FEST CINE
Arreda homem que
aí vem mulher
A escritora Nilza Menezes busca a função da Pombagira dentro da religiosidade afro-brasileira
A escritora Nilza Menezes apresenta na noite de hoje (10), dentro da programação do FestCine Amazônia – Cinema no Terreiro, seu mais recente trabalho literário “Arreda Homem que aí vem Mulher”, baseado na sua tese de mestrado, que busca a compreensão do imaginário religioso afro-brasileiro, na representação da entidade Pomba Gira, bem como eliminar o preconceito religioso. “Arreda homem que aí vem mulher é um Ponto (canção) que canta a chegada das pombagiras no espaço ritual. Ele traduz a essência desse livro, que se propõe revelar e analisar, a partir da ambígua figura da Pombagira, as representações de gênero contidas no imaginário religioso afro-brasileiro”, escreve Nilza.
O prefácio trás declarações de nada-mais nada-menos que a Doutora em Ciências da Religião, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo e coordenadora do Grupo de Estudos de Gênero e Religião –Mandrágora/Netmal Sandra Duarte de Souza que em determinado parágrafo escreve: “...Vale destacar o precioso trabalho de campo realizado pela autora, que desenvolveu sua pesquisa em casas de candomblé e de umbanda no norte do Brasil, em Porto Velho, Rondônia”.
Nilza Menezes teve a preocupação em entrevistar várias lideranças religiosas e também adeptos. Homens e mulheres que emprestaram suas vozes para tecer as linhas desse estudo. “Junte-se a isso, a observação sistemática dos rituais, que incluiu também um cuidadoso registro visual do campo, comunicando imageticamente um universo rico em simbolismo”, completa Sandra Duarte de Souza.
O estudo da nossa escritora nos leva a um mundo desconhecido daqueles que não têm afinidades os rituais praticados nos terreiros de candomblé ou umbanda, através de uma linguagem que pode ser compreendida com facilidade por qualquer leigo. Além disso a pesquisa nos apresenta “A Pombagira e as representações sociais onde a escritora foi buscar informações em autores como Moscovici, Denise Jodelet e Maria Cecília Minayo e conclui: “A Pombagira é um fenômeno observável, que pode ter sua manifestação individual, mas representa coletivamente as mulheres quando fala em nome delas”.
“Arreda homem que aí vem mulher”,
Autora: historiadora Nilza Menezes
Dia: 10 de dezembro (5ª feira)
Horário: 20 horas
Local: Centro de Umbanda Santa Luzia de Mãe Marli
Endereço: Rua União, 2559 - Sub Esquina com Plácido de Castro
Bairro JK
Tava lendo a matéria que a assessoria da Fesec distribui sobre a criação da Comissão Permanente de Carnaval.
*******
A criação dessa comissão há muito tempo é reivindicada pelos dirigentes de entidades carnavalescas.*******
Acontece que, pelo que lemos, a Comissão sugerida à vereadora Mariana Carvalho não é bem a que os carnavalescos sonhavam não.
*******
Meu amigo Carlinhos Maracanã confundiu as coisas.
******
Pelos menos no release distribuído as funções colocadas para apreciação dos vereadores já são exercidas por outra Comissão.
******
O carnaval das escolas de samba tem que ser organizada pela direção da Federação das Escolas de Samba e não por uma comissão nomeada pelo prefeito.******
O que entendemos como carnaval das escolas de samba.
********
É a montagem dos enredos, a escolhas do samba enredo, a confecção de fantasias, alegorias e adereços, escolha de rainha ou madrinha das baterias, e os desfiles propriamente ditos.*******
Dirigente de escola de samba não tem nada a ver com interdição de avenidas, ruas, becos e outros espaços.
******
Isso é obrigação da Comissão de Eventos de Grande Porte que se não me engano já existe há alguns anos com uma sala no prédio da Fundação Iaripuna.
******
Aliás, essas Comissão de Eventos de Grande Porte é quem solicita ao Corpo de Bombeiros a vistorias das arquibancadas, alegorias, adereços e outros itens.
*******
Quem define o local dos desfiles é a prefeitura.
*******
O que a Comissão de Carnaval pode fazer, é verificar se a pista é adequada para os desfiles e caso não seja exigir da prefeitura os reparos necessários.
*******
O
fechamento de ruas é uma obrigação da Comissão de Eventos de Grande Porte.
******
O que se tem que fazer, é encaminhar oficio, solicitando à Comissão citada, a interdição do trecho onde a agremiação carnavalescas pretende realizar qualquer evento.
******
A Comissão Permanente de Carnaval que sempre sonhamos, teria como objetivo, desenvolver projetos em parceria com o governo municipal e estadual no sentido de melhorar cada vez mais os desfiles das escolas de samba e blocos.
*******
Do tipo: Oficina de mestre sala e porta bandeira, harmonia, bateria, confecção de fantasias, aderecistas de alegorias, curso de formação de julgadores de desfile de escola de samba etc...
*******
E
mais, a Comissão de Carnaval como seu nome diz, é de todas as entidades carnavalescas, e não apenas das escolas de samba.
******
Os blocos de trio elétrico também fazem parte do nosso carnaval, por isso merecem atenção dentro da Comissão de Carnaval.
******
Pelo menos no release distribuído ninguém fala em bloco de trio elétrico.
******
Credenciamento de menores, policiamento na área de desfile e cercanias, segurança das arquibancadas e camarotes, além é claro, de outras de suas competências.
*******
Com esses itens concordamos.******
Não sei se o amigo Maracanã tomou conhecimento, do Projeto apresentado pela vereadora Elis Regina já aprovado na Câmara Municipal de Porto Velho.
*******
Que legaliza os circuitos dos desfiles dos blocos de trio elétrico. ********
Ta certo que as escolas de samba ficaram fora do Decreto da vereadora Elis,
*******
Mas, os locais dos desfiles dos blocos já estão definidos por Lei.
******
O que a Comissão Permanente de Carnaval deve fazer, caso seja criada.
******
É lutar pela construção do sambódromo de Porto Velho.******
Ou pelo menos por um local definitivo para os desfiles das nossas escolas de samba.
******
A Comissão Permanente de Carnaval é necessária, desde que passe o ano perturbando o prefeito para liberar os subsídios das escolas, pelo menos até o mês de outubro.
******
Maracanã, volta lá na Câmara pega a minuta do Projeto, convoca os dirigentes de blocos e escolas de samba para uma audiência pública.
******
E vamos discutir o que realmente nossas entidades carnavalescas precisam.******
Ninguém faz nada sozinho.
******
Nossas escolas de samba precisam de terreiro para realizar seus ensaios.******
Precisam de barracão para montarem suas alegorias.
******
Esse é o papel da Comissão Permanente de Carnaval.*******
O resto é com a Comissão de Eventos de Grande Porte.
CASA DA CULTURA
Processo seletivo para exposições em 2010
O governo estadual através da Secel está divulgando Edital 01/2009 no qual o Secretário de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer - Secel, no uso de suas atribuições legais, torna público o 3º Processo Seletivo para a programação de exposições– Edição 2010, na Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório, instituída através do Dec. nº 13.148 de 14/09/2007, mediante condições estabelecidas neste Edital. Entre as condições destacamos: As exposições na Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório para efeito de concorrência pública serão classificadas como: - Exposições individuais; - Exposições Coletivas ou Salões de Artes.
As inscrições serão gratuitas estendidas a todos os artistas visuais do Brasil, com prioridade para os de Rondônia (no mínimo 80%) e estarão abertas no período de até 60 dias após a publicação deste edital no Diário Oficial do Estado de Rondônia referente ao 1º semestre de 2010; e no período de 01 de abril a 28 de maio, referente ao 2º semestre de 2010.
As propostas devem ser encaminhadas para o endereço abaixo: Casa da Cultura Ivan Marrocos Avenida Carlos Gomes, 600, esquina com Rua Rogério Weber. Bairro Caiari - Porto Velho – RO CEP. 76.801-150.
Para as inscrições enviadas pelo Correio considerar-se-á a data da postagem, observando que serão eliminadas aquelas que chegarem depois de 10 dias do prazo pré-estabelecido.
O Calendário de exposições será de março a dezembro de 2010.
Cada artista poderá inscrever até duas propostas, sendo uma individual e outra coletiva nas diversas linguagens plásticas/visuais.
Em caso de exposição coletiva, deve-se indicar um representante do grupo, perante a Casa da Cultura.
Mais informações através do telefone 3216-5138
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/