Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 12/03/09



Tela do artista Zoghbi para o presidente Lula


A obra Yanomami, do artista plástico João Zoghbi e a locomotiva que simboliza a saga da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, do artesão Jair Rangel foram escolhidas pelo Governo do Estado para presentear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante sua visita ao estado de Rondônia. A entrega dos presentes será feita pelo governador Ivo Cassol, nesta quinta-feira, 12, após a visita do presidente Lula às obras das Usinas do Madeira. Zekatraca - Lenha na Fogueira 12/03/09 - Gente de Opinião

As obras foram escolhidas por integrantes do cerimonial do Governo por descreverem personagens típicos da Amazônia e por registrar claramente a história e a luta do povo que reside nesta região, até bem pouco tempo inóspita. 

A obra Yanomami, uma tela de 1X80cm descreve uma mãe carregando um bebê yanomami preso ao corpo. O semblante expressivo da índia e a predominância de cores fortes como vermelho, laranja e amarelo dão um toque especial à obra, que desponta de longe mesmo em meio a outras obras. “Levei outro quadro que retrata a história da Candelária e Estrada de Ferro Madeira Mamoré para ser analisado pelo cerimonial, mas não me surpreendi de ter sido escolhida a índia”, diz Zoghbi. “Ela representa muito bem a nossa história”, reforça. 

De acordo com Geraldo Cruz, presidente da Casa da Cultura Ivan Marrocos, a escolha da obra Yanomami também foi uma forma de homenagear o artista plástico João Zoghbi pela sua contribuição e luta em prol da cultura rondoniense. “O Zoghbi colabora com a cultura de nossa história há mais de 30 anos e sempre defendendo as temáticas regionais. Foi uma homenagem justa. Todas as ações que valorizam nossos artistas são bem vindas e damos total apoio”, garante. 

A locomotiva de Jair Rangel ganhou destaque porque retrata a história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e se tornou uma espécie de referência em se tratando de presentes para serem entregues a visitantes de Rondônia. 



  

Hoje Porto Velho recebe a ilustre visita do presidente da república Exmº Sr. Luiz Inácio Lula da Silva.

 

*******

Vasta programação está prevista para acontecer a partir das 9h

 

*******

Segundo nossas fontes, o governador Ivo Cassol vai presentear o presidente, com duas obras de artistas radicados em Porto Velho.

 

******

Uma é a réplica de uma locomotiva da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, confeccionada pelo artesão Pistolino.

 

******

A outra é uma tela do artista plástico João Zoghbi que foi selecionadas entre dezenas de pinturas, apresentadas ao secretário da Secel Jucélis Freitas na manhã de ontem, na Casa da Cultura Ivan Marrocos

 

*******

Entre as telas apresentadas para analise, estavam trabalhos de artistas do naipe de uma Rita Queiroz; Frank e do Nonato Cavalcante.

 

*******

Jucélis optou pela obra “Mãe Yanomami”, uma índia da nação indígena que vive nas terras de Roraima, carregando sua cria nas costas.

 

*******

É aquele negócio, obra para se presentear um presidente de república tem que ser regional, daí a opção do secretário Jucélis pela obra do João Zoghbi.

 

*******

Ainda bem que não foi a "Guernica Beradeira”.

 

*******

Essa tem que ficar em Porto Velho de qualquer maneira.

 

*******

O ideal seria que o governo estadual ou o municipal, contratassem o Zoghbi para reproduzir a nossa “Guernica” num mural no pátio da Madeira Mamoré.

 

*******

Quanto à Índia Yanomami, vai servir para o presidente Lula ficar lembrando dos problemas causados na demarcação da reserva “Raposa Terra do Sol”.

 

*******

 

Ao Zoghbi nossos parabéns pela vitória, afinal de contas será o único artista de Rondônia, a ter uma obra no gabinete do presidente da república no Palácio do Planalto.

 

******

Valeu chargista do Diário da Amazônia!

 

******

 

Se a turma que trabalhou na montagem da estrutura da passarela do samba não recebeu até ontem.

 

*******

Pode tirar o “cabelo da venta” que não vai mais receber esta semana.

 

*******

Não tem como, em virtude da programação da visita do presidente Lula e da inauguração da Praça Getúlio Vargas.

 

*******

Nem o prefeito, nem a secretária Mirian, nem mesmo o presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes, vão ter tempo para cuidar de pagamento de peão com tanta festa.

 

*******

Hoje, depois das visitas aos canteiros de obras das Usinas do Madeira.

 

*******

O presidente recebe as obras dos nossos artistas durante almoço, cujo local, por motivos óbvios, não pode ser divulgado, das mãos do governador do estado!

 

*******

Será que vai acontecer isso mesmo?

 

*******

Pergunto assim, porque escutei uma política de Rondônia dizendo, que o Lula presidente não queria ver o governador nem que fosse para garantir sua ida para o céu!

 

******

Daí a dúvida levantada!

 

******

Bom!

 

******

A grande festa mesmo, vai acontecer na Zona Leste, onde o presidente vai participar da entrega de títulos definitivos aos moradores de alguns lotes daquela zona de Porto Velho.

 

*******

É a aí que o pessoal da zona Sul fica roendo unha.

 

*******

Eles bradam pelos quatro cantos da cidade, que a menina dos olhos do prefeito Roberto Sobrinho é a zona Leste.

 

*******

Para completar, na visita do presidente da república a Porto Velho, onde vai ser a festa?

 

*******

Na zona Leste.

 

*******

Zona Leste que recebe todo o apoio para a realização do Carna Leste.

 

*******

Por sinal, são dois os eventos que recebem o título de Carna Leste.

 

*******

O promovido pela Associação Broto do Açaí (esse é o verdadeiro)

 

*******

E o outro, promovido pelo Clube do Reggae que acontece na Avenida Rio de Janeiro.

 

*******

Enquanto que na zona Sul, este ano, por iniciativa de particulares e praticamente sem apoio oficial, aconteceu o desfile do bloco Jatuarana Sul.

 

*******

Para desfilar nesse bloco o folião teve que comprar o kit fantasia.

 

*******

Já no Carna Leste ninguém paga nada para brincar, é tudo por conta da municipalidade e do governo estadual.

 

******

Estou falando mesmo é sobre o repasse para sanar dívidas, com quem trabalhou na montagem da estrutura do carnaval.

 

******

Se hoje tem a visita do presidente Lula.

 

******

Amanhã a turma da prefeitura e em especial da Fundação Iaripuna.

 

******

Vai estar envolvida até o pescoço, com a inauguração da reforma da Praça Getúlio Vargas.

 

******

E como se trata de uma sexta-feira 13.

 

É melhor deixar pra receber na próxima semana. Lá pra quarta feira, se tudo correr bem!

 

******

 

Por favor, não sirvam durante o almoço, aquele peixe que morreu por falta de oxigênio!

 




Museu

Treinamento para equipe de apoio

O Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer - Secel e a Prefeitura Municipal de Cacoal, através da Fundação Cultural realizam: Oficina para treinamento de equipes administrativas e de apoio de museus. 

De acordo com programação distribuída pela Secel, o evento acontece nos dias 17, 18 e 19 deste mês pela manhã e tarde no Teatro Cacilda Becker - Rua Marechal Floriano, 2100 - Centro – Cacoal - Ro. 

Ministrante: Paulo José Nascimento Lima - Museólogo graduado pela Universidade Federal da Bahia; 7º semestre no Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado da Bahia; trabalhou no Memorial do Teatro Castro Alves, no Projeto – Bahia da Política Nacional de Museus e também como bolsista do Programa de Especialização em Patrimônio IPHAN/UNESCO, no Departamento de Museus e Centros Culturais/IPHAN. Hoje atua como Coordenador na área museológica no Projeto de Implantação do Museu do Saneamento em São Paulo. 

Ementa: Museu - dinâmica do conceito. Diferentes tipologias de museus. Definição de museus adotada pela Política Nacional de Museus - PNM. Funções básicas dos museus: preservação, investigação e comunicação. Organogramas e funcionamento. O papel das equipes administrativas e de apoio. A imagem do museu e suas equipes. O caráter público dos museus. Serviços, usuários, beneficiários e bom atendimento. Cuidados básicos com os bens culturais. A importância do público e do trabalho comunitário. Qualidade do museu e qualidade dos serviços. Política de qualificação profissional. 

Carga horária: 20h
Contatos e Inscrições:
Porto Velho – SECEL (69) 3216 7301 ou 9218 1398 - nazarefsilva@hotmail.com
Cacoal-Fundação Cultural (69) 3441- 3496 - funccal@hotmail.com 






Funarte lança
biografia de Ankito

Ao narrar trajetória do comediante, livro resgata capítulos importantes da história das artes cênicas no Brasil

Ankito, o artista circense que se tornou, como Oscarito e Grande Otelo, um dos nomes mais representativos das chanchadas cinematográficas, acaba de ganhar sua primeira biografia. Lançada pela Fundação nacional de Artes (Funarte), Ankito, minha vida... meus humores reúne, em 177 páginas, fotos da carreira e da vida pessoal, reproduções de cartazes de filmes, depoimentos de fãs, amigos, colegas de trabalho e autoridades. Traz ainda uma entrevista exclusiva e atual com ankito, além de sua filmografia completa. 

Escrito em linguagem informal pela atriz Denise Casais Lima Pinto, esposa do artista, o livro narra a trajetória de sucesso do comediante e resgata, por meio dela, preciosos capítulos das artes cênicas brasileiras. 

Ao longo de sua vida profissional, Ankito vivenciou o fechamento dos cassinos do país; ajudou a aumentar a popularidade de muitas salas de teatro; experimentou o fascínio provocado pela TV; além de ter participado da fase de ouro das chanchadas, gênero que o consagrou no cinema. Conviveu com bailarinas, músicos, mágicos, vedetes, atores. Viajou pelo Brasil com shows de variedades, dialogou com diferentes públicos e trouxe na bagagem “causos” representativos dos costumes e valores da cultura nacional. 

Acima de tudo, porém, Ankito é um circense. Acrobata, equilibrista e palhaço. Nascido sob a lona, pode falar com propriedade sobre as tradições e os sacrifícios da vida no picadeiro. A publicação de Ankito, minha vida... meus humores é, portanto, um ponto de integração entre a política editorial da Funarte e as ações da instituição voltadas para a atividade circense, um setor fundamental para a cultura e a economia criativa do país. 

Ankito, minha vida... meus humores
177 páginas
Edição Funarte
Preço sugerido: R$ 35
Mais informações; Gerência de Edições/Centro de Programas Integrados da Funarte (21) 2279 8102. Assessoria de Comunicação da Funarte (21) 2279 8065/2279 8056.

Fonte: Sílvio Santos / www.gentedeopiniao.com.br 
zekatrasantos@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)