Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 18/01/08


Programação dos blocos de trio elétrico

Os blocos conhecidos como de trio elétrico, abrem o carnaval de Rua de Porto Velho na próxima sexta feira dia 25, com o desfile do bloco “Dos Migrantes” que se concentra na Pinheiro Machado com a José de Alencar a partir das 18 horas. 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 18/01/08 - Gente de OpiniãoO Bloco “Até Que a Noite Vire Dia”, apresenta na noite desta sexta feira o kit abada para o carnaval deste ano, durante ensaio que acontece na Praça São José no bairro do Mocambo a partir das 20 horas. O bloco desfila no dia 26 sábado, concentrando a partir das 18 horas e saindo a meia noite. 

O Bloco Rio Kaiary ensaia hoje a partir das 19 horas na Rua Pinheiro Machado entre a Rogério Weber e a Presidente Dutra no bairro Caiari. O bloco desfila domingo de carnaval dia 3 de fevereiro. 

O Galo da Meia Noite ensaia amanhã sábado, a partir das 18 horas na Avenida Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado no bairro Caiari. O bloco desfila no dia 31 de janeiro. 

A Banda do Vai Quem Quer apresenta suas camisetas no próximo dia 25 e desfila no dia 2 de fevereiro, 

O Bloco Calixto e Cia, ensaia amanhã sábado na Rua jacy Paraná esquina com a Rua Brasília no bairro Nossa Senhora das Graças a partir das 14 horas. 

O Bloco Canto da Coruja – ensaia neste sábado a partir das 18 horas na Rua 13 de Setembro atrás do Centro do Menor no bairro do Areal. O bloco desfila sexta feira dia 1º de fevereiro a meia noite 

O Bloco Us Dy Phora, ensaia neste sábado a partir das 18 horas na Rua 13 de Setembro com a Alexandre Guimarães no bairro do Areal. O bloco desfila sexta feira dia 1º de fevereiro a partir das 22 horas. 

 


Zekatraca - Lenha na Fogueira 18/01/08 - Gente de OpiniãoContinua repercutindo a noticia da criação do Fumrespom

******
Os dirigentes dos blocos de trio elétrico estão apavorados com a taxa  que deve ser recolhido em favor da Policia Militar de Rondônia.

******
O interessante é que a corporação está apostando no Fumrespom como  sendo a salvação de suas vidas.

******
Já que o arrecado vai ser investido na compra de coletes a prova de bala.

******
Os PMs se protegem das balas dos bandidos.

******
E deixam os blocos "lisos" e vulneráveis financeiramente falando.

*******
A respeito desse assunto o Tata escreveu o que segue!

******* 
Agora vamos para os ensaios dos blocos de trio elétrico.




BORDEJO DE CARNAVAL (IV)

Por: Altair Santos (Tatá)*

"Pierrot, teje preso! Colombina, já pra casa! Cantador, silêncio! Alegria, fique triste! Carnaval, moooorrrraaa! A maior manifestação cultural popular - o carnaval - tão sofridamente encampada por vários  produtores culturais da cidade, arde nas chamas da inquisição
tributária."

Justo quem deveria estender a mão, criando mecanismos de incentivo,  fomento, difusão e democratização das artes e da cultura, lança mais  uma, dentre as tantas pedradas desferidas contra o quengo da - já  combalida - cultura popular, aqui nessas paragens do poente. É óbvio  que a corporação policial militar do Estado, deve e merece ser  reaparelhada. Aliás, fazer frente ao expansivo painel de violência que  testemunhamos, só mesmo por meio da modernização de procedimentos, do  planejamento e do investimento em tecnologia que resultem em melhores  serviços. Agora querer enquadrar blocos carnavalescos pelas vias de  mais uma tributação é ignorar e desconhecer a realidade circundante e  vigente no seio das agremiações que, com muito esforço, promovem seus  desfiles e ainda por cima geram serviços e renda. As algemas da  burocracia e do famigerado fisco ameaçam os punhos da livre  manifestação e da expressão artística e cultural. Enquanto os poderes  não se derem conta de que cultura popular é vida que clama por  direito, vez, voz, espaço e, que, o aparelho estadual é instituído  sim, para oferecer suporte e segurança ao povo (ou bloco de carnaval  não é povo?), não avançaremos na construção de uma sociedade saudável.  Onde já se viu, cobrar taxa de bloco pra comprar bala, cuturno,  colete, cacetete, pistola....? Que se confisque patrimônios de  traficantes, de ladrões, lavadores de dinheiro e se invista nesses e  noutros aparatos bélicos. Ademais, organizadores de blocos já recolhem  pela produção e venda de suas camisetas e abadás, os tais ICMS, ISS e  outros tantos impostos existentes nesse mundo de Meu Deus. Tais  encargos, oriundos da atividade dos blocos, são direcionados aos  cofres do Estado e, por conseguinte, devem ser revertidos para pagar  salários de policiais, etc e tal. Acho que tentei mastigar balas  (azeitonas quentes) e fiquei engasgado de raiva, só em saber que,  vergonhosamente a Assembléia do Estado vota e aprova esse tipo de  coisa. Senhores, respeitem a cultura popular! Se não pelos seus  compromissos e alcance (o que já vimos não existir), ao menos pelos  incontestes valores desta (a cultura), para história das pessoas e da  cidade.

(*) o autor é músico, cidadão porto-velhense e folião.
tata.anjos@bol.com.br 

 



Zekatraca - Lenha na Fogueira 18/01/08 - Gente de OpiniãoEscolas de samba intensificam ensaios

Todas as escolas de samba filiadas a Fesec estão ensaiando de segunda a sexta feiras, visando suas apresentações nos desfiles carnavalescos coordenados em conjunto pela Fundação Iaripuna e Fesec. Os ensaios acontecem nos seguintes endereços e horários: 

Acadêmicos do Armário Grande – Local do Arraial Flor de Cacto no bairro Caladinho a partir das 19 horas. 

Acadêmicos do São João Batista – Em frente a residência da Francisca do Sales no bairro São João Batista a partir das 19 horas. 

Diplomatas do Samba – Praça do Nova Floresta nas proximidades do Hospital João Paulo II no bairro Nova Floresta, a partir das 19 horas. 

Asfaltão – Rua Jacy Paraná entre a Brasília e João Goulart no bairro Nossa Senhora das Graças a partir das 19 horas. 

Rádio Farol – Rua Tabajara nas proximidades do colégio Castelo Branco no bairro Novo Estado a partir das 19 horas. 

Império do Samba – Rua Joaquim Nabuco entre a Rio de Janeiro e a Princesa Isabel no bairro Areal a partir das 19 horas. 

Gaviões do Guaporé – Associação Broto do Açaí no bairro São Francisco a partir das 19 horas. 

As escolas de samba são dividas em dois grupos, de Acesso e Especial. O Grupo de Acesso formado pelas escolas, Unidos da Rádio Farol; Império do Samba e Gaviões do Guaporé desfila no domingo de carnaval dia 3 de fevereiro a partir das 20 horas. 

O Grupo Especial composto pelas escolas: Asfaltão; Diplomatas do Samba; Acadêmicos do São João Batista e Acadêmicos do Armário Grande, desfila na segunda feira de carnaval dia 4 de fevereiro a partir das 20 horas. 

A passarela do samba será montada na Avenida dos Migrantes (antiga Costa e Silva), no perímetro entre a Jorge Teixeira e a Rio Madeira. 


Galo da Meia-Noite canta
o bairro Caiari em 2008


O segundo maior bloco carnavalesco de Porto Velho conta a história do bairro Caiari

O bloco Galo da Meia-Noite promove amanhã, 19, mais um ensaio visando o desfile do dia 31 de janeiro. Os ensaios do Galo da Meia-Noite têm levado para a avenida Rogério Weber no bairro Caiari centenas de foliões todos os sábados. “No ensaio de sábado passado estimamos em mais de 5 mil foliões, brincando carnaval ao som da Banda Carijó”, disse o diretor do bloco Luiz Cavalcante. O ensaio de amanhã está marcado para começar por voltas das 18h e o término previsto para as 23h30. “Nossa licença vai até as 23h30, por isso não podemos varar a madrugada fazendo carnaval”.
Os abadás do Galo da Meia-Noite estão sendo vendidos ao preço de R$ 30 na sede do bloco que fica na Rogério Weber entre a Duque de Caxias e Pinheiro Machado durante o horário comercial. “Aos sábados atendemos também durante os ensaios”. Disse o presidente Edson Caula. 

O bloco sai à meia-noite do dia 31 de janeiro e retorna ao local da saída por, volta das 4h do dia 1º de fevereiro. “Participar dos ensaios do Galo da Meia-Noite é estar de bem com carnaval de Porto Velho, disse o folião Valbran Júnior. 

O bloco vai cantar na avenida durante o desfile, a história do bairro Caiari, o primeiro conjunto habitacional do Brasil. 

Melhores informações sobre a programação do Galo da Meia-Noite pelo telefone 9971-3953 ou através do site www.blocogalodameianoite.com 

 
Fonte: zekatraca@diariodaamazonia.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)