Sexta-feira, 13 de novembro de 2009 - 05h10
Museu das Musas em Ji-paraná
O espetáculo Museu das Musas, estreado na Escola Municipal de Música Som na Leste, em 2008, reapresentado várias vezes no Teatro Um do Sesc e na programação de inauguração do Teatro Municipal de Porto Velho, Banzeiros, em 2009, será apresentado em Ji-Paraná, no Teatro Dominguinhos, no dia 28 de Novembro, às 20h30min.
O Museu das Musas é resultado da parceria entre o poeta e compositor Binho, o programador-visual Carlos Mettal e o poeta e compositor Rinaldo Santos (Soda Acústica), numa empreitada musical, visual e verbal para desvendar e, mais ainda, reverenciar a misteriosa magia das musas mitológicas e das musas cotidianas. Das escarpas do Olimpo às barrancas do Madeira as deusas da inspiração são evocadas e louvadas pelos três artistas.
Nesse espetáculo, regido pela poética da simultaneidade, podemos identificar o trovador (voz e instrumento), o calígrafo (palavra e imagem) e o menestrel (voz e poesia) atuando em conjunto. O propósito, posto de forma singela e simples, é exibir reflexivamente o conceito clássico de musas (através da poesia e da imagem) e o conceito popular (através da música e da letra). No Museu das Musas, podemos divisar a evolução conceitual das musas a partir dos gregos que as tinham como deusas da ciência e da arte até o cidadão comum que as vê como inspiradoras de poetas e compositores.
O conceito do espetáculo é intimista (violão e voz). Porém, o intimismo se rompe com a interferência dos poemas e dos vídeos apresentados. A interatividade da música com a poesia e a imagem torna o show simultâneo, incutindo ou renovando no espectador o prazer de ver, ler e ouvir o discurso artístico contemporâneo.
Os artistas envolvidos pretendem continuar apresentando o espetáculo em diferentes espaços culturais do estado e de outras regiões, na intenção de informar e formar expectadores sobre e para a arte produzida em Rondônia.
Reforçando a proposta de divulgação da arte produzida no Estado, os componentes do Museu das Musas convidam a população de Ji-paraná a prestigiar o espetáculo comparecendo, no dia 28 de novembro, às 20h30min, ao Teatro Dominguinhos, situado no centro da cidade.
Começa hoje a programação da chamada Agenda Zumbi.
********
E começa com o vereador Marcelo Reis reunindo a comunidade negra, às 9h na sede da Iaripuna.
********
Num primeiro momento a idéia do vereador, era discutir a criação de um feriado alusiva à data da morte de Zumbi dos Palmares,
********
Esse feriado municipal provavelmente seria no dia 20 de novembro data da morte de Zumbi.
*******
Acontece que a maioria dos integrantes dos movimentos negros em Porto Velho não concorda com o feriado.
*******
Acham que no feriado a turma vai cuidar do lazer da família freqüentando os balneários da cidade ou preferindo ficar em casa descansando e não vai comparecer em solenidade nenhuma que esteja festejando a data.
*******
Por outro lado, com o comercio fechado não tem graça nenhuma, pois a população como um todo, não vai querer sair de casa para participar da marcha “Zumbi”.
*******
Quem deve concordar em gênero, número e grau com o pessoal que não concorda com o feriado, são os comerciantes de Porto Velho.
*******
Por exemplo, o dia 20 de novembro este ano, cai justamente numa sexta freira. Caso fosse feriado, os comerciantes perderiam uma fortuna, já que o sábado também seria “engolido”.
*******
De qualquer maneira, vamos ouvir a proposta do vereador jornalista hoje na Fundação Iaripuna.
********
O legal da programação será a homenagem, que será prestada ao Neguinho Orlando do Estácio.
********
Com certeza os remanescentes do Movimento de Criação Cabeça de Negro, vão se juntar e realizar um super show no Mercado Cultural na noite do dia 20.
*******
Afinal de contas o Neguinho Orlando merece.
*******
Por falar em Mercado Cultural, hoje a partir das 19h, estaremos lá com o Ernesto Melo, participando da Fina Flor do Samba.
*******
Hoje acontece a última etapa da Mostra Sesc Ji Paraná de Música.
*******
A programação está marcada para começar as 19h30 no Teatro Dominguinhos em Ji Paraná.
*******
Com apresentação do musical “Rondoniano”
********
O espetáculo vai contar com as apresentações dos seguintes artistas:
********
Klaiton Galdino de Ji Paraná.
*******
Lima do Norte de Pimenta Bueno
*******
Márcia Brasileiro de Vilhena.
********
Marcos Biesek de Ariquemes.
********
Zezinho Maranhão de Porto Velho.
*******
Já aqui em Porto Velho, quem vai se apresentar na quadra do Sesc Esplanada é a Banda Arraial do Pavulagem.
********
O que vem a ser "PAVULAGEM"?
********
O termo "pavulagem" é um neologismo (fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente) originário de pavão, que significa "o formoso", "bonito", e "pomposo" e que na linguagem popular tem o significado de "o que gosta de aparecer", ou o "fanfarrão". Você também pode acessar www.arraialdopavulagem.com.br e conhecer mais a respeito.
*********
Resumindo, nada melhor do que assistir a apresentação do GRUPO MUSICAL ARRAIAL DO PAVULAGEM para se ter uma idéia deste movimento tão rico da cultura amazônica. Não perca a apresentação hoje a partir das 20h30 no Sesc Esplanada.
********
Com apenas 2 kg de alimentos não perecíveis você assisti o espetáculo que é a Banda Musical Arraial do Pavulagem.
*******
Por falar em Pavulagem.
*******
Amanhã 14 têm o show do amapaense Zé Miguel no Teatro Um do Sesc Esplanada.
********
Zé Miguel canta junto com o Zezinho Maranhão.
*******
A produção do CD “E Agora Zezinho!” está das melhores.
*******
Amanhã é o último dos três primeiros shows monécias, programados para acontecer antes do lançamento oficial do Disco que trás o cantor e compositor Zezinho Maranhão de volta a cena musical de Rondônia e do Brasil.
*******
Vamos ao Teatro Um do Sesc amanhã curtir o ritmo do “Marabaixo” que só quem sabe fazer é o Zé Miguel.
*******
Se hoje temos os ritmos paraense com a Banda Pavulagem, no Sesc.
********
Amanhã o contato será com os ritmos praticados no Amapá.
*******
Hoje tem carimbo, síria, merengue, calipso, boi-bumbá e outros ritmos praticados no estado do Pará inclusive hinos a Nossa Senhora de Nazaré.
*******
Amanhã vamos dançar o “batuque” do Marabaixo praticado em Macapá.
*******
Não vai pensar que tambor “berequê” e cair no Roncó Maracanã!
*******
O Zé de Nana diz que vai só pra ver como é que o “Entidade” Baia!
*******
Axé!
FESTIVAL
Artistas de Rondônia no
Sesi música nacional
Rondônia foi premiado na primeira edição do festival nas duas categorias
Os representantes do estado de Rondônia no Festival Sesi Música, embarcam amanhã 14, para Brasília onde participam da etapa nacional do festival.
Os artistas Maqueslen França (Correios) e Luiz Fernando Schimitt (Coca-Cola/ Grupo Simões) são nossos representantes no evento que reúne representantes de empresas de todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal. Juntamente com os artistas, o Sesi também levará um gestor de RH de cada uma destas empresas para participar de uma oficina programada especialmente para eles com o maestro Ricardo Prado. Na etapa nacional os candidatos de Rondônia representarão seus estados e suas indústrias nas respectivas categorias:
Interpretação: Luiz Fernando Schmitt com a música “Faz um milagre em mim” de Regis Danese
Composição inédita: Maqueslen França com a música “Cada Segundo”
O Festival Sesi Música é um projeto destinado exclusivamente para trabalhadores da indústria brasileira e contempla dependentes diretos e cônjuges. Este é o segundo ano que o Festival Sesi Música – etapa nacional se realiza. Em 2008 Rondônia sagrou-se campeã na categoria interpretação com a dependente Tâmmilis Von Rondow da indústria de confecções Von Rondow de Cacoal (2° lugar). O intérprete de composição inédita Sílvio Menezes, dependente do trabalhador Sílvio Santos (Zé Katraca) do Jornal Diário da Amazônia ganhou o troféu especial de melhor intérprete de composição inédita.
Os dois representantes de Rondônia deste ano foram classificados na etapa estadual do festival que aconteceu em Porto Velho nos dias 12 e 13 de setembro de 2009.
Vale destacar que foram mobilizadas durante as Etapas Estaduais mais de 29 mil empresas, em todo o Brasil. Na etapa nacional artistas trabalhadores dos 27 estados estarão se encontrando, não somente para uma competição, mas para uma verdadeira confraternização em que a estrela principal é a arte da música. O projeto Sesi Música foi criado com o objetivo de revelar e valorizar os talentos da indústria brasileira. O Sesi acredita que a música além de ser uma arte é também uma ferramenta de promoção de qualidade de vida para os industriários. O projeto visa também despertar nos empresários da indústria o interesse em investimento em atividades focadas na arte como: música, dança e teatro.
Em Brasília os artistas trabalhadores participarão de oficinas de expressão corporal, oficinas de técnica vocal com artistas renomados. As semifinais se realizarão nos dias 17, 18 e 19 de novembro no Centro Cultural do Sesi em Taguatinga. No dia 20 acontecerá à final do Festival no Centro de Convenções Ulisses Guimarães na esplanada. Logo após a final, show com Ivan Lins.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando