Quinta-feira, 12 de março de 2009 - 06h31
Tela do artista Zoghbi para o presidente Lula
A obra Yanomami, do artista plástico João Zoghbi e a locomotiva que simboliza a saga da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, do artesão Jair Rangel foram escolhidas pelo Governo do Estado para presentear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante sua visita ao estado de Rondônia. A entrega dos presentes será feita pelo governador Ivo Cassol, nesta quinta-feira, 12, após a visita do presidente Lula às obras das Usinas do Madeira.
As obras foram escolhidas por integrantes do cerimonial do Governo por descreverem personagens típicos da Amazônia e por registrar claramente a história e a luta do povo que reside nesta região, até bem pouco tempo inóspita.
A obra Yanomami, uma tela de 1X80cm descreve uma mãe carregando um bebê yanomami preso ao corpo. O semblante expressivo da índia e a predominância de cores fortes como vermelho, laranja e amarelo dão um toque especial à obra, que desponta de longe mesmo em meio a outras obras. “Levei outro quadro que retrata a história da Candelária e Estrada de Ferro Madeira Mamoré para ser analisado pelo cerimonial, mas não me surpreendi de ter sido escolhida a índia”, diz Zoghbi. “Ela representa muito bem a nossa história”, reforça.
De acordo com Geraldo Cruz, presidente da Casa da Cultura Ivan Marrocos, a escolha da obra Yanomami também foi uma forma de homenagear o artista plástico João Zoghbi pela sua contribuição e luta em prol da cultura rondoniense. “O Zoghbi colabora com a cultura de nossa história há mais de 30 anos e sempre defendendo as temáticas regionais. Foi uma homenagem justa. Todas as ações que valorizam nossos artistas são bem vindas e damos total apoio”, garante.
A locomotiva de Jair Rangel ganhou destaque porque retrata a história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e se tornou uma espécie de referência em se tratando de presentes para serem entregues a visitantes de Rondônia.
Hoje Porto Velho recebe a ilustre visita do presidente da república Exmº Sr. Luiz Inácio Lula da Silva.
*******
Vasta programação está prevista para acontecer a partir das 9h
*******
Segundo nossas fontes, o governador Ivo Cassol vai presentear o presidente, com duas obras de artistas radicados em Porto Velho.
******
Uma é a réplica de uma locomotiva da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, confeccionada pelo artesão Pistolino.
******
A outra é uma tela do artista plástico João Zoghbi que foi selecionadas entre dezenas de pinturas, apresentadas ao secretário da Secel Jucélis Freitas na manhã de ontem, na Casa da Cultura Ivan Marrocos
*******
Entre as telas apresentadas para analise, estavam trabalhos de artistas do naipe de uma Rita Queiroz; Frank e do Nonato Cavalcante.
*******
Jucélis optou pela obra “Mãe Yanomami”, uma índia da nação indígena que vive nas terras de Roraima, carregando sua cria nas costas.
*******
É aquele negócio, obra para se presentear um presidente de república tem que ser regional, daí a opção do secretário Jucélis pela obra do João Zoghbi.
*******
Ainda bem que não foi a "Guernica Beradeira”.
*******
Essa tem que ficar em Porto Velho de qualquer maneira.
*******
O ideal seria que o governo estadual ou o municipal, contratassem o Zoghbi para reproduzir a nossa “Guernica” num mural no pátio da Madeira Mamoré.
*******
Quanto à Índia Yanomami, vai servir para o presidente Lula ficar lembrando dos problemas causados na demarcação da reserva “Raposa Terra do Sol”.
*******
Ao Zoghbi nossos parabéns pela vitória, afinal de contas será o único artista de Rondônia, a ter uma obra no gabinete do presidente da república no Palácio do Planalto.
******
Valeu chargista do Diário da Amazônia!
******
Se a turma que trabalhou na montagem da estrutura da passarela do samba não recebeu até ontem.
*******
Pode tirar o “cabelo da venta” que não vai mais receber esta semana.
*******
Não tem como, em virtude da programação da visita do presidente Lula e da inauguração da Praça Getúlio Vargas.
*******
Nem o prefeito, nem a secretária Mirian, nem mesmo o presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes, vão ter tempo para cuidar de pagamento de peão com tanta festa.
*******
Hoje, depois das visitas aos canteiros de obras das Usinas do Madeira.
*******
O presidente recebe as obras dos nossos artistas durante almoço, cujo local, por motivos óbvios, não pode ser divulgado, das mãos do governador do estado!
*******
Será que vai acontecer isso mesmo?
*******
Pergunto assim, porque escutei uma política de Rondônia dizendo, que o Lula presidente não queria ver o governador nem que fosse para garantir sua ida para o céu!
******
Daí a dúvida levantada!
******
Bom!
******
A grande festa mesmo, vai acontecer na Zona Leste, onde o presidente vai participar da entrega de títulos definitivos aos moradores de alguns lotes daquela zona de Porto Velho.
*******
É a aí que o pessoal da zona Sul fica roendo unha.
*******
Eles bradam pelos quatro cantos da cidade, que a menina dos olhos do prefeito Roberto Sobrinho é a zona Leste.
*******
Para completar, na visita do presidente da república a Porto Velho, onde vai ser a festa?
*******
Na zona Leste.
*******
Zona Leste que recebe todo o apoio para a realização do Carna Leste.
*******
Por sinal, são dois os eventos que recebem o título de Carna Leste.
*******
O promovido pela Associação Broto do Açaí (esse é o verdadeiro)
*******
E o outro, promovido pelo Clube do Reggae que acontece na Avenida Rio de Janeiro.
*******
Enquanto que na zona Sul, este ano, por iniciativa de particulares e praticamente sem apoio oficial, aconteceu o desfile do bloco Jatuarana Sul.
*******
Para desfilar nesse bloco o folião teve que comprar o kit fantasia.
*******
Já no Carna Leste ninguém paga nada para brincar, é tudo por conta da municipalidade e do governo estadual.
******
Estou falando mesmo é sobre o repasse para sanar dívidas, com quem trabalhou na montagem da estrutura do carnaval.
******
Se hoje tem a visita do presidente Lula.
******
Amanhã a turma da prefeitura e em especial da Fundação Iaripuna.
******
Vai estar envolvida até o pescoço, com a inauguração da reforma da Praça Getúlio Vargas.
******
E como se trata de uma sexta-feira 13.
É melhor deixar pra receber na próxima semana. Lá pra quarta feira, se tudo correr bem!
******
Por favor, não sirvam durante o almoço, aquele peixe que morreu por falta de oxigênio!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando