Quarta-feira, 18 de junho de 2008 - 06h57
Arraial
Secel sorteia barracas
no Flor do Maracujá
A festa folclórica começa na próxima sexta-feira em Porto Velho
O presidente da Comissão de Coordenação da XXVII Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, Luiz Gouveia – Luizão, reuniu os barraqueiros selecionados, no espaço onde estão montadas as barracas e na presença de todos, promoveu sorteio dos pontos em que cada um vai trabalhar. Durante o Flor do Maracujá, que acontece entre os dias 20 e 29 deste mês, 83 barraqueiros estarão atuando na comercialização de comidas típicas como, pato no tucupi. galinha picante, pirarucu à casaca, galinha escandalosa, vatapá, caruru, bolo de macaxeira, milho verde e outros pratos típicos das festas juninas.
De acordo com a responsável pela seleção dos barraqueiros Cândrica Madalena – Bebel, foram montadas 35 barracas de palha, dessas, apenas três foram doadas, sendo duas para a Uveron e uma para a 17ª Brigada de Infantaria de Selva. Os ambulantes foram contemplados com 48 barracas menores, onde serão comercializados peças de artesanato, cachorro-quente, barraca especializada em comidas derivadas do milho, pipoca etc... além disso explica a coordenadora Juliana Vacaro, teremos dois pontos de “Capeta”.
Ontem pela manhã a Coordenação reuniu todos os barraqueiros no auditório do Conselho de Educação para receberem orientação dos integrantes do Comando Sanitário sobre como proceder no quesito higiene durante o Arraial Flor do Maracujá. “Vamos juntos fazer o melhor entre todos os arraiais Flor do Maracujá”, conclamou Luizão.
Como hoje é feriado e o Arraial Flor do Maracujá, começa nesta sexta-feira...
*******
E mais! Em conseqüência do feriado “Evangélico”, ficamos sem um dia para divulgarmos os acontecimentos culturais de nossa cidade, apesar do nosso jornal levar o título de diário.
*******
Vamos aproveitar a edição de hoje, para começar a informar nossos leitores sobre a programação da XXVII Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás.
******
Por falar nisso, o feriado também atrapalha a liberação dos recursos em prol dos grupos folclóricos, que segundo foi divulgado seria repassado hoje.
******
Como é feriado, vamos ficar torcendo para que o governo estadual libere os recursos pelo menos amanhã, quinta-feira.
******
Se não sair na quinta , vamos ficar rezando para que saia sexta-feira.
*******
Vale lembrar que o Arraial começa nesta sexta-feira, dia 20.
*******
Acho que a grana só ainda não foi liberada, por falta de insistência dos dirigentes da Federon.
*******
Tô sabendo que o convênio está pronto e assinado há mais de uma semana e quando isso ocorre, é questão de “QI”.
********
Tanto os subsídios do governo Estadual como da prefeitura municipal, pelo menos até ontem, não haviam sido depositados na conta da Federon.
*******
E olha que o convênio com a prefeitura foi assinado na última noite do Arraial Flor de Cacto, ou seja, dia 1º de junho.
*******
Foi assinado na presença de mais de cinco mil pessoas que estavam nas arquibancadas do Flor de Cacto.
*******
Os grupos folclóricos que se lixem!
******
A culpa não é do governo Estadual e nem do prefeito municipal.
*******
Ambos fizeram suas partes. Agora, falta mais cobrança por parte dos dirigentes dos grupos folclóricos, para que, os órgãos responsáveis pelas finanças estadual e municipal, liberem a grana, que já foi autorizada pelo governador Ivo Cassol e pelo prefeito Roberto Sobrinho.
*******
Nossa preocupação, que deve ser a mesma dos dirigentes de grupos folclóricos, é que o Arraial começa nesta sexta-feira e apesar da Federon ter conseguido crédito junto ao comércio...
*******
Aquele material que é usado no acabamento, nos detalhes das fantasias, só com dinheiro na mão.
******
É aquele “tico-tico”, que termina por se transformar no maior gasto de uma alegoria ou fantasia.
*******
Os grupos que abrem a competição na sexta-feira, serão os mais prejudicados, porque vão para o Arraial sem uma “arruela” oficial.
*******
É o caso das Quadrilhas Flor da Primavera (Mirim) e Vila Guaporé (adulta).
*******
Se a grana não sair até sexta, os grupos, Nova Estação (mirim), Arrasta-Pé de Rondônia (adulta) e na Tonga da Mironga do Cabuletê (adulta) também serão prejudicadas.
******
Domingo é a vez dos grupos, Matutinhos do Triângulo (mirim), Flor da Primavera (adulta) e Nova estação (adulta) também se apresentarem sem grana no bolso.
*******
Ruim para esses grupos, porque para se apresentar, terão que recorrer ao crediário e tem deles que apela até para os agiotas.
******
O interessante é que todos os dirigentes são acomodados.
******
Não vejo ninguém cobrando a liberação dos recursos.
*******
Sorte da Rodopio do Nacional (mirim), Matutos do Triângulo (adulto) e Girassol das Três Marias, que vão se apresentar na segunda-feira e até lá, com certeza, a grana vai estar na conta da Federação.
******
E se não sair na segunda-feira.
*******
Quem vai gastar mais, são os grupos, Arco-Iris (mirim), Rádio Farol (adulta), Mocidade Junina e o Boi-Bumbá Vencedor.
******
Não é pessimismo não! É preocupação com a qualidade da festa.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando