Sexta-feira, 17 de outubro de 2008 - 05h58
Movimento
Porto Velho Capital
Brasileira da MPB
A fina flor da música popular brasileira em Porto Velho se apresenta no Sarau Cultural
O professor e historiador Emmanoel Gomes, aproveita a realização do “Sarau Cultural” que acontece a partir das 17 horas de hoje, no Mercado Cultural que fica em frente a Praça Getúlio Vargas no centro de Porto Velho, para oficializar a campanha que tem como objetivo, transformar a cidade de Porto Velho na Capital da Música Popular Brasileira. “Quando me refiro à Música Popular Brasileira não estou querendo dizer, que a música chamada de MPB é quem faz parte do nossa idéia, muito pelo contrário, nosso Projeto tem como base, a vocação que a cidade de Porto Velho tem para abrigar todos os ritmos brasileiros. Do vanerão dos estados do sul a toada de Boi-Bumbá da Amazônia; do forró nordestino ao samba enredo das escolas cariocas; do calipson paraense ao sertanejo do centro oeste”, informa Emmanoel.
Como Emmanoel Gomes foi convidado pelo presidente da Fundação Iaripuna para coordenar o Sarau Cultural, o historiador convidou músicos dos mais diferentes estilos, para marcarem presença na tarde/noite de hoje no “Mercado Cultural” e participarem com seus estilos musicais do evento.
Júlio Yriarte presidente da Fundação Cultural Iaripuna do Município, é um dos incentivadores do Projeto do historiador Emmanoel em transformar Porto Velho na Capital da Música Popular Brasileira. “Se a cidade tem uma bandeira cultural a defender, a realização de uma Mostra de Música Popular Brasileira no pátio de obras do Mercado Cultural é uma excelente oportunidade, inclusive, para chamar atenção da mídia local e nacional, posto que o evento é inusitado, porque demonstra que o povo da cidade de fato vive intensamente a musicalidade nacional”, disse Yariarte.
Evento: Sarau Cultural
Local: Mercado Cultural (em Frente ao Palácio do Governo)
Hora: das 17 às 22
Dia: 17.10.08
Depois de alguns meses fechado.
******
Hoje a noite, vamos ver novamente as portas do Mercado Público Municipal abertas.
*******
Dessa vez para receber o que temos de melhor na música popular brasileira e amazônica.
*******
É sarau cultural que vai acontecer no Mercado Municipal a partir das 17 horas
******
Prestem atenção!
*******
O Sarau Cultural está marcado para começar às 17 horas.
******
Vamos prestigiar nossos artistas participando do Sarau Cultural que acontece na noite de hoje no Mercado Público Municipal.
******
Aliás quando o prefeito Roberto Sobrinho promover a festa de inauguração da "Revitalização" o logradouro vai passar a se chamar "Mercado Cultural".
******
Talvez seja por isso que a prefeitura não se interessou pela revitalização do Mercado Público Municipal.
******
O que fez ali, foi a construção do Mercado Cultural.
******
Na realidade, condordamos em gênero, número grau com o pessoal da prefeitura.
*******
Nossos colegas, que trabalham no movimento cultural de Porto Velho e os que defendem a preservação do nosso patrimônio histórico também, têm lá suas razões.
*******
Acontece que, acertadamente a prefeitura optou pela criação do Mercado Cultural.
*******
O que por si só não tinha como ser considerado uma revitalização ao pé da letra do Mercado Publico Municipal.
*******
A atual arquitetura do prédio, lembra em alguns metros, o Mercado Publico Municipal que começou a ser construído pelo Major Guapindaia em 1915 e só foi inaugurado, no inicio da década de 40.
*******
A faixada da atual construção lembra em parte, lembra a fachada do antigo mercado.
*******
A área interna não tem nada a ver.
******
A cobertura ou a cumeeira foi totalmente modificada (para melhor).
******
Acho que é por aí.
******
Ao verem a fachada do atual prédio, os curiosos vão querer saber o porque do estilo arquitetônico e aí com certeza, alguém vai indicar que a pessoa vá até o Bar do Zizi que vai funcionar na noite de hoje e ver a fotografia do antigo prédio que abrigou o Mercado Municipal.
*******
Então, o Mercado Cultural, atuará como parâmetro para se procurar a verdadeira história do seu antepassado.
*******
É bom lembrar, que o ato cultural de hoje, é apenas uma intervenção dos artistas, com o intuito de chamar a atenção dos empresários para os movimentos culturais de Porto Velho como uma das melhores fontes de visibilidade para seus produtos.
*******
Para não ficar apenas no Sarau Cultural que vai acontecer no Mercado Cultural, a partir das 17 horas de hoje.
*******
Lembramos que o humorista Shaolin se apresenta hoje a noite na casa de espetáculos Quéop's.
******
Esse show é muito bom!
******
Vamos combinar, como dizia o poeta Mado em sua campanha para vereador.
*******
Na boca da noite, vamos prestigiar o Sarau Cultural no Mercado Cultural.
*******
E depois, por volta das 21 horas vamos ao show do Shaolin.
******
Agora vamos falar de samba.
******
Conheça abaixo os concorrentes para a escolha do samba de
enredo da escola de samba Asfaltão.
*******
O tema da escola do tigre para o carnaval 2009
*******
É o seguinte: "Energia. os ciclos da vida em nossas mãos. canta
asfaltão da origem a preservação" pesquisa do: Alan Feitosa).
*******
Seis sambas estão inscritos.
*******
Os compositores são: Alan Feitosa;
*******
As Pastoras (Silvia, Vanilce, Wilma e Leia);
******
Bainha, Oscar e Zé Baixinho;
*******
Jorge Macumba e Neto do Cavaco;
*******
Mávilo Melo;
*******
Toninho Tavernard.
*******
A festa do samba enredo do Asfaltão vai contar com o show do puxador de samba Preto Jóia da escola Imperatriz Leopoldinense do Rio de Janeiro
******
Adquira sua mesa antecipada ao preço de R$ 50,00, pelo telefone 9901-8420.
*******
A festa do Asfaltão vai acontecer no dia 31 de outubro
Emendas para Educação e Cultura
A Frente Parlamentar Mista da Leitura vai trabalhar para que deputados e senadores apresentem emendas ao Orçamento da União de 2009 aumentando o volume de recursos federais para projetos de estímulo à leitura em todo o país. A proposta foi feita pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) na tarde de quarta-feira (15), durante a primeira reunião de trabalho da Frente. "Esse é o momento de articularmos junto aos parlamentares para que as áreas da Educação e Cultura sejam fortalecidas no próximo ano", acatou o presidente da Frente, deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR).
Ex-ministro da Educação, Buarque disse que é muito difícil publicar um livro no Brasil e que a Frente Parlamentar da Leitura poderá atuar de forma efetiva para dar prioridade aos programas de leitura dentro da rede pública de ensino, fortalecendo também a Educação no país.
Marcelo Almeida destacou que a primeira contribuição da Frente para estimular a leitura no país será a luta pela criação do Fundo Pró-Leitura. Este será o principal tema do I Seminário de Incentivo à Leitura no Brasil, que a Frente promove no próximo dia 29 de outubro, Dia Nacional do Livro. O Fundo, que será formado por 1% do faturamento anual do setor editorial brasileiro, vai gerar cerca de R$ 40 milhões por ano para financiar as ações previstas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
"O Fundo ainda não foi criado por falta de entendimento dentro do próprio Governo. Neste seminário, nosso objetivo é pontuar todos os impasses e encontrar as soluções para tirar o Fundo do papel e dar um grande passo em favor da leitura", destacou Almeida.
A começar em mim - Todos os deputados e senadores que apoiaram a criação da Frente Parlamentar da Leitura ganharam de Marcelo Almeida um exemplar do livro "Os meninos da rua Paulo", de Ferenc Molnár. "Quem vai tratar da leitura no país precisa, primeiro, ser um bom leitor", justificou o presidente da Frente.
A iniciativa deu certo. O deputado Alex Canziani (PTB-PR) disse que "só pelo fato de ter ganhado este livro já valeu a pena entrar na Frente". O deputado, que tem mais de dois metros de altura, confessou que chorou "copiosamente" no vôo desta semana de Londrina a Brasília.
Também por sugestão do senador Cristovam Buarque, a segunda reunião de trabalho da Frente, cuja data será marcada no I Seminário de Incentivo à Cultura no Brasil, terá a seguinte pauta: apresentação de propostas concretas para melhorar os índices de leitura no Brasil e discussão do livro "Os meninos da rua Paulo". O senador inspirou-se no programa Conversa Entre Amigos, que Almeida promove há quatro anos no Paraná e que já conta com mais de 600 leitores cadastrados, que se reúnem regularmente para debater uma obra literária.
Além de Almeida, Buarque e Canziani, participaram da reunião da Frente os deputados Barbosa Neto (PDT-PR), Luiz Carlos Setim (DEM-PR), Osmar Serraglio (PMDB-PR), Ratinho Júnior (PSC-PR) e Darcísio Perondi (PMDB-RS), o presidente da Associação Nacional de Livrarias, Vitor Tavares, e a Rosália Guedes, do Plano Nacional do Livro e Leitura.
Fonte: Sílvio Santos/Gentedepinião
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando