Sexta-feira, 10 de outubro de 2008 - 06h04
Domingo que vem, acontece a festa do Círio de Nazaré também em Porto Velho.
********
Como em Porto Velho tudo tem que ser diferente das demais cidades brasileiras.
*******
O Círio de Nazaré aqui acontece em duas paróquias.
*******
Nem em Belém isso acontece!
*******
Em Porto Velho tem a procissão que é considerada oficial.
******
Essa acontece, segundo seus organizadores, desde 1930.
******
Foi implantada em Porto Velho pelo Coronel Aluizio Pinheiro Ferreira quando este assumiu a direção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
******
Aluizio Ferreira trouxe de Belém um réplica da imagem da virgem de Nazaré e doou ao vigário da paróquia da catedral do Sagrado Coração de Jesus.
******
Ali foi erguido um altar onde ficava a santa padroeira do paraenses.
******
Quando foi criado o Território Federal do Guaporé e Aluizio Ferreira nomeado seu primeiro governador.
******
Ele transformou a santa em padroeira do Território.
*******
Acho que até hoje Nossa Senhora de Nazaré é a Padroeira de Rondônia.
******
É preciso esclarecer esse assunto.
******
A padroeira do município de Porto Velho é Nossa Senhora Auxiliadora.
*******
E a Padroeira do estado de Rondônia é Nossa Senhora de Nazaré, pelo menos até hoje não li nenhum decreto desfazendo o decreto assinado por Aluizio Ferreira que transformava Nossa Senhora de Nazaré em padroeira do Território Federal do Guaporé.
*******
Como não fui pesquisar nada, espero que o “Rei” da Verdade o “Imaculado” me corrija caso esteja errado.
*******
Me corrigindo caso eu esteja errado, ele estará prestando um grande serviço à nossa história.
******
Bom, de acordo com a professora Nazaré Silva, o translado chegou a acontecer inclusive da catedral para o quartel da Guarda Territorial que ficava no bairro Arigolândia.
******
De onde no Domingo saia a procissão do Círio de Nazaré rumo a Catedral Metropolitana.
******
Depois passou para a capela de São José que ficava em frente ao hospital do mesmo nome na tua Irmã Capelli.
*******
Com a desativação do hospital São José a procissão passou a sair da capela do colégio Nossa Senhora Auxiliadora na mesma rua.
*******
Por algum tempo passou a sair da igreja do Rosário no bairro Olaria.
*******
Hoje a procissão saia sábado a noite da Catedral do Sagrado Coração de Jesus para a Igreja de Nossa Senhora das Graças
******
E Domingo o Círio sai da Igreja de Nossa Senhora das Graças para o Santuário de Nazaré que fica na rua Pau Ferro no bairro Castanheira.
*******
São mais de 2 quilômetros de caminhada.
*******
Esse é o Círio considerado oficial!
*******
O outro Círio de Nazaré que acontece em Porto Velho.
*******
Acontece no bairro Esperança da Comunidade hoje chamado também de Igarapé.
******
Essa procissão reúne dezenas de fiéis.
******
O translado acontece uma semana antes para a Igreja do Divino Espírito Santo no bairro 4 de Janeiro.
******
E Domingo dia do Círio a berlinda segue em procissão para a capela de Nossa Senhora de Nazaré no bairro Esperança da Comunidade.
******
Logo após a procissão é servido churrasco e outras iguarias no salão paroquial da capela de Nazaré.
*******
Se você é católico não pode deixar de participar dos festejos de Nossa Senhora de Nazaré em Porto Velho.
*******
Vale salientar que neste Domingo também festejamos Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil.
*******
Aliás, Nossa Senhora Aparecida é também a padroeira da cidade onde nasci. São Carlos do Madeira.
*******
Os festejos de Nossa Senhora Aparecida em São Carlos começam hoje e terminam Domingo após a procissão que acontece via terrestre e fluvial.
*******
Vamos para a festa de Bossa Senhora Aparecida em São Carlos agora tem ônibus.
*******
Domingo o negócio é comer maniçoba e pato no tucupi na residência da professora Nazaré Silva.
Religião
Procissão do Círio
de Nazaré em PVH
A colônia paraense festeja com procissão e comida típica a padroeira de Belém
A comissão organizadora da festividade de Nossa Senhora de Nazaré convida todos os devotos de Nossa Senhora a participarem, neste sábado, dia 11 às 19h, da Transladação que sairá da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, à Rua Dom Pedro II, para a Igreja de Nossa Senhora das Graças, e no dia 12 de outubro, domingo, às 7 horas - Procissão do Círio, saindo da Igreja de Nossa Senhora das Graças, à Avenida Nações Unidas para a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, à Rua Pau Ferro, 640 – Eldorado I.
A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontece em Porto Velho desde 1930. Foi Aluízio Ferreira, juntamente com a colônia paraense e muitos devotos de Nossa Senhora que deram início a essa festividade, que acontece anualmente, sempre no segundo domingo de outubro.
Por aproximadamente sessenta anos, o Círio de Nazaré em Porto Velho teve como sede a Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus. Ao redor da igreja, quando chegava o mês de outubro, era montado um arraial onde cada noite era coordenado por uma família influente, assim, sem que nada fosse acordado, aconteciam uma espécie de disputa entre os coordenadores da “Barraca da Santa”, pois cada um queria mostrar suas habilidades na culinária paraense.
A professora Nazaré Silva uma das organizadoras da festa até os dias de hoje, conta que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré cultuada em Porto Velho pelos devotos, é uma réplica da imagem que está na basílica de Nazaré em Belém. Quem trouxe a imagem para Porto Velho foi o Coronel Aluizio Pinheiro Ferreira. A primeira imagem foi vítima de incêndio na década de cinquenta, então Aluizio Ferreira encomendou outra réplica. Essa replica existe até hoje e será a ocupante da berlinda Domingo durante a procissão do Círio de Nazaré que sai da Igreja Nossa Senhora das Graças rumo ao santuário de Nazaré no bairro Castanheira.
O Termo "Círio" tem sua origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande.
O nome Círio já existia em Portugal desde o século catorze: uma caminhada de fé de uma aldeia a outra, era a sua principal característica.
Em Belém do Pará o 1º Círio de Nossa Senhora de Nazaré aconteceu no dia 8 de Setembro de 1793 (uma quarta-feira), horário vespertino - organizado pelo Presidente da Província do Pará Capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho - fidalgo português. Dom Francisco iria realizar uma feira, providenciando a vinda de interioranos com seus produtos, só que ele adoeceu em junho de 1793, então fez a promessa: Se estivesse com saúde para inaugurar a grande festa, levaria a imagem até o Palácio e de lá traria até a pequena igrejinha. Ele ficou bom e realizou o 1º Círio de Nazaré - fez o traslado da imagem na véspera e no dia 08/09/1793 o Círio. A Diocese estava sem titular, então, o próprio Capelão do Palácio carregou a imagem no colo. No Círio foi realizada uma Feira Agrícola.
O Presidente da Província compareceu a todas as noites ao arraial para prestigiar o evento. Desde o primeiro ato o Presidente da Irmandade Souza Coutinho introduziu o costume de levar uma grande vela acesa - confeccionada em Portugal - surgiu então o nome Círio dado à Procissão.
No início era uma romaria vespertina e até mesmo à noite, daí o uso de velas. No ano de 1854 para evitar chuvas, passou a ser realizado no horário matinal. Desde a sua instituição - 1793 - até 1881 - o Círio saia do Palácio do Governo. A partir de 1882 o bispo Dom Macedo Costa, de comum acordo com o Presidente da Província Dr. Justino Ferreira Carneiro resolveram que o ponto de partida fosse a Catedral da Sé.
Não havia data fixa para o Círio, ocorria em Setembro, Outubro ou Novembro. Em 1901 o bispo Dom Francisco do Rêgo Maia colocou em prática a realização do Círio no 2º Domingo de Outubro.
De 1930 até a presente data, em Porto Velho acontece o Círio de Nazaré, sempre no segundo domingo de Outubro.
Círio de Nazaré, a festa da fé
A festa de Círio de Nazaré é a maior procissão católica do mundo, contando com o fabuloso número de 2,3 milhões de participantes.
O Termo “Círio” tem origem na palavra latina “Cereus”, que significa vela grande e a procissão, a princípio era noturna, por isso era necessário o uso de velas. No ano de 1854 procissão passou a ser realizada de manhã.
É realizada em Belém do Pará no segundo domingo de outubro, cidade considerada "O Portal da Amazônia".
Realizada desde 1793, a festa seria originária de Portugal, onde a santa teria salvado a vida fidalgo português Fuas Roupinho, no momento em que este se viu prestes a cair num precipício com seu cavalo. O fato foi divulgado em Belém pelos portugueses e, tempos depois, um novo milagre da santa teria ocorrido, desta vez salvando a vida de um caçador da Floresta Amazônica.
O Círio é uma expressão de fé, que adotada pelo povo brasileiro, exibe também apresentações de músicas e danças, nas quais se destaca a romaria dos fiéis. É uma festa religiosa onde se destacam o imenso círio, vela que é acesa durante a festividade na igreja, o Carro dos Milagres, a luxuosa berlinda- altar e os diversos elementos existentes na romaria portuguesa, como votos de cera, amortalhados e penitentes.
Fonte: Sílvio Santos/Gentedeopinião
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando