Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 16/09/09


TEATRO

Hysteria e Malas
no Palco Giratório

Os espetáculos de hoje acontecem na Faculdade Católica e no Teatro Um do Sesc

O Projeto Palco Giratório do Sesc que está acontecendo em Porto Velho desde o dia 4, volta a cena nesta quarta feira 16, com a apresentação dos espetáculos teatrais “Hysteria” que será apresentada às 16h na Faculdade Católica de Rondônia a rua Gonçalves Dias ao lado da catedral do Sagrado Coração de Jesus em Porto Velho, pelo Grupo XIX de Teatro de São Paulo. A peça conta a história de cinco personagens internadas como histéricas, num hospício do Rio de Janeiro, que revelam seus desvios e contradições, reflexos diretos de uma sociedade em transição em que os valores burgueses, buscavam adequar a mulher a um novo pacto social. 

A encenação acontece sem que se utilize palco, as platéias masculinas e femininas são separadas, e as mulheres convidadas a interagir com as atrizes, fazendo de cada apresentação uma experiência dramatúrgica única. 

O Grupo XIX de Teatro surgiu em 2000 a partir de um encontro na Universidade de São Paulo que reuniu pessoas com formação variadas como Filosofia, Letras, Comunicação Social e Arquitetura oriunda de diversos centros de estudos teatrais como a Escola de Arte Dramática da ECA/USP, a Fundação das Artes de SCS, o Teatro Escola Célia Helena, a Casa das Artes de Laranjeiras CAL/RJ e CPT de Antunes Filho. 

A outra peça que será apresenta pelo Projeto Palco Giratório é: “De Malas Prontas” da Cia. Pé de Vento que será encenada no Teatro Um do Sesc Esplanada em Porto Velho às 20h30 – De Malas Prontas é uma comédia irreverente, sem texto falado, que conta a história de duas mulheres obrigadas a compartilhar o único banco no saguão de embarque em um aeroporto enquanto esperam pelo avião atrasado. Uma sucessão de conflitos banais conduz a situação a um ponto sem retorno. Como numa declaração de guerra, os limites estabelecidos são transpostos, e a manutenção das posições dos protagonistas até o clímax de certa forma satiriza as próprias leis da sobrevivência. 

A Cia. Pé de Vento atua desde 1999 e tem no seu repertório espetáculos, projetos e intervenções teatrais dirigidos pelo ator e diretor Pepe Nuñez, nascido na Espanha e radicado em Santa Catarina.
A entrada para os espetáculos: 3 Kilos de arroz. 

 



 
SAMUEL CASTIEL APRSENTA O CD "SAX BAR"

O instrumentista Samuel Castiel Jr. Apresentou no dia 5 deste mês no Bar do Bigode em Porto Velho, o CD “Sax Bar”. A obra do médico e músico rondoniense é composto de 14 músicas. Músicas que marcaram época e até hoje são admiradas e cantadas por gente de todas as gerações. Entre as preciosidades gravadas por Samuel Jr. Destacamos: Meu Io Io e Marina de Dorival Caimi; Papel de Pão de Jorge Aragão; Amor I Love Tou de João Higino Filho; Castigo de Dolores Duran; Feeling de Moris Albert e Louis Gate e Luar do Sertão de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco. Participam do CD os músicos Genézio da Guitarra (cavaquinho), Tonhão (baixo e teclado) e Adna Soriano (declamando). 

O Cd çpode ser adquirido aos sábados durante a apresentação do programa Mesa de Bar que começa sempre às 18 horas no Bar do Bigode a rua José Camacho com a Elias Goaryebe.




Na edição de segunda feira 14, por total falta de atenção, saímos trocando as bolas.

********

Estou me referindo ao nome do nosso entrevistado professor Luiz Gouveia o Luizão gerente de cultura da Secel.

********

Que foi grafado como Luiz Roney e não Luiz Gouveia como é o correto.

********

Na realidade, o nome para ser corrigido era o Roney que na matéria saiu como Valney.

********

Confusão total. Acho que o chá que tomei estava estragado. Só pode!

*******

Aqui registramos nossas desculpas ao professor Luiz Gouveia e ao diretor da Federon Roney.

*******

Isto posto, vamos aos finalmente.

*******

O Festival Sesi Música que aconteceu sábado e domingo em Porto Velho.


*******

Principalmente no seu primeiro dia, sábado, não colocou 100 pessoas no ginásio do Sesi em Porto Velho.

*******

E o que poderia ter provocado a adesão do público ao evento.

*******

Na minha visão, a maneira, o modo utilizado pela produção do Sesi Música foi errado.

*********

O público de Porto Velho não tinha motivo nenhum para prestigiar o evento uma vez que apenas um representante da capital foi selecionado.

********

Inclusive nem mesmo os colegas de trabalho da empresa Camargo Correia do jovem Aristóteles Mota representante de Porto Velho, compareceram para torcer pelo candidato da empresa.

*******

Achamos que a coordenação do Sesi Música deve mudar a maneira de produzir o festival no próximo ano.

*******

Nossa sugestão é sejam permitido se apresentar todos os inscritos, é claro que dentro de um limite.

*******

No caso do festival deste ano, segundo anunciaram, 25 candidatos foram inscritos e apenas 8 ganharam o direito de se apresentar para o público.

*******

Se dos 25, pelo menos 20 fossem selecionados para se apresentar na fase semifinal que aconteceu sábado dia 11, com certeza o ginásio receberia mais espectadores.

********

Nossa sugestão como já dissemos, é que todos os classificados se apresentem no palco para o julgamento da platéia e dos jurados.

*******

No naipe músicas inéditas, apenas duas foram apresentadas, uma de Ji Paraná e outra de Porto Velho.

*******

Sabemos que outros compositores de Porto Velho inscreveram músicas e como o regulamento diz que apenas um candidato por unidade do Sesi pode ser classificado, apenas o Aristóteles cantou para o público.

********

A música “Moleque” do representante de Porto Velho apesar de boa, não conseguiu se classificar porque não tinha ninguém para bater palma por ela.

********

Alô amigos do Sesi Música, vamos repensar o modelo de realização do Festival.

********

Não estamos dizendo que a música do Mequeslen não é boa.

********

Muito pelo contrário é uma música muito boa e que com certeza vai ficar entre as dez melhores no festival nacional que vai acontecer em novembro em Brasília.


********

Para Brasília vão os representantes dos 27 estados brasileiros incluindo aí o DF.

********

Nas realidade, são 54 músicas, pois cada estado tem direito a dois candidatos.

*********

Sendo um no Festival de Música Inédita

*******

E outro no Festival de Interpretação.

*******

Desses apenas 10 músicas inéditas e dez Interpretação são classificados para a finalíssima.

*******

A semi final acontece no Sesi Taguatinga com todos os candidatos concorrendo.

*******

E a final, pelo menos ano passado aconteceu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães no Plano Piloto de Brasília.

*********

É um festival pra ninguém botar defeito!


*********

Na realidade é um festival nacional.

*********

E no ano passado Rondônia trouxe dois troféus de lá.


*******

Segunda melhor interprete do Brasil com Tamiles Von Rondon de Cacoal.

********

E melhor interprete de música inédita do Brasil com o Silvio José Santos que é meu filho.

********

Este ano temos dois potenciais representantes.

********

Os jovens de Vilhena que formam a dupla Denis & Jones

********

E o ótimo compositor de Ji Paraná Maqueslen França.

********

Com ótima composição “Cada Segundo”


********

A concorrência lá em Brasília não é fácil.

********

Mas, acreditamos no talento dos nossos representantes.

*********

Agora, se mais candidatos pudessem mostrar suas obras na fase regional.

********

Com certeza o festival Sesi Música fase estadual seria bem melhor.

********

De qualquer maneira parabéns a coordenação do evento. Em especial a amiga Lidiane Bandeira 




 
II marcha municipal GLBT  - PROGRAMAÇÃO

No próximo dia 2 o Grupo Tucuxi e ONGs localizadas na Zona Leste de Porto Velho estarão realizando a II Marcha Municipal pela Diversidade Sexual “Professor Roberto Farias”, trazendo como principal eixo de discussão o tema Porto Velho sem Homofobia. 

Com cunho didático, a marcha será precedida por palestras e discussões que serão realizadas nas escolas públicas das redes estadual e municipal da zona leste da cidade, com o propósito de se discutir o preconceito e a violência homofóbica, possibilitando, desta feita, a re-significação das palavras tolerância, respeito e diversidade sexual no imaginário coletivo popular. 

As palestras abordando os temas DST/AIDS, direitos humanos e combate à homofobia serão realizadas nas seguintes escolas e dias: 21/09, às 20 horas, palestra e pit-stop na Escola Estadual São Luiz, Rua Mário Andreazza com Amador dos Reis – JK I; 22/09, às 14 horas, palestra e pit-stop, Escola Estadual Governador Jorge Teixeira, Rua Afonso Rivero s/nº - Bairro Ulisses Guimarães e às 20 horas do dia 22, pit-stop na Escola Estadual Maria Carmosina, Rua Raimundo Cantuária - Bairro: Tancredo Neves; 24/09, às 20 horas, palestra na Escola Daniel Nery da Silva, Rua Benedito Inocêncio da Silva s/nº - Bairro JK I e, neste mesmo dia, pit-stop, às 20 horas, na Escola Municipal Ulisses Soares, Ferreira, Rua Amador do Reis - Bairro JK I; 25/09, às 14 horas, Palestra e pit-stop na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Flora Calheiros Cotrin, Rua Assis Chateaubriand, 7643 - Bairro Esperança da Comunidade. 




 
Funarte lança edital de fomento às artes

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Ministério da Cultura estão com inscrições abertas para quatro de seus programas de fomento às artes. Os editais são voltados para o estímulo às artes visuais, à música e às artes cênicas. Também estão abertos dez editais do programa Microprojetos Mais Cultura, que viabilizará o desenvolvimento de ações culturais no semiárido brasileiro. 

Podem participar dos processos seletivos proponentes de todo o Brasil, o que reafirma a política do Ministério de descentralizar seus recursos. Comissões externas de seleção, formadas por integrantes de notório saber em cada área, ficarão responsáveis por analisar as propostas de trabalho inscritas e selecionar os premiados. 

Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2009 – O programa – criado com o intuito de fomentar a reflexão sobre as artes visuais, promover a circulação e a capacitação de profissionais e estimular a formação de platéias – viabilizará 37 projetos da área, com orçamentos de até R$ 25 mil. O investimento total da Funarte será de R$ 900 mil. Inscrições abertas até 16 de outubro 

Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – Criado com o objetivo de fomentar a produção e a difusão das artes visuais no Brasil, o Prêmio oferece R$ 50 mil ou R$ 90 mil a artistas que pretendem desenvolver obras inéditas, destinados a integrar acervos de instituições de todo o país. Podem participar artistas, coletivos de artistas e instituições museológicas. O investimento total da Funarte é de R$ 1,3 milhão. Inscrições abertas até 13 de outubro 

Editais de ocupação dos espaços culturais da Funarte São Paulo – Cinco editais abrem processos seletivos para projetos artísticos de ocupação das Salas Carlos Miranda e Renée Gumiel (do Complexo Cultural Funarte São Paulo) e do Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Os cinco proponentes selecionados receberão prêmios de até R$ 54 mil para se apresentar nesses espaços entre outubro e dezembro. Serão aceitas inscrições de proponentes de todo o território nacional. 

Ocupação da Sala Renée Gumiel – Inscrições abertas até 9 de outubro
Ocupação da Sala Carlos Miranda e do Teatro de Arena – Até 10 de outubro. 

Feira Música Brasil 2009 – Serão selecionados 24 proponentes – artistas solo ou grupos –, que se apresentarão, durante os dias 10, 11 e 12 de dezembro, no palco do Marco Zero, no Recife, durante a Feira Música Brasil. Cada um deles receberá R$ 4 mil reais, com os quais serão pagos cachês, diárias de alimentação e custos de transporte de equipamentos. As passagens aéreas, hospedagens e traslados ficarão sob a responsabilidade da própria Feira. 

A Feira Música Brasil 2009 é uma ação do Ministério da Cultura, em parceria com a Fundarpe, a Prefeitura do Recife e a Funarte, e tem como objetivo desenvolver ações para expandir a cadeia produtiva da música. A programação inclui palestras, conferências, rodadas de negócios e oficinas de qualificação. O MinC destinou R$ 1,6 milhão ao evento. Inscrições abertas até 8 de outubro 

Microprojetos Mais Cultura – O MinC, por meio do Programa Mais Cultura, investirá R$ 13,5 milhões no semiárido brasileiro. As ações dos Microprojetos Mais Cultura beneficiarão especialmente jovens de 17 a 29 anos que desenvolvem projetos culturais nas mais diversas linguagens. O projeto é executado em parceria com a Funarte, o Banco do Nordeste (BNB) e as secretarias de Cultura dos estados participantes. Mais informações: mais.cultura.gov.br

Funarte – Assessoria de Comunicação
Catia Lima l catialima@funarte.gov.br
Rua da Imprensa, 16 - 5º andar
Rio de Janeiro - RJ
(21) 2279-8065


Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com  
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)