FEIRA
Artistas regionais
na festa dos estados
Painéis com fotografias apresentam os bens culturais materiais e imateriais de Rondônia
Folclore, música regional, artes plásticas e artesanato. Estas são algumas das manifestações artísticas e culturais que o Governo do Estado leva para Brasília de 20 a 22 de novembro na tradicional Festa dos Estados. Organizado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer - Secel em parceria com a Superintendência de Turismo - Setur o estande de Rondônia vai apresentar o melhor da arte e do turismo local. “Todos os estados participam dessa festa. Vamos mostrar para o Brasil as belezas e riquezas culturais de nosso estado com shows musicais, apresentações de bois bumbas, e peças de artistas plásticos e artesãos de Rondônia”, enaltece Jucélis Freitas, secretário da Secel.
A divulgação dos potenciais do estado começa com a decoração do estande. Painéis com fotografias e maquetes apresentam os bens culturais materiais e imateriais de Rondônia. Espaços históricos como o Prédio do Relógio, o Palácio do Governo, o Forte Príncipe da Beira, a Praça das Caixas d’Água; as festas tradicionais como o Arraial Flor do Maracujá e o Duelo da Fronteira em Guajará Mirim são algumas das manifestações culturais que representarão Rondônia na Festa dos Estados que desde a década de 1960 é realizada em Brasília.
Para garantir o sucesso do evento já estão confirmados shows do músico Zezinho Maranhão, do Grupo Instrumental Guaporé de Ji-Paraná e do Boi Bumbá Flor do Campo de Guajará Mirim. Os artistas já viajaram para Brasília em um ônibus cedido pelo Governo do Estado e as peças de artesanato e artes plásticas levadas em um caminhão. Passagens, hospedagens e alimentação, além de cachê para os artistas que também foi providenciado com recursos da Secel. Fonte: Ascom
Mesmo com a Prefeitura do Município de Porto Velho não querendo pagar cachê aos artistas, cantores, músicos, técnicos de som, iluminação e dançarinos.********
Que participaram da festa de aniversário do município.
*******
Aliás, por falar em calote.
*******
Dia desses encontrei o cantor de um famoso grupo de seresta que participou dos parabéns ao município na madrugada do dia 2 de outubro.
*******
No mercadinho do KM-1 e o cidadão quando me viu, parecia que tinha visto Deus.********
Veio pra cima cobrando:
*******
“
Você precisa colocar na coluna, que a prefeitura até hoje não pagou p nosso cachê pela participação na festa do dia 2 de outubro”.********
E mais, continuou o cantor:
******
Tô aqui na banca do Braz vendo se ele me vende pelo menos uma penca de banana fiado.*******
Meu amigo Ernesto Melo líder da Trinca de Reis.
*******
Ta pra ficar doido com os músicos que tocaram na abertura da festa aniversária do município que aconteceu na Praça São José no bairro do Mocambo, ligando a toda hora cobrando o cachê.********
É duro trabalhar pro governo municipal de Porto Velho.
*******
O Prisma Luminoso já ta pra perder o brilho de tanto esperar o pagamento do cachê.*******
Em conseqüência disso, o Clube do Choro está sofrendo, pois os músicos Genésio e Nicodemo pegaram suas tralhas e se mudaram para a Boutique Gelada.
********
O Bubu às vezes comenta: “Esse negócio de fazer show pra prefeitura me fez entrar numa GELADA”.********
Ao vem o puxa saco e diz:
*******
“Pelo menos eles estão fazendo alguma coisa"********
Ta “igualzim” o secretário de saúde municipal que ontem de manhã num programa de rádio. Ao ouvir a reclamação de um ouvinte sobre a demora no atendimento nos postos de saúde, saiu com essa obra prima:
*******
“Meu caro ouvinte sabemos que muitas vezes os atendentes marcam a consulta para as 8 horas da manhã e o médico só chega às 11 horas”
********
Aí veio o que ele considerou como o máximo de resposta justificativa:
*******
O médico demora a atender, mas, atende! Isso é o que importa.
********
Essa deve ser a filosofia adotada pela prefeitura também na questão pagamento do cachê dos artistas que participaram das festas pela passagem dos 95 anos do município de Porto Velho.
*******
Não pagamos, mas, um dia, vamos pagar!*******
Para não dizerem que estou de marcação com a prefeitura de Porto Velho.
*******
O governo estadual fez maior festa pela implantação dos Pontos de Cultura no mês de setembro passado.*******
Mas, até agora não liberou nenhum tostão pra ninguém.
********
A turma ta afinando as canelas de subir as escadas do prédio do relógio em busca de uma solução.*******
De uma "noticiazinha" sobre quando a primeira parcela da grana dos Pontos de Cultura vai ser depositada na Conta.
*******
Também não pagaram os shows que aconteceram na Praça das Ciaxas D’água na noite da assinatura dos convênios.********
Mais uma vez o Ernesto Melo entra na jogada, pois o show principal foi dele e sua banda.
********
Vai passar o natal, o dia de ano, o carnaval e nada de grana. Será?
*******
E se o “home” cair?
*******
Quem vai pagar a conta?********
Chega de cobrança.
********
Convidamos a tod@s quilombolas e remanescentes, representantes de entidades, militantes do movimento social e negro, casas de axé, juventude, sambistas, velha-guarda, intelectuais, e toda a comunidade para fazer parte desta grande manifestação política que é a V Marcha Zumbi em Porto Velho que vai acontecer no dia 21 - Sábado
********
Concentração: Avenida 07 de setembro com Farquar às 16h00.
********
Felicidades!*******
O simpático advogado, técnico em contábeis, presidente da FACER e renomado empresário do ramo alimentício da empresa Fino Sabor, Ednei Pereira dos Santos, está completando hoje, dia 18 de novembro, 36 anos. Para comemorar essa data tão especial o empresário almeja passar o dia com os amigos e familiares e brindar esse dia com muita alegria. Os empregados da Federação que Ednei administra estão preparando uma festa super especial. Parabéns e muitas felicidades!
(Kêyla Xavier Ferreira)
Baile pró-vida está chegando à hora
Na próxima sexta feira 20, acontece o baile “Pro Vida”. O evento vai contar com a apresentação do grupo Retorno, acontece no Clube dos Advogados – OAB, à avenida Rio de Janeiro, 6112 no bairro Lagoinha. “Lembramos aos amantes da boa música que as mesas para o baile beneficente pró-vida estão se esgotando”. O repertório que será apresentado é todo baseado em músicas dos anos sessenta.
O baile visa angariar fundos para aquisição de um concentrador de oxigênio para a jovem Aline, que sofre de fibrose pulmonar.
O Grupo Retorno é um conjunto musical formado por ex-integrantes de bandas que tocaram na década de 1960.
Surgiu num encontro, na casa de um de seus integrantes, Carlos Adriano. O que seria apenas um momento para “matar a saudade” acabou se transformando em uma festa inesquecível, pois marcou o “Retorno” de todos à música em comum.
Alguns integrantes do Grupo Retorno não se viam havia mais de vinte anos, somente dois deles tendo permanecido em atividade no reino musical – Orlando Surita e Adilson Garcia. Em outubro, sem ensaios preliminares o grupo já se mostrou coeso, integrado, demonstrando na harmonia das músicas executadas que o tempo não apagara o talento de outrora.
Imbuídos do mesmo sentimento de amizade que os uniu no início, os integrantes do Grupo Retorno irmanam-se ao companheiro e amigo Artur Quintela, solidários na luta que ele desenvolve pela saúde de sua filha Aline.
Na próxima sexta feira, a partir das 22 horas, no Clube da OAB a jovem guarda vai estar de volta a porto velho!
Mesas a R$ 60,00 pelos telefones (69) 9254-5855, 9231-6675, 9216-3920 ou 9234-0690. Ou, ainda, na avenida presidente Dutra, 1870, Areal – em frente ao TER.
ARGENTINA Pato Mojado no Mercado Cultural
Nesta sexta-feira, às 18 horas, no Mercado Cultural, em Porto Velho, Rondônia, acontece a apresentação de “Patologias”, espetáculo de rua da Companhia de Teatro Pato Majado, de Rosário na Argentina, com apoio do grupo de teatro Oimaginário de Porto Velho.
A Companhia participa de uma série de apresentações no estado de Rondônia começando por Porto Velho, seguindo para Ji-Paraná e Cacoal. As apresentações serão realizadas em escolas e espaços abertos com entrada franca:
A Companhia Pato Mojado de Teatro e Circo, surge da necessidade de remontar, redescobrir o teatro de rua, utilizando-se de varias estéticas e formas para criar sua própria linguagem.
Nosso teatro se baseia na relação direta com o publico, estimulando o pensamento critico social através dos conflitos perpetuados pelos atores-palhaços. Temos tomado o antagonismo como fundamento do nosso trabalho. Por isso decidimos que nossa arte busca a simplicidade e a verdade para se comunicar. Assim, nossos palhaços se entrelaçam num total desequilíbrio perpetuado com a tradição dos saltimbancos, menestréis e bufões. Estando sempre preparado para ocupar os mais diversos espaços com nossas “Patologias” - nome dado a todo repertório artístico dos Patos Mojados -, porque fazemos um teatro adaptável, para todo público.
“Foi como saímos de Argentina rumo ao Brasil e agora visitamos Rondônia acolhido pelo grupo O imaginario. É pela força do trabalho que esta migração se transformou numa temporada da companhia e uma pesquisa teórico - prática da Arte e Cultura Popular sul americana”.
P R O G R A M A Ç Ã O
De acordo com o diretor do Grupo o Imaginário de Porto Velho Chicão Santos, a programação da Companhia Argentina em Rondônia é a seguinte:
18/11 - 09 horas - apresentação no CENI (Programação especial).
16 horas - apresentação no Centro Educacional Carinho de Mãe.
19/11 - 09 horas - apresentação na Escola Infantil Mundo Encantado
15 horas - apresentação na Escola Infantil Mundo Encantado
16 horas - apresentação no Centro Educacional Carinho de Mãe
20/11 - 8h45 - Apresentação na Escola Infantil Turminha do Barulho
10 horas - Apresentação no Mercado Cultural (para alunos da Escola Ermelindo Brasil - programa mais educação).
16h45 - Apresentação na Escola Infantil Turminha do Barulho
18 horas - Apresentação no Mercado Cultural (aberto à comunidade)
21/11 - A partir das 16 horas - Apresentação em Ji-Paraná, dentro da programação da Aldeia Ji-Paraná de Artes/Overdoze.
24 e 29 - Apresentações em Cacoal, em local a ser definido.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/