Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 18/03/10



Quer ser bem recebido pelo presidente da Banda do Vai Quem Quer quando for ao Chaveiro Gold?

*******
Então não chegue perto dele falando em prefeitura de Porto Velho.

*******
Acontece que a turma comandada pelo prefeito Roberto Sobrinho autuou a Banda do Vai Quem Quer a recolher aos cofres da prefeitura do PT, uma verdadeira fortuna.

*******
O general tá pra ficar doido procurando a melhor maneira para negociar os valores que estão sendo cobrados pela prefeitura de Porto Velho, referente aos desfiles da Banda do Vai Quem Quer nos carnavais de 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009.

*******
É nisso que dar promover carnaval de graça para a população de Porto Velho, uma obrigação que deveria ser da prefeitura.


*******
Se não conseguir pelo menos baixar o valor da “multa”, dificilmente, Manelão terá condições de colocar a Banda do Vai Quem Quer na rua, no próximo carnaval.


******
Com a palavra a Mirian Saldaña.


******  
Enquanto isso o Zé Monteiro me garantiu na manhã de ontem que não será candidato a reeleição no Grupo Êxodo.


******
Por falar nisso, na reunião de posse dos Conselheiros, alguns membros não quiseram tomar posse.


******
Agora caso não aceitem a decisão da assembléia não poderão se candidatar na eleição que está marcada para acontecer na próxima semana.


******
Os comentários dão conta que o Omedino Pantoja mais conhecido como Cristo será o candidato da atual diretoria.


*******
A formação da chapa da posição deve ter acontecido na reunião que estava marcada para acontecer ontem à noite.


*******
Monteiro recém formada em jornalismo, depois de receber uma grana preta do governo federal oriunda da dita isonomia, diz que vai se dedicar a escrever livros enquanto faz mestrado. “Quero mesmo é descansar”.


*******
Por falar em Monteiro, no próximo dia 25 ele embarca junto com os representantes dos 30 Pontos de Cultura de Rondônia para o encontro nacional que vai acontecer em Fortaleza (CE).

********
Tá todo mundo na expectativa da chegada do Firmineto Mendes do Ponto de Cultura “Arte e Cultura Arterial” em Fortaleza.


*******
Querem que o Firmineto repita, a performance que ele fez em Belém encarnando a “Pomba Gira”. Assisti o vídeo. Tá uma “coisa!”.


*******
Quem já está no batente na Secel, é a amiga e competente Tchândrica Bebel.

*******
Bebel passou as férias no Maranhão onde foi conhecer suas raízes. Seu pai é de Santa Inez. Seja bem vinda amiga!


********
Inscrições prorrogadas até 21 de março no site http://www.movens.org.br/portal/minc. aspx


*******
O Ministério da Cultura está com as inscrições abertas para o concurso público que preencherá 253 vagas, sendo 27 para Nível Superior: Analista Técnico-Administrativo, e 226 para Nível Médio: Agente Administrativo.


*******
É muito importante que pessoas com vivência dos movimentos sociais ligados à cultura prestem e passem neste concurso.


********
É com gente sensível e idealista, que conhece de perto os problemas das ações culturais, que conseguiremos transformar o Ministério da Cultura em um lugar mais humanizado e sensível capaz de atender com mais eficiência e carinho a todos os batalhadores culturais espalhados pelo país. Vamos ocupar o Ministério da Cultura!
*******
Equipe - Somos da Cultura
 
********
Artistas fazem intervenção urbana na Casa de Cultura


*******
Após inauguração de uma exposição fotográfica coletiva, os artistas do Coletivo Madeirista, Rinaldo Santos, Sandra Pontieri, Janaína Leity, Anderson Silva, Marcia Maciel, Joesér Alvarez e Ariana Boaventura realizaram uma ação de intervenção urbana na Casa de Cultura Ivan Marrocos na última sexta-feira, dia 12 de março, como parte das ações do Ponto de Cultura ACME.


******
Em contrapartida ao apoio recebido pelo Ministério da Cultura através do Edital n° 02/2009 de Intercâmbio e Difusão Cultural para participação na 12ª Generative Art Conference, evento de caráter multidisciplinar que ocorreu de 14 a 17 de dezembro na Politécnica de Milão, a exposição, mostra em mais de 100 fotografias a trajetória do grupo durante o tempo em que estiveram na Itália realizando performances e intervenções urbanas do Projeto Inventário das Sombras.


*******
O projeto, que nasceu em outubro de 2004 na calçada da casa de Cultura Ivan Marrocos durante uma oficina do Programa Rede Nacional de Artes Visuais - FUNARTE, após ser replicado em várias cidades do país e receber contribuições de participantes de três continentes, durante o workshop do Ponto de Cultura ACME voltou às origens, sendo reinstalado na calçada com a participação dos presentes à inauguração.


********
O Secretário de Cultura Jucélis de Freitas e o próprio diretor da Casa, Geraldo Cruz dentre outros, fizeram questão de deixar o registro de suas sombras impregnado na calçada, conforme as palavras de um dos presentes à Mostra: "é um projeto de humanização do espaço público, de democratização e inclusão social que nos deixa orgulhosos em participar".


*******
Com o apoio da Escola 21 de Abril, SECEL e do Programa Cultura Viva do Governo Federal, o Ponto de Cultura ACME, enfatiza suas ações junto à comunidade portovelhense, demonstrando mais uma vez a validade dos versos cantados na música de Milton Nascimento: "todo o artista tem de ir onde o povo está" e convida a todas as pessoas que quiserem fazer parte do projeto para entrar nele enviando uma foto de sua sombra, ou qualquer sombra que desejar ao e-mail coletivomadeirista@gmail.com.
 
 
Conclusão, pelo menos a sombra do secretário da Secel foi registrada. Quer dizer a cultura em Rondônia é uma sombra. Sai pra lá assombração!


*******
Edital Nossa Onda


*******
MinC premiará 52 projetos radiofônicos sobre o tema Diversidade Cultural e com duração de 15 minutos.


*******
Até 28 de abril, estão abertas as inscrições para o Concurso de Apoio à Produção de Obras Radiofônicas Inéditas, nos Gêneros Radiodocumentário ou Radioconto, sobre o tema Diversidade Cultural. Primeira ação do programa Rádio Brasil, o Edital Nossa Onda contemplará 52 projetos radiofônicos, com duração de 15 minutos cada.


*******
Podem se inscrever pessoas físicas que se apresentem como diretor ou como diretor e roteirista. Os selecionados receberão R$ 10 mil, cada um, para produzir em até 60 dias os trabalhos, e participarão, ainda, de uma oficina de desenvolvimento de projeto, com duração de cinco dias. A transmissão dos programas se dará através de uma ampla rede de emissoras comunitárias de todo o país.


*******
Lançado pelo Ministério da Cultura, por meio das Secretarias do Audiovisual (SAv/MinC) e de Articulação Institucional (SAI/MinC), no âmbito do Programa Mais Cultura, o Edital Nossa Onda é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) e a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC).


*******
Confira o Edital, publicado nesta segunda-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 9 e 10).


*******

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)