Quinta-feira, 18 de setembro de 2008 - 05h24
CD dos Anjos
Bazar Amazônico no Kabana’s
No próximo dia 26 às 22h no Clube Kabana´s, o Grupo Anjos da Madrugada, apresenta o novo CD “Bazar Amazônico”, ao público de Porto Velho. A programação do show de lançamento contempla uma super noite dançante com muita seresta, bem ao estilo dos Anjos, além de sorteios de brindes para os presentes.
Artistas convidados como Laio, Waldison Pinheiro e Pastoras do Asfaltão que fizeram participações especiais na gravação do disco, são presenças confirmadas na grande noite do dia 26. Nesta ocasião, por ser uma sexta-feira, os Anjos não farão a tradicional seresta no Mandacaru.
Entre tantos compositores de Porto Velho, que foram contemplados com a gravação de suas músicas pelos Anjos da Madrugada, destacamos o jornalista Adaídes Santos o Dadá cuja canção “Moleque Atrevido”, recebeu um tratamento mais que especial em se falando de arranjos e vocal. “Olha menino sou moleque atrevido...Eu nasci no Areal”.
A produção informa aos interessados em tomar parte na atividade para que se antecipem nas reserva e confirmações de suas mesas (9224-1247), haja vista a quantidade limitada posta à venda.
No ato da aquisição da mesa o amigo seresteiro já recebe um exemplar do novíssimo CD Bazar Amazônico, cujo conteúdo é uma verdadeira ode, à Porto Velho, sua gente e suas coisas.
Porto Velho na Itália
visitando com arte
Padre Enzo leva grupos folclóricos de Porto Velho para apresentações em Roma
A cultura de Porto Velho será apresentada em 03 cidades italianas, nos meses de novembro e dezembro deste ano.
O projeto será levado pela Associação Padre Enzo, o coordenador Léo está realizando as reuniões há três meses com os Grupos que irão se apresentar nas cidades italianas, com apoio de Carlinhos Maracanã, este projeto vem de encontro a realização do presépio trazido a Porto Velho pelo Padre no ano passado.
Desta vez estaremos sendo representados pelos artesãos, Léo, Reginaldo e Taísa, na montagem do Presépio Amazônico, na área de dança termos Adevilson e Regiane, no Forró teremos Jaqueline e Mário e no Carimbo Carla e a confirmar o seu par. Na capoeira as presenças do Mestre Xoroquinho e Mestre Trezegue.
As apresentações já estão confirmadas, já se sabe de Roma, e de uma cidade próxima de Veneza a terceira está sendo confirmada, os grupos se apresentarão em uma Escola de Dança e em espaços culturais das cidades.
Das apresentações constarão: Casamento Caipira, Vídeos da Flor do Maracujá, lenda do Boto, Grande Roda de Capoeira, Cenários entre outros.
A coordenação do projeto está aberta a patrocínio e parcerias para levarmos nossa história a través da arte para o país europeu.
As informações podem ser obtidas na Associação São Santiago, telefone; 8116-7389 com o Léo.
Tem um candidato a prefeito de Porto Velho
******
Que se continuar obedecendo a agenda programada por sua assessoria.
*******
Vai chegar ao fim do pleito com uns 50 quilos a mais.
*******
Não sei se vocês já notaram.
********
Todo dia , o candidato em apreço
*******
Abre sua agenda num café da manhã
*******
Como sabemos que nesse cafés o que mais se consome, são os salgadinhos, recheados a “gordura”.
*******
O candidato já está sendo considerado como “degradador” do meio ambiente.
*******
Tanto óleo queimado ele joga na atmosfera quando arrota.
*******
Aliás, dizem os entendidos no assunto.
*******
Que outro candidato, tá sendo chamado de “Bebê”.
********
Dizem que apesar da idade, ainda não saiu da barra da saia da Mamãe!
********
E assim a campanha vai acontecendo, sem nenhuma novidade.
********
Do jeito que vai o “cascão”, apesar de não gostar, vai tomar banho de votos.
********
Essa notícia interessa a todos nós rondonienses e em especial àqueles que são ligados às artes visuais.
********
Autor do projeto “Garimpo do Bom Presente”, Alex Correia Badra, vencedor do Concurso Estadual de Rondônia do Programa DOCTV IV participou em Brasília, de 9 a 15 de setembro, da Oficina para Desenvolvimento de Projetos.
********
A oficina contou com a participação de cinco expoentes da produção e pensamento audiovisual: Jean-Claude Bernardet, Eduardo Escorel, Felipe Lacerda, Cristiana Grumbach e Cezar Migliorin. Badra vai retornar ao Distrito Federal no dia 28 próximo, juntamente com o produtor do documentário, para outra oficina, desta vez sobre desenho de projetos.
*******
Para Badra, estes encontros estão contribuindo para que ele conheça melhor os objetivos do programa e também para fazer um intercâmbio com os outros 35 autores de projetos de documentário selecionados nos estados. “Para mim está sendo fundamental estes contatos. Recebi muitas sugestões válidas, que estão ajudando a me orientar melhor no trabalho que estou realizando”.
********
Badra conta que está em constante comunicação com os organizadores do concurso, com contatos por telefone ou pela Internet.
********
O documentário “Garimpo do Bom Futuro” enfoca o cotidiano dos moradores de uma pequena vila formada no garimpo, que já foi considerada como uma das maiores minas de cassiterita do mundo e hoje conta com uma pequena produção.
********
A população é flutuante. Há oito meses, viviam no local cinco mil pessoas. A vila fica a 40 quilômetros da cidade de Ariquemes, que serve de apoio aos moradores, para socorro médico, compras e outras demandas.
*******
No documentário, Badra pretende mostrar o lado social da comunidade. “Estou dividindo os moradores em dois grupos. Aqueles que pensam no futuro e incentivam os filhos a estudar e outros que preferem os filhos, mesmo as crianças, trabalhando no garimpo”, explica ele.
*******
O Programa DOCTV é uma realização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, da ABEPEC - Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais, da TV Brasil - Empresa Brasil de Comunicação e da TV Cultura - Fundação Padre Anchieta, com o apoio da ABD Nacional - Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas. Porto Velho é o único estado em que o programa está sendo desenvolvido pela administração municipal, no caso a Fundação Cultural Iaripuna, que está colaborando com uma contrapartida de R$ 30 mil para a edição estadual do DOCTV IV.
Os documentários das Carteiras DOCTV são resultado de um amplo processo composto por diferentes ações de formação que derivam da inédita aproximação de uma sistemática de co-produção ao debate estético do documentário.
Artistas dão exemplo, a vida começa aos 80
Dercy Gonçalves deixou o Brasil no alto dos seus 101 anos. Sua vitalidade era de causar inveja a qualquer artista jovem. Paulo Autran abandonou os teatros do planeta aos 85 anos. O ator estava em plena atividade quando da sua passagem aos palcos mais iluminados. Dorival Caymmi, cantou seu último refrão aos 94 anos.
Os exemplos de como o mundo vem envelhecendo com mais jovialidade são diversos. Prova disso é Sebastião Vianna, pai do músico Marcus Viana, que aos 92 anos, acaba de lançar um Cd com flauta transversal (com fôlego e disposição de 19), pelo selo Sonhos e Sons, em homenagem a Joaquim Callado, considerado o Pai dos Chorões. Seu currículo como músico é vasto e rico: foi regente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, mestre geral de todas as bandas da Polícia Militar (MG), professor catedrático da Universidade Federal de Minas Gerais, professor do Rei do Baião, Luís Gonzaga e assistente e revisor das obras do compositor Heitor Villa-Lobos. Vianna é pianista, flautista e acordeonista. Entre seus colegas de trabalho, além de Villa Lobos estavam músicos como Cláudio Santoro, Lourenço Fernandes e Camargo Guarnieri.
Jornalista é exemplo
Newton Carlos de Figueiredo é outro exemplo de atividade. Aos 81 anos, o jornalista e comentarista internacional, grava boletins diários para rádios e TVs. Natural de Macaé, Rio de Janeiro, começou suas carreira nos anos 40 e dedicou boa parte do tempo ao jornalismo sindical. Foi chefe de reportagem da extinta Revista Manchete e nos anos 60, editor internacional do Jornal do Brasil – neste veículo criou a editoria de políticab -, e do Zero Hora, de Porto Alegre. Foi colunista da Folha de S. Paulo por 25 anos e correspondente estrangeiro em jornais do Peru, México e Argentina (Clarín). Atuou nas Tvs Excelsior, Globo e Tupi. Pela TV Bandeirantes, veículo que está até hoje, é comentarista há mais de 30 anos.
Outra personalidade nascida em 1927 e que está a todo vapor é a atriz Laura Cardoso. Laurinda, seu nome de batismo, é natural da Bela Vista (Bixiga) em São Paulo e começou sua carreira muito cedo, aos 15 anos de idade. Participou de novelas nas rádios Tupi e Difusora. Em 1952 migrou para a TV Tupi e atuou em diversas novelas da emissora com papéis de destaque. Logo passou para a TV Globo e participou de diversas novelas como “Irmãos Coragem”, “Salsa e Merengue”, “Livre para Voar”, “Felicidade”, entre outras. Recentemente atuou como a mãe de Marconi Ferraço, personagem de Dalton Vigh, em “Duas Caras”. No cinema atuou em filmes como “Primo Basílio”, “O Outro Lado da Rua”, “Terra Estrangeira”, entre outros. No teatro ganhou vários prêmios por sua atuação impecável. A atriz faz 81 anos no dia 13 de setembro, um pouco antes do Dia do Idoso.
Números
Segundo o IBGE, estima-se que a taxa nacional de idosos suba de 9,1% em 2000 para 12% até 2020. Por todo o globo serão cerca de dois bilhões de senhores e senhoras até 2050, 80% deles vivendo em países em desenvolvimento. Ainda de acordo com dados do IBGE, até 2050 serão cerca de 36 milhões de idosos no Brasil, 15 milhões só na região Sudeste. Em 2000, a proporção era de 17,8 idosos para cada 100 jovens. Em 2050, serão 102 para cada 100 jovens.
Fonte: Sílvio Santos/Gentedeopinião
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando