Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 18/08/10


 
SEMANA DO FOLCLORE

Roni Carvalho expõe
na casa da Cultura


Viagem pelo Mundo Encantado da Produção Folclórica em Rondônia será aberta com show do Corre Campo

O fotografo Roni Carvalho do Diário da Amazônia abre amanhã 19, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, a exposição “Viagem pelo Mundo Encantado da Produção Folclórica em Rondônia”. A exposição faz parte da programação da Secel relativa à Semana do Folclore cujo dia é 22 de agosto.

Roni Carvalho se especializou em fotografar os grupos folclóricos de Rondônia, em especial as Quadrilhas e os Bois Bumbás que se apresentam nos arraiais, Flor de Cacto e Flor do Maracujá em Porto Velho e os Bois Malhadinho e Flor do Campo que protagonizam o Duelo da Fronteira em Guajará Mirim. “Esse trabalho é feito com muito carinho, pois admiramos o trabalho dessa gente que faz acontecer o folclore em Rondônia”, disse Roni.

Paralela a exposição do Roni Carvalho o Amo e compositor de toada de Boi Bumbá Silvio Santos, vai expor a parafernália que faz parte da indumentária usada pelo Amo em suas apresentações, entre elas, Manto e Chapéu. Além disso, Silvio vai expor os troféus que fazem parte do seu acervo de Melhor Amo do Flor do Maracujá e Melhor Toada apresentas no Flor do Maracujá. “São mais de 15 troféus que conseguimos ganhar em nossas apresentações no Flor do Maracujá de 1990 para cá”, informa Silvio Santos.

Vale salientar que antes de 1990 não acontecia a disputa entre os grupos e nem era escolhido o melhor Amo e a Melhor Toada uma vez que o evento acontecia apenas como Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás. “Até 1990 a gente recebia apenas um certificado de participação, que era dado aos personagens de todos os grupos folclóricos que se apresentavam no Flor do Maracujá”.

Silvio começou como Amo no Boi “Tira Prosa” em 1988. Em 1992 foi para Bumbá Az de Ouro e a partir de 1997 passou a integrar a Nação Corre Campo onde permanece até hoje.


 



 

E o Flor do Campo conseguiu mais um título no Festival Folclórico de Guajará Mirim.

********

Repetindo o feito do ano passado.

********

Quer dizer o Boi da Estelina e da dona Georgina é Bi Campeão.

********

É muito mais que Bi, pois, nos 16 anos de festival o bumbá do bairro Tamandaré já ganhou outros títulos.

********

Segunda feira ao embarcar para Porto Velho por volta das 11 horas da manhã encontrei o apresentador do Flor do Campo Ricardo e ele preocupado com o resultado, quis saber sobre minha avaliação para as apresentações do Malhadinho e Flor do Campo.

********

Peguei um papel e escrevi os quesitos nos quais o Flor do Campo faria a diferença e ganharia o título do 16º Festival Folclórico de Guajará Mirim.

********

Acompanhem quais os quesitos que coloquei no papel que entreguei ao Ricardo. Agora confrontando com as notas dos jurados:

********

Apresentador: Flor do Campo ganhou 10 de todos os jurados = 30 pontos o Malhadinho recebeu 9,6-10 e 9,8 = 29,4. Nesse quesito só valeram as notas de domingo

*********

Amo do Boi: Flor do Campo 10 de todos os jurados = 30. Malhadinho 9,7 – 10 e 9,9 = 29,6 nesse quesito só valeram as notas de domingo

********

Boi/Tripa: Flor do Campo: 9,8 – 10 – 10 – 10 – 10 – 10 = 59,8 nas duas noites. Malhadinho 9,0 – 10 – 10 – 9,5 – 9,8 – 10 = 58,3 nas duas noites.

*******

Levantador de Toada: Flor do Campo: 10 – 10 e 9,9 = 29,9. Malhadinho: 9,6 – 10 – 9,8 = 29,4 nesse quesito só valaram as notas de domingo.

*******

Batucada: Flor do Campo: nota máxima nas duas noites, ou seja, 60,0. Malhadinho 9,6 – 10 – 10 – 10 – 10 – 10 = 59,6

********

Toada Letra e Música: Flor do Campo 9,7 – 10 – 9,9 – 10 – 10 – 9,9 = 59,5 nas duas noites. Malhadinho: 9,1 – 10 – 9,8 – 9,3 – 10 – 9,9 = 58,1 nas duas noites.

*******

Vaqueirada: Flor do Campo 9,9 – 10 – 10 – 10 – 10 – 9,9 = 59,8 nas duas noites. Malhadinho: 9,7 – 10 – 9,9 – 9,7 – 10 – 10 = 59,3 nas duas noites.

********

Só aí foram 5,03 pontos de diferença.

********

Pontuação geral para os dois bois foi: Flor do Campo 1.164,09 X Malhadinho 1.155,06 uma diferença de 9,3 pontos.

********

Isso quer dizer que acertei mais da metade da diferença.

********

Vale salientar que o Pajé do Flor do Campo ganhou nota dez de todos os jurados nas duas noites e o Pajé do Malhadinho ganhou quatro nota 10 e dois 9,9.

********

Surpresa para mim foi a diferença nas notas da cunhãs porangas. A Jennifer merecia nota melhor pelo menos na noite de domingo. Ela foi show ao se transformar em Arara Azul no meio da arena. Será que os jurados não viram esse maravilhoso truque?

********

Quanto aos demais quesitos as notas foram as esperadas. Creio que a diretoria do Malhadinho não tem o que reclamar a não ser a nota da Cunha Poranga na noite de domingo, porém mesmo que ela ganhasse dez de todos os jurados nas duas noites, o boi não ganharia o festival.

********

Não sei o amigo leitor lembra o que coloquei na coluna de ontem.

*******

Escrevi que o Flor do Campo no Geral ganharia o Festival e não deu outra.

*******

Até me empolguei e coloquei que o Malhadinho ganharia na noite de domingo, fato que não ocorreu. Alias as notas de domingo (algumas) forram mais baixa que as de sexta feira. Estranho já que o boi do Cleiton fez uma ótima apresentação.

*******

No frigir dos ovos, acho que os jurados souberam avaliar as apresentações dos dois grupos folclóricos.

********

O que vi na noite de sexta feira, foi alguns que se dizem Malhadinho até “morrer” acusando a diretoria atual de má administração.

*******

As mesmas pessoas após a bela apresentação do Malhadinho na noite de domingo, me procuraram para anunciar que foi a noite da superação. “Conseguimos virar jogo”.

*******

Quer dizer, na hora dos problemas a diretoria não presta.

*******

Mas, na hora da boa apresentação a conversa muda.

*******

É aquele pessoal do “Quanto pior melhor”.

********

Esperamos que os integrantes (todos) do Malhadinho sentem e avalie. Afinal de contas o boi mostrou na noite de domingo, que está muito vivo e precisa apenas de paz para voltar a ser o grande campeão do Festival de Guajará Mirim.

*******

Parabéns Cleiton e toda equipe que trabalhou no Malhadinho!

*******

As felicitações especiais vão para a diretoria do Boi Flor do Campo pelo brilhante trabalho. Que sirva de exemplo. Parabéns Estelina dona Georgina, seu Mário e todos da família vermelha e branca.
 



 

LITERATURA

VI Jornada Literária do Sesc


Começou na manhã de ontem 16, a VI Jornada Literária do Sesc Administração Regional de Rondônia, com o tema “Literatura Infantojuvenil – A Importância da Leitura na Sociedade Contemporânea”. A jornada tem como objetivo incentivar, fomentar, debater a importância da pesquisa e da extensão dentro da temática proposta pelo evento. Pretende ainda socializar e divulgar as pesquisas dos docentes, técnicos e acadêmicos das instituições Faculdades e Universidades, com pesquisas em língua portuguesa, por pesquisadores brasileiros, ou estrangeiros residentes no Brasil.

A programação está acontecendo na unidade do Sesc Esplanada em Porto Velho.

Programação
 

Dia 17 – TERÇA

9h às 12h - Tendas de Leitura; Exposições Temáticas;
14h - Palestra: “A Escrita da Língua Portuguesa da Pessoa Surda” com a Profª. Aldelina Vasques Borba Rabello (Uniron)
15h - Contação de história com o Grupo Era uma vez e a Equipe de Promoção e Divulgação Paulinas Livraria;
16h - Leitura Poética com Acadêmicos da Unir e Show Poético Musical Infantil com Kalunga (RS);
17h - Mesa-Redonda com o tema “A Literatura infantojuvenil e a Educação” com a Profª. Ms. Ana Aguilar (Unir), Profª. Malu (Uniron) e Profª. Dr. Heloisa Helena (Unir).
19h - Cine Literatura com o Filme “O enfermeiro”;

 

Dia 18 – QUARTA

9h às 11h - Tendas de Leitura; Exposições Temáticas;
11h - Show Poético Musical Infantil com Kalunga (RS);
14h às 17h - Oficinas: Karla Martins (AC) "Quem conta um ponto....", Profº. E Poeta Kalunga (RS) Prosa/Poesia e Musicalização Infantil; Profª. Elizete Lisboa (MG) O livro de duas escritas. Despertando o interesse pela leitura.
17h - Apresentação musical “Repente com Gavião e João Azevedo”;
19h - Cine Literatura com o Filme “Curta Poesia”

 

Dia 19 – QUINTA

9h às 12h - Tendas de Leitura; Exposições Temáticas;
14h às 17h - Oficinas: Oficinas: Karla Martins (AC) "Quem conta um ponto....", Profº. Kalunga (RS) Prosa/Poesia e Musicalização Infantil, Profª. Elizete Lisboa (MG) O livro de duas escritas. Despertando o interesse pela leitura.
17h - Performance Poética;
17h40 - Lançamento do “Criança não faz de conta” do escritor Kalunga
19h - Cine Literatura com o Filme “Contos de Wilde”

 

Dia 20 – SEXTA

9h às 11h - Tendas de Leitura; Exposições Temáticas;
11h - Show Poético Musical Infantil com Kalunga (RS);
14h às 17h - Oficinas: Oficinas: Karla Martins (AC) "Quem conta um ponto....", Profº. Kalunga (RS) Prosa/Poesia e Musicalização Infantil, Profª. Elizete Lisboa (MG) O livro de duas escritas. Despertando o interesse pela leitura.
17h às 17h30 - Apresentação Binho; Coffee-break;
17h40 - LANÇAMENTO LIVRO ELIZETE
19h - Cine Literatura com o Filme “Contos de Wilde”

Dia 21 – SÁBADO

17h30 - Leitura / Apresentação Poética com Moreira; Exposições Temáticas
18h - Cine Literatura com o Filme “A hora da Estrela”
20h30 - Show Moreira “Caixa de Silêncio


Dia 22 – DOMINGO

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – Parque da Cidade
16h - Feiras de Livros; Exposições temáticas;
16h30 - PROJETO “BIBLIOSESC”;
16h30 - Contação de histórias;
18h30 - Palhaço Dhormynhoko (AM); Stand up Magic Willian Reis (AM); Show Palhaço Berinjela; Espetáculo de Teatral “Os Bichos também amam...”

 

Programação Paralela

Exposições Temáticas: SESC Esplanada
Exposição I Alice no país das maravilhas;
Exposição II Peter Pan;
Exposição III Dom Quixote
Exposição Poesia Tiago Malheiros (Abra Palavra ou Abracadabra)
Exposição IV (Poesias).


Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com  
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)