
Antes disso, faz o esquenta no Mercado Cultural com o pessoal do Projeto A Fina Flor do Samba.
*******
A programação comandada pelo Ernesto Melo no Mercado Cultural começa as 20h30.
*******
O samba “come no centro” toda sexta feira. Os melhores sambistas de Porto Velho se apresentam sob a direção do “velho” poeta da cidade.
******
Por falar nisso, seria bom que os proprietários do Bar Zizi não ficassem apenas esperando pela prefeitura.
******
Estou me referindo quanto à limpeza dos banheiros.
*******
Que me desculpe os dirigentes do Bar do Zizi, mas, vocês deviam, pelo menos durante a Fina Flor do Samba, contratar uma pessoa para ficar limpando os banheiros.
*******
Uma pessoa, não, uma equipe para limpar os banheiros feminino e masculino.
*******
Vamos dividir um pouco do faturamento nos dias de sexta feira.
*******
Quem está faturando “os tubos” são os proprietários do famoso Bar, por isso, não custa nada investir na higiene do ambiente. Diz a Lenda!
*******
Amanhã o Sistema Gurgacz de Comunicação - SGC realiza mais um Dia do Bem!
*******
O Dia do Bem acontece nos municípios de Porto Velho, Ariquemes e Ji-Paraná.
*******
Em Porto Velho o circo está montado na rua Rafael Vaz e Silva esquina com a Calama no quintal do Diário da Amazônia.
*******
Em Ariquemes a concentração será no Novo Ginásio dos Esportes a Avenida Tancredo Neves.
*******
Em Ji-Paraná o Dia do Bem recebe donativos no Parque de Exposições Hermínio Victorelli.
******
As apresentações culturais começam as 9h00.
******
Em Porto Velho vários artistas confirmaram presença.
*******
O mesmo acontece nos demais municípios onde o evento estará sendo realizado.
*******
Agora, o mais importante é a sua participação amigo leitor.
*******
Aliás, a sua doação.
*******
O que você poder doar, doe. Roupa, cobertor, colchão, inalador. Agasalho, panela, fogão, arroz, feijão. Sapato, leite, integral ou desnatado, charque, farinha de trigo e mandioca e até amendoim pra fazer paçoca.
*******
Enfim, doe o que não for perecível.
*******
Se você não pode doar objetos, se doe, prestigiando as apresentações artísticas que vão acontecer nos locais de onde será coordenado o recebimento das doações.
*******
No Dia do Bem e todos os dias, faça o Bem sem olhar a quem!
*******
Voltando à programação cultural deste final de semana.
*******
Lembramos que hoje tem Palco Giratório com o espetáculo Dolores a partir das 20h00 no Teatro 1 do Sesc Esplanada.
*******
Chega pelo menos com meia hora de antecedência para não ficar de fora.
*******
Amanhã o Palco Giratório apresenta também no Teatro 1 do Sesc ao espetáculo: “Ele Precisa Começar”.
*******
E domingo é a vez da peça “Tropeço”.
*******
Vamos combinar:
*******
Quem gosta de samba vai pro Mercado Cultural curtir a Fina Flor do Samba a partir das 20h30.
*******
Quem gosta de peça teatral: Vai para o Teatro 1 do Sesc as 20h30.
******
E quem gosta de seresta vai para o Zé Beer curtir o Estação Bolero com Os Anjos da Madrugada a partir das 23h00.
LIVRO
Manual Oficial de Truques e Espionagem
O mágico John Mulholland, um dos mais conhecidos dos Estados Unidos, talvez nunca tivesse imaginado que um dia poderia trabalhar para o Governo. Por sua vez, a CIA - a agência americana de inteligência e reduto dos espiões - jamais poderia acreditar que um dia utilizaria técnicas mágicas. No entanto, profissionais e profissões – repletas de segredos – acabaram se encontrando em um dos mais tensos períodos da história mundial: a Guerra Fria. O resultado deste encontro está no livro “CIA - Manual Oficial de Truques e Espionagem” que a e Lua de Papel, do grupo LeYa, lança em setembro. A obra se baseia no único arquivo que não foi eliminado e acabou sendo encontrado por H. Keith Melton e Robert Wallace, em 2007: o manuscrito do manual de Mulholland com técnicas de mágica para os agentes da CIA, adaptadas como truques de espionagem.
Em 224 páginas, H. Keith Melton e Robert Wallace explicam que após uma experiência bem-sucedida da União Soviética com uma bomba-atômica, o Governo dos EUA teve que repensar sua estratégia para conter o avanço do comunismo e lutar em igualdade com a URSS – inimigo que o país considerava como “sem escrúpulos”. Por conta disso, a CIA foi autorizada a criar programas mais defensivos e surgiu o MKULTRA, um dos programas mais secretos e delicados da agência. E um dos seus 149 subprojetos era a contratação de John Mulholland, para ensinar aos agentes a aplicar as técnicas aprendidas por ele de forma discreta.
O que mais interessou à Cia foi o fato do mágico ser especialista em realizar seus truques a poucos metros da platéia. Considerado então como o professor perfeito, Mulholland foi contratado para desenvolver “manuais para espiões”. Entre os truques ensinados, vale destacar: “escapologia”, “troca de identidade”, “neutralização da expressão facial”, “manuseio de pó e líquidos”, além de “como colocar furtivamente uma pílula - ou outra substância - em uma bebida ou em uma comida a ser consumida por um alvo”.
Como contratado pelo órgão mais secreto do país, John Mulholland teve que fazer um juramento já muito conhecido para a sua profissão - o de nunca revelar um segredo. Acordo que tanto ele quanto a CIA cumpriram. O único exemplar dos manuais que, erroneamente, não foi destruído acabou encontrado por dois funcionários da agência, quase 50 anos depois de sua criação. Após atestarem sua legitimidade, Robert Wallace e H. Keith Melton restauraram o que foi possível dos manuscritos e o resultado é a compilação desses manuais supersecretos, alguns dos únicos documentos que sobraram para desvendar o misterioso programa MKULTRA.
Ficha Técnica
Título: CIA – Manual Oficial de Truques e Espionagem
Autores: H. Keith Melton e Robert Wallace
Formato: 16x23 cm
Brochura
Nº de páginas: 224
Preço: R$ 34,90
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando