Quarta-feira, 17 de março de 2010 - 05h05
Em tempo de espera cultural, já que muita gente está apostando nas mudanças que poderão acontecer após o afastamento do governador Ivo Cassol em virtude de sua pretensão em concorrer a uma das vagas do Senado Federal nas próximas eleições
*******
E entre essas mudanças, há quem aposte que a Secel será uma das secretarias que vai abrigar um novo comandante.
*******
Talvez por isso, a turma da secretaria, principalmente os comissionados (maioria), está de orelha em pé, com a barba de molho e outras desconfianças.
*******
Mesmo assim, a Gerencia de Cultura conseguiu aprovar junto ao Ministério da Cultura, dois projetos de significativa relevância para os nossos produtores culturais.
******
O primeiro diz respeito ao Festival Estadual de Teatro.
*******
E o segundo a turma da música. “Registrando o Canto de Rondônia”, cujo objetivo é registrar em CD a produção musical autoral dos compositores radicados em Rondônia ha pelo menos cinco anos.
*******
Se tudo correr dentro dos prazos (Aí Luizão não deixa escapar essa oportunidade) estabelecidos pelo MinC. Até o final deste ano, Dez compositores terão no mínimo 12 e no máximo 15 músicas gravadas em CD. O projeto é uma parceria do MinC com o governo estadual.
*******
Quem participou da elaboração da minuta do Projeto/Edital e do Regulamento foram os técnicos da Secel Carlos Corbim, Silvio Santos e Jesuá Johnson – Bubu.
*******
Depois o Karateca vai à RedeTV!-RO, dizer que o secretário da Secel não faz nada em prol de nada. “Calunia” pura.
******
Enquanto isso, o Grupo Teatral Êxodo empossou no último final de semana, os 35 membros do Conselho Deliberativo.
*******
Esses 28 membros terão a responsabilidade de eleger no próximo sábado, o presidente e os integrantes da Diretoria Executiva.
******
Só que na festa da posse dos Conselheiros, após o canto do Hino Nacional e os discursos de praxe.
******
O “pau” só não quebrou, porque “Jesus” se meteu entre o “Judas” e o “Pilatos”.
*******
Acontece que uma turma ganhou na justiça, o direito de votar e ser votado. Essa turma conseguiu emplacar 14 membros no Conselho Deliberativo.
*******
Só que a turma da antiga, ou seja, os verdadeiros fundadores em número de 7 – José Monteiro, João Zoghobi, Nazareno, Noé, Omedino, Almira e Carlos III.
*******
Numa manobra de mestre, já que aprovaram uma emenda ao estatuto que lhes dar o direito de indicar, cada um dos fundadores, dois membros para o Conselho Deliberativo e sendo assim empataram o jogo.
*******
Então os eleitores aptos votar na próxima eleição da Executiva são 35. 14 da oposição e 21 da atual diretoria.
*******
Quem será eleito no próximo domingo?
******
A chapa do Alexandre (oposição) ou a chapa do Monteiro (atual presidente)?
*******
Uma coisa é certa, quem vencer vai ter que conseguir mais dinheiro para a construção do muro da Jerusalém da Amazônia, o muro mais caro do mundo e talvez maior que a muralha da China.
******
Nunca vi uma obra receber tanto dinheiro e não ser concluída, como a construção do muro da Jerusalém da Amazônia. É uma mina.
*******
Em quanto isso Artur Quintela manda noticia de Guajará-Mirim
*******
De novo as boas vindas ao amigo e colunista cultural mais bem preparado de nossa região.
******
Bom demais tê-lo de volta. Não que seu substituto não tenha talento para o serviço. Mas não pude acompanhar assim tão de perto como o seu trabalho.
********
Não posso e não devo julgar. Muito menos quem não conheço. Assim, parabéns, também, para o nobre jornalista que interinamente teve em suas mãos a coluna do Zekatraca.
********
Mas, voltando às falas (que às favas vão-se os intrigantes) temos realmente muita coisa nova pra você.
*******
E a mais periclitante, talvez, seja exatamente o que ocorre no nosso Boi Bumbá Malhadinho de Guajará Mirim.
*******
Tenho aqui a cópia da Ata de Assembléia Geral que destituiu Cleiton & Cia.
*******
Inclusive, assinada pelo próprio, que participou de tudo, presenciou e calou frente as verdades que lhe foram apresentadas por uma assembléia soberana, que tudo pode, e a cujas decisões não cabe recurso, posto que é LEI.
*******
Com a palavra o Cleiton Lopes Pajé nota Dez.
*******
Essa briga com certeza, da um filme de muita ação e hipocrisia.
*******
Por falar em cinema:
*******
No sentido de estimular novos talentos na área de roteiro para cinema, a organização do festival de cinema Curtamazônia/2010 conclama os estudantes, os profissionais liberais, a comunidade de porto velho em geral, para essa nova campanha de estimular e incentivar a criação de histórias que irão virar roteiro cinematográfico.
*******
É isso mesmo!!! você que gosta de escrever as mais diferentes histórias seja do cotidiano ou não, faça isso e concorra a uma produção cinematográfica em vídeo após a realização do 1º Festival de Cinema Curtamazônia/2010.
********
Sua história será sorteada durante o evento e o vencedor terá a sua disposição uma equipe de cineastas de Rondônia e Belém para auxiliar na execução de sua história e equipamentos para realização de seu novo filme de curta-metragem.
*******
não perca tempo, seja criativo e comece a escrever sua história que ela vai virar um roteiro cinematográfico e depois um filme.
*******
É simples, escreva sua história e mande para o endereço abaixo. inscrições gratuitas.
*******
As locações das produções se limitam a capital de porto velho. consta no kit de produção cinematográfica: Finalização do roteiro, externas com cinegrafista, equipe de produção, finalização digital, GC e 100 cópias em mídia DVD do material finalizado.
*******
Mande sua história somente para o seguinte endereço:
*******
Associação curta Amazônia.
*******
Rua Raimundo Cantuária, 712-b, bairro baixa união, CEP: 76.805-862 - Porto Velho-RO.
*******
Informações: (69) 3224-7077 – festival@curtamazonia.com
*******
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando