Teatro
O Homem de Nazaré
O grupo teatral Êxodo apresenta na noite de hoje 11, na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, a maior peça teatral a céu aberto da região Norte, “O Homem de Nazaré”.
Este ano, a peça conta com uma grande novidade, que pode ser percebida nos cartazes de divulgação através da frase, “Uma paixão integra a Amazônia”, que quer dizer, que o espetáculo “O Homem de Nazaré”, terá a participação de atores de todos os estados do Norte, exceto o Pará, e também de cerca de 50 atores do interior de Rondônia.
Dentro desse contexto de integração, o papel central da peça, o de Jesus Cristo, contará com a interpretação de dois atores. Além de Omedino Pantoja, intérprete do Cristo há 33 anos, o grupo terá a presença do ator amazonense Sérgio Uchôa, artista conhecido em Manaus (AM), com atuação nas áreas de cinema, teatro e vídeo.
“Este ano, será a última apresentação do Omedino, que já vem atuando honrosamente há 33 anos na peça. A divisão das cenas será praticamente uma transição tanto para o Omedino como para o público”, destacou José Monteiro, presidente do grupo Êxodo. Omedino Pantoja deve entrar no início da peça até a seqüência anterior ao “sermão da montanha”, em seguida troca-se e entra Sérgio Uchôa, que deve permanecer até a cena anterior a “santa ceia”, com Omedino retornando até o final, na cena da “ressurreição de Jesus Cristo”.
O Amazonas ainda enviará mais três atores para participar da peça e os demais estados, Acre, Roraima e Amapá, enviarão um ator cada, mas em termo de números, a grande participação será do interior de Rondônia. “Pelo menos 50 atores vindos de vários municípios rondonienses farão papéis coadjuvantes ou secundários na peça”, informa Monteiro.
Outras mudanças
Outra mudança significativa é a nova gravação de vozes e trilhas que será utilizada no espetáculo, que, segundo Monteiro, foi toda refeita, melhorando em 100% a qualidade do som. Afinal, segundo ele, há cinco anos havia sido feita à última gravação e era hora de refazer o áudio da peça.
A responsabilidade do ator Omedino Pantoja também dobrou esse ano, pois ele assumiu a direção geral do espetáculo e deve utilizar toda sua experiência nos anos em que interpretou o papel de Jesus. Conhecedor de todos os meandros da produção de “O Homem de Nazaré”, Omedino dará um novo fôlego ao espetáculo que há dois meses vem sendo preparado com ensaios e apuro nas partes técnica e cênica.
O figurino também terá novo visual, pois mais da metade está sendo refeito para poder dar mais glamour e realismo aos 16 cenários que compõem a peça.
Solidariedade
A peça teatral também terá caráter social, pois o ingresso será apenas um quilo de alimento não perecível, tendo a arrecadação e doação dos alimentos totalmente coordenada pela União dos Voluntários do Estado de Rondônia (Uveron).
A arrecadação desses alimentos será direcionada a entidades carentes cadastradas na Uveron. José Monteiro alertou que lembra que no local estará funcionando um mercado com produtos a preços acessíveis para o caso de alguém esquecer de levar o quilo de alimento na hora de trocar pelo ingresso.
Linha de ônibus
A Semtran programou quatro linhas de ônibus especiais, para atender os interessados em assistir a peça, na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia. Os ônibus sairão do Conjunto 4 Janeiro, Terminal da rua Euclides da Cunha, paróquia de São José na Zona Sul e paróquia de São Tiago no bairro JK. Os primeiros ônibus sairão dos terminais as 18h30. A segunda saída está marcada para as 18h45. A Jerusalém da Amazônia está localizada a margem direita da BR 364 (sentido Cuiabá), km 13. De hoje até sábado, haverá sinalização especial feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Após a entrada a estrada segue por mais dois quilômetros entre a região chacareira, até chegar à cidade cenográfica. A estrada é toda asfaltada.
A cidade cenográfica
Com uma área de quatro hectares, a cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia conta com 16 cenários, sendo oito naturais e oito construídos, e é classificada pela Embratur como o segundo maior teatro ao céu aberto do Brasil e do mundo no gênero Sacro. No total, “O Homem de Nazaré” conta com 350 pessoas que atuam na peça e cerca de 150 pessoas que atuam nos bastidores. Há 12 anos a peça é encenada na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, distante aproximadamente 15 km da área urbana de Porto Velho. Nos anos anteriores, a peça era encenada em áreas públicas, principalmente em quadras ou praças da capital.
Neste ano a peça “O Homem de Nazaré” conta com o patrocínio do Governo do Estado de Rondônia, apoio cultural da Centrais Elétricas de Rondônia – Ceron.
O Feriado de Corpus Christi nos trás a peça O Homem de Nazaré.
*******
Com apenas um quilo de alimento não perecível, você pode assistir o grande espetáculo, que é a encenação da peça apresentada pelo grupo teatral Êxodo.*******
A cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia fica a 13 quilômetros do centro de Porto Velho pela BR 364, sentido Candeias do Jamari.
*******
Aí você vai poder apreciar a grande obra construída pela prefeitura de Porto Velho.
******
Uma beleza da “arquitetura do mau uso do dinheiro público”, que é o Portal construído para marcar a entrada da estrada vicinal, que dá acesso à Jerusalém da Amazônia.
*******
Aquilo não é “portal”, aposta o colega Santiago. “O mais que pode ser, é uma porta mal assentada”.*******
O interessante, é que a direção do grupo Êxodo criou mais um motivo para os mais sensíveis derramarem suas lágrimas.
*******
Estamos nos referindo à cena na qual o “Cristo” Omedino Pantoja que carrega a cruz há 33 anos, vai se despedir entregando o pesado “fardo” ao Sérgio Uchoa ator que vem de Manaus só para tirar o peso do ombro do Omedino.*******
Não quero nem estar por perto de alguma beata, para não sair molhadinho de lágrimas.
*******
Até a Madalena Jane, com certeza, vai se acabar em prantos, afinal de contas vai ganhar um Cristo muito mais novo!
*******
É o Código Davinci II, que será apresentado dentro da peça “O Homem de Nazaré”.
*******
Esperamos que o público prestigie a encenação do Homem de Nazaré pelo grupo Êxodo.*******
Afinal de contas, é bem melhor assistir Cristo ser chicoteado pelos centuriões.
*******
Do que assistir peão maltratando touro na Expovel.*******
Na Jerusalém da Amazônia você só vai gastar com a compra de um quilo de alimento não perecível e com a passagem do ônibus que custa só R$ 2,30.
*******
Quer dizer, não vai tirar nem Dez Mangos do bolso para assistir um espetáculo teatral dos melhores.
********
Como amanhã não vai ter jornal em virtude do feriado de hoje.
*******
Vamos aproveitar para lembrar nossos leitores.
*******
Que sábado dia 13, vai acontecer o batizado do Boi-Bumbá Corre Campo.
*******
A festa do batizado do Gigante Sagrado vai acontecer a partir das 20h na quadra coberta da Associação Futebolística do Areal – AFA.*******
Além do batizado serão apresentadas as toadas que serão cantadas na apresentação do Boi na XXVIII Mostra de Folclore no Arraial Flor do Maracujá.
*******
As personagens Cunha Poranga, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Rainha da Batuca, Morena Bela, Porta Estandarte, Iara, Padre, Pai Francisco, Catirina, Cazumbá, Bicho Folharal, Vaqueiros, Rapazes, Miolo do Boi, e todas as barreiras.*******
Vai ser uma festa folclórica de verdade.
*******
A entrada é franca e a Banda Nação Corre Campo comanda pelo maestro Júnior de Castro e que tem como cantor o Silvio José.
*******
Após o batizado, vai tocar forró para os presentes dançarem até a madrugada.
*******
Isso tudo vai acontecer sábado, dia de Santo Antônio na quadra da AFA durante o batizado do Boi-Bumbá Corre Campo.
*******
Domingo dia 14 a festa do Corre Campo vai para o Arraial da Zona Leste.
*******
Por falar nisso,*******
O Arraial da Zona Leste começa hoje e vai contar durante os dias de sua realização, (quinta, sexta, sábado e domingo), com desfile de belas garotas que concorrem a Rainha da Festa.
*******
Além de apresentações dos melhores grupos folclóricos de Porto Velho como o Boi-Bumbá Corre Campo as quadrilhas Os Caipiras da Rádio Farol, Roça é Nossa, JUABP e Rosa Divina.
*******
Maykon da MK um dos organizadores do evento diz que assim como o carnaleste o “ArraiáLeste”, é uma ação pata incentivar a cultura e o lazer, “É o lado bom da Zona Leste”.
*******
De hoje até domingo a Zona Leste se transforma na capital do folclore de Rondônia. Vamos lá!******
Por falar em folclore.
*******
Hoje acontece a tradicional “Marcha para Jesus”.*******
A concentração será na Avenida Sete de Setembro a partir das 15h.
*******
A caminhada vai seguir pelas principais ruas de Porto Velho.
*******
Ou melhor: sobe a Sete de Setembro, pega a Marechal Deodoro, desemboca na Carlos Gomes, vai até a Farquar e para na Praça Aluízio Ferreira onde estão programados para acontecer shows com cantores e bandas gospel.
*******
É uma boa programação a Marcha para Jesus.*******
Depois da Marcha para Jesus não custa nada continuar com a peregrinação religiosa.
*******
É só descer até o terminal da rua Euclides da Cunha e embarcar num ônibus rumo a Jerusalém da Amazônia e assistir a peça, O Homem de Nazaré.
*******
Depois, é voltar pra casa e dormir com a consciência tranquila e o corpo todo doido de tanto ficar em pé.
********
Por que amanhã não vai ter jornal.*******
Não esqueça que sexta feira é o dia dos namorados.
*******
Então oferece pelo menos uma flor para a amada.
*******
Para o amado.
*******
Para a esposa, para a amante, para a outra, para mãe e o pai dos filhos.
*******
Salve Coprus Christi!
História
Último São João da
Cachoeira do TeotônioO primeiro arraial na Cachoeira do Teotônio aconteceu no ano 1757
A comunidade da Cachoeira do Teotônio com apoio dos acadêmicos de História da Unir, vai realizar no dia 24 de junho, o arraial denominado. “Festa de São João na Cachoeira do Teotônio”, de acordo com os organizadores do evento, este será o último arraial de São João que vai acontecer na localidade, uma vez, que, com a construção das usinas do Madeira a cachoeira desaparecerá e parte da Vila será inundada.
A Vila do Teotônio surgiu no ano de 1757 com o objetivo fiscalizar e cobrar o imposto dos mineradores que extraiam ouro na região. Na realidade, os capitães-generais das Capitanias do Pará e Mato Grosso, tinham como objetivo reconstruir no local do arraial batizado como Santo Antônio, o entre posto fiscal, mas, terminaram construindo um arraial nas proximidades de Salto Grande, quando o juiz de fora de Vila Bela da Santíssima Trindade, Teotônio da Silva Gusmão, convenceu as autoridades da metrópole e os governos das províncias a construírem a povoação, tendo-o como executor.
Em 1757, Teotônio da Silva Gusmão – depois de muita luta, chegou de Belém com numerosa comitiva, inclusive dois sacerdotes Carmelitas – Frei José de Jesus Maria e Frei João Evangelista. Fundou o arraial de Nossa Senhora da Boa Viagem do Salto Grande que na realidade ficou conhecido como Arraial do Teotônio.
Em 21 de fevereiro de 1759, o governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado criava a Vila de Salto Grande, embora o fundador, segundo o governo afirma em documento enviado à corte, por ser muito nervoso e pouco conciliador, provocasse a evasão de seus auxiliares e a irritação dos índios, que chegaram a desferir ataques ou se revoltarem com o tratamento que dele recebiam, resultando no abandono do lugarejo.
Em 1819, houve novas tentativas de povoar Teotônio, o tenente coronel José Pereira da Silva, que terminou assassinado por escravos e, finalmente, o tenente Diogo de Ramos Cardoso, que resistiu às intempéries até 1825, quando viajou para o Pará. Quanto a Teotônio de Gusmão, que chegara a ser nomeado ouvidor de Cuiabá e deixara de assumir para ir fundar Boa Viagem, morreu em extrema pobreza em Santarém (PA).
Hoje, Teotônio vive os últimos dias, da sua razão de ser, a Cachoeira do Salto Grande mais conhecida como Cachoeira do Teotônio, em virtude da construção das usinas no Madeira.
Para marcar esse momento, que pode ser considerado de despedida, o casal Ivanda & Arialdo, idealizou “A Festa de São João da Cachoeira do Teotônio” ou o “Última São João da Cachoeira do Teotônio”, que vai acontecer no dia 24 deste mês com apresentação de grupos folclóricos e venda de comidas típicas, como pato no tucupi, peixe moqueado na brasa, tacacá, vatapá, mungunzá, bolo de macaxeira e tantas outras. A festa está marcada para começar às 19h.
Fonte: Sílvio Santos / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
zekatracasantos@gmail.com