Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 16/06/10


Zekatraca - Lenha na Fogueira 16/06/10 - Gente de Opinião



TURISMO

Jornalistas visitam Guajará-Mirim 

A vinda dos jornalistas ao município foi arquitetada durante o 5º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, realizado recentemente em  São Paulo. O evento é a principal vitrine do Turismo brasileiro para o consumidor final e  contou com grande participação de Rondônia. Durante o encontro, Guajará-Mirim foi destaque, com a participação de Dayan Saldanha, Secretário Municipal de Cultura e Turismo - SEMCET.

A equipe de Jornalistas de grandes veículos de comunicação do Brasil inteiro, veio a Rondônia a convite da Associação Brasileira de Hotelaria de Selva e da Gol Linhas Aéreas. O objetivo é mostrar ao Brasil e ao mundo as grandes potencialidades turísticas que inegavelmente Rondônia oferece.

Com a vinda desses profissionais formadores de opinião, a expectativa é que o Estado esteja em breve  em evidência na vitrine da mídia especializada, chamando a atenção do trade turístico e do consumidor final. O seleto grupo passou dois dias em Guajará-Mirim, conhecendo as potencialidades turísticas da Região e ficaram hospedados no Hotel Pakaas Palafitas Lodge. O boi Flor do Campo fez uma apresentação com os principais destaques, para os jornalistas, que ficaram empolgados com a criatividade.

O jornalista Cláudio Oliva, especialista em turismo e assessor da Associação Hotelaria de Selva da Amazônia disse que o grupo ficou encantado com tantas belezas naturais na região Guajará-Mirim. “Surpreendente. Os jornalistas adoraram o que viram. Eu acho que Guajará-Mirim tem um dos maiores potenciais da região amazônica brasileira e está na hora de vocês passarem de coadjuvante para estrela principal desse cenário”, destacou.

O Jornalista de São Paulo, Sergio Carvalho, Diretor Executivo da Associação Hotelaria de Selva da Amazônia, ficou encantado com a imensa beleza natural da região e com a estrutura do hotel Pacaas Palafitas Lodge e frisou: “só estando aqui para poder sentir a importância que Guajará-Mirim tem para o turismo de toda a Amazônia. Nós estamos aqui com os dezoito jornalistas do Brasil inteiro, muitos deles acham que jamais puderam apreciar, vislumbrar um cenário tão maravilhoso como esse do Hotel Pacaas. Guajará-Mirim deve dar graças a Deus por ter um equipamento, que não perde em nada para muitos hotéis de selva da Amazônia inteira”. Também estiveram presentes no encontro com os jornalistas, o Vice-Prefeito Hilter Gomes Videira, o chefe de gabinete Décio Keher e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Dayan Saldanha.

A vinda da equipe de Jornalista ao município conta com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, Santo Antonio Energia, Aquarius Selva Hotel, Restaurante Barcaça Gourmet, Hotel Pakaas Palafitas Lodge e da Prefeitura de Guajará-Mirim. O prefeito Atalíbio Pegorini ficou satisfeito com a presença dos jornalistas de vários estados na Pérola do Mamoré: “Esse é um momento importante, porque são diversos profissionais falando bem de Guajará-Mirim”


 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 16/06/10 - Gente de Opinião


Fonte: guajará notícias


A rua Tenreiro Aranha foi eleita a Rua da Copa 20010.

 

*******

Por alguns metros ganhou da minha rua Bolívia.

 

*******

A turma da Tenreiro Aranha mereceu o título.

 

******

Mais uma vez, parabéns!

 

*******

Por falar em Flor do Maracujá!

 

*******

 

Lembrei da famosa marchinha de carnaval, cuja letra diz o seguinte:

 

********

Com pandeiro ou sem pandeiro, ô ô ô eu brinco,

 

*******

Com dinheiro ou sem dinheiro ô ô ô eu brinco...!

 

*******

Pois é!

 

********

O Flor do Maracujá deste ano está nessa, pode ter e pode não ter dinheiro para os grupos folclóricos.

 

*******

Agora, vai perguntar de algum dirigente de grupo folclórico, se ele vai ou não vai colocar seu grupo, para dançar na XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbas do Flor do Maracujá .

 

********

Com certeza, no dia 25, dia da abertura do Arraial Flor do Maracujá 2010, os grupos escalados para se apresentar estarão lá, feliz da vida.

 

********

E assim vai acontecer nos demais dias de apresentações, até o dia 3 der julho quando a programação diz que os grupos campeões do ano passado vão dançar.

 

*******

O mais que pode acontecer, é um ou outro grupo, não conseguir se apresentar, não porque não quer, mas, porque não vai conseguir patrocínio para confeccionar suas indumentárias e cenários.

 

*******

No naipe de Boi Bumbá pelo menos, tem um grupo, cujos dirigentes dizem que estão nessas condições.

 

*******

Já entre as quadrilhas, nenhum grupo anunciou que não vai se apresentar.

 

*******

De qualquer maneira, a XXIX Mostra de Quadrilha e Bois Bumbas vai acontecer no Arraial Flor do Maracujá deste ano.

  

 




 

Agora!

 

********

Vamos questionar o sistema de captação de recursos para eventos culturais via Lei Rouanet.

 

*******

Não é a primeira vez, que uma entidade cultural de Porto Velho, consegue aprovação junto ao CNIC dando direito a captar recursos.

 

*******

Lembro a Liga Independente das Escolas de Samba do Estado de Rondônia – LESER, que em 2000 aprovou seu Projeto Junto a CNIC no valor aproximado de Hum Milhão de Reais e não conseguiu captar um Centavo.

 

********

Essa não arrecadação, fez com que as escolas de samba Pobres do Caiari, Unidos da Castanheira, Diplomata e Asfaltão deixassem de se apresentar nos carnavais de rua de Porto Velho.

 

********

A Diplomata conseguiu voltar após dois anos fora dos desfiles.

 

********

E a Asfaltão se não me engano, só voltou em 2007 disputando no grupo de acesso.

 

********

A Castanheira e a Caiari até hoje, não conseguiram se reestruturar dos prejuízos causados pelo sonho de captar recursos via Lei Rouanet.

 

********

A LIESER foi extinta e seu presidente, teve que se mudar de Porto Velho para escapar de tanta cobrança.

 

*******

É claro que isso não vai acontecer com a Federon e nem com os grupos folclóricos.

 

*******

Sabe por quê? Porque o integrante do grupo folclórico faz praticamente tudo por amor.

 

********

Se o amigo leitor quiser conferir o que estou escrevendo, basta comparecer aos barracões dos grupos de Quadrilhas e Bois Bumbas para conferir que os trabalhos estão a todo vapor.

 

*******

Sem essa de dizer que os grupos dependem apenas dos recursos repassados pelo governo estadual.

 

*******

A turma se vira e consegue algum patrocínio.

 

*******

O que acontece, é que ao contrário do que muita gente pensa,

 

*******

O governo estadual não dá dinheiro para os grupos folclóricos.

 

*******

Aliás, o governo não tem a obrigação de dá dinheiro pra grupo nenhum.

 

*******

Mas, tem a obrigação de pagar cachê aos grupos que foram selecionados para se apresentar no Flor do Maracujá.

 

*******

Voltamos a lembrar!

 

********

Nos anos anteriores esse cachê era repassado através de convênio firmado com a Federon

 

*******

Como este ano em virtude das eleições, o governo não pode firmar convênio com entidades culturais e afins.

 

*******

 A solução foi recorrer à aprovação do Projeto Flor do Maracujá via Lei Rouanet o que foi conseguido.

 

*******

Agora, se as empresas vão aceitar repassar algum tostão em troca de renuncia fiscal, são outros quinhentos!

 

*******

Que os dirigentes dos Bois de Guajará Mirim fiquem com as barbas de molho.

 

*******

Não contem apenas com a entidade que está prometendo repassar aos grupos de bois, Flor do Campo e Malhadinho, Dois Milhões de Reais. Cuidado para o tiro não sair pela culatra.

 

*******

Mesmo contando com os lobistas de Brasília não é fácil captar o montante prometido.

 

*******

A turma da Secel e da Federon em Porto Velho, está pra ficar doida na expectativa de respostas positivas para as cartas enviadas a mais de dez empresas.

 

*******

Pelo menos até ontem, não tinham captado uma “cibalena” como diz Ivo Cassol!

 

*******

Com dinheiro ou sem dinheiro.

 

******

O Pé de Côco vai tocar no Flor do Maracujá 2010!


 



 

FOLCLORE

Programação do Arraial
Flor do Maracujá

A abertura oficial da XXIX Mostra de Quadrilha e Bois Bumbás vai acontecer dia 25 às 22 horas

Mesmo sem ter certeza da captação de recursos em favor dos grupos folclóricos, a Secel – Secretaria de Esporte, Culta e Lazer do Estado de Rondônia através da Comissão Coordenadora do Arraial Flor do Maracujá, via Departamento de Comunicação do Governo, distribuiu material com a programação das apresentações dos grupos folclóricos que estarão na XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás.

Semana passada o secretário Jucelis Freitas e a coordenadora geral da festa, Maria Nazaré Silva esteve reunida com a comissão organizadora e com os representantes dos órgãos parceiros da festa, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Ceron, Caerd entre outras instituições que estarão somando na realização do evento.

Segundo Maria Nazaré Silva cada instituição tem um papel fundamental na realização do evento. A Polícia Militar, por exemplo, vai promover uma reunião com os seguranças que vão trabalhar, “Esses profissionais serão orientados sobre os procedimentos a serem realizados no local”, ressaltou a coordenadora geral do Flor do Maracujá. Ela também informou que no próximo dia 21 a Vigilância Sanitária estará promovendo um curso com todos os ambulantes e barraqueiros que vão comercializar comes e bebes durante a festa.

Nos próximos dias ficará pronto também o material de divulgação da festa, o informativo trás um histórico do “Arraial Flor do Maracujá”, os parceiros e a programação da 29º mostra.
O Projeto Flor do Maracujá que foi aprovado pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC. está na fase de captação de recursos junto a empresas de Rondônia. “Enviamos carta para várias empresas instaladas em nosso estado, entre elas as que estão construindo as usinas do Madeira”, disse a gerente de cultural da Secel Tchândrica Madalena Bebel.

O projeto, apesar de estar em nome da Federon – Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia, está sendo trabalhado junto aos empresários no que diz respeito a captação de recursos, pela a equipe da Secel Coordenadora do Flor do Maracujá especificamente a Coordenadora da festa professora Nazaré Silva, o secretário Jucélis Freitas e a gerente de Cultura Bebel. “Estamos esperando ansiosas as respostas positivas das empresas”, disse Bebel.

A programação começa sexta feira dia 25 de junho às 20h00 com a apresentação da Quadrilha da 3ª Idade do Sesc. Logo a seguir, começa a disputa entre os grupos inscritos para XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, com a apresentação entre às 21h00 e 21h45 da Quadrilha Mirim Arrasta Pé de Candeias.

A abertura oficial do Arraial vai acontecer as 22h00 do dia 25.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)