Sábado, 13 de dezembro de 2008 - 11h06
Patrimônio
Palácio do governo
qual seu nome?
Getúlio Vargas é o nome da praça, o nome oficial do palácio é Presidente Vargas
Recentemente, o governo do estado de Rondônia, anunciou e realizou, a “inauguração” do prédio do palácio onde fica o gabinete do governador e outros órgãos.
O que nos causou estranheza, foi o fato de terem colocado na esquina das ruas D. Pedro II com a Presidente Dutra, uma placa com os dizeres: “Palácio Getúlio Vargas”, essa denominação também está grafada em todos os tapetes existentes no interior do prédio.
A denominação “Palácio Getúlio Vargas”, não só nos causou estranheza, como uma grande surpresa, já que desde o jardim da infância, aprendemos que o nome do palácio do governo em Rondônia, é “Palácio Presidente Vargas”.
Devemos deixar bem claro, que apesar da cor original do prédio ser o “rosa”, até que a pintura atual, azul e branca, motivo da dita “inauguração”, ficou muito mais bonita que a antiga, que a reforma interna adequou o prédio, as normas atuais da construção civil.
A fonte de água, a rampa, a iluminação, o auditório e todas as dependências estão muito bonitas, agora, não podemos concordar, com a troca do nome.
De acordo com a professora Yedda Pinheiro Bozarcov às páginas 149 a 153 do livro, “Porto Velho – 100 anos de história”: “Em 1966 realizei pesquisa visando ao seu tombamento histórico. Na ficha técnica constavam os seguintes dados:
Denominação: Palácio “Presidente Vargas”.
Categoria: Sede do Poder Executivo.
Período de Construção: 1948 a 1953.
Localização: Praça Getúlio Vargas, entre as ruas D. Pedro II e José de Alencar e avenida Presidente Dutra.
Qualificação Geral: Elevado grau de significação histórica.
Dados cronológicos: 13 de setembro de 1948 – Lançamento da pedra fundamental.
Dados Tipológicos: Arquitetura moderna lembrando o estilo néo clássico da década do século passado. Evidencia-se em sua fachada principal, uma escada com duas ramificações que dão acesso ao salão onde estão expostos fotos dos governadores do Território Federal do Guaporé e de Rondônia e do estado de Rondônia.
Dados técnicos: O prédio apresenta técnica construtiva mista, de alvenaria e concreto armado, em um só bloco de dois pavimentos”, escreveu Yedda Bozarcov.
No mesmo livro, a escritora coloca uma citação do também escritor Telmo Fortes. O palácio Presidente Vargas, “tem um estilo meio rocaille e art noveau e uma história para contar. Foi ali que se realizou a sessão pública de instalação do Estado de Rondônia e foi ali que se tomaram as mais importantes decisões da vida pública deste pedaço da pátria”.
A pergunta que não quer calar. Será que os responsáveis pelo patrimônio histórico do estado de Rondônia foram consultados a respeito da história do prédio do palácio?
Por que não tiveram a humildade de consultar pessoas como o Capitão Esron Penha de Menezes, Abnael Machado de Lima e a própria professora Yedda Pinheiro Bozarcov. Quando se trata de especialista em história de Rondônia temos como referencia o professor Marcos Teixeira e o professor Dante. Por que não consultaram essas sumidades em se tratando de história regional?
Não podemos admitir que nosso patrimônio histórico seja maculado da maneira como está sendo. É necessário que se retire o mais urgente possível, as placas e os tapetes com o nome incorreto.
O nome oficial do prédio do palácio é: “Palácio Presidente Vargas”.
Música
Grupo Diz Farsa realiza 1º Femm
Grupo de Teatro Diz Farsa, realiza neste sábado (13), a partir das 19 horas durante a realização da Feira do Porto na Praça Aluizio Ferreira o 1º Femm – Festival Estudantil Municipal de Musica
De acordo com o presidente do Diz Farsa Ruymar Pereira, o festival tem como objetivo estimular a pratica da arte musical, nas escolas de Porto Velho sob a responsabilidade da Semed. "Contamos com o apoio da secretária Epifânia Barbosa e das diretoras do Departamento de Educação - Dade Julcira de Almeida e da Divisão de Educação - Dice Andrea dos Santos.
O projeto contou com a realização de duas etapas:
1º etapa: oficinas realizadas pelos músicos Patrícia Cavallero e Cledson Nascimento.
2º Etapa: Realização do Festival de Música.
Cronograma de apresentação do Femm – 2008
Dia 13 – 12 – 2008
Horário: das 19:00 as 21:00
Local: Feira do Porto da Praça Aluizio Ferreira – bairro Caiari
19:00 - Auta de Souza
19:20 - Moranguinho
19:40 - Pequenos Talentos
20:10 - Antonio Augusto Vasconcelos
20:30 - Meu Pequeno Jones
20:40 - Rio Madeira
Premiação entrega de troféus as escolas participantes
Fonte: Sílvio Santos
zekatracasantos@gmail.com
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando