BOI BUMBÁ
Utilidade pública para
Diamante Negro
A declaração de utilidade pública concede a entidade inúmeros benefícios sociais
Já se encontra tramitando nas comissões técnicas da Assembléia Legislativa de Rondônia, projeto de lei de autoria do deputado Miguel Sena (PSDB), outorgando o título de utilidade pública a Associação Folclórica Cultural Boi-bumbá Diamante Negro, com atuação no município de Porto Velho. A declaração de utilidade pública concede a entidade inúmeros benefícios sociais, inclusive no tocante ao recebimento de recursos públicos.
Justifica o deputado: “Associação Folclórica Cultural Boi-bumbá Diamante Negro é uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter social, recreativo e cultural, e tem por objetivo prestar qualquer serviços que possam contribuir para o fomento e racionalização das atividades deste município, além de incentivar o espírito associativo e intercâmbio com entidades afins”.
Associação do Distrito de São Carlos: O deputado estadual Miguel Sena também apresentou projeto de lei, concedendo o título de utilidade pública a Associação dos Moradores e Amigos do Distrito de São Carlos, pertencente ao município de Porto Velho. Segundo o parlamentar, a associação defende os interesses dos moradores, orientando-os para o trabalho comunitário e dos serviços de infraestrutura disponíveis naquela região. O projeto depois de lido em plenário foi despachado para apreciação nas comissões técnicas da Assembléia Legislativa.
CONEGRO
Encontro de Mulheres Negras de Rondônia
Começa hoje 16, no Espaço Cultural Cuniã, localizado à rua Tobias Barreto, número 18, bairro Tucumanzal também conhecido como Espaço Vrena o Encontro de Mulheres Negras de Rondônia promovido pelo Conselho Municipal de Negros – Conegro. De acordo com a presidente do Conselho Ana Maria Ramos o encontro vai acontecer hoje e amanhã 17, com a participação de lideranças de todo o Estado para discutir as questões específicas do segmento. “As mulheres negras, assim como as indígenas, sofrem dupla discriminação, por serem mulheres e negras, e possuem outras particularidades, como a incidência de doenças que afetam mais a população negra, como é o caso da anemia falciforme”, explica Ana Maria.
O Encontro, segundo ela, é um primeiro passo de uma caminhada que as mulheres negras precisam percorrer para aumentar a sua participação na sociedade. Embora numeroso, o segmento em grande parte realiza funções desvalorizadas, como o trabalho doméstico, e ocupa um espaço muito reduzido nas instâncias de poder. A secretária executiva do Conegro, Jamile Vanessa, lembra da lei que obriga os partidos a reservar 30% das candidaturas para as mulheres e que de modo geral não é cumprida. “Precisamos ocupar este e outros espaços dentro da sociedade”, ressalta a militante.
Durante o encontro, serão montadas mesas para discutir aspectos como a participação social e a formulação de políticas públicas, o feminismo negro e a questão racial, entre outros. No encontro será elaborada uma carta, que será enviada para todas as prefeituras e outros órgãos da gestão pública em Rondônia. “A partir deste encontro, pretendemos formar um fórum de discussão e diálogo sobre a problemática das mulheres negras”, explica Jamile.
Já confirmaram presença a senadora Fátima Cleide, a vereadora Heloísa Helena que já foi deputada estadual de Rondônia, a vereadora mais votada de Cacoal, Penha Simão, e a titular da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Regina. O evento, realizado pelo Conegro, Coletivo de Mulheres Negras, Conselho Municipal de Direitos das Mulheres e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, é aberto a todos os interessados na causa das mulheres negras. Os interessados podem ligar para os telefones 9975 6158 (Ana Maria) e 9235 6997 (Jamile).
Serviço:
O Encontro de Mulheres Negras
Quando: Sexta-feira (16) e sábado (17)
Onde: Espaço Cultural Cuniã, localizado à rua Tobias Barreto, número 18, bairro Tucumanzal.
Vamos fazer alguns questionamentos relativos ao dia do professor.
********
Por exemplo:
********
O amigo leitor: viu, ouviu, soube, participou, teve conhecimento.
********
De alguma comemoração alusiva ao dia do professor promovida pelo Sindicato da categoria.
********
Pelas secretarias afins?
********
Se aconteceu, foi que nem orelha de freira antigamente.
*******
Ninguém viu!
*******
Vamos pautar nosso questionamento em cima do Sindicato da categoria.*******
Será que Sindicato só serve para reivindicar ajuste e aumento de salário?
*******
O Social não existe no cronograma do Sindicato dos Professores?*******
Apesar do clube do Sindicato dos Professores ser uma dos mais bem aparelhados do estado de Rondônia.
********
Sua direção não programou nada oficialmente, para acontecer no dia de ontem.
********
E não me venham pra cá, dizer que não fizeram nada porque estão ampliando as sedes das delegacias do sindicato em várias cidades do interior.********
Será que gastaram tanto dinheiro levando os apaniguados para acompanhar a votação da PEC 483 em Brasília
********
Que não sobrou nada para oferecer, nem que fosse um Dydyozinho de Cupuaçu aos educadores?********
Se fosse ano eleitoral com certeza a festa ia rolar até a madrugada de hoje.
*******
Tem outra!Dia 28 próximo é o dia do funcionário público.
*******
O governo estadual já distribuiu nota dizendo que o feriado será sexta feira dia 30.
*********
Até aí tudo bem!
********
Mas, nesse dia 30 vão fazer alguma festa para os servidores públicos estaduais e municipais?********
Até agora ninguém disse nada.
********
Lembro que a data, no tempo que o Coronel Jorge Teixeira era governador.*******
Era comemorada com muita festa.
*******
E muita premiação.********
O governo estadual através da ASPRON (lembram dela), sorteava entre os funcionários públicos estaduais, até carro.
*******
Teve um ano que trouxeram o Martinho da Vila para cantar na festa do funcionário público.*******
Hoje a data é transferida para o final de semana, porque beneficia os que exercem cargos comissionados.
********
Esse pessoal que recebe através de CDS, em sua maioria, mora no interior do estado.*******
Já o servidor mesmo, aquele que é achincalhado durante o ano todo, pelos usuários dos serviços públicos.
*******
Esse não ganha nada no seu dia.********
Fazer o que?
*******
Meu amigo Zé de Nana, o cabra mais irresponsável que já vi na face da terra.********
Sem ter o que fazer, escreveu o seguinte em seu blog (parasita) do site Gente de Opinião.
*******
Teatro Cassol
********
“Ouvi unscaba conversando num baita barzão lá no centro, perto do Chaveiro do Manelão, falando que o Zekatraka - acho que esse cara é mesmo o Silvio Santos - escreveu que vão fazer uma eleição para escolher o nome do teatro. E tome-lhe nome de figurão. Gente que eu nunca ouvi falar. Como não sou enxerido, fiquei quieto pensando, mas doidin pra entrar na conversa. Teatro Cassol. Só assim sem o Ivo. Homenagem para a família toda. Seria um justo reconhecimento a quem tanto fez e faz pela cultura.
E aí que tal? Teatro Cassol. Bonito.”
*********
Não sei não!********
Apesar de achar que ele não usa.
*******
Mas, dessa vez, fiquei cabreiro!*******
Será que o Zé de Nana fumou alguma coisa estragada?
*******
Só pode!********
Ou então ta querendo um CDS daqueles bem “gordo”.
********
Ou quem sabe um patrocínio oficial para o seu Blog se desvencilhar do site do Chico.*******
O que aconteceu a respeito do teatro estadual,
*******
Foi que este amigo de vocês conhecido como Zekatraca, colocou lenha na fogueira ao sugerir o nome da dona Labibe Bártholo para o teatro.
********
Aí veio o Antônio Cândido e disse que a dona Labibe não poderia ser, porque ela está viva e a constituição estadual proíbe.
*******
E o Antônio sugere o nome do Padre Miguel.*******
Um padre que atuou aqui por muito tempo e promovia peças teatrais num teatro que ficava na esquina da rua Gonçalves Dias com a Carlos Gomes.
********
Agora vem o Zé de Nana querendo que seja teatro Cassol.*******
Cassol já tem o estádio Cassolão em Rolim de Moura.
*******
Quanto esse negócio de não poder colocar nome de pessoas vivas!*******
Então vamos tirar o nome do estádio José Bianco o Biancão de Ji Paraná.
********
Dos Conjuntos habitacionais Chagas Neto e Odacir Soares em Porto Velho.
*******
E tantos outro logradouros cujos patronos estão vivos.
*******
Esse negócio de só poder homenagear as pessoas depois que elas morrerem já não tem razão de ser.********
Agora o Zé de Nana só pode ta querendo bagunçar nosso “coreto” cultural!
Edital
Programa nós na tela
O Programa Nós na Tela é um concurso de apoio à produção de obras audiovisuais de curta metragem, voltado a jovens das classes C, D e E, entre 17 e 29 anos, envolvidos em projetos sociais.
Para participar é simples. Basta ter entre 17 e 29 anos, ter tido ou ainda ter envolvimento com projetos sociais e ter cursado ou ainda estar cursando um curso de formação audiovisual ligado ao projeto. O conteúdo dos curtas metragens pode ser em forma de documentário ou telerreportagem e o tema - “Cultura e Transformação Social” - permite que os jovens possam mostrar as várias expressões de sua realidade. As inscrições ocorrem no período de 16 de setembro a 03 de novembro.
O MinC vai investir um total de R$ 600 mil para premiar 20 projetos selecionados. Portanto, cada diretor e/ou roteirista que tiver seu projeto aprovado poderá contar com um orçamento de até R$ 30 mil. Originalidade, criatividade artística e adequação ao tema “Cultura e Transformação Social” serão alguns dos critérios que vão definir a escolha dos projetos.
A Comissão de Seleção, composta por cinco especialistas na atividade audiovisual, será designada pela SAv, SAI e ABCCom. A partir do dia 14 de dezembro de 2009, será divulgada a lista dos 20 projetos selecionados e dos 10 suplentes.
Para fortalecer a política de descentralização regional, serão contemplados na lista inicial de aprovados, no mínimo, dois projetos de, pelo menos, quatro macrorregiões do país.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/