Terça-feira, 18 de novembro de 2008 - 06h05
Dança
Corpo em movimento
se apresenta em PVH
Com muita irreverência a Companhia promete uma bela apresentação para os amantes dessa arte milenar
Difundir a cultura e a dança do nosso Estado é a missão da Companhia de Dança Corpo em Movimento de Porto Velho. Ela é a primeira companhia de dança moderna do Estado, criada há cinco anos, com quase 25 bailarinos que já se apresentaram em vários festivais do país e vem lutando sozinha para mostrar ao público rondoniense e de outros estados sua história e seu talento.
O idealizador e coreógrafo da Companhia Renan Marques, que também é professor de Educação Física, completa 10 anos de trabalho com a dança em Rondônia. Ele relatou as dificuldades enfrentadas e as conquistas alcançadas ao longo do caminho. Nunca conseguiu apoio de nenhum órgão ou instituição para fazer seus espetáculos. Desde que montou Corpo em Movimento, Renan conta somente com o esforço de seus próprios bailarinos.
Sobre o espetáculo:
Intitulado Coisas Nossas, o espetáculo deste ano fará uma homenagem ao povo brasileiro através de canções que refletem a cultura, destacando algumas características como: o ritmo, misticismo e o folclore. A Companhia convida toda população porto-velhense para comparecer nos dias 22 e 23 de novembro, às 20 horas no Ginásio Maria Isaura da Costa Cruz e conferir um show de dança e cultura. Terá participações de grupos convidados. A entrada é franca
O Joèser Alvarez com certeza, aproveitou o domingo para “pegar” algumas massagens nas canelas.
*******
Acontece que cansou de subir ao palco do teatro Um do Sesc Esplanada para receber o troféu Mapinguari da 6ª edição do Fest Cineamazônia.
*******
O seu “O Inventário das Sombras” fez jus segundo os jurados, a 5 (cinco) troféu Mapinguari.
*******
O interessante foi que apesar do Festival contar com o apoio do governo de Rondônia e da prefeitura municipal de Porto Velho.
*******
Nenhum representante desses poderes compareceu ao Teatro Um na noite de Sábado.
*******
Isso mostra a consideração que esses governantes, têm para com a cultura em nosso estado e cidade.
******
Apesar de ninguém sentir a falta de nenhum deles!
******
Bom mesmo foi o discurso do ator Antônio Pitanga.
*******
Tudo após assistir ao documentário “Soja” que mostra o quanto o avanço do cultivo da Soja.
*******
Pitanga fez uma apologia à preservação da vida, do ser humano, da natureza e do Fest Cineamazônia.
*******
“Porto Velho se transforma no coração do mundo com a realização desse festival”.
******
Já que estamos falando de autoridade, a senadora Fátima Cleide foi a única que marcou presença.
******
Fátima inclusive, acompanhou todos os envolvidos na produção do Fest Cineamazônia no jantar que foi servido no restaurante House Beer na noite de Sábado.
******
Um cara que deu um show de cobertura foi o assessor Humberto Oliveira. Nota dez amigo!
*******
Parece que nossos produtores não acreditaram em seus trabalhos.
*******
O único que acreditou e marcou presença na festa da premiação foi o Joeser Alvarez.
*******
Wagna Vieira ganhadora do troféu Melhor Reportagem Ambiental Nacional.
******
E a Andreia Fortini ganhadora do troféu Melhor Reportagem Ambiental Rondoniense.
******
Não compareceram para receber os Mapinguaris.
*******
Por falar em carnaval!
*******
A presidente da escola de samba Acadêmicos do São João Batista Francis Barreto declarou durante reunião na Fesec.
******
Que as fantasias da sua escola estão quase todas prontas. “Pelo menos as que dão mais trabalho como a ala das Baianas.
******
Já o Eufrásio da Diplomatas, garante que sua equipe está trabalhando quase vinte quatro por dia nos figurinos de suas alas.
******
Enquanto isso, a escola Asfaltão abriu o Bar do Tigre.
******
Antigo Bar do Antônio Chulé!
******
E está promovendo pagode toda quinta e sexta feiras.
******
Se você gosta de ouvir um bom samba ou pagode vá ao bar do Asfaltão a qualquer dia da semana.
******
Só toca samba do bom!
******
A Armário Grande contratou o José Luiz Machado de Assis para ser o interprete do samba enredo da escola no carnaval de 2009.
******
Sabem quem é o dono desse nome todo aí de cima?
******
É o popularíssimo Torrado.
******
Aquele que por muitos anos foi o puxador de samba enredo da escola de samba Unidos da Castanheira.
******
Quem está desempregado em se falando de puxador de samba enredo.
*******
É o compositor e cantor Ernesto Melo
*******
Aliás, para não ficar fora do próximo carnaval, ele assina como carnavalesco da Império do Samba.;
*******
O Banana Split que nos ligou dizendo que não mais cantaria o samba da São João batista, segundo a presidente Francis, voltou atrás.
******
Já o Ariel após declarar a este colunista que não faria o carnaval do Asfaltão.
******
Em virtude de Ter recebido poucos votos para vereador dentro da escola.
******
Não perde uma promoção da escola preta e amarela.
******
Quem desapareceu do mapa após o concurso de samba enredo do Asfaltão, foi o compositor Bainha.
******
Será que ele ficou chateado com a derrota para as Pastoras?
******
Chiquito Paiva Assumiu a presidência da escola de samba Pobres do Caiari após detectar uma mutreta que uma turma tentou aplicar usando o nome da escola.
*******
Valeu Chuiquito Paiva!
Cinema BR em Movimento
Mais um ano o Estado de Rondônia foi prestigiado com o Projeto Cinema BR em Movimento patrocinado pela PETROBRAS a maior incentivadora de Cultura no nosso País.
O Projeto tem como objetivo, à difusão e exibição de filmes de longa metragem da recente produção nacional. O Cinema BR em Movimento realiza sessões gratuitas em comunidades e universidades localizadas em todas as 27 Unidades da Federação, atendendo a um público formador de opinião, através do seu Circuito Universitário e a populações excluídas geográfica ou economicamente das salas de cinema através do Circuito Comunitário, o projeto forma platéias e cria novos pólos de difusão e consumo para o cinema brasileiro.
Em Rondônia mais uma vez o Projeto realizou sessões através do Circuito BR, na Escola Estadual Orlando Freire e nas Escolas Municipais Manaus e Antônio Ferreira, com sessões para alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram cerca de 5 sessões com aproximadamente 300 expectadores ao todo.
Este ano, foram trabalhados, dois filmes em especial; Saneamento Básico de Jorge Furtado, que conta a saga dos moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto, e Proibido Proibir de Jorge Duran, que conta a estória de três universitários vivendo um triângulo amoroso, que não se realiza pela amizade que os une. Eles tentam ajudar uma paciente terminal a reencontrar seus filhos.
Em Rondônia, em mais uma versão do projeto a Agente Cultural, é a estudante de Ciências Sociais, Betânia Maria Zarzuela Alves de Avelar, que pelo quarto ano consecutivo realiza em universidades e faculdades e escolas do estado, a mostra gratuita do projeto, “O projeto não só forma platéia, mas também, fomenta a discussão crítico social dos temas abordados pelos filmes”, diz Betânia.
O projeto ao longo destes anos tem tido tanto sucesso, que mesmo embora cumpra seu cronograma, sua platéia já sugere sua continuidade, solicitando inclusive as sessões Extras. O que ocorrerá na E.M.E.F.M Antônio Ferreira Hoje (segunda dia 17) as 19:15 com o Filme Saneamento Básico e quinta-feira dia 20 com o Filme Proibido Proibir.
Livro aproxima Música,
Ciência e Musicoterapia
Acontece nesta quarta-feira, dia 19/11, às 19h45, no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, o lançamento do livro “A Música e a Ciência se Encontram – um estudo integrado entre a Música, Ciência e Musicoterapia”, de autoria da Professora Doutora Clotilde Espínola Leinig.
A Música e a Ciência se encontram – um estudo integrado entre a Música, Ciência e Musicoterapia traz um manual completo sobre a música e todos os aspectos em que ela se insere em nossa vida e, exatamente por isso, temos uma obra tão extensa; afinal a música está presente na vida de todos, mesmo que não se tenha a exata medida do que se ouve e de como nosso corpo está reagindo perante essas vibrações.
“A musicoterapia busca ajudar o indivíduo a estimular suas capacidades físicas, mentais, cognitivas e sociais, a partir de um processo terapêutico baseado no canal sonoro musical e na criatividade”, explica Leining.
O leitor encontrará na obra um tratado sobre a música, a história de uma vida dedicada a esse tema e a todos os aspectos que ele abrange: seus componentes, sua história, seus efeitos sobre o homem.
Por ser multidisciplinar, esta obra serve como suporte para vários profissionais de áreas distintas como: Sociólogos, Antropólogos, Filósofos, Psicólogos, Médicos, Cantores, Musicistas, Pedagogos, entre outros.
O que é Musicoterapia?
A musicoterapia é a utilização da música e de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
Clotilde Espínola Leinig é graduada em Piano e Violino, respectivamente pela Academia de Música do Paraná, AMP, e Instituto de Música do Paraná, IMP. Em 1968, cursou aperfeiçoamento em Musicoterapia pela Loyola University – Louisiana/New Orleans, nos Estados Unidos. Ainda naquele país, na University of Rochester, fez aperfeiçoamento em Regência Coral. Atuou em estágios clínicos na School of Medicine and Dentistry and Strong Memorial Hospital, no Delgado Rehabilition Center (New Orleans), “De Paul Hospital” (Private Psychiatric – New Orleans), no Central Louisiana State Hospital. Em 1973, na Universidade Del Salvador, na Argentina, participou da Jornada de Observação em Musicoterapia na Escola de Disciplinas Paramédicas.
Ficha Técnica:
Título: A Música e a Ciência se Encontram – um estudo integrado entre a Música, Ciência e Musicoterapia”.
Autora: Professora Doutora Clotilde Espínola Leinig
Editora: Juruá Editora
ISBN: 978853622048-2
Formato: 16x20
Páginas: 830 pgs.
Fonte: Sílvio Santos/Gentedeopinião
zekatracasantos@gmail.com
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando