Quinta-feira, 13 de novembro de 2008 - 06h03
Ballet
Eterna magia da dança
A prefeitura municipal de Porto Velho através da Fundação Cultural Iaripuna e a escola de dança municipal, realiza nos dias 15 e 16 (sábado e domingo), no Ginásio Cláudio Coutinho, às 19h o espetáculo “Eterna Magia da Dança”, com a participação dos alunos da escola de dança comandada pelo bailarino, meittre em ballet Adair de Palma.
O espetáculo “A Eterna Magia da Dança”, acontece todos os anos, e serve como avaliação do trabalho desenvolvido pelos bailarinos, coreógrafos e alunos da Escola Municipal de Dança. Entre as peças que serão apresentadas nas duas noites do espetáculo, destacamos, do repertório Internacional: Dom Quixote, Giselle, Príncipe Igor e Gran Can-Can Parisiense.
No naipe Divertssimentes as peças serão: Jazz, Clássico, Moderno e Salsa.
A Escola Municipal de Dança Pró-Arte foi fundado no dia 1º julho de 1988 através da Lei 576, hoje funciona a rua Joaquim Nabuco, esquina com a Duque de Caxias. A escola passou por um período significativo sem receber atenção algumas das administração municipal. Graças ao esforço e dedicação do maittre Adair os alunos não ficaram sem as aulas, que no período foram ministradas no Clube Ferroviário e na Academia Opus.
O prefeito Roberto Sobrinho, tem se preocupado com os investimentos na área cultural, seja com apoio financeiro aos grupos de bois-bumbás, quadrilhas, escolas de samba ou com investimentos em áreas de lazer e espaços culturais com a construção de praças, ginásios.
“Quando investimos na cultura estamos valorizando os profissionais locais e preservando a nossa história ao mesmo tempo em que contribuímos para a redução da violência através de uma política de inclusão e isto temos feito na nossa administração conforme os recursos disponibilizados, para esta área”, destacou o prefeito.
O presidente da Fundação Iaripuna, Júlio Yriarte, disse que através da Fundação a prefeitura melhorou as condições da Escola Municipal de Dança, e que novos investimentos serão feitos para que os profissionais e alunos possam contar com um local mais adequado para suas atividades.
Espetáculo: A Eterna Magia da Dança”
Sábado (15) e Domingo (16)
Ginásio Cláudio Coutinho
Inicio: 19h30m
Entrada: Franca
Acorda Zekatraca, deixa o Silvio Santos com o Trem Fluvial, pra lá e começa a trabalhar!
*******
Vem pra cá, vê que nossos produtores culturais continuam na luta.
*******
Publica aí, que o BASA promove hoje, às 8h30m, o lançamento do Almanaque "Andanças das Lendas pelo Rio Madeira", da artista plástica Rita Queiroz.
*******
Convida os amantes das artes plásticas, dos mistérios da floresta e dos rios, para prestigiarem nossa maior representante no quesito cultura, Rita Queiroz.
*******
O complemento da festa que começa hoje, acontece Sábado e Domingo no distrito de Santa Catarina no baixo Madeira.
*******
Terra da Rita Queiroz!
*******
A equipe que participou da pesquisa conta com Adelina Jacob; Roberto Farias; Myrian Queiroz; Aguinaldo Melo Fátima Mota; Márcio Bortolete e Lu Cardoso e claro Rita Queiroz.
*******
Diz que a eleição na Ordem dos Músicos Seccional de Rondônia, mais uma vez, foi suspensa pelo Conselho Nacional.
*******
Diz que o Salão de Artes de Rondônia – Sart, foi adiado para fevereiro,
*******
Uma semana antes do carnaval.
*******
E que as inscrições agora, vão até o final do mês de dezembro.
*******
Informa aqueles que já enviaram seus trabalhos para a Casa da Cultura Ivan Marrocos, que não fiquem apreensivos pois tudo está valendo.
*******
Inclusive se você que inscreveu algum trabalho e já entregou a Coordenação, pede pegar esse trabalho e até fazer alguns ajustes.
*******
Avisa aos amantes da arte Naif que a exposição do J Messias em conseqüência do adiamento do Sart.
*******
Vai ficar na Ivan Marrocos até o dia 7 de dezembro.
*******
Por favor, não espalha, que existe algo estranho acontecendo com a comissão encarregada de elaborar a programação alusiva ao centenário da chegada do Rondon a Rondônia.
*******
Depois que a turma praticamente terminou a elaboração do projeto, uma pessoa, ao saber que o coordenador da comissão faria jus a uma gratificação especial.
*******
Correu com o governador e questionou a dita gratificação, dizendo que o contemplado com a "grana", não pertencia ao grupo de apoiadores do governo.
*******
Aí os demais membros da comissão se revoltaram exigiram que nada fosse mudado, sob pena de abandonarem o "barco".
*******
Tudo foi resolvido e a equipe continua coesa.
*******
É duro quando confundem trabalho técnico com politicagem.
*******
Informa aí Zekatraca, que o "Banana Split puxador de samba enredo, anda dizendo pelos quatro cantos da cidade que não vai mais puxar o samba da escola Acadêmicos do São João batista".
*******
Apesar de ser um dos fundadores da escola e atual vice presidente.
*******
Acontece que o Banana ficou encarregado da produção do Samba Enredo para o carnaval de 2009
*******
Fez contato com um compositor famoso e esse compôs o samba.
*******
Só que a turma da escola não gostou e o Banana não teve coragem de dizer pro compositor que seu samba havia sido criticado pelos brincantes e diretores da agremiação.
*******
Acuado e com vergonha de procurar o dito compositor, o Interprete que recebeu o Estandarte de Ouro no carnaval de 2008, está pedindo o afastamento da escola azul e branca.
*******
Viu Zekatraca! Como você não deveria ficar ligado apenas no Festival de Música do Sesi.
*******
Que tava na hora da ficha cair.
*******
Aliás, tava na hora de você voltar à realidade.
*******
Para encerrar!
*******
Divulga essa nota do Sesc.
*******
Exposição homenageia Jorge Amado
*******
Está na Galeria de Arte do Sesc Centro, a exposição o "Compadre de Ogun?"
*******
Que reúne serigrafias do desenhista, pintor e escultor Hector Júlio Páride de Bernabó, mais conhecido como Carybé, baseados em obras do escritor Jorge Amado.
******
A exposição é composta por 31 serigrafias assinadas e numeradas por Carybé em 1997, a partir das aquarelas criadas para a abertura do especial realizado pela TV Globo para o Compadre de Ogun, originariamente episódio de "Os Pastores da Noite".
********
As obras de Carybé retratam traços simples e cores vibrantes, além de oferecem um conjunto de imagens da vida baiana onde é possível observar cenas do cotidiano como batismo, candomblé, cenas de bar, rua e becos ao lado de tipos populares como mães-de-santo, pescadores e prostitutas.
*******
A exposição fica até o dia 28 de novembro com horário de visita das 8h às 18h
Festcine Amazônia
Oficinas movimentam
O festival de cinema
A mostra competitiva acontece no Teatro Um do Sesc Esplanada até amanhã
A primeira atividade da 6ª edição do Festcine Amazônia, após a abertura oficial, aconteceu na comunidade Cujubim Grande que fica a aproximadamente duas horas de viagem de barco de Porto Velho, à margem direita do Rio Madeira, com a abertura do módulo “Cinema no Beiradão” na noite de Terça feira (11).
O festival prosseguiu no dia de ontem quarta-feira (12), com a exibição do documentário “Povo Marcado”, de Werinton Kermes e Luciana Lopes. Povo Marcado é o nome de um programa de rádio produzido por detentas da cadeia pública de Votorantin, em São Paulo. O documentário, que tem duração de trinta minutos, mostra esse projeto e a necessidade de receber oportunidades de atuação e trabalho durante o cumprimento das penas.
Ontem também tiveram inicio as oficinas: “Introdução ao Circo”, ministradas por Marco Eldon (Palhaço Bob), no Bairro Baixa União numa tenda de circo em frente ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), “Introdução a Fotografia” e “Animação”, ambas no CETENE (avenida Jorge Teixeira com avenida Imigrantes) respectivamente ministradas pelo fotógrafo rondoniense Luiz Brito e o cineasta de animação, Lula Gonzaga.
As oficinas de Circo e de Fotografia acontecem simultaneamente nos dias 12, 13 e 14 de novembro, das 08h00 ao meio dia, e das 14h00 às 18h00. A de Animação será ministrada nos dias 14, 15 e 16, de 08h00 ao meio dia e das 14h00 às 18h00.
De 12 a 14 de novembro serão realizadas as sessões da Mostra Cinema nos Bairros (Mostra Paralela e Mostra Petrobras). Hoje dia 13 (quinta-feira), a Mostra realiza sessão no bairro Areia Branca no campo de futebol do loteamento Luiene, a partir das 19h00. E na sexta-feira (14) é a vez do bairro JK – Jardim Flamboyant: Rua Jackeline Ferre com Constelação, também a partir das 19h00.
Além das três oficinas, o CETENE também será palco da Mostra “A Escola Vai ao Cinema” nos dias 12, 13 e 14.
Durante os três dias acontecem às sessões infanto-juvenis, sempre nos mesmos horários: das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.
Mostra Competitiva
A Mostra Competitiva com a exibição dos filmes convidados, acontecem até amanhã (14), no Teatro Um do SESC Esplanada, das 14h00 às 17h30 e das 19h00 às 22h30. Os filmes são:
Sumidouro, de Cris Azzi, O Pesadelo é Azul, direção de Ângelo Lima, Pirinop, Meu Primeiro Contato, documentário de Mari Corrêa e Karané Ikpeng e ainda Soja, em Nome do Progresso, vídeo de Todd Southgate.
O documentário Sumidouro, com duração de 71 minutos, registra o processo de migração de duas comunidades que foram alagadas pela construção da Usina Hidrelétrica de Irapé, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. O documentário foi premiado como o melhor filme no 10th Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).. A segunda produção convidada é O Pesadelo é azul, com roteiro, produção e direção de Ângelo Lima abordando acidente radioativo acontecido em Goiânia, um dos maiores que ocorreram no mundo.
O documentário Pirinop, meu primeiro contato, realizado a quatro mãos pelos cineastas Mari Corrêa e Karané Ikpeng e produzido pela Vídeo das Aldeias. O filme mostra o primeiro contato dos índios Ikpeng com o homem branco numa região próxima do Xingu, no Mato Grosso. Este documentário recebeu inúmeros prêmios como nacionais e internacionais como o Prêmio Horizonte - Internacional Documentary Film Festival Munich, Grande Prêmio Rigoberta Menchú - Présence Autochtone Canadá, entre outros.
Soja, em nome do progresso, título do quarto filme convidado, dirigido por Todd Southgate, é um documentário que tem como tema os impactos socioambientais que a expansão da fronteira da soja está causando na região de Santarém, no estado do Pará.
O Festcine Amazônia conta com o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Fundo Nacional de Cultura, tem ainda o apoio cultural da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Governo de Rondônia, Secel, Semed, Fecomércio e parceiros da mídia rondoniense
Fonte: Sílvio Santos
zekatracasantos@gmail.com
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando