Folclore
Prefeitura asfalta área do Flor do Maracujá
O curral de dança da Mostra de Quadrilha recebe nova camada de asfalto
A prefeitura de Porto Velho através da secretaria de Obras, atendo solicitação da Federação de Quadrilhas e Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia – FEDERON, está asfaltando a área do Arraial Flor do Maracujá onde os grupos folclóricos estarão se apresentando a partir do próximo dia 20 na XXVII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás. Segundo o tesoureiro da Federon folclorista Severino de Castro, a solicitação foi feita diretamente ao secretário da SEMOB Sebastião Valadares que prontamente atendeu a reivindicação. “Só temos a agradecer ao Sebastião Valadares pelo apoio”, disse Severino.
Este ano os grupos folclóricos vão dispor de uma área de 50 X 50 Metros para fazer suas evoluções. Ao contrário dos dois últimos anos, quando os portões de entrada e saída dos grupos era pela Avenida Farquar e este ano será pela Rua José Camacho.
A concentração será na Rua Tabajara e a formação entre parte do terreno da construção do teatro estadual e José Camacho enquanto a dispersão será pelo portão da José Camacho que fica mais para o lado da Farquar.
Além do asfalto, que está sendo imprimido no “curral de dança”, a Coordenação da nossa maior festa folclórica, informou a nossa reportagem que todo o piso da área de apresentação dos grupos será pintada com tinta branca especial. “Será uma tinta especial para esse tipo de evento”, garante o tesoureiro da Federação.
Ainda de acordo com o a Coordenação do Flor do Maracujá as arquibancadas devem estar prontas para a vistoria do Corpo de Bombeiros nesta quinta feira. “As arquibancadas, camarotes e o palco, serão vistoriados pelo Corpo de Bombeiros nesta quinta feira”.
O poeta Selmo Vasconcelos recebeu o seguinte convite
*******
Nós membros da diretoria do GRUPO EDITORIAL SCORTECCI, Estado de São Paulo, vimos convidar a Vossa Senhoria para representar a literatura do Estado de Rondônia na 20ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO que ocorrerá no período de 14 a 24 de agosto de 2008.
********
O convite estende-se nas participações dos lançamentos de livros, sarau de poesias, contato direto com escritores, sessão de autógrafos, seminários de literatura brasileira, palestras, oficinas, mesas-redondas e outras atividades literárias.
********
Aguardando a sua confirmação, colocamo-nos ao seu dispor para quaisquer informações que se façam necessárias e externamos o nosso mais sincero e amistoso abraço.
********
JOÃO SCORTECCI - GRUPO EDITORIAL SCORTECCI
Parabéns Selmo Vasconcelos!
*********
Enquanto isso, a Procuradoria Regional do Trabalho/RO liberou os 60 metros que lhes pertence, dentro da área conhecida como Flor do Maracujá, para que a Secel autorizasse a montagem do Parque de Diversões.
********
Po falar em estrutura a Federon conseguiu junto à Secretaria de Obra o asfaltamento do chamado “Curral de dança” do Flor do Maracujá.
*******
As máquinas da prefeitura desde ontem de manhã estão trabalhando no nivelamento e asfaltamento da área onde os grupos de Quadrilhas e Bois-Bumbás irão dançar durante o Arraial.
*******
E a Expovel terminou.
*******
Terminou com saldo positivo, segundo seus coordenadores.
*******
Os shows tiveram a chancela do empresário Guilherme Erse.
*******
Quero escrever shows nacionais como do Bruno & Marrone; Revelação e Calcinha Preta.
*******
Dos três, o menos prestigiado pelo público foi o do Revelação, que não colocou 5 mil pessoas na arena da Expovel.
*******
O campeão de público foi a dupla Bruno & Marrone
*******
É claro seguida da Banda Calcinha Preta.
********
Por falar em samba/pagode o ritmo anda em alta nos bares de Porto Velho.
*******
Nos finais de semana, entre quinta e Sábado, encontramos grupos tocando em vários pontos de Porto Velho.
*******
Antes tínhamos apenas o pagode do Zeno,
*******
Agora temos na Quinta feira, o Pagode da Santa que acontece no Bar do Antônio Chulé no bairro Santa Barbara.
*******
A partir de Sexta feira, tem o pagode do Amarelinho no bar do mesmo nome da Rogério Weber com a Alexandre Guimarães no bairro Baixa da União.
*******
Tem o pagode aos sábados no restaurante que fica na Pinheiro Machado com ma Joaquim Nabuco.
*******
Sexta e Sábado tem pagode no Bar do Cabo Omar em frente a sede do Galo da Meia Noite no bairro Caiari.
*******
Sem falar que o grupo Mistura Brasileira diz que faz pagode no Chope do Quatro.
*******
Na Rua Brasília com a Jacy Paraná também tem um pagode no finais de semana a noite.
*******
Quer dizer é pagode tocando samba que não acaba mais.
********
Só quem não toca samba e pagode em Porto Velho são as emissoras de rádio.
*******
Os programadores dessas emissoras, principalmente as Rádio FMs ainda não perceberam que o ritmo Axé ,desde quando a Joelma surgiu com a Banda Calipso vem perdendo espaço.
*******
Aliás já perdeu noventa por cento do seu espaço nos grande centros culturais.
*******
Só em Porto Velho é nossas rádios insistem em privilegiar o ritmo baiano.
*******
Isso acontece, porque os programadores musicais dessas emissoras, não freqüentam a noite.
*******
São programadores que não sabem sair das salas com ar condicionado.
*******
Daí não saberem que o Samba/Pagode voltou a dominar a noite de Porto Velho.
Presidente do grupo Êxodo nega boicote
Ainda incomodado com notícias e artigos que circularam na mídia sobre peça O Homem de Nazaré versão 2008, especialmente sobre a falta de energia que impediu a realização da peça no dia 23 de maio, o presidente do grupo Êxodo, José Monteiro, faz questão de esclarecer que não houve boicote e que jamais atribuiu a pane na energia elétrica a pessoas ligadas ao grupo.
“Eu nunca disse que foi boicote. Não fiz declaração na imprensa para repórter nenhum e nunca me passou pela cabeça que a falta de energia tenha alguma ligação com pessoas ligadas ao grupo”, definiu. “Embora eu saiba que há quem não compactua com minha administração, mas jamais atribuí o incidente a essas pessoas”, afiançou o presidente.
Monteiro afirma que resolveu esclarecer na imprensa porque várias pessoas que leram as publicações que davam conta do boicote acreditaram que as informações pudessem ter partido de uma fonte oficial. “Se tornou uma situação melindrosa que precisava ser esclarecida”, disse.
O presidente mais uma vez agradeceu a todos os parceiros que ajudaram a realizar o espetáculo. “Mesmo com os percalços, a peça foi um verdadeiro sucesso. O grupo se consolidou e conseguimos reatar com vários parceiros, especialmente com a Amazon Sat, que deu um brilho todo especial ao evento”, enfatizou. “Os incidentes acontecem sempre em situações inesperadas, principalmente quando se faz um evento de cunho religioso, mas jamais vão estragar um trabalho, ou parte dele, se realmente for feito com dedicação”, finalizou.
Fonte: Sílvio Santos
Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)