Quarta-feira, 17 de junho de 2009 - 07h08
Flor do Maracujá
Segurança foi pauta
de reunião na Secel
A XXVIII Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás começa no dia 26 no Flor do Maracuja
Garantir segurança, conforto e muita diversão para o público do Arraial Flor do Maracujá. Com esta preocupação a Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer fez uma reunião com alguns parceiros para apresentar a estrutura e divisão do espaço onde há 19 anos é realizada a maior festa folclórica de Rondônia. “Este ano marca a despedida do Arraial Flor do Maracujá desse espaço, por isso, queremos garantir que a festa seja a melhor”, enfatiza Jucélis Freitas, secretário da Secel.
Participaram da reunião o gerente de cultura da Secel, Luis Gouveia, e as técnicas Maria de Nazaré Figueiredo e Silva e Cândrica Madalena Silva (Bebel), além de representantes da Vigilância Sanitária, Bombeiros, Polícia Militar, Comissão de Grandes Eventos da Fundação de Cultura Municipal Iaripuna e da Semtran - Secretaria Municipal de Trânsito.
Na ocasião foram definidos os espaços onde ficarão os stands da Vigilância Sanitária, da base para as viaturas da PM, ambulâncias e bombeiros, além de uma estrutura para o fluxo do trânsito na região. Detalhes importantes como o acondicionamento do lixo, água e estrutura de iluminação; a distribuição de banheiros químicos; as normas de segurança e manipulação de alimentos que devem ser seguidas por barraqueiros e ambulantes; e a divisão de estacionamentos para os ônibus dos grupos folclóricos, da organização, autoridades e táxi também foram discutidos. “Da forma que distribuímos os espaços teremos um fácil acesso do público ao evento com conforto, comodidade e segurança. Queremos que esta seja uma festa tranqüila e alegre para marcar a despedida do espaço”, destaca Luis Gouveia, gerente de Cultura.
Entre as novidades da 26º edição do Flor do Maracujá está à decoração do espaço que será mais colorida e com muitos elementos que representam à história e cultura rondoniense e também os personagens dos Bois-Bumbás e das Quadrinhas. Entre as muitas inovações da festa está a decoração das barracas que terão a frente ornamentada no estilo das casas de palafita dos ribeirinhos e o curral, que será construído no formato do Forte Príncipe da Beira.
Mostra
Música instrumental em Cacoal
A cidade de Cacoal será palco de um grande show de música instrumental. A pianista Llitsia Moreno, o violonista Rafael Fontineli e o Coral de Cacoal serão as atrações artísticas que abrilhantarão o espetáculo. O evento acontece no dia 20 de junho, a partir das 20h30, no auditório da Unir, Campus de Cacoal.
A realização esta sob responsabilidade da EJUC, Empresa Júnior da Unir/Cacoal. A Fundação Cultural de Cacoal e a Universidade Federal de Rondônia apóiam o espetáculo. Segundo os organizadores, os ingressos estão a venda na sede da UNIR/EJUC, das 08h00 às 12h00, ou por intermédio do telefone 9233-2848.
O maestro Rafael Fontinele é um dos mais destacados músico de nosso Estado; iniciou seus estudos musicais aos 11 anos na Orquestra Filarmônica do Acre com maestro Romualdo Medeiros. Aperfeiçoou seus estudos em Goiânia onde estudou e se formou no centro cultural Gustavo Ritter em violino, teoria musical, canto coral e pratica orquestra. Atuou como instrumentista da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Filarmônica de Goiás.
Atualmente, Fontinele é professor e maestro do projeto Orquestra em Ação (Ji-Paraná), Coro sinfônico Regina Caeli (JARU), Projeto Orquestra Solidária (Rolim de Moura), Orquestra Nova Dimensão (nova união), Orquestra de Eventos Fontineli e Arcos da Amazônia, Acadêmico do Curso de Artes do centro universitário Claretiano, é supervisor de estagio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cursa viola clássica no conservatório Brasileiro de música (Rio de Janeiro) é aluno do mestre em violino Anderson Rocha em Cuiabá.
A pianista Llitsia Moreno Pereira nasceu em Havana, Cuba. Vive no Brasil desde 1992. Iniciou seus estudos pianísticos no Conservatório de Música Manuel Samuel, tendo como formação, a Escola Nacional de Artes, em Havana. Foi selecionada como pianista do Ballet Nacional de Cuba (Jovem Guarda) sob a direção de Laura Alonzo, Alicia Alonzo e da Companhia Nacional de Danças Espanholas de Cuba, com sede no “Gran Theatro de Havana Garcia Lorca”. Como professora da Escola Alejo Carpentier, a pianista realizou trabalhos pianísticos em recepções diplomáticas para embaixadas.
No Brasil, fez curso de pós-graduação em Educação Musical no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Em Porto Velho, Rondônia, leciona na Escola Municipal de Música Jorge Andrade, sendo seus alunos classificados em primeiro e segundo lugar em concursos de piano, a nível nacional e latino-americano.
Amazônia
Fest Cine abre inscrições
Desta segunda-feira (15) até o dia primeiro de agosto estarão abertas as inscrições para o Festcineamazônia 2009. Esta é a sétima edição do maior festival de vídeo ambiental da região Norte. Este ano o festcine acontece de 09 a 14 de novembro e já está confirmada a presença dos atores Letícia Sabatella e Paulo Betti, como alguns dos convidados especiais.
O lançamento aconteceu na noite na sexta-feira (12), no Mercado Cultural durante breve cerimônia. No evento foram exibidos ao público os vídeos: "O circo do Cinema", "No meio do mundo" e "Uma só América", todos enfocando a vivência de levar o cinema às comunidades mais longínquas, tanto do Brasil como a outros países da América Latina, através do Festcine Itinerante.
As inscrições poderão ser feitas através do site www.festcineamazonia.com.br onde tem o regulamento, ficha de inscrição e todas as informações a respeito do formato do material. A seletiva será feita por uma banca composta por profissionais ligados ao cinema e vídeo e à cultura. "A nossa expectativa é estar sempre surpreendendo com relação as produções que a gente recebe", diz Jurandir Costa, curador do festival.
O Fest Cineamazônia cresceu e ultrapassou as fronteiras tupiniquins, proporcionando a oportunidade de outros povos com culturas distintas conhecerem um pouco da realidade e da cultura brasileira. "É muito bacana o festival estar dialogando com esses países e com outros estados", ressalta Jurandir.
Cinema no circo, nos bairros, na escola, no terreiro e nas comunidades ribeirinhas continuam a fazer parte da programação do Festival.
Fonte: Sílvio Santos / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
zekatracasantos@gmail.com
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando