Quarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 16/06/08


Quadrilha e Boi-Bumbá

As indumentárias 2008
no Flor do Maracujá

O Flor do Maracujá começa na próxima sexta feira dia 20

A Federon em parceria com a Secel, ofereceu na última sexta feira coquetel à imprensa, para apresentar as indumentárias que serão usadas durante a XXVII Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás que acontece entre os dias 20 e 29 deste mês, no Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho. A festa folclórica acontece no espaço Vila Erse da Casa da Cultura Ivan Marrocos. 

O cerimonial comandado pela Cândrica Madalena Bebel, convidou para fazer parte da mesa oficial o Secretário da Secel Jucélis Freitas; o presidente da Federon Fernando  Rocha, o presidente da Fundação Iaripuna Júlio Yriarte; o Gerente de Cultura da Secel Luiz Gouveia além dos representantes da empresa Refrigerantes Rondônia e da Caixa Econômica Federal patrocinadoras do evento. O pátio da Vila Erse ficou repleto de , as indumentárias que serão usadas em suas apresentações no Flor do Maracujá. Cada grupo apresentou um casal de brincantes além de uma candidata ao título de Rainha o Flor do Maracujá. Quanto aos grupos de Bois-Bumbás a exigência era apresentar apenas a Porta Estandarte e mais uma personagem e a maioria dos grupos optaram em levar as cunhãs porangas o que deixou o público encantado com a belezas das jovens cunhãs. 

Antes das apresentações dos casais com as indumentárias 2008, a coordenação promoveu o concurso que elegeu a Rainha do Flor do Maracujá 2008, ficando com o título a representante da Quadrilha Arrasta Pé de Matutos Rebeca Alves Brasão e como princesa a representante da Quadrilha Nova Estação. 

Enquanto os casais das Quadrilhas se apresentaram ao som da música “Pé de Cocô”; as cunhãs dos Bumbás dançaram ao som das toadas cantadas por Silvio Santos e Silvio do José do Corre Campo; Carlinhos Maracanã pelo Vencedor; acompanhados pelo Silfarney do Az de Ouro (surdo) Hudson do Diamante Negro (Caixinha) e Júnior de Castro do Corre Campo (teclados).


 
Jamelão, o interpretes dos interprete de samba enredo morreu Sábado.
*******
Jamelão, além de intérprete era Presidente de Honra da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

*******
Jamelão tinha 95 anos e estava internado na Clínica Pinheiro Machado, no Rio de Janeiro, desde a última quinta-feira. Segundo nota da assessoria da Mangueira, o falecimento ocorreu às 4h da manhã por infecção grave.

*******
José Bispo dos Santos, conhecido como Jamelão, nasceu em 12 de maio de 1913. Menino no morro da Mangueira, conviveu com os fundadores e os primeiros componentes da escola.

********
Segundo informações da Mangueira, nos anos 50 ele começou a atuar como intérprete de samba-enredo para a escola, atividade que praticou até o ano de 1996.

*******
Hoje também fazem 3o dias da morte do amigo das escolas de samba de Porto Velho Murilo da Penha Collares que faleceu no Rio de Janeiro no dia 16 de maio passado…

*******
Murilo Collares foi convidado a trabalhar em prol das nossas escolas de samba pelo também sambista José Carlos Lobo em meados da década de oitenta.

******
No carnaval de 2007 Murilo foi o responsável pelos shows que aconteceram durante o Baile Municipal realizado pela prefeitura de Porto Velho no clube Kabanas.

******
Foi também, juntamente como o Hiran Brito Mendes, responsável pela coordenação da comissão de jurados naquele carnaval.

*******
No Rio de Janeiro Murilo Collares foi vice presidente da Ala de Compositores da Portela e um dos fundadores da famosa Ala do Cavaquinho que até hoje desfila na azul e branco de Madureira.

*******
Por tudo que fez pelo nosso carnaval os sambistas através da Federação das Escolas de Samba e entidades Carnavalescas de Rondônia, mandam rezar missa na catedral metropolitana Sagrado Coração de Jesus às 18 horas.

******
Todos os sambistas e carnavalescos estão convidados para este ato de fé.

*******
Já falamos em fé.

*******
A festa promovida em frente a igrejinha de Santo Antônio no dia 13.

*******
Não foi lá essas “brastemp” em se tratando de público.

******
Pouquíssimas pessoas prestigiaram o evento coordenado pela Fundação Iaripuna.

*******
Para o amigo leitor fazer idéia do tratamento dispensado a festa de Santo Antônio.

*******
Basta lembrara que o presidente da Fundação Iaripuna Júlio Yriarte era o representante do prefeito Roberto Sobrinho na festa de abertura do Flor do Maracujá que aconteceu na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

*******
Ariel argobe que fez palestra sobre a história da igreja de Santo Antônio ao terminar suas explanações saiu correndo para a Casa da Cultura Ivan Marrocos.

*******
O prefeito Roberto Sobrinho tinha compromisso na Expovel.

*******
Os grupos folclóricos e seus dirigentes estavam todos na Ivan Marrocos.

*******
De acordo com imangens divulgadas nos telejornais, algumas crianças assistiram o show do Ernesto Melo.

*******
Quer dizer, uma solenidade que poderia Ter sido realizada em grande pompa, com a presença maciça da população ficou relegado a uns “quatro gatos pingados”.

*******
Enquanto isso na Casa da Cultura a “fofoca” entre as "bibas" dirigentes das Quadrilhas juninas era muito grande.

*******
Cada uma queria que a indumentária do seu grupo fosse mais elogiado pela Bebel.

*******
Tava vendo a hora, as penas saírem voando pelo meio da exposição da Maria Regina.

*******
O comentário dos colegas jornalistas presentes, era quanto a repetição da música “Pé de Cocô”.

*******
Comentavam os colegas dos jornais, rádio, televisões e sites.

******
É fácil ganhar dinheiro como tecladista de Quadrilha em Porto Velho.

********
Basta decorar a melodia desse “Pé de Coco” e pronto! 




Artes
Ser – A exposição de Maria Regina

Depois de relutar muito, sobre, se mostrava sua arte numa exposição individual, Maria Regina resolveu que o melhor seria atender o que o seu “SER” estava pedindo. A decisão de realizar a primeira exposição individual, veio com a criação da Galeria de Artes Visuais “Afonso Ligório”. “Comentei comigo mesma, já que temos um espaço exclusivo para as artes visuais, porque não aproveitar para mostrar meu trabalho numa exposição individual”, confessa a artista. Motivada, a mineira que chegou em Rondônia em 1980 e se formou em Turismo na Faculdade São Lucas, mas, que preferiu seguir a carreira das artes, iniciou sua trajetória artística, pintando tecidos, foi para a cerâmica, mas, gostou mesmo foi de pintar porcelana, aliás, foi pintando porcelana que conseguiu destaque no mundo das artes plásticas. Como turismóloga passou a se destacar através de seus trabalhos em artes plásticas, detalhista e saudosista por excelência, Maria Regina é dessas pessoas, que guarda tudo que faz ou que acha importante, as quinquilharias de seu baú, sempre servem de complemento em suas obras, essa técnica, ou essas aplicações podem muito bem ser notadas e apreciadas, na exposição “SER” que fica  na Casa da Cultura Ivan Marrocos até o próximo dia 23.

Nessa exposição, Maria Regina viaja por todas suas fazes dentro da pintura. Do tecido ao alumínio, passando pela pintura em cerâmica e porcelana. A ousadia maior, pode ser apreciada na Instalação que segundo a artista, não deu tempo de ser totalmente montada. “falta alguns detalhes no acabamento”, mesmo assim, é bastante elogiada por quem já a contemplou. Portanto, no mundo ótico de Maria Regina poderemos encontrar no meio de tantas mandalas, o nosso “SER”.

Fonte: Sílvio Santos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)