Quarta-feira, 14 de janeiro de 2009 - 23h04
Concurso
Fesec elege melhor
samba enredo 2009
Os jurados também vão escolher o melhor interprete de samba enredo de 2009
No dia 7 (sete) de fevereiro acontece no Clube Kabana’s o concurso que vai eleger o melhor samba enredo das escolas de samba de Porto Velho. O evento é uma parceria da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec, com o misto de empresário e cantor, Beto Cezar. A grande atração da festa, será a apresentação do interprete de samba enredo Nego da escola de samba Império Serrano do Rio de Janeiro.
Nego quando defendia a escola de samba “Grande Rio” foi o interprete do samba da escola de Duque de Caxias que contou a história da construção da Madeira Mamoré e no mesmo ano (1996) cantou na avenida Jorge Teixeira o samba da escola de samba Pobres do Caiari de Porto Velho “Parintins a Ilha da Fantasia”, recentemente, ou seja, na virada do ano de 2007/08 Nego veio a Porto Velho como atração da festa de reveillon que aconteceu no Zé Beer promovido pelo Beto Cezar. “Infelizmente o show do Nego naquele reveillon foi prejudicado pela forte chuva que caiu durante toda aquela noite”, disse Carimbo.
O concurso que vai escolher o melhor samba enredo 2009 das escolas de samba filiadas à Fesec vai reunir no palco do Kabana’s os interpretes, Ernesto Melo (S.J.Batista); Banana Split (Armário Grande); Júnior (Diplomatas do Samba); Maico e Fábio (Império do Samba); Felipe (Rádio Farol) e Marcelo Luna (Asfaltão).
Além do melhor samba, os jurados terão que escolher, o melhor interprete entre os cantores de samba enredo das escolas de Porto Velho.
Os convites já podem ser solicitados, através do telefone 9223-4450
Silvio, (Zékatraca), por favor publique essa nota em sua coluna, eu não aguento mais tanta lambança. Oscar Dias Knightz.
********
Na última sexta-feira, dia 09/01/2008, eu, Bainha, Zé Baixinho e Dr. Felício, participamos do lançamento do Tema para o Carnaval de 2009, do Bloco Galo da Meia Noite, intitulado "SEU MANELÃO, EU QUERO MAIS UM DIA, UM SÁBADO SÓ É POUCO...", que aconteceu no Braz Buffet.
*******
Muito bem, o Galo da Meia Noite acertou na escolha da homenagem.
********
Manelão realmente merece, a Banda é a melhor tradução do nosso carnaval, é a verdadeira saturnália, reúne todo ano a maior multidão carnavalesca do nosso estado e quiçá da região norte. Como disse acertou na homenagem, mas errou em muitas coisas, aliás insiste em errar, mesmo a gente sugerindo algumas melhorias, por exemplo:
********
Eu não escolheria esse nome para ser o título do tema do Galo, não que não seja bonito, interessante, respeito à decisão, mas historicamente falando para mim não é o mais apropriado.
******
O título poderia ser "...Chegou a Banda, a Banda...O Galo não tem preconceito, na Brincadeira entra quem Quiser."
*******
O famigerado documentário foi uma lástima, muito mal elaborado, pelo menos duas pessoas que prestaram depoimento não deveriam estar ali. Alguns fundadores ficaram de fora, poderia ter explorado mais, contado histórias sobre os temas e algumas canções irreverentes, falado de acontecimentos históricos e valorizados os compositores que sempre compõem para a Banda e não ganham praticamente nada.
******
Estavam lá Bainha, Silvio Santos, Ernesto, Dr. Felício, Zé Baixinho, Bainha, Mestre Oscar, dentre outros e sequer foram mencionados na festa. Profundamente lamentável, como esses profissionais não são reconhecidos pelo trabalho maravilhoso que fazem em prol do carnaval de Porto Velho.
********
Ainda sobre o documentário foi imperdoável, injustificável, um erro gravíssimo ter deixado o Bainha de fora dos depoimentos.
********
Bainha tem 50 anos de carnaval, tem toda uma vida dedicada a esse mundo carnavalesco, é um dos grandes compositores da Banda, do Galo...Diplomatas, Caiari, Castanheira, Mocidade do km 1, enfim, todo mundo sabe disso, mas tem gente que teima em não reconhecer seu inesgotável trabalho.
*******
Só para lembrar os desavisados, é obra prima dele, em pareceria com mestre Oscar e Zé Baixinho o hino do Galo, (Alô Seu Cabo Omar), que aliás, sequer foi tocado na festa.
*******
Presume-se ser o Bainha amigo do Silvio Santos, do Manelão, do Caúla. Ele ajudou, levantou e tirou tanta gente da lama, mas tem um grupo de malfeitores do carnaval que cometem essas maldades com ele. Cuidado o homem lá em cima tá vendo tudo isso.
*******
Outra grande lambança, é numa festa de carnaval, promovida pelo Galo, em homenagem a Banda, onde a característica principal é o frevo e as marchinhas de carnaval e não ter uma bandinha sequer tocando as músicas da Banda e do Galo.
*******
A festa repleta de compositores dos mencionados blocos e colocam o Zézinho Maranhão tocando violão.
*******
Não questiono nunca a qualidade musical do mencionado cantor, gosto muito dele, é meu amigo, mas a direção do Bloco, como sempre tem feito em ocasiões passadas, errou feio, bastava pegar dois profissionais tocando metais (sax e trompete), um ritimista tocando caixa malacacheta, uma bateria, alguém no surdo, um cavaquinho e um violão, pronto, a festa ficaria completa.
******
Essas gafes, se é que podemos dizer assim, a mim me parece que é proposital, tem gente nesse meio que é responsável por isso, deve ter algo mal resolvido e se aproveita desses momentos para querer aparecer.
*******
O Galo da Meia Noite tem um nome a zelar e não pode de maneira alguma ficar ladeado por essa gente inescrupulosa e aproveitadora.
********
Se assim continuar corre o risco de sofrer no futuro o arredamento de muita gente séria, que só quer o bem do carnaval, ao contrário de alguns, que fazem do carnaval seu meio de sobrevivência.
*******
Rogo aos Deuses do Carnaval, Orfeu e Zé Pereira para que ilumine a direção do Galo.
******
Em tempo: Recado para o Caúla e Carlinhos Mocidade. Quando é que a Banda Carijó vai tocar os frevos e as marchinhas do Galo??? Vale à pena a gente ficar compondo as músicas pro Galo e a banda não tocá-las?
*******
Essa história de “carnaquadrilha”, forró, brega em época de carnaval é uma tremenda palhaçada. Isso já está enchendo o saco, vem se arrastando por três anos.
*******
Sendo assim, é melhor assumir e mudar o nome do Bloco de Galo da Meia Noite, para "Bloco ForróGalo".
*******
Não joguem no lixo a proposta da Magda e do próprio Galo quando surgiu, que era resgatar o carnaval tradicional. Por favor não me tirem do sério.
*******
Oscar Dias Knightz - knightz@correios.com.br
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando