Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 15/04/10


 
Cassol perde na Assembléia Legislativa.

*******

No final do ano passado o então governador Ivo Cassol, atendendo a lábia do EX RAPOSÃO (segundo Carlos Sperança) Odacir Soares.

*******

Anunciou que a data magna do estado de Rondônia deixaria de ser comemorada no dia 4 de janeiro.

*******

A nova data oficial passaria a ser o 22 de dezembro, data real da criação do Estado.

*******

Aí não aconteceu festa nenhuma. Nem pela criação do estado 22 de dezembro e nem pela sua instalação no dia 4 de janeiro.

*******

A turma da Assembléia obedecendo ao chefe, resolveu convocar uma Audiência Pública para saber a opinião da população (que não foi avisada), se a data magna do estado ficaria no dia 4 de janeiro ou no dia 22 de dezembro.

*******

A Audiência Pública aconteceu justamente na manhã de ontem 14, na Assembléia Legislativa.

*******

O resultado nos foi enviado por e-mail:

*******

Silvio (Zé)

*******

A decisão foi tomada hoje (14.04) em Audiência Pública na Assembléia Legislativa.

*******

Ficou definido a data magna sendo 4 de janeiro.

*******

A Assembléia vai fazer um substitutivo à proposta do governo que queria mudar para o dia 22 de dezembro.

*******

O substitutivo da Assembléia será elaborado pelo deputado Jesualdo Pires. OK!

********

Ok!

********

Presente a Audiência Pública a Academia de Letras de Rondônia através do seu vice presidente, historiador Dante Ribeiro da Fonseca

*******

Fez uma brilhante defesa ou explanação sobre o assunto.

*******

Inclusive lembrando o seguinte:

*******

Sobre a criação da data magna de Rondônia.

*******

O feriado estadual relativo à criação do estado vem sendo comemorado no dia 04 de janeiro desde o início;

*******

Pelo Decreto 14.765 de 03/12/2010 o feriado passou a ser comemorado no dia 22 de dezembro;

*******

Mas a Lei Federal 9.903 de 1995 define no artigo primeiro, inciso II que a data magna deve ser fixada em Lei Estadual.

*******

Situação sobre as datas magnas dos estados:

*******

Ceará, dia de São José (19 de março).

******

São Paulo, deflagração de revolução constitucionalista de 1932, 9 de julho.

*******

Pernambuco, Revolução constitucionalista de 1817, 6 de março.

*******

Rio Grande do Sul, revolução Farroupilha, 20 de setembro.

*******

Minas Gerais, morte de Tirandentes, 21 de abril.

*******

Vejam, portanto que a data magna do estado não precisa coincidir com a data da lei que o criou nem com o dia em que foi instalado.

********

Por outro lado, é questão polêmica porque envolve valores e paixões políticas e identitárias.

********

Precedentes:

*******

Alguns precedentes importantes já foram criados, mudando aspectos importantes da história e da identidade do Estado.

*******

Decreto Lei 5.812 de 13 de setembro de 1943 criou o Território Federal do Guaporé.

*******

A Lei Ordinária nº 2731, de 17 de fevereiro de 1956, mudou sua denominação Território Federal de Rondônia, em homenagem ao sertanista Marechal Cândido Rondon (1865-1958).

*******

A fundamentação para a mudança da comemoração:

*******

A Lei Complementar N° 041 de 22 de dezembro de 1981 criou o Estado de Rondônia.

*******

A instalação do Estado, posse do governador e secretariado ocorreu no dia 04 de janeiro de 1982.

*******

Argumentação:

*******

“Se comemoramos nosso aniversário na data que nascemos e não quando fomos registrados, então nada mais justo que comemorar o aniversário do Estado na data oficial de sua criação e não da instalação”. (Odacir Soares, http://www.rondoniagora.com/, Sexta-feira, 4 de dezembro de 2009).

Foi esse argumento do “Raposão” que foi derrubado ontem na Audiência Pública.


*******

Em fim! A data ficou sendo o 4 de janeiro mesmo.

*******

Será que se o ex governador estivesse no poder o povo ganharia?

*******

Depois que a festa voltou para o dia tradicional.

*******

Chamamos atenção para o seguinte:

*******

A palestra show “A Incrível Arte de Vender”

*******

Será apresentada hoje 15, em Cerejeiras pela “Seu Chico e Cia” que está em turnê há semana no Estado.

******

Amanhã 16, a palestra será em Vilhena.

*******

Quando nosso céu se faz moldura...! 




A lenda do respeito
Beto Ramos (*)

Existe uma lenda em Porto Velho, que as estrelas no céu passaram a brilhar com mais intensidade quando a sexta feira chega, trazendo em sua grandeza uma viagem pela história da nossa gente. Esta lenda nasceu em uma praça com violões e tamboris iluminados pela luz vinda da alma de músicos que cantam os nossos bairros, os nossos poetas, boêmios e uma Porto Velho que precisa ser lembrada em versos e prosas. Diz à lenda que o sangue que corre nas veias destes músicos é como águas barrentas do velho Madeira. Sangue que flui em notas musicais e lindas canções, que o vento leva a todos os cantos do Triângulo, Mocambo, Baixa da União, Caiari e todos os nossos bairros que precisam saber da nossa história. Diz à lenda que as sextas feira eram tristes em frente à Praça Getúlio Vargas. Eram silenciosas e cheias de melancolia. Diz à lenda que junto das cinzas e entulhos que ficaram na lembrança de quem sabe a história, restou uma fênix beradeira que fez renascer um pedaço da nossa história cultural. Diz à lenda que entre mortos e feridos, restaram pedaços de uma resistência intensa cantada aos quatro cantos de nossa Porto Velho, tão querida. E soam os tambores, violões, pandeiros, tamborins, cavaquinhos, repique de mão, um surdo na marcação, fazendo a nossa população aplaudir as estrelas do céu que passaram a brilhar com mais intensidade. E essas estrelas nos observam com os nomes de Babá, Manga Rosa. Estrelas que brilham entre a gente como Silvio Santos e Bainha. Diz à lenda que quando soam os tambores na sexta feira, Santa Bárbara renasce, a Favela se ilumina, O alto do Bode cria vida, até ouve-se a seresta no Imperial. Diz à lenda que querem que volte o tempo dos generais. Generais sem farda que não querem respeitar a nossa cultura, e ocupar as sextas feira com um toque de recolher, para que se cale uma história que muitos pegaram pela metade. Diz à lenda que vindos da margem direita do Madeira cavaleiros armados com suas poesias, versos, músicas e instrumentos musicais, lutarão como nunca para que as estrelas continuem sempre a brilhar no céu incomodando o sono das andorinhas para que quando o sol desponte traga todo o seu calor aos corações que sabem que amar Porto Velho é amar a história da nossa gente.

(*) O autor é fotógrafo restaurador de fotografias. betoramospvh@hotmail.com.br 




 
Scientia assume
Museu estadual


Governo do Estado inaugura uma nova e importante ação para a preservação do Patrimônio Cultural de Rondônia 

Através de uma parceria entre a Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e a empresa Scientia Consultoria Científica, o Governo do Estado inaugura uma nova e importante ação para a preservação do Patrimônio Cultural de Rondônia. O projeto, que será executado entre as duas instituições em um período de três anos, tem como objetivo proporcionar inventário, curadoria e organização dos acervos paleontológico, arqueológico, histórico e etnográfico do Museu Estadual de Rondônia (MERO). 

“Esta é uma importante ação para a valorização da cultural rondoniense, pois a parceria proporcionará um melhor acondicionamento dos bens materiais para viabilizar o acesso a essas coleções para pesquisas, trabalhos de valorização do patrimônio paleontológico, arqueológico e histórico; e servir como projeto piloto para uma futura musealização das coleções”, acrescenta Jucélis Freitas, secretário da Secel. 

Entre as contribuições oferecidas pela empresa parceira estão: Identificação e curadoria dos acervos paleontológico, histórico, pré-histórico e etnográfico do Museu Estadual de Rondônia; Orientação técnica quanto à melhor forma de preservar o acervo; Espaço físico e material necessário a curadoria dos acervos, bem como para realização do curso de capacitação; Assessoria e acompanhamento das atividades de inventário, curadoria e organização. 

A contrapartida da Secel será: Obtenção de autorização dos órgãos competentes (IPHAN e DNPM) para o trabalho com o acervo; Aquisição de mobiliário apropriado para guarda do acervo; Material para organização das informações sobre o acervo (livro tombo e mídia digital); Material para armazenamento do acervo; Mão-de-obra para inventário, curadoria, organização e manutenção do acervo; e Estrutura física para manutenção do acervo. 

O Museu Estadual de Rondônia (MERO) funciona no Prédio do Relógio, Avenida Sete de Setembro nº 237 – Centro (PVH) e é aberto para visitação gratuita. 

Edital para exposição na Casa da Cultura 

O Governo do Estado através da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer abriu o edital de seleção para a programação de exposições do segundo semestre de 2010, na Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório, da Casa de Cultura Ivan Marrocos. Os artistas podem encaminhar seus trabalhos para a Casa da Cultura Ivan Marrocos até o dia 28 de maio. “Este é o terceiro ano que a Secel seleciona propostas para exposições na Casa de Cultura através de edital. Um processo democrático e transparente que premia de forma justa os contemplados e contribui para o desenvolvimento da cultura de forma igualitária”, explica Jucélis Freitas, secretário da Secel.
Com a proposta de promover e divulgar as diversas manifestações nas artes visuais, propiciando aos artistas, estudiosos e ao público em geral, o conhecimento e a participação na produção artística, além de estimular a criatividade, o edital oferece três categorias: Exposições individuais; Exposições Coletivas; e Salões de Artes. 

Ao selecionados a Secel oferecerá divulgação institucional e promocional da mostra; Produção gráfica do convite, folder e certificado de participação da exposição; Distribuição dos convites em parceria com o artista; Apoio na montagem e desmontagem da exposição; Sonorização, cerimonial e coquetel para a exposição; e Publicação de um catálogo anual das exposições realizadas na Galeria. 

As inscrições serão gratuitas estendidas a todos os artistas visuais do Brasil, com prioridade para os de Rondônia (no mínimo 80%). Cada artista poderá inscrever até duas propostas, sendo uma individual e outra coletiva nas diversas linguagens plásticas/visuais. 

As normas do edital e ficha de inscrição estão disponíveis na sede da Casa de Cultura localizada na Avenida Carlos Gomes, nº 600, esquina com Rua Rogério Weber. Bairro Caiari - Porto Velho – RO Cep. 76.801-150. Fonte: Malu Calixto 

Fonte: Sílvio Santos
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião no Twitter  /   YouTube

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)