Hip-Hop
Batalha individual
de B-Boy na praça
A disputa começa no próximo domingo e termina no mês de junho do ginásio Dudu
A prefeitura de Porto Velho, através da Coordenadoria da Juventude e Fundação Iaripuna, coloca em prática no próximo domingo 22, a “Batalha Individual de B-Boy”. De acordo com o assessor executivo especial da Coordenadoria da Juventude Jonatan Ramos Macedo – Figa, B-Boy é o estilo do Hip Hop no qual o dançarino se apresenta individualmente. No caso da Batalha Individual de B-Boy, os dançarinos disputam com outro B-Boy qual dos dois é o melhor. As disputas que começam nesse domingo na Praça Aluízio Ferreira dentro do Projeto Cultura na Praça são como se fosse o campeonato da categoria, de onde sairá o representante de Rondônia que vai participar da Batalha Nacional de B-Boy, que vai acontecer em São Paulo no mês de dezembro.
Figa informa que vão acontecer quatro etapas da batalha em Porto Velho, a primeira acontece domingo dia 22 na Aluízio Ferreira; a segunda na Sede do Sated que fica a avenida Sete de Setembro; a terceira na Casa Brasil que fica a rua Mamoré na Zona Leste e a finalíssima no Ginásio Dudu que fica ao lado do Colégio João Bento na rua Jatuarana no Jardim Eldorado.
Em cada etapa participam 16 candidatos e desses 4 serão classificados para a final. “Da final participam os 16 classificados nas eliminatórias e entre esses sairá o campeão que vai representar Rondônia em São Paulo”, informa Jonatan.
A programação de abertura da Batalha Individual de B-Boy está marcada para começar às 19h do dia 22, com a presença de todas as autoridades municipais. “Estamos encaminhando convites a todos os secretários e vereadores, esperamos contar com a presença de todos, assim como a presença imprescindível da população da nossa cidade”, disse Jonatan Macedo.
O vencedor da finalíssima, além de ganhar a passagem de ida e volta a São Paulo, recebe Mil Reais como ajuda de custo para a viagem.
A onda de cassação chegou aos movimentos culturais de Porto Velho.
*******
Talvez dessa vez, a pessoa cuja cabeça foi colada a prêmio, seja realmente cassada.*******
Em Rondônia em se falando de cassação, nenhum político foi realmente cassado.
*******
Até se anuncia à cassação de determinado político.*******
Mas, como a lei permite as apelações e recursos...
******
A turma, mesmo cassada, vai ficando.
******
Este com certeza, não será o caso do nosso Jesus Cristo.
*******
Ou melhor, do artista que há mais de 20 anos faz o papel de Jesus Cristo na peça “O Homem de Nazaré”, encenada pelo Grupo Êxodo em Porto Velho.*******
A cassação do nosso Jesus foi anunciada através desta página, pelo próprio presidente do Grupo Êxodo.
*******
José Monteiro!******
Omedino Pantoja o nosso Cristo, deve entregar sua cruz a um ator amazonense de Manaus.
*******
Tudo por conta da “amazonização” da peça “O Homem de Nazaré” pretendida pelo presidente Monteiro.
*******
Isso não quer dizer que o Monteiro vendeu a peça para o governo do Amazonas.
*******
Apenas ele firmou contrato com o canal temático de televisão Amazonsat para a transmissão da peça, fato que já vem ocorrendo há alguns anos.*******
Aliás, passou quase dez dias em Manaus conversando com a direção do canal temático.
*******
E teve a oportunidade de ser apresentado à secretária municipal de cultura de Manaus que nada-mais nada-menos, é filha do prefeito Amazonino Mendes.
******
A jovem secretária, ao tomar conhecimento do Projeto do Grupo Êxodo.
******
Foi se propondo através da prefeitura de Manaus, a bancar as passagens, cachês e estadia em Porto Velho dos cinco atores que foram convidados pelo Monteiro a participar da peça em Porto Velho.
******
Além disso, autorizou o repasse de verba considerável para a confecção das indumentárias dos artistas.
*******
Essas roupas cenográficas, serão confeccionadas pelo grande artesão Young Blood que há algum tempo está residindo em Manaus e acompanhou o Monteiro em suas visitas às autoridades do amazonas.
*******
Saindo da secretaria municipal, foram direto até a secretaria estadual onde foram recebidos pelo secretário.
******
E mais uma vez, Monteiro foi surpreendido com o respeito que os amazonenses tem para com a cultura regional.******
Outro montão de apoio lhes foram oferecidos.
******
Tudo por conta do Cristo.*******
O substituto do Omedino será o presidente do Sated do estado do Amazonas.
*******
Ontem o Pantoja, estava indignado.
*******
Queria saber se alguém vai agüentar como ele agüentou por mais de vinte anos, o peso daquela cruz.
*******
“Muitos já tentaram me derrubar, mas, quando sentiram o peso da madeira nos ombros, desistiram”, desabafa Omedino.*******
Como nesses casos não se tem pra onde recorrer.
*******
O Zé de Nana em sua coluna do Gente de Opinião.
*******
Garante que o nosso Jesus Cristo vai ser cassado.
*******
Vai ser não! Já está cassado.
*******
Depois disso tudo só publicando o e-mail que nos foi enviado de São Paulo pela esteticista Delayt Faulin.
*********
Delayt Faulin, presidente do Amigos do Peso, estará em PV dias 21 e 28 de março, sábados às 14h na sala da Escola Padrão à Avenida Amazonas 6363, fazendo palestras educativas falando sobre obesidade que é o mal do século e o que se deve fazer para evitar um futuro obeso, além do que, Delayt estará dando dicas de como elevar a auto estima e vencer ansiedade.
*******
Como sabemos, o ser humano deve se alimentar bem e saudavelmente, para conquistar mais vida e melhor qualidade de vida. Essa conscientização é feita através de palestras interativas e educativas para jovens, adultos e crianças de ambos os sexos.
******
Evitar os males causados pela obesidade ou pela má alimentação é primordial nos dias de hoje e o ser humano tem chance de ter a vida mais longa e aproveitar o que de bom existe sem ser só comer.*******
Existe um site onde a pessoa pode confirmar o que dissemos www.amigosdopeso.com.br e o fone para maiores informações em PV é 3026-0121.
******
Delayt Faulin é também escritora a nível nacional e internacional, já foi obesa e pesou quase 120 quilos, sendo que há 18 anos emagreceu saudável e pesa 69 quilos com 1,75 de altura.*******
Acompanhando Delayt Faulin, estará a Liduina Mendes Vieira, aqui de Porto Velho que emagreceu quase 12 quilos com Amigos do Peso comendo de tudo e está maravilhada com a vida que tem após se reeducar.
*******
Participe desta tarde de conhecimentos. Aprenda receitas deliciosas fáceis e saudáveis, Aprenda como valorizar a estima e como vencer o comer compulsivo.
Prêmio Cultural LGBT 2009
Fortalecer as organizações sócio-culturais LGBT, conhecer e divulgar as ações culturais dessas instituições, apoiar iniciativas de afirmação de orientação sexual, identidade de gênero e da cultura da paz que contribuam para o combate à homofobia e mapear essas organizações.
São com esses objetivos que o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), publicou no Diário Oficial da União (Seção 3, página 9) desta segunda-feira, 16 de março, edital contendo normas específicas para realização do concurso público Prêmio Cultural LGBT 2009. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 23 de março, e terminam no dia 8 de maio.
O concurso visa premiar iniciativas culturais exemplares e que tenham ocorrido no período de 1º de janeiro de 2007 a 28 de fevereiro de 2009. Os projetos devem ter contribuído para o combate à homofobia, para o aumento da visibilidade do segmento LGBT e valorizado sua existência. Serão selecionadas até dois projetos por estado, sendo um por município. Cada instituição selecionada receberá como premiação o valor de R$ 23 mil.
O concurso será realizado de forma regionalizada e deverá premiar até 54 iniciativas, contemplando as regiões brasileiras da seguinte forma: até oito iniciativas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, cada; até seis da Sul; até 14 da Norte e até 18 da Nordeste. Caso não tenham sido premiadas todas as iniciativas da região, os prêmios remanescentes serão destinados às que obtiverem maior pontuação na classificação geral, independente da sua região.
Poderão inscrever-se instituições privadas, sem fins lucrativos que tenham natureza cultural e sejam consolidadas na atuação com comunidades LGBT e que tenham, no mínimo, três anos de existência. Não poderão se inscrever, para esse concurso, os projetos ou iniciativas que tenham sido beneficiados com recursos do Fundo Nacional da Cultura, em 2008.
Para se inscrever os interessados deverão ler atentamente o edital, preencher o formulário de inscrição, anexar os documentos pedidos, além de materiais complementares de acordo com a proposta. O envelope deve ser encaminhado pelos Correios para o seguinte endereço:
• Concurso Público Prêmio LGBT 2009
• Caixa Postal nº 8591- SHS Quadra 02 Bloco B
• CEP 70312-970
• Brasília - DF
Revista
História da Biblioteca Nacional
O ano da França no Brasil começou com homenagem até de Escola de Samba, mas a relação entre os dois países nem sempre foi tão amigável. A desavença, conhecida como Guerra da Lagosta, foi uma crise diplomática que quase tomou proporções militares. No início dos anos 60, os franceses se interessaram pelo litoral do Nordeste brasileiro, onde a produção de lagostas crescia - a exportação anual do crustáceo aumentou 1.701 toneladas de 1955 para 1961 -, enquanto a do litoral francês e dos países da costa ocidental africana se esgotava. A disputa comercial poderia ser resumida na seguinte questão: a lagosta deveria ser considerada peixe ou não?
Segundo a Convenção de Genebra, de 1958, os recursos minerais, biológicos, animais ou vegetais da plataforma continental como pertencentes ao país costeiro. O Brasil defendia que a natureza sedentária da lagosta, que se desloca andando, ou, no máximo, saltando, tornava-a parte da plataforma brasileira. Com ironia, o comandante Paulo de Castro Moreira da Silva (1919-1983), renomado oceanógrafo, disse na época: “Ora, estamos diante de uma argumentação interessante: por analogia, se a lagosta é um peixe porque se desloca dando saltos, então o canguru é uma ave”.
Um navio militar francês foi enviado para o litoral nordestino, mas depois de meses de expectativa de enfrentamento bélico, em que o Conselho Nacional de Segurança do Brasil chegou a ser convocado, a tensão foi dissipada. Um dos possíveis motivos para a retirada, foi a suspeita francesa do apoio dos Estados Unidos ao vizinho sul-americano. Na realidade, os EUA eram mais uma complicação do possível conflito. O Departamento de Estado americano lembrou ao nosso governo que como os navios de guerra brasileiros eram arrendados deles, por contrato não poderiam se envolver em conflito com países amigos dos norte-americanos. Sem saber, mesmo com um poderio bélico superior, os franceses desistiram do crustáceo brasileiro, pelo menos, na época.
A revista – Desde o seu lançamento em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional oferece informação qualificada em artigos e matérias produzidos pelos mais importantes historiadores brasileiros. A publicação conta com a chancela e o rico acervo iconográfico da Biblioteca Nacional. Sua linguagem e apresentação agradável conquistaram um público abrangente independentemente de formação educacional ou área de atuação profissional. Única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil, a RHBN é distribuída mensalmente nas bancas de todo o país e pode ser assinada.
O conteúdo integral de todas as edições da revista também pode ser acessado no endereço www.revistadehistoria.com.br.
Fonte: Sílvio Santos / www.gentedeopiniao.com.br
Zekatracasantos@gmail.com