Quarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 11/04/08


Zekatraca - Lenha na Fogueira 11/04/08 - Gente de Opinião 
No final de semana tem “Cultura na Praça”, na Aluizio Ferreira


No sábado, som instrumental, com chorinhos clássicos executados pelo grupo Choro do Porto, com o músico Nicodemus e grupo de chorões, e no domingo música regional com a intérprete Elisa Cristina e o show imperdível “Naia”. A programação faz parte do projeto “Cultura na Praça”, desenvolvido nos finais de semana na praça Aluizio Ferreira, onde acontece também a Feira do Porto, com a venda de comidas típicas, artesanato e artes plásticas. A programação ainda inclui a apresentação de grupos de dança a partir das 19h. As atividades começam às 19h com previsão de encerramento às 22h, em respeito à legislação referente ao uso de equipamentos de som. 

O projeto Cultura na Praça tem o objetivo de valorizar a arte e as tradições da Capital e oferece oportunidade para que os artistas locais possam mostrar o seu talento e divulgar seus trabalhos. Responsável pela programação, a Fundação Municipal de Cultura Iaripuna também está organizando a venda de discos, vídeos e livros regionais. Músicos, artistas plásticos e escritores interessadas em divulgar suas obras devem entrar em contato com a Iaripuna, pelo telefone 3901-3651, para maiores informações sobre o cadastramento prévio necessário para as apresentações.

Local – Praça Aluizio Ferreira
Sábado (12)
19h – Grupos de dança
21h – Choro do Porto (Nicodemus e grupo
Domingo (13)
19h – Érick e Ângelo (dança)
Quarteto Sertanejo (regional)
21h – Show Naia – Elisa Cristina
 



Zekatraca - Lenha na Fogueira 11/04/08 - Gente de OpiniãoOnze de abril e até agora não temos informações, se o Arraial Flor do Maracujá vai ou não ser montado naquele local que é conhecido justamente por Flor do Maracujá.

*******
Aliás, vamos deixar o Flor do Maracujá de lado para perguntar aos coordenadores do Arraial Flor de Cacto sobre a data de sua abertura.

*******
Quem vai coordenar o arraial da zona Sul?

*******
As eliminatórias para o Maracujá serão ou não realizadas no Flor de Cacto?

******
Ano passado o que mais ouvimos de alguns diretores da Federon, inclusive do presidente Fernando, foi que “em 2008 vamos realizar as eliminatórias em outro local”.

******
Estamos em 2008 e o Flor de Cacto, caso aconteça, deve começar logo após o Arraial da Câmara.

******
Aliás, Pedro Soares criador e dono do Arraial da Câmara já está divulgando o evento que deve acontecer na última semana do mês de maio.

******
Ontem foi o aniversário do meu amigo, carnavalesco Flávio Daniel.

******
Flávio, que este ano foi o responsável pelo carnaval da escola Acadêmicos do Armário Grande, já foi presidente da Diplomatas do Samba e por muito tempo foi o mestre bateria da Pobres do Caiari.

*******
Artesão de mão cheia, com certeza Flávio Daniel recebeu muitos parabéns no dia de ontem.

*******
Daqui parabenizamos especialmente o Flávio Daniel Pereira da Silva.

******
Antes de 2008 a Diplomatas foi campeã com um enredo desenvolvido pelo Flávio, em 1998 “A Louca que Caiu da Lua”, tá lembrado?

*******
No próximo Carnaval, com certeza o Pereira da Silva vai estar na Diplomatas fazendo o Carnaval dos 50 anos da agremiação.

*******
Dez de abril também foi a data da comemoração do aniversário do município de Guajará-Mirim.

******
Se a cidade tivesse responsabilidade cultural, com certeza algum evento na área teria acontecido.

******
Como não tem, ficou por isso mesmo.

******
Quer dizer, a data passou em branco.

*******
Em branco não, o Diário da Amazônia fez o devido registro.

******
Por falar em prefeitura da Pérola do Mamoré, será que este ano os grupos folclóricos Boi-bumbá Malhadinho e Flor do Campo vão contar com algum subsídio da municipalidade?

******
“É difícil”!

******
Enquanto isso, na Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec o bicho tá pegando.

******
Na noite da última quarta-feira, em reunião extraordinária, foi aprovada a Reforma do Estatuto da entidade.

******
No próximo sábado às 9h de acordo com convocação divulgada pela diretoria executiva, atendendo requerimento das escolas de samba Diplomatas e Armário Grande...

******
Acontece reunião extraordinária para deliberar sobre a permanência da Escola de Samba Gaviões do Guaporé nos quadros das entidades associadas à Fesec.

******
Tudo indica que a Gaviões será banida do Carnaval de rua de Porto Velho.

******
Em virtude de sua má apresentação durante o Carnaval deste ano.

*******
Sabedor dos problemas da sua escola, o presidente Valdir Machado, que se encontra em Goiânia, entrou em contato com a diretoria da Fesec, informando que até sábado antes da reunião, entra com pedido de licenciamento por tempo indeterminado da agremiação que jamais se classificou pelo menos em segundo lugar no Grupo de Acesso. Sempre foi a última colocada.

******
Já às 10h, também do próximo sábado, acontece reunião ordinária da Fesec.

******
Na pauta, o credenciamento dos representes das Escolas de Samba que vão votar nas eleições marcadas para acontecer no dia 17 de abril.

******
Por enquanto apenas a chapa da situação está confirmada.

******
Porém, tudo indica que a escola de samba Asfaltão vai apresentar candidatos à presidência e vice da Fesec. 



Economia Criativa é tema
de evento em Porto Velho

Palestra sobre alternativa econômica envolve setores que unem cultura, meio ambiente e tecnologia

No Teatro UM do Sesc Esplanada será realizada no próximo dia 16, às 19h30, a palestra "Economia Criativa: Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente - Uma Nova Estratégia de Desenvolvimento para Rondônia", ministrada pela economista, administradora pública e consultora da ONU Ana Carla Fonseca Reis. Após a palestra serão lançados os livros “Marketing Cultural e Financiamento da Cultura" e "Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável - o Caleidoscópio da Cultura", ambos da palestrante. A realização é do Sesc-RO, com apoio do Sebrae-RO e Conselho Regional de Economia e organização de Fred Perillo Comunicação, empresa que promove o projeto “Sempre um Papo em Porto Velho. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas antecipadamente pela Central de Atendimento do Sesc (3229-6006 – ramal 215) ou no próprio local do evento. Informações 8115-0545 e oficinadecomunicacao@yahoo.com.br Estão convidados todos aqueles que desenvolvem atividades criativas, como artesanato, design, moda, gastronomia, arquitetura, propaganda, audiovisual, atividades culturais, tecnologia, acadêmicos e demais interessados pelo tema. A economia criativa envolve setores que unem, em diferentes graus, cultura e tecnologia: artesanato, audiovisual, música, moda, design, arquitetura, gastronomia, setores nos quais o Brasil produz muito, mas ganha pouco. Mais do que riqueza, a economia criativa gera empregos, cresce mais rapidamente do que os outros setores e ajuda a resolver problemas urbanos. Um debate cheio de oportunidades para o Rondônia. A palestra tem como objetivo gerar conscientização acerca do que é a economia criativa e de seu potencial de desenvolvimento sustentável para o Estado. Através desse novo sistema é possível enfatizar as oportunidades e apresentar caminhos para resolver as dificuldades das micro e pequenas empresas desses setores. A economia criativa encara cultura, meio ambiente e tecnologia como dimensões fundamentais para gerar valor econômico. Cultura e meio ambiente deixam de ser vistos como despesas e passam a ser encarados como vantagens competitivas econômicas. A Amazônia possui uma riqueza incomparável de biodiversidade e de diversidade cultural que, se unidas à tecnologia, podem impulsionar o desenvolvimento da região. 

Sobre a palestrante - Ana Carla Fonseca Reis é administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas, economista, mestre em Administração de Empresas e Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou como alta executiva de multinacionais com base na América Latina, em Londres e Milão. 

Fundadora da empresa "Garimpo de Soluções - economia, cultura e desenvolvimento" (www.garimpodesolucoes.com.br), é também consultora em economia criativa para a ONU, curadora da conferência britânica "Creative Clusters", diretora de Economia da Cultura do Instituto Pensarte, professora da FGV/SP, da Universidade Candido Mendes (RJ) e da Unisinos (RS) e conferencista internacional. 

Carla é co-autora de "Teorias de Gestão - de Taylor a nossos dias", autora de "Marketing Cultural e Financiamento da Cultura" e de "Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável - o caleidoscópio da Cultura" (Prêmio Jabuti 2007). 

Serviço: Palestra "Economia Criativa - Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente: Uma Nova Estratégia de Desenvolvimento para Rondônia" Palestrante: Economista, administradora pública e consultora da ONU Ana Carla Fonseca Reis. 

Data: 16 de abril de 2008
Local: Teatro UM do Sesc Esplanada
Horário: 19h30 Inscrições: gratuitas
Informações: 3229-6006 (ramal 215) – 8115-0545


Fonte: Sílvio Santos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)